Tudo sobre Boleto: 88 perguntas e respostas

por Boleto bancário

Publicado em 3 de abril, 2024 | Atualizado em 4 de abril, 2024

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais tradicionais do Brasil, sendo popularmente conhecido por sua praticidade e flexibilidade.

Por conta disso, é importante que as empresas ofereçam esse método de pagamento no meio online e físico, para garantir a venda e colaborar com a satisfação do cliente

Porém, antes de disponibilizar o boleto para seus consumidores, você precisa conhecer todas as funcionalidades, vantagens e modelos desse tipo de cobrança.

Para te ajudar nesta tarefa, separamos esse material completo sobre boleto bancário. Continue a leitura para saber mais!

Navegue pelo conteúdo

1. O que é boleto bancário?

O boleto foi criado em outubro de 1993 pelo Banco Central, seguindo o padrão estabelecido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Atualmente, o boleto bancário é uma forma de pagamento muito comum no Brasil. Ele pode ser usado para pagar contas ou comprar produtos e serviços.

A emissão da cobrança por boleto é feita por empresas, instituições financeiras ou outras entidades autorizadas para cobrar valores devidos por produtos ou serviços.

QR code no boleto bancário do Asaas.

2. O que é boleto de concessionária?

O boleto de concessionária é emitido por empresas que oferecem serviços de consumo, como luz, TV, água ou gás, sendo uma forma conveniente de recebimentos. 

Assim como nos boletos tradicionais, você pode pagar esse tipo de cobrança em bancos, pela internet ou em locais autorizados. De qualquer forma, é importante pagar a tempo para evitar juros e multas.

3. O que é um boleto proposta?

Um boleto proposta é um documento utilizado para formalizar uma oferta de produto, serviço ou contrato, geralmente acompanhado de um boleto de pagamento

Ele é enviado ao cliente como parte de uma proposta e o pagamento só é efetuado caso o cliente decida aceitar a oferta

Essa é uma forma de facilitar a transação comercial, oferecendo ao cliente a opção de negociação antes de efetuar o pagamento de forma direta e simplificada.

4. O que é considerado boleto de consumo?

Boleto de consumo é uma expressão usada para se referir aos boletos de pagamento relacionados às despesas regulares de produtos e serviços

Isso pode incluir boletos de contas de luz, água, gás, telefone, internet, entre outros serviços essenciais. Por isso, elas também são chamadas de boletos de concessionárias.

5. O que é linha digitável do boleto?

A linha digitável do boleto é uma sequência numérica que contém informações essenciais para identificar o pagamento do boleto. Ela é composta por números que representam diversos dados, como código do banco, data de vencimento e valor do boleto. 

Essa linha é utilizada em sistemas bancários para realizar a validação dos boletos, facilitando o pagamento por meio de caixas eletrônicos, internet banking ou outros meios. 

Por meio da linha digitável, o sistema identifica automaticamente o boleto e realiza a transação de pagamento de forma segura e eficiente.

6. O que é número da guia boleto?

O “número da guia boleto” é um termo usado para se referir ao número identificador atribuído a uma guia de pagamento

Basicamente, ele funciona como uma identificação única do boleto no sistema do emissor do documento

Por exemplo, quando você recebe uma guia de pagamento de impostos ou taxas, ela geralmente tem um número de identificação. Esse número é chamado de “número da guia boleto”. 

Ele é fundamental para relacionar o boleto ao pagador e ao emitente, garantindo que o pagamento seja corretamente associado à obrigação tributária ou ao serviço pago.

7. O que é sacado no boleto?

No contexto de um boleto bancário, existem dois termos muito utilizados: “sacado” e “cedente”. Eles se referem a duas partes envolvidas na transação financeira, sendo essas partes responsáveis por:

  • Cedente: É a parte que emite o boleto e é beneficiária do pagamento. Em outras palavras, é quem recebe o dinheiro
  • Sacado:  É o destinatário da cobrança. Em outras palavras, é a parte que deve efetuar o pagamento do boleto

Esses termos são importantes para identificar as partes envolvidas em uma transação financeira representada por um boleto.

8. O que é boleto registrado?

Boleto registrado é um tipo de boleto bancário em que todas as informações do pagamento são registradas no sistema financeiro emissor da cobrança.

Para o pagador, permite maior segurança, pois o pagamento fica registrado e é possível verificar se o boleto é autêntico. Para o beneficiário, oferece mais controle sobre os pagamentos recebidos, possibilitando o acompanhamento em tempo real das transações.

Boleto com registro, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

9. Qual a diferença entre boleto registrado e não registrado?

A diferença principal entre o boleto registrado e o boleto não registrado está na forma como as informações sobre o pagamento são tratadas.

No boleto registrado, as informações de pagamento, como os dados do pagador e o valor pago, por exemplo, são registradas no sistema emissor do boleto

Já no boleto não registrado, como o próprio nome sugere, as informações não precisam estar registradas

Vale ressaltar que, conforme a Federação Brasileira de Bancos, desde 2016 não é permitida a emissão do boleto sem registro.

