Como controlar vendas no cartão de crédito em larga escala?

por Cartão

Publicado em 21 de junho, 2022 | Atualizado em 16 de fevereiro, 2024

Saber como controlar vendas no cartão de crédito é essencial para a estabilidade financeira do seu negócio. Se você oferece essa modalidade de pagamento, é provável que esteja sempre se perguntando quanto tem para receber no dia ou no mês.

Nesse contexto, ainda é preciso acompanhar se todos os recebimentos entraram na conta, se as vendas parceladas estão sendo pagas e até mesmo se as taxas cobradas estão corretas. São muitas informações e em vendas de larga escala fica complicado acompanhar tudo.

Portanto, para saber como controlar vendas no cartão de crédito, continue a leitura. Neste artigo você descobrirá as principais métricas para avaliar, as possibilidades de controle e os benefícios de apostar em uma plataforma de automatização. Saiba mais a seguir!

Quais as vantagens de vender no cartão de crédito?

Vender no cartão de crédito é muito importante para que sua empresa tenha um alcance maior e consiga melhorar seus processos de conversão.

Confira quais são as principais vantagens que seu negócio recebe ao oferecer o cartão de crédito como um meio de pagamento:

Reduz a inadimplência

Uma das principais vantagens de aceitar pagamentos com cartão de crédito é a redução da inadimplência. Quando os clientes pagam com cartão de crédito, a empresa recebe o valor total da transação de imediato, independentemente de o cliente pagar sua fatura de cartão.

Isso minimiza o risco de não receber o pagamento, uma vez que a responsabilidade pelo pagamento passa a ser da instituição financeira emissora do cartão.

Aumenta as opções de pagamento

Aceitar cartões de crédito oferece aos clientes uma variedade de opções de pagamento

Eles podem optar por parcelar suas compras, escolher diferentes cartões de crédito e até mesmo usar cartões de crédito de lojas específicas. Isso aumenta a flexibilidade e a acessibilidade das transações, atraindo um público mais amplo.

Facilita o pagamento para o cliente

O pagamento com cartão de crédito é amplamente conhecido pela sua conveniência. Os clientes não precisam carregar grandes quantias de dinheiro, esperar por transações bancárias e ainda podem parcelar faturas.

Com apenas alguns cliques, as compras são feitas, tornando o processo mais rápido e fácil para o cliente.

Oferece maior segurança nas transações

As transações com cartão de crédito são altamente seguras. As medidas de segurança, como a criptografia de dados e a autenticação em duas etapas, ajudam a proteger as informações financeiras dos clientes e das empresas. 

Isso gera confiança, especialmente em compras online, onde a segurança é uma preocupação.

Aumenta o ticket médio

Vender no cartão de crédito pode levar a um aumento no ticket médio das vendas

Os clientes, ao terem a opção de parcelar o pagamento, podem optar por comprar itens de maior valor que, de outra forma, não poderiam comprar à vista. Isso é particularmente benéfico para setores como varejo e e-commerce.

Possibilidade de antecipar recebíveis

Empresas que vendem no cartão de crédito têm a opção de antecipar o recebimento de seus fundos. 

Isso significa que, em vez de aguardar o pagamento na data de vencimento do cartão do cliente, elas podem receber os fundos antecipadamente, embora com uma taxa de desconto. 

Isso proporciona maior flexibilidade de caixa, permitindo investimentos ou o cumprimento de obrigações financeiras de forma mais ágil.

Qual é a importância de controlar vendas no cartão de crédito?

Possibilitar a venda por cartão de crédito no seu negócio é fundamental para se manter no mercado, visto que é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros. Uma pesquisa sobre consumo dos brasileiros no 1º trimestre de 2022 mostra que para 69% dos entrevistados, o cartão é a principal opção.

Não só isso, o cartão de crédito impulsiona as vendas e tende a aumentar o ticket médio. Isso porque os clientes têm a facilidade de parcelar as compras e fazer o pagamento em datas mais convenientes permitindo que gastem valores mais altos, por exemplo. Neste cenário, é importante manter controle das vendas no cartão de crédito para uma melhor gestão financeira e previsibilidade de recebimento.

Quais são as métricas para controle de vendas no cartão de crédito?

É necessário saber como controlar vendas no cartão de crédito para manter as finanças da empresa em ordem. Existem algumas métricas a serem acompanhadas para controle de vendas no cartão de crédito. Confira um pouco sobre cada uma delas a seguir:

Vendas realizadas e registradas pela operadora

O recebimento por cartão de crédito em qualquer empresa exige um maior controle financeiro. Por isso, é importante ter clareza sobre as vendas realizadas e registradas via cartão para melhorar o planejamento financeiro.

Pagamentos previstos e realizados

Receber com cartão de crédito aumenta a segurança e a agilidade na confirmação do pagamento, mas conta com datas de pagamento específicas. É fundamental visualizar esse fluxo para não prejudicar as finanças do seu negócio.

Cancelamentos e parcelamentos

Outro aspecto importante a acompanhar são os cancelamentos. Se ocorrem com muita frequência, é válido avaliar o que precisa mudar na estratégia de vendas e retenção de clientes. Além disso, compras parceladas significam recebimentos parcelados que precisam ser acompanhados em datas futuras.

