Cobrança: este processo crítico para sua empresa pode ser automatizado

shutterstock_106355927Há alguns anos, as empresas tinham pessoas com a função de cobrador. Alguém que tivesse bastante jogo de cintura para telefonar ou bater na porta daqueles que estavam em débito com a empresa e fazer com que a situação fosse revertida. Muito mais que avisar que a pessoa estava devendo, era preciso que o cobrador tivesse talento para convencer o cliente a quitar sua dívida.

O tempo passou, o mercado evoluiu, mas a cobrança continua sendo um setor que vive na corda bamba para encontrar um método eficiente que facilite os pagamentos, tanto para a empresa quanto para o consumidor. Encontrar uma maneira eficaz para que o pagamento seja efetuado é a chave para evitar inadimplência e construir um relacionamento de confiança com os clientes, evitando problemas e mal-entendidos entre as partes.

Se sua empresa está em busca desse método eficiente, vale a pena conferir o que um Saas de cobrança pode fazer por você. Com um serviço como esse, as cobranças são efetuadas automaticamente, livrando você de mazelas como enviar a conta pelo correio, verificar se o cliente recebeu. Ele substitui a figura do cobrador e mantém o contato personalizado, por meio digital, automatizando o sistema até nos mínimos detalhes.

Como funciona a cobrança automatizada?

O método usado pelo Saas é simples. Através do serviço, você escolhe se quer cobrar um determinado valor uma única vez ou se quer fazer daquela uma cobrança recorrente, que envia periodicamente um aviso ao cliente.

O segundo passo é definir o meio do pagamento. Um boleto bancário pode ser enviado por e-mail ou a cobrança pode ser feita direto no cartão de crédito do cliente. Você ainda tem a opção de solicitar, também por e-mail, o cartão a ser utilizado ou deixar que o cliente escolha se prefere pagar com um boleto.

O sistema de cobrança também avisará a data do vencimento escolhida por você. O processo é rápido, todo virtual e seu cliente receberá a cobrança sem que você precise contactá-lo.

O cliente recebe um alerta sempre que uma cobrança for emitida. E o sistema ainda emite notificações durante todo o processo para que você possa acompanhá-lo de perto. Ele avisa quando o pagamento for efetuado ou caso ocorra atrasos ou mudanças solicitadas pelo cliente.

Por que é tão útil?

Várias empresas ao redor do mundo estão utilizando o sistema de cobrança automático, pela segurança e pelos custos reduzidos com o processo. Ele já é regra nas empresas que prestam serviços online. O sistema é simples para a empresa e para o consumidor, o que facilita que os pagamentos sejam efetivamente realizados.

O Netflix, por exemplo, utiliza o sistema de pagamento automático recorrente para que os usuários paguem as mensalidades no cartão de crédito e liberem a utilização dos serviços. Ele é chamado recorrente por fornecer cobranças periódicas, como nesse caso. Academias de ginástica, cursos online e toda espécie de serviço que exigem uma mensalidade, encontra no processo automático de pagamento recorrente uma saída para otimizar seus sistemas de cobrança.

Mas o processo serve tanto para pagamentos periódicos quanto esporádicos. As vantagens são as mesmas: processo rápido e fácil para ambos os lados da transação.

Sua empresa precisa acompanhar os novos métodos de cobrança para satisfazer os clientes e, principalmente, a sua. Hoje em dia, acessamos nossas contas bancárias e fazemos transações nos nossos computadores, tablets e celulares. Nada mais coerente que automatizar o sistema de cobranças para que a obsolescência não gere inadimplência. Os custos de tempo e dinheiro serão bem menores para você e para seu cliente.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.