10. Quanto tempo demora para um boleto ser registrado?

Em geral, o registro costuma ocorrer quase que instantaneamente após a emissão do boleto. Porém, esse tempo de registro do boleto pode variar conforme o sistema bancário e a instituição financeira responsável pelo processo. 

Por isso, em caso de dúvidas, converse com sua instituição de pagamento para confirmar a informação.

11. Como registrar um boleto?

Para registrar um boleto, geralmente você precisa seguir estes passos:

  1. Obtenha acesso ao sistema: O primeiro passo é acessar sua conta no aplicativo financeiro responsável pela emissão de seus boletos. 
  2. Preencha as informações do boleto: Depois, você deve preencher todas as informações solicitadas pelo sistema, como dados do pagador, valor a ser cobrado e data de vencimento.
  3. Emita o boleto: Após preencher todas as informações necessárias, emita o boleto por meio do sistema. O boleto será registrado e gerado com as informações de forma automática.
  4. Envie o boleto ao pagador: Ao emitir a cobrança, envie a cobrança ao pagador, seja por e-mail, correio ou outro meio de comunicação.

Assim, você conseguirá registrar um boleto de forma eficiente e segura, garantindo um melhor controle sobre as transações financeiras.

12. Quantos números tem um código de barras de boleto?

O código de barras de um boleto no formato padrão utilizado no Brasil geralmente possui 44 dígitos. Esse código carrega informações como: código do banco, código da moeda, data de vencimento, valor do boleto e outros dados relacionados à transação.

Esses números são codificados para facilitar a leitura e processamento pelas máquinas de pagamento, podendo ser pago em caixas eletrônicos ou aplicativos financeiros.

13. Como recuperar boleto pelo código de barras?

Para recuperar um boleto a partir do código de barras, você pode recorrer a quatro tipos de métodos:

  1. Use um leitor de código de barras: Você pode usar um leitor de código de barras, como o Google Lens ou o scanner do próprio aplicativo financeiro. Esses dispositivos são capazes de ler o código de barras automaticamente.
  2. Identificação do banco: Os três primeiros dígitos do código de barras identificam o banco emissor do boleto. Com isso, você pode determinar qual banco emitiu o boleto e buscar pelo registro no sistema.
  3. Caixas eletrônicos: Alguns caixas eletrônicos também têm a opção de leitura de código de barras. Você pode usar um caixa eletrônico do banco emissor do boleto para ler o código de barras e acessar informações sobre o boleto.
  4. Acesse o sistema emissor do boleto: Por meio do open banking, em alguns aplicativos, os boletos ficam registrados no sistema financeiro. Ao acessar a plataforma, basta buscar a aba “meus boletos” para recuperar a cobrança.

Algumas instituições financeiras podem oferecer serviços específicos para recuperar boletos a partir do código de barras. Por isso, sempre verifique as opções disponíveis.

14. Qual a diferença entre boleto e fatura?

A diferença básica entre boleto e fatura está na forma como são utilizados e o momento em que são emitidos:

  • Boleto: Um tipo de cobrança emitido antes do pagamento por uma empresa ou prestador de serviços. Esse documento pode oficializar a solicitação do pagamento relacionado a um produto ou serviço específico. 
  • Fatura: É um documento que detalha os dados da cobrança, como produtos ou serviços fornecidos, preços, quantidades, datas de compra, etc. Geralmente, elas são emitidas após a entrega dos bens ou dos serviços.

15. Qual a diferença entre guia e boleto?

Guia e o boleto são duas modalidades de pagamento. A grande diferença entre elas está principalmente na finalidade e na forma como são utilizados. 

A guia é um documento para pagar tributos e taxas governamentais obrigatórias, como impostos e taxas de licenciamento.

Já o boleto é um documento para pagar contas diversas, como contas de serviços e compras, podendo ser emitido e enviado por qualquer empresa ou profissional autônomo.

16. Quais são os tipos de boleto bancário?

Os boletos bancários podem ser divididos em três modalidades de solução. Cada um desses métodos supre uma necessidade potencial do seu consumidor. Confira quais são os tipos de boleto de cobrança:

  • Boleto Avulso: Ideal para pagamentos à vista, com uma única cobrança do valor total do produto ou serviço adquirido. Geralmente, é usado em compras online com valores baixos, oferecendo conveniência ao consumidor por não precisar preencher dados de cartão.
  • Boleto Parcelado ou Carnê: Consiste em uma série de boletos para pagamentos parcelados. Neste caso, o carnê é entregue uma única vez e cada parcela têm data de vencimento diferentes, permitindo parcelar a compra sem precisar do cartão de crédito.
  • Boleto por Assinatura: Utilizado em cobranças recorrentes, como mensalidades escolares, condomínio, entre outros. Ao contrário do carnê, os clientes recebem periodicamente um boleto com o valor e data de vencimento.
  • Boleto com QR Code: O QR Code Pix simplifica o pagamento, permitindo que seja feito a qualquer hora, em qualquer dia da semana, e o recebimento é instantâneo, sem a necessidade de esperar pela compensação do boleto.

