• Home
  • |
  • Pagamentos
  • |
  • Plataforma de pagamentos para automação financeira da empresa

Plataforma de pagamentos para automação financeira da empresa

Por Eduardo Kruger
Publicado em 24 de agosto, 2022 | Atualizado em 28 de setembro, 2022

Uma gestão financeira eficiente é fundamental para qualquer negócio e a automação com uma plataforma de pagamentos garante mais praticidade e agilidade nos processos diários. Com isso, é possível simplificar tarefas manuais, facilitar o fluxo de pagamentos complexos e ainda diminuir o tempo gasto pela equipe.

A plataforma de pagamentos do Asaas é uma solução completa para quem quer emitir cobranças, enviar lembretes automáticos e manter a saúde financeira em dia. Não só isso, a ferramenta conta com uma série de benefícios que ajudam a potencializar as vendas e reduzir a inadimplência. 

Neste conteúdo, descubra o que a plataforma de pagamentos pode automatizar nos processos financeiros e quais as principais vantagens de utilizar uma. Saiba ainda quais critérios avaliar para escolher a melhor plataforma de pagamentos e conheça os diferenciais do Asaas.

Conteúdo:

Como uma plataforma de pagamentos ajuda no controle financeiro?

Ter os gastos sob controle, acompanhar os recebimentos e garantir que os clientes não gerem inadimplência é importante para sustentar os resultados financeiros no curto e longo prazo. Uma visão clara do fluxo de caixa facilita na hora de fazer novos investimentos ou criar estratégias diferenciadas.

Porém, nem sempre é fácil fazer esse controle e é nesse contexto que a plataforma de pagamentos pode ser de grande utilidade. Isso porque, ao automatizar uma série de processos financeiros, como as cobranças e a emissão de notas fiscais, sobra tempo para tomar decisões mais assertivas.

Além disso, uma plataforma de pagamento, como o Asaas, possui uma interface clara e intuitiva, permitindo que qualquer ação, como emitir cobranças ou criar um link de pagamento online, seja feita com facilidade e em poucos cliques. A visualização do dinheiro em conta e a receber facilita o controle financeiro.

a imagem tem um notebook, um celular e um cartão do asaas, todos com a plataforma de pagamentos na tela.

Como escolher a melhor plataforma de pagamentos?

Na hora de escolher uma plataforma de pagamentos online é importante analisar os meios de pagamento disponíveis e conhecer as funcionalidades e as vantagens para garantir que se adequam às necessidades do seu negócio.

É importante verificar a segurança e a confiabilidade da plataforma de pagamentos, certificando-se que ela opera de acordo com a padronização do Banco Central. Por fim, também é necessário analisar as taxas para apostar na melhor escolha.

O Asaas, por exemplo, não cobra nenhuma mensalidade ou taxa de adesão. A criação da conta digital é gratuita e as taxas são debitadas apenas após a operação ser efetivada com o pagamento do cliente.     

Confira a seguir os principais aspectos que uma plataforma de pagamento para e-commerce deve oferecer:

1. Ofereça diferentes formas de cobrança

Pagamento de boleto, Pix ou cartão? É sempre bom diversificar as formas de pagamentos para aumentar as vendas online. Com mais possibilidades, o cliente consegue escolher aquele método de pagamento que melhor lhe convém e tem menos chances de abandonar a compra. 

As principais opções são:

  • Cartão de crédito;
  • Boleto bancário;
  • Cartão de débito;
  • Pix;
  • Link de pagamento.

Outro fator importante para uma plataforma de pagamentos eficiente é a emissão de nota fiscal. Trata-se de um dos processos fundamentais no fluxo de trabalho do setor financeiro e pode ser automatizado com o Asaas.

2. Proporcione o pagamento à vista, parcelado ou recorrente

Outra comodidade que o seu negócio deve oferecer ao cliente são as possibilidades de pagamento à vista ou parcelado. No Asaas, é possível oferecer ambas as opções, além do pagamento recorrente, similar a uma assinatura de serviço, como a Netflix. 

3. Possua split de pagamento

A possibilidade de fazer split de pagamento, ou seja, dividir os pagamentos de um consumidor entre vários recebedores, é útil para quem vende em marketplaces. Desse modo, não é preciso dividir os valores manualmente, o Asaas faz isso automaticamente.

4. Faça venda no cartão sem maquininha

Diga adeus às altas taxas e passe a receber pagamento sem maquininha. Com um sistema de pagamentos completo você pode oferecer ao cliente a possibilidade de pagamento com cartão de crédito através do link de pagamento, dispensando o uso da maquininha. 

5. Realize a antecipação de recebíveis

Naquele momento emergencial em que você precisa de caixa e os pagamentos ainda estão pendentes, conte com a opção de antecipação de recebíveis. Assim, é possível receber antes, pagamentos programados para o futuro.

6. Ofereça a régua de cobrança

A régua de cobrança é uma ferramenta para padronizar as cobranças e reduzir a inadimplência. Ao invés de criar mensagens de cobrança, estabelecer processos e ter uma equipe dedicada a isso, a plataforma de pagamentos gerencia esse processo automaticamente.

7. Tenha consulta e negativação Serasa 

Outra funcionalidade disponível que pode facilitar os processos financeiros é a negativação Serasa. Caso tenha dificuldade de receber pagamento online do cliente, todo o processo de negativação pode ser feito direto na plataforma. 

8. Permita a integração com API de pagamentos

A integração com outros sistemas torna mais fácil gerenciar e receber pagamentos através da API. Com um processo automatizado, tudo é feito com mais agilidade e precisão, diminuindo os riscos de erros e falhas humanas.

9. Ofereça checkout transparente

A API de pagamentos também possibilita o checkout transparente, ou seja, o cliente não é direcionado para outras páginas na hora de completar o pagamento, tudo é feito na mesma tela. Aliado a isso, está o sistema antifraude que garante análise cuidadosa das transações para barrar qualquer suspeita.

10. Use uma plataforma de pagamentos white label

Para receber pagamentos online e usufruir da automação sem que o cliente tenha contato com a plataforma de pagamentos basta apostar em um modelo white label. É possível usar toda a estrutura do Asaas, por exemplo, mas personalizado como se fosse a sua própria marca.

11. Tenha uma conta digital completa

A melhor conta digital é fácil de cadastrar, possui taxas menores e segurança na hora de realizar as transações financeiras. É através dela que você irá receber os pagamentos dos clientes, pagar as despesas da empresa ou transferir valores para parceiros.

Se você quer uma plataforma de pagamentos completa que oferece todas as vantagens citadas até aqui, faça a sua conta gratuita no Asaas para começar a automatizar o financeiro da sua empresa.

No Asaas você tem emissão automática de notas fiscais