Como a gestão de recebíveis automatizada pode ajudar a sua empresa

por 10 out 2022Pagamentos

Publicado em 10 de outubro, 2022 | Atualizado em 28 de outubro, 2022

Um dos principais processos da administração financeira é a gestão de recebíveis. Afinal, para escalar seu negócio e chegar em novos clientes, você precisa ter sua casa em ordem. Por isso, seus processos precisam ser ágeis e bem definidos.

A administração financeira da sua empresa precisa se manter em dia, tanto para fins fiscais, quanto para o aumento da produtividade.

Você também precisa ter controle do seu faturamento, para poder planejar e determinar investimentos futuros, além de distribuir bem os recursos da sua organização.

Para as empresas que estão no caminho para otimizar esse fluxo de processos há uma boa notícia com o auxílio da tecnologia. Neste artigo, vamos explicar mais sobre a gestão de recebíveis automatizada e como ela pode ajudar sua empresa a escalar seus negócios. Continue lendo!

Conteúdo

O que é gestão de recebíveis?

A gestão de recebíveis trata do processo de organização de todas as contas a receber da sua empresa. Isso significa que é através dessa modalidade de gestão que são registrados os valores de entrada, a curto e longo prazo. 

A gestão de recebíveis mantém o controle de contas a receber, e também sobre suas fontes de pagamento, além das datas nas quais esses valores entram no seu caixa. Sendo assim, esse processo é vital para a saúde financeira de qualquer organização.

Com uma boa gestão de recebíveis é possível manter o controle sobre essas entradas e entender como você pode aumentar suas conversões para um determinado tipo de pagamento.

Quais são os tipos de recebíveis?

Cada cliente pode realizar um pagamento com uma modalidade diferente. É muito importante que sua empresa disponibilize os principais meios de pagamento, como Pix, cartão de crédito e boleto bancário.

Além disso, confira o que são recebíveis de uma empresa que você deve conhecer e que são chave dentro da organização financeira:

1. Vendas a prazo ou parcelada

Quando tratamos de vendas a prazo é fundamental falar sobre a gestão de recebíveis. Afinal, é nessa modalidade de pagamento que se torna tão importante entender quanto do seu faturamento dependerá de entradas futuras.

Na venda parcelada o consumidor define uma quantidade de parcelas em que quer converter uma compra. Sendo assim, em muitas modalidades, você recebe o valor fracionado mensalmente.

Com um sistema automatizado de gestão, você pode identificar a necessidade de solicitar a antecipação de recebíveis, adiantando o pagamento dessas parcelas para manter a estabilidade do seu fluxo de caixa.

2. Duplicatas

Uma duplicata nada mais é do que um título de crédito, no qual o comprador se compromete a realizar o pagamento dentro do prazo estabelecido. Um exemplo de duplicata são os cheques, que cada vez mais caem em desuso. 

Porém, essa modalidade de pagamento ainda pode ser uma opção. Por isso, é importante entender se vale a pena oferecê-lo para seus clientes e a gestão de recebíveis ajuda a realizar essa análise.

3. Carnês

Carnês são modalidades de pagamento a prazo para boleto bancário. Essa função é muito importante para abranger pessoas desbancarizadas, e ajuda seu negócio a contemplar uma parcela maior dos consumidores.

Oferecer carnês também exige um bom controle de entradas, além de entender a previsão de pagamentos e o controle de inadimplência. 

Com um sistema de automatização você pode ter o domínio dessas informações. Além de oferecer o carnê de boleto bancário com QR code Pix dentro das parcelas para agilizar o pagamento, dando mais agilidade e autonomia para seu cliente.

4. Cheques pré-datados

Cheques pré-datados nada mais são que cheques comuns com uma data futura definida. O cheque pré-datado costuma ser utilizado para compras a prazo, identificando no cheque quando o consumidor espera que o valor seja compensado.

De modo geral, essa prática tem se tornado menos popular. Porém, você precisa estar preparado e entender se vale a pena oferecer essa prática no seu negócio. Assim, a gestão de recebíveis permite estudar se essa opção é saudável para sua organização financeira.

5. Vendas por cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das modalidades mais populares do Brasil. É essencial oferecer essa opção de pagamento, porém ela também demanda organização do seu negócio. Entender quais são as taxas cobradas pelas operadoras e se seu cliente tem capacidade de pagamento é fundamental.

Você precisa identificar se seus produtos e serviços prestados podem ser parcelados sem afetar seus lucros ou desempenho de capital de giro. Você também pode utilizar a gestão de recebíveis para definir os juros em cobranças parceladas, ainda mantendo uma boa taxa de conversão.

Banner baixar e-book gratuito - Régua de cobrança na prática. Como profissionalizar a comunicação com seus clientes com essa poderosa ferramenta.

Quais são as vantagens da gestão de recebíveis?

Existem diversas vantagens em realizar uma gestão de recebíveis eficiente dentro da sua empresa. Além de melhorar a forma como seu time financeiro trabalha, você também consegue escalar seu negócio para atingir metas maiores.