Com o Asaas, você pode oferecer uma variedade de pagamentos, além de ter diversas ferramentas financeiras disponíveis para sua empresa. Abrindo sua conta digital, você poderá receber por:

17. O que é boleto com QR code?

O boleto com QR code torna a quitação mais prática e flexível, sendo uma ótima alternativa para complementar a opção tradicional de boleto bancário. 

A combinação dos boletos com a função Pix oferece maior praticidade, flexibilidade e segurança ao pagador. Assim, você garante o pagamento em qualquer horário ou dia da semana, e o recebimento instantâneo, sem precisar esperar a compensação do boleto.

Boleto com qr code, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

18. Como gerar boleto com QR code Pix?

Para gerar um boleto com QR code Pix, você precisará de uma solução de pagamentos que ofereça essa funcionalidade. Existem diversas empresas e serviços que disponibilizam serviços de gestão financeira, plataformas de pagamento, APIs, etc.

Na plataforma do Asaas, por exemplo, você seleciona “criar cobrança” e insere as informações conforme os passos abaixo:

  1. Indique o valor e a descrição do que está sendo cobrado;
  2. Selecione se o pagamento será à vista, parcelado ou por assinatura;
  3. Informe a data de vencimento da cobrança;
  4. Marque a opção “boleto bancário / Pix” em “como seu cliente poderá pagar?
  5. Inclua dados de juros, multa e desconto;
  6. Indique o envio da cobrança: e-mail, SMS, impresso ou Correios;
  7. Preencha as informações do cliente;
  8. Informe as notificações a serem enviadas;

Pronto! Basta finalizar a sua cobrança e acompanhá-la por meio das ferramentas de controle oferecidas pelo Asaas

19. O que é boleto em DDA?

O DDA (Débito Direto Autorizado) é um sistema que permite ao cliente receber boletos diretamente na sua conta bancária. Neste caso, você recebe suas faturas online, mas o pagamento ainda precisa ser agendado e autorizado por você

Nesse sistema, o pagador precisa autorizar previamente o débito em sua conta. Assim, quando o beneficiário emite uma cobrança utilizando o DDA, o sistema envia uma notificação eletrônica ao pagador informando sobre a existência do débito a ser efetuado. 

20. Como funciona o boleto registrado no DDA?

No DDA, as cobranças são enviadas eletronicamente para o banco do usuário. Ele pode ver todas as contas a pagar no aplicativo ou site do banco e decidir quais pagar. Se concordar com uma cobrança, ele autoriza o pagamento no próprio aplicativo do banco. 

É importante lembrar que no DDA o pagamento não é automático, o usuário precisa dar a autorização para cada cobrança individualmente.

21. O que é carnê de boletos?

Um carnê de boletos é um conjunto de boletos bancários, geralmente usados para pagar parcelas de uma compra ou serviço ao longo do tempo. Em vez de receber um boleto por vez, todos os boletos são emitidos de uma vez e anexados juntos em um carnê. 

Cada boleto no carnê representa uma parcela do pagamento total, com informações como valor, data de vencimento e para quem pagar. Isso facilita o acompanhamento e o pagamento das parcelas ao longo do período acordado.

Boleto carnê, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

22. Como fazer um carnê de pagamento mensal?

Para fazer um carnê de pagamento mensal, você pode escolher entre essas duas opções: fazer manualmente ou contratar um sistema de pagamento automático

Caso você escolha fazer manualmente, você precisará:

  1. Listar todos os clientes: coloque todos os valores das parcelas, as datas de vencimento e quaisquer outras informações da compra.
  2. Crie todos os boletos individuais: utilize um emissor de boletos ou crie os boletos manualmente, garantindo que cada boleto tenha todas as informações da cobrança.
  3. Organize os boletos em seus respectivos carnês: escolha um método de organização adequado. Lembre-se de sempre manter uma cópia online.
  4. Distribua os carnês aos clientes: envie os carnês aos seus clientes nas datas acordadas, conforme meio de comunicação escolhido (correios, e-mail, WhatsApp).

Para facilitar esse trabalho, você pode optar por um sistema de pagamento automático, assim como o Asaas. Neste caso, você precisará apenas fazer o cadastro do seu cliente e criar a cobrança por carnê mensal com as informações de compra.

23. O que é boleto parcelado?

O boleto parcelado é uma forma de pagamento em que o valor total de uma compra ou serviço é dividido em várias parcelas. Neste caso, cada parcela é paga por meio de boletos bancários emitidos periodicamente, em datas específicas. 

Isso permite que a pessoa pague aos poucos, ao longo de um período, em vez de pagar tudo de uma vez, aumentando o poder de compra do consumidor.

24. Como funciona o boleto parcelado?

No boleto parcelado, o valor total da cobrança é dividido em um número de parcelas que devem ser pagas durante um intervalo de tempo, geralmente de 30 dias. 

Assim como o cartão de crédito, a vantagem está em dar autonomia para o cliente realizar compras pagando de forma fracionada.

Lembre-se que tanto a quantidade de parcelas quanto o período de pagamento são definidos já no fechamento da venda, assim como as taxas e multas aplicadas. Por isso, fique atento a essas informações!

24. Como oferecer parcelamento no boleto?

Oferecer parcelamento no boleto é uma prática comum em diversos estabelecimentos. Para integrar esse tipo de pagamento ao seu negócio, você precisa:

  1. Estabelecer as políticas internas para pagamentos parcelados;
  2. Adapte seu sistema de pagamentos ao parcelamento;
  3. Comunicação sobre a disponibilidade do parcelamento;
  4. Monitoramento e acompanhamento do recebimento;

Lembre-se que oferecer parcelamento no boleto pode ser uma estratégia eficaz para atrair e reter clientes. Por isso, é importante contar com uma boa plataforma de pagamentos eficiente e segura. 

O Asaas Payment, por exemplo, disponibiliza diversas opções para garantir o recebimento em suas vendas presenciais e onlines, com rapidez e segurança.

26. Como fazer um boleto parcelado?

Para emitir boleto parcelado, você precisa de uma ferramenta de automatização de pagamentos como o Asaas. Dentro da plataforma, você pode configurar o formato de pagamento e oferecer para seu cliente diversas soluções de cobrança.

Além disso, você também conta com diversas ferramentas importantes para seu negócio, como gateway de pagamentos, APIs e negativação no Serasa.

27. O que é segunda via de boleto?

A segunda via de boleto é uma cópia de um boleto bancário que já foi emitido, mas que por algum motivo foi perdido, extraviado ou não foi pago até a data de vencimento. 

Dessa forma, é possível solicitar a emissão da segunda via para permitir que o pagador realize o pagamento do boleto, mesmo após a data original de vencimento.

28. Como emitir a 2ª via do boleto?

Para obter a segunda via de um boleto, o pagador precisa entrar em contato com o emissor do boleto e solicitar a emissão de uma nova via. Em muitos casos, é possível solicitar a segunda via por meio do sistema de cobrança.

A segunda via de boleto contém as mesmas informações do boleto original, como valor a ser pago, data de vencimento e demais detalhes relevantes. É importante pagar a segunda via o mais rápido possível para evitar aplicação de juros ou multas.

29. O que é boleto a prazo?

Boleto a prazo é um tipo de boleto bancário que permite ao pagador efetuar o pagamento em uma data futura, além da data de emissão

Ao contrário do boleto à vista, que requer pagamento imediato, o boleto a prazo estipula um prazo de vencimento, que pode ser definido pelo emissor do boleto junto ao pagador.

Geralmente, o boleto a prazo é utilizado para pagamentos parcelados, onde o valor total é dividido entre os meses acordados.

30. Como funciona o boleto a prazo?

O boleto a prazo é um meio de pagamento em que o emissor de cobrança estipula uma data futura para o vencimento do boleto. 

Esse tipo de cobrança é muito utilizado no meio de parcelamento, onde todas as parcelas da dívida tem vencimento futuro estipulado no fechamento do contrato.

Caso o cliente não pague o boleto na data de vencimento, será possível aplicar juros e multa, conforme permitido pela plataforma da instituição de pagamentos

31. O que é boleto avulso?

O boleto avulso é uma das categorias mais comuns de boleto. Neste caso, o emissor precisa realizar apenas uma única cobrança com o valor total do produto ou serviço adquirido. 

Esse tipo de pagamento é ideal para empresas que têm necessidades de cobrança flexíveis ou não possuem um sistema integrado de vendas online.

Boleto avulso, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

32. Como emitir boleto avulso?

Para emitir um boleto avulso, você precisa:

  1. Encontrar plataforma de pagamentos: No Asaas, o boleto pode ser emitido via link de pagamento, API de boleto, gateway de pagamento ou aplicativo.
  2. Envio do boleto ao cliente: Você pode enviar a cobrança por diversos, como: e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens, conforme a escolha da empresa.
  3. Pagamento pelo cliente: O cliente pode optar por pagar o boleto em uma agência bancária, lotérica, caixa eletrônico ou via internet banking.
  4. Compensação bancária: Após o pagamento, o boleto é processado e o valor é transferido para a conta do beneficiário, conforme a data de compensação da instituição financeira.

Após a confirmação do pagamento, a instituição de pagamento envia uma notificação ao cliente e à empresa, confirmando o recebimento da cobrança.

33. O que é boleto baixado?

Um boleto baixado é um boleto que já foi pago e teve sua transação registrada. Isso significa que o pagamento foi concluído e o valor correspondente foi recebido pelo beneficiário.

34. Como pagar um boleto baixado?

Se um boleto já foi baixado, significa que o pagamento relacionado a ele já foi processado, ou seja, a cobrança foi paga. Por conta disso, não é possível pagar um boleto que já foi baixado. 

Se você deseja efetuar um pagamento para o mesmo destinatário, pode ser necessário emitir um novo boleto ou usar outro meio de pagamento, como Pix ou cartão de crédito.

35. Como fazer boleto bancário?

Para fazer um boleto bancário, você pode seguir estes passos básicos:

  1. Abrir uma Conta Empresarial;
  2. Acessar os serviços de cobrança;
  3. Escolher a opção “cobrança por Boleto”;
  4. Preencher as informações de solicitadas;
  5. Gerar o Boleto;
  6. Enviar o Boleto para o cliente;
  7. Acompanhar o pagamento.

É importante lembrar que, em alguns casos, você pode precisar pagar taxas pelo serviço de emissão de boletos, conforme as políticas da sua conta. Por isso, verifique essas informações antes de começar a emitir boletos, buscando as melhores taxas de cobrança.

36. Como funciona o boleto bancário?

O boleto bancário é um documento utilizado para facilitar o pagamento de contas e transações financeiras. Ele funciona assim:

  1. Acesso à plataforma de pagamentos: Você precisa acessar uma plataforma de pagamentos autorizada pelo Banco Central, assim como o Asaas, que ofereça a cobrança por boleto 
  2. Preenchimento das informações: O boleto contém informações importantes, como o valor a ser pago, a data de vencimento, informações sobre o produto, etc.
  3. Entrega ao cliente: O boleto deve ser entregue ao pagador, de forma física ou virtual, dependendo das preferências e acordos estabelecidos.
  4. Pagamento: O pagador pode efetuar o pagamento do boleto em qualquer agência bancária, caixa eletrônico, internet banking ou lotérica até a data de vencimento indicada no documento.
  5. Processamento do Pagamento: Quando o pagamento é realizado, o valor é transferido da conta do pagador para a conta do beneficiário.

Após o pagamento, o boleto é baixado no sistema financeiro utilizado, indicando que a transação foi concluída com sucesso, e o pagador recebe um comprovante de pagamento.

37. O que é boleto D8?

O Boleto D8 é um tipo específico de boleto usado por empresas de serviços públicos para pagar impostos. Ele não pode ser utilizado por empresas privadas ou para receber doações por organizações sem fins lucrativos. 

Para esse tipo de pagamento, essas organizações podem usar outras formas de pagamento, como boleto avulso, Pix ou cartão de crédito.

38. Quem pode emitir boleto D8?

O boleto D8 pode ser utilizado apenas por empresa que entregam serviços de consumo específicos, como:

  • água;
  • luz;
  • gás;
  • telefonia;
  • entre outros.

Eles também podem ser utilizados para o recolhimento de diversos impostos (municipais, estaduais e federais).

39. O que é o boleto antecipado?

Um boleto antecipado é um boleto bancário cujo pagamento foi realizado antes da data de vencimento indicada no documento. Isso significa que o pagador optou por quitar a conta ou fatura antes do prazo estipulado.

Além de evitar a inadimplência financeira, recebendo boleto antecipado as empresas podem adiantar o recebimento de pagamentos. Dessa forma, é possível melhorar o fluxo de caixa e garantir uma entrada de recursos mais previsível.

40. Como funciona a antecipação de boletos?

A antecipação de boleto é uma operação que ocorre quando a empresa emite uma cobrança a prazo e solicita a antecipação desse valor à instituição de pagamento

Cada sistema opera de forma diferente. Confira os detalhes de como funciona no Asaas.

  1. Análise de Crédito: Antes de antecipar um boleto, o Asaas faz uma análise de crédito mais detalhada, buscando documentos que comprovem a relação comercial entre o cliente e o pagador, como uma nota fiscal ou contrato de serviço.
  2. Limite Disponível: O valor que pode ser antecipado varia com base na média dos recebimentos recentes. Esse limite é individual e é calculado com base nos recebimentos via boleto dos últimos 45 dias.
  3. Aprovação de antecipação: O processo de análise leva até 2 dias úteis, e a antecipação não é permitida para boletos com menos de 8 dias úteis para vencer ou com mais de 90 dias de vencimento.
  4. Compensação: Assim que aprovado, o valor liberado será compensado em sua conta já com as taxas aplicadas.

Para ter acesso à antecipação de boletos no Asaas, abra sua conta agora mesmo!

Diferença entre antecipação de recebíveis, linha de crédito e empréstimo.

41. Posso protestar um boleto não pago?

Sim. Se um boleto não for pago, você pode protestá-lo. Isso significa oficializar o não pagamento da dívida em um cartório. 

Esse documento, chamado de nota de protesto, pode ser usado como prova do débito não pago e pode ter consequências legais para o devedor, como restrições de crédito.

42. Como funciona o protesto de boleto?

Após tentar as principais práticas de negociação, você ainda pode estar diante de uma recusa do cliente em quitar as dívidas. Assim, para protestar o boleto bancário, você precisa:

  1. Separar os documentos necessários: As principais informações que você precisa para gerar o protesto são: Nomes completos, endereços e telefones dos envolvidos na ação, nota promissória ou contratos, valor devido.
  2. Procurar um cartório ou site especializado: O protesto ou contestação de dívida deve ser feito em um Cartório de Protesto de Títulos, ou acesse o site do Instituto de Protesto do Brasil (IEPTB).
  3. Finalizar o processo: Após a formalização do processo, o devedor tem até 3 dias úteis para pagar. 

Caso seu cliente não realize o pagamento, ele ficará com o nome dentro dos órgãos de proteção ao crédito como SPC e o Serasa.

43. O que acontece quando um boleto é protestado?

Ao ter o boleto protestado, o cliente passa a ser encarado judicialmente como devedor, restringindo seu CPF. 

Essas restrições impedem que esse consumidor realize financiamentos, empréstimos e ações financeiras em bancos, como abrir uma conta e efetuar movimentações. Ou seja, o protesto de uma dívida ocasiona impasses na vida pessoal e financeira do devedor.

44. Quanto custa para protestar um boleto?

Os custos para protestar um boleto variam conforme a região em que a empresa opera. Porém, a maioria dos cartórios costuma cobrar valores de acordo com as dívidas protestadas, adicionando contribuições e impostos dentro dos valores cobrados.

Segundo a tabela de emolumentos utilizada no Estado de São Paulo em 2020, os valores começam em R$ 12 e podem chegar até R$ 1.860, para títulos acima de R$ 25 mil.

Vale ressaltar que esses valores devem ser quitados pelo próprio devedor, no momento da quitação do débito em cartório. 

Por conta disso, apesar dessa solução ser eficiente em muitos casos, vale analisar se é a melhor medida. Afinal, justamente pelo acréscimo do valor da cobrança, esse processo pode tornar seu cliente devedor ainda mais indisposto ao pagamento.

45. O que é necessário para protestar um boleto?

As principais informações que você precisa para gerar o protesto são

  • Nome completo, endereço e telefone da empresa;
  • Nome completo e endereço do cliente;
  • Espécie do título (nota promissória, duplicata de serviço ou contratos em geral);
  • Número do título;
  • Valores do título.

Com esses dados em mãos, você pode protestar o boleto em um Cartório de Protesto de Títulos ou diretamente no site: Instituto de Protesto do Brasil (IEPTB).

46. Como protestar um boleto no cartório?

O protesto de boleto pode ser feito em um Cartório de Protesto de Títulos ou Tabelião de Protestos. Para isso, você deve:

  1. Separe os documentos necessários: As principais informações que você precisa para gerar o protesto são: Nomes completos, endereços e telefones dos envolvidos na ação, nota promissória ou contratos, valor devido.
  2. Procure um cartório ou site especializado: O protesto da dívida deve ser feito em um Cartório de Protesto de Títulos ou Tabelião de Protestos.
  3. Finalize o processo: Após a formalização do processo, o devedor tem até 3 dias úteis para pagar. 

Se o cliente realizar o pagamento, a dívida é baixada no cartório e o nome do devedor será retirado da lista de negativados.

47. O que acontece se não pagar boleto protestado?

Assim que finalizar o protesto, seu cliente será notificado para quitar a dívida em até três dias úteis. Caso o pagamento não seja efetuado, ele ficará com o nome dentro dos órgãos de proteção ao crédito como SPC e o Serasa.

48. Como emitir boleto para cobrança de aluguel?

Emitir um boleto para cobrança de aluguel é fácil e prático. Você precisa apenas:

  1. Usar um sistema de emissão de boletos.
  2. Inserir os detalhes da cobrança de aluguel.
  3. Gerar o boleto.
  4. Enviar a cobrança para o locatário.
  5. Acompanhar os pagamentos.

O Asaas é uma plataforma de cobrança recorrente completa e gratuita. Por meio de um sistema robusto, é possível automatizar suas cobranças de aluguéis, tendo acesso ao envio de notificação automática.

Boleto para assinatura, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

49. Como emitir o boleto do MEI?

Para emitir o boleto DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) do Microempreendedor Individual (MEI), você pode seguir estes passos:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor no site do Governo Federal;
  2. No menu principal, selecione a opção “MEI – Microempreendedor Individual“.
  3. Clique na opção “Pagamento de Contribuição Mensal” ou “DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional“.
  4. Insira o número do CNPJ do MEI.
  5. Selecione o período de apuração desejado para o pagamento.
  6. O sistema irá gerar o DAS com o valor a ser pago, incluindo as contribuições previdenciárias, ICMS (caso seja contribuinte) e/ou ISS (caso seja contribuinte), dependendo das atividades realizadas.
  7. Após gerar o DAS, você poderá imprimir o documento ou pagá-lo diretamente pela internet, utilizando o código de barras disponível.

Lembre-se que o pagamento do DAS é fundamental para manter a regularidade do MEI e garantir o acesso aos benefícios previdenciários. 

Para te ajudar no controle de contas a pagar e receber, você pode contar com o sistema de pagamento do Asaas. Além de oferecer diversos tipos de cobranças, você tem acesso à automação da emissão de nota fiscal e do envio de lembretes de pagamentos.

50. Como pagar boleto do MEI atrasado?

Se você possui um boleto do MEI em atraso, você ainda pode regularizar a situação entrando no portal do empreendedor e solicitar um novo boleto, com o valor em atraso. 

Assim que o pagamento for efetuado, o boleto será baixado automaticamente e a situação é atualizada.

51. O que acontece se não pagar um boleto gerado?

Um boleto é a representação de uma dívida, onde o cliente recebe um produto ou serviço e deve pagá-lo conforme os valores definidos na compra. Se você não pagar essa dívida, podem ocorrer algumas consequências, como: 

  1. Cobrança de multas e juros;
  2. Corte de serviços, se for o caso de contas como água, luz ou internet;
  3. Negativação do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito;
  4. Protesto do boleto, principalmente em caso de dívidas como aluguel;
  5. Perda de benefícios ou serviços associados ao pagamento em dia.

Se você não puder pagar um boleto, é melhor entrar em contato com o beneficiário ou prestador do serviço para tentar encontrar uma solução antes do vencimento.

No Asaas, por exemplo, você pode contar com a antecipação de recebíveis, que pode ser uma alternativa ao crédito empresarial, colaborando com o fluxo de caixa.

52. O que acontece se pagar um boleto duas vezes?

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, os valores pagos em duplicidade ou pagos a mais pelo consumidor devem ser devolvidos pelo recebedor.

Neste caso, a empresa deve devolver o valor extra na próxima fatura ou depositá-lo em sua conta bancária em até 30 dias

Se ela se recusar a devolver o dinheiro, você pode procurar o Procon ou recorrer a um advogado especializado para resolver o problema.

53. O que acontece se pagar um boleto vencido?

Pagar um boleto depois da data de vencimento pode trazer algumas consequências a você, como:

  • Cobrança de multa e juros;
  • Possibilidade de corte de serviço;
  • Negativação do Nome no Serasa;
  • Protesto do boleto;
  • Perda de descontos ou benefícios.

Todas essas consequências podem variar conforme o produto ou serviço envolvido e o tempo de atraso para o pagamento.

Inclusive, alguns dos sistemas de cobrança não permitem o pagamento de boleto vencido, exigindo a solicitação da segunda via. Por isso, busque sempre pagar os boletos dentro do prazo. 

54. Como atualizar boleto vencido?

Para atualizar um boleto vencido, você precisa gerar a segunda via do boleto, com os dados de pagamento atualizados. Neste caso, basta:

  1. Acessar o seu sistema de emissão de boleto.
  2. Procurar pela opção de “Atualização de Boleto” ou “Segunda Via de Boleto“.
  3. Informar os dados solicitados;
  4. Colocar uma nova data de vencimento e os encargos adicionais, como multa e juros.
  5. Após gerar a atualização do boleto, você deve enviar o documento ao seu cliente.

Assim, seu cliente poderá realizar o pagamento do boleto atualizado, dentro do novo prazo de vencimento.

55. Como pagar um boleto atrasado?

Cada emissor de cobranças tem seus próprios termos para pagamento de boletos vencidos. Algumas aceitam pagamento com acréscimo de tarifas após o prazo, enquanto outras exigem a emissão de um novo boleto. 

Por isso, antes de pagar um boleto vencido, entre em contato com a empresa para entender o que fazer. 

Lembre-se que o atraso de pagamento pode resultar em cancelamento de serviços ou produtos. Sempre verifique as consequências e negocie com a empresa antes de pagar.

56. Como cancelar o pagamento de um boleto?

O processo de cancelar o pagamento de um boleto pode ser um pouco complicado. Na maioria dos casos, não há como cancelá-lo diretamente. No entanto, existem algumas ações que você pode seguir para tentar resolver a situação:

  • Fale com recebedor: Explicando a situação ao beneficiário do boleto, ele pode oferecer soluções mais práticas e rápidas, como o reembolso ou cancelamento do boleto.
  • Contate a Instituição Financeira: Você também pode entrar em contato com a instituição financeira que processou o pagamento, buscando soluções para cancelar ou reverter o pagamento, como a contestação de pagamento.
  • Busque Assistência Legal: Em últimos casos, pode ser necessário procurar um advogado especializado em direito do consumidor para orientá-lo.

Lembre-se de que cada situação pode ser única e os resultados podem variar. É importante agir rapidamente e documentar todas as comunicações e transações financeiras relacionadas ao boleto.

57. Paguei um boleto errado, o que fazer?

O processo de cancelamento pode variar dependendo da etapa em que o pagamento se encontra e a instituição de pagamento utilizada. No geral, você deve:

  1. Falar com recebedor: O beneficiário do boleto pode oferecer soluções menos burocráticas e rápidas, como o reembolso ou cancelamento do boleto.
  2. Contate a Instituição Financeira: A instituição financeira que processou o pagamento pode oferecer soluções para cancelar ou reverter o pagamento, como o chargeback.
  3. Busque assistência legal: Em últimos casos, procure um advogado especializado em direito do consumidor para orientá-lo sobre seus direitos.

Lembre-se de registrar todas as comunicações relacionadas ao pagamento errado, incluindo e-mails, mensagens e registros de chamadas telefônicas. Isso pode servir para resolver a situação mais rapidamente.

58. Paguei um boleto falso, como recuperar o dinheiro?

Se você pagou um boleto falso, é importante agir rapidamente para tentar recuperar o dinheiro. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir:

  1. Entre em contato com o sistema emissor do boleto: Informe o sistema emissor do boleto sobre a situação e peça orientações sobre como proceder para reverter o pagamento.
  2. Registre um boletim de ocorrência: Vá até a delegacia de polícia mais próxima e registre um boletim de ocorrência sobre o golpe
  3. Procure um advogado especializado: Se necessário, procure a orientação de um advogado para ajudá-lo a entender o que pode ser feito para recuperar o dinheiro.

Lembre-se de que agir rapidamente é essencial quando se trata de boletos falsos. Quanto mais cedo você tomar medidas para resolver a situação, maiores serão as chances de recuperar o dinheiro perdido.

59. Paguei um boleto mas não debitou da conta, o que fazer?

Se você pagou um boleto, mas o valor não foi debitado da sua conta, você deve primeiro verificar o extrato bancário. Ao confirmar que o valor do boleto não foi debitado, você deve:

  1. Entrar em contato com a instituição financeira para relatar o problema e obter orientações;
  2. Contate o beneficiário do boleto para verificar o status do pagamento;
  3. Esteja preparado para efetuar o pagamento novamente, se necessário;

Lembre-se: sempre tenha o registro das transações e comunicações relacionadas ao pagamento.

60. Boleto com vencimento no domingo pode ser pago na segunda?

Sim, os boletos com data de vencimento no domingo podem ser pagos na segunda-feira. Isso também ocorre em feriados e aos sábados, tendo em vista que as instituições financeiras não processam pagamentos nesses dias. 

Portanto, se o vencimento de um boleto cair em um domingo ou feriado, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil, sem a aplicação de juros ou multa por atraso.

61. Boleto com vencimento no sábado pode ser pago na segunda?

Sim. Boletos com vencimento no sábado, domingo ou feriado podem ser pagos no próximo dia útil. Isso porque os bancos e instituições financeiras geralmente não processam pagamentos nos finais de semana e feriados. 

Portanto, se o vencimento de um boleto cair em um sábado, você pode fazer o pagamento na segunda-feira, sem a aplicação de multas ou juros.

62. Paguei um boleto e não consta como pago, o que fazer?

Existem diversos motivos que podem levar ao boleto não constar como pago. Para entender o que ocorreu na sua situação, você deve:

  1. Verificar sua fatura para conferir se a transição não foi efetuada;
  2. Entrar em contato com o recebedor e confirme o não-recebimento;
  3. Falar com o suporte da sua instituição de pagamento;
  4. Buscar ajuda de um advogado especializado.

Em todos os casos, é importante agir rapidamente e manter registros detalhados da transição, para aumentar as chances de resolver o problema com sucesso.

63. Como organizar boleto a pagar?

Para fazer um controle de boletos a pagar eficiente, primeiramente você precisa ter os registros de todas as informações importantes sobre as cobranças

Dessa forma, é possível garantir um acompanhamento minucioso das finanças e o cumprimento do planejamento financeiro eficiente da empresa. Para isso, você pode utilizar uma planilha de controle de gastos ou um sistema ERP para empresas.

Além de ser uma conta digital completa para o seu negócio, o Asaas oferece um ERP gratuito e com integração na nuvem. Por meio dele, sua empresa tem acesso a diversas ferramentas de gestão financeira, que facilitam o crescimento do seu negócio.

64. Até qual horário pode pagar um boleto?

O horário limite de pagamento do boleto pode variar conforme a instituição de pagamento escolhida. O recomendado é pagar até as 17h, para que o boleto possa ser processado no mesmo dia. 

Os pagamentos realizados depois das 17h serão processados no dia útil seguinte. Por isso, os pagamentos de boletos no dia do vencimento devem ser realizados até às 16h, para evitar multas.

Lembre-se que o pagamento de boleto pode ser realizado apenas em dia útil (ou seja, de segunda a sexta-feira, excluindo feriados). 

65. Até que horas posso pagar boleto no dia do vencimento?

Caso você queira pagar um boleto no dia do vencimento, lembre-se de realizar a operação até às 16h, para evitar multas e juros. 

Esse horário limite pode mudar conforme a instituição financeira, porém, geralmente, os pagamentos são processados até esse horário.

66. Posso pagar o boleto no dia do vencimento?

Sim. Mas lembre-se que os pagamentos de boletos no dia do vencimento devem ser realizados até às 16h. Caso contrário, o pagamento será processado apenas no dia seguinte, podendo perder seus descontos e, ainda, ser taxado com juros e multas.

67. Posso pagar um boleto com cartão de crédito?

Sim, é possível pagar boletos com cartão de crédito. Porém, é importante estar ciente de que, em muitos casos, o pagamento de boletos com cartão de crédito pode estar sujeito a taxas adicionais e juros.

Para pagar um boleto com cartão de crédito, você pode utilizar:

  • Internet Banking ou Aplicativo do Banco: Você pode utilizar o saldo disponível no seu cartão de crédito por meio do internet banking ou do aplicativo móvel. Basta acessar