Como controlar vendas no cartão de crédito?

As formas mais comuns de controlar vendas no cartão de crédito são através de planilhas ou plataformas de pagamento. A automação permite o controle e conciliação com maior facilidade. Com o uso do sistema, você pode buscar as vendas realizadas e conferir as taxas e tarifas cobradas.

Entenda melhor sobre as opções adiante.

Planilha de controle de cartão de crédito

Uma das formas de controlar vendas é com o uso de planilhas para gestão de recebíveis. Seu principal benefício é ser sem custo, já que você só precisa montar a própria planilha, além de ser uma ferramenta familiar a todos.

Contudo, exige atualização constante, verificação das informações e criação de fórmulas para conferir vendas no cartão, o que toma muito tempo. Não dá para controlar um alto fluxo de vendas manualmente, não é mesmo? 

Além do mais, os riscos de erros e divergências são muito maiores. Por isso, contar com plataformas de controle de vendas, como o Asaas, por exemplo, pode otimizar a sua rotina financeira. 

Plataforma para controle de vendas no cartão de crédito

Em contrapartida, uma plataforma para controle de cartão de crédito oferece automatização do processo com mais segurança, praticidade e agilidade. O Asaas oferece a integração com outros sistemas, portanto, você pode inserir a forma de pagamento no seu site ou aplicação com tranquilidade.

Um dos recursos do Asaas permite que você dispare lembretes de cobrança em caso de atraso no pagamento, tudo feito de forma automática. Além disso, para garantir o controle financeiro do seu negócio, o Base by Asaas é uma solução complementar que centraliza o sistema em um único lugar.

Juntos, o Asaas e o Base oferecem uma solução completa para a sua gestão financeira, eliminando a burocracia do processo e otimizando o tempo do setor financeiro. Confira os principais benefícios da plataforma a seguir. 

Quais recursos de gestão de vendas via cartões o Asaas oferece?

Fazer a conciliação de cartões e garantir o controle de recebíveis fica muito mais fácil com o uso de uma plataforma como o Asaas. Não só pela automatização do processo, mas pelos diversos benefícios inclusos que podem ser muito interessantes para seu negócio.

1. Controle de vendas em larga escala

Como vimos, controlar recebíveis em larga escala exige um rigor financeiro muito maior, portanto, é necessário investir em uma boa ferramenta que ajude no processo. Nesse sentido, conferir vendas no cartão de crédito pode ser feito em poucos cliques.

2. Indicadores e relatórios financeiros

Ao invés de criar fórmulas para conferência de cartão de crédito, é muito melhor contar com relatórios gerados dentro da plataforma do Asaas. No painel central você visualiza, por exemplo, dados como o saldo, os valores a receber e os atrasos tomando decisões mais assertivas.

3. Antecipação de cartão de crédito

Se desejar receber com antecedência os valores de cartão de crédito você pode solicitar a antecipação de recebíveis. Essa funcionalidade conta com uma taxa extra, mas permite que você tenha acesso ao dinheiro programado em data futura caso precise pagar fornecedores ou quitar dívidas, por exemplo.

4. Régua de cobrança

Um dos grandes desafios nas empresas é estabelecer as etapas de cobrança. Com o Asaas essa preocupação não existe, visto que a ferramenta é programada para enviar lembretes automáticos, o que ajuda a diminuir a inadimplência e melhorar a previsão dos recebimentos.

5. Sistema antifraude

Com os constantes golpes digitais, torna-se cada vez mais necessário implementar sistemas antifraude. Por isso, uma plataforma de controle de vendas no cartão de crédito que oferece esse recurso é a opção mais eficiente. O Asaas realiza uma análise cuidadosa para não permitir transações suspeitas que possam gerar prejuízos.

6. Controle de chargeback

Deixar de acompanhar os chargebacks, ou seja, os estornos solicitados pelos clientes pode acarretar em prejuízos. No caso de um estorno devido à fraude, por exemplo, há o prejuízo do produto enviado e ainda a devolução do valor requisitado. Com o Asaas, a integração entre todas as instâncias evita que isso aconteça.

7. Consulta e negativação Serasa

Lidar com a inadimplência é outro desafio das empresas e uma solução que facilita o processo de consulta e negativação no Serasa pode impactar positivamente o dia a dia do financeiro.

7. API para recebimento de cartão

Outro benefício oferecido por uma plataforma de controle de vendas são as APIs para recebimento de cartão, como o caso do One Click Buy, que armazena os dados do cliente de forma segura e torna o pagamento mais simples.

A imagem mostra todas as vantagens da cobrança por Cartão no Asaas

Agora que você já entendeu como controlar vendas no cartão de crédito, conheça mais sobre a plataforma de cobrança Asaas e aproveite todos os benefícios para melhorar a sua gestão financeira.

O banner tem a imagem de uma maquininha e nele está escrito: Venda no crédito e débito sem maquininha. Faça vendas no cartão de crédito e débito com apenas uma ferramenta. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Cobre sem maquininha. Realize cobranças online por cartão, com taxas acessíveis para sua empresa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.