Afinal, o primeiro passo para crescer é estabelecer uma base sólida dentro dos seus processos financeiros e de vendas. Confira algumas das principais vantagens da gestão de recebíveis:

Melhora o controle da receita da empresa

Para atingir o sucesso dentro das suas metas, vender mais e converter mais clientes, você precisa ter o controle das variáveis dentro do seu negócio. Ou seja, você precisa entender e controlar como suas receitas funcionam.

Para isso acontecer, é importante ter o suporte de um sistema de gestão qualificado. Tanto padronizando parte dos processos, quanto identificando os principais fatores que impactam sua saúde financeira. 

Assim você pode investir melhor seu tempo e dinheiro, otimizando toda a cadeia produtiva do seu negócio até chegar ao cliente final.

Permite a criação de um planejamento financeiro

Com uma gestão de recebíveis eficiente é possível estabelecer melhor seu planejamento financeiro. Essa etapa do seu plano de negócios é fundamental para evitar surpresas no caminho do seu negócio.

Com um bom planejamento financeiro fica mais fácil prever suas despesas e propor soluções para evitar prejuízos. Você também pode investir seus recursos de maneira mais estratégica e consciente, otimizando sua produção e aumentando seus resultados.

Tudo isso se conecta diretamente com os métodos aplicados na sua rotina de gestão. Por isso, a gestão de recebíveis é um passo essencial na sua estrutura empresarial. Utilizar a tecnologia para essa etapa permite mais eficiência e assertividade.

Gera segurança financeira

Com melhor controle e previsibilidade dos seus recursos, você gera maior segurança financeira para sua empresa.

Assim você garante um crescimento sustentável para sua organização, evitando prejuízos e mantendo os investimentos nos lugares certos. Vale ressaltar que propor medidas mais conscientes da saúde financeira do seu negócio é importante para projetar resultados, além de também ajudar sua equipe a trabalhar melhor.

Como funciona a gestão de recebíveis?

Já mencionamos sobre a importância dessa função dentro do seu planejamento empresarial. Agora, vale explicar como você pode aplicar a gestão de recebíveis da melhor forma possível no seu negócio.

O ponto inicial é identificar quais são suas fontes principais de renda, entendendo de onde vem os recursos mais importantes para o funcionamento da sua empresa. 

É necessário agregar as mais diversas formas de pagamento, conforme explicamos, para abranger uma parcela maior de consumidores. Porém, você precisa entender qual delas traz mais resultado e onde você pode investir em melhorias.

Como a tecnologia pode ajudar no controle de recebíveis?

A tecnologia é sua maior aliada dentro dos processos de gestão de recebíveis, assim como na sua gestão financeira como um todo. Você precisa entender quais as principais plataformas e como elas podem oferecer melhores performances para seu controle financeiro.

Aliado a uma plataforma como o Asaas, sua empresa pode reduzir o tempo investido em operações manuais de gestão. Também é possível implementar melhorias dentro do fluxo de processos, otimizando a qualidade de comunicação das informações internas do seu time financeiro e potencializando os resultados.

A tecnologia também oferece maior segurança, evitando erros operacionais ou prejuízos financeiros futuros. Afinal, com conhecimento é possível suportar tomadas de decisões conscientes que potencializam seu negócio e ajudam a atingir metas.

Qual a necessidade de ter a gestão de recebíveis automatizada na empresa?

Com uma plataforma automatizada de uma empresa de gestão de recebíveis você pode não apenas registrar, mas acompanhar com periodicidade as entradas de recursos do seu negócio. Isso garante um controle mais sóbrio dos valores recebidos a curto, médio e longo prazo.

Esse processo, feito manualmente, costuma ser muito oneroso para seu time financeiro. E sabemos que tempo é dinheiro, não é mesmo? Por isso, seus esforços podem ser dedicados em atividades mais assertivas, enquanto a plataforma faz o monitoramento e padronização da gestão.

Confira algumas outras vantagens de utilizar uma plataforma automatizada, como o Asaas, para realizar sua gestão de recebíveis:

Garante a conciliação de recebíveis

Com uma boa plataforma de automatização, você consegue conciliar seus recebíveis dentro de um único ambiente, monitorando a qualidade e quantidade de entradas de cada método de pagamento.

Essas informações são importantes para estancar o escoamento de recursos e investir em formas de otimizar a conversão de clientes. Além disso, você pode utilizar estratégias para isso, como checkout transparente, one click buy, gateway de pagamentos e outras funções disponíveis via API na plataforma

Possibilita a antecipação de recebíveis

Uma das grandes vantagens de utilizar uma plataforma é poder solicitar a antecipação de recebíveis. Essa função permite adiantar o valor de pagamentos feitos a prazo, ajudando que você consiga manter o controle do seu fluxo de caixa.

Oferecer vendas parceladas, pagamentos a prazo ou serviços por assinatura pode ser essencial para você fidelizar seus clientes, mantendo alta a taxa de conversão das suas vendas.

Porém, muitas vezes seu negócio acaba sofrendo com a falta dos valores totais de uma compra. Por isso, a antecipação pode ser a solução para oferecer esses serviços, mantendo uma boa saúde financeira da sua organização.
Conheça mais sobre a antecipação de recebíveis e entenda como você pode usar ela para manter suas finanças em dia vendendo a prazo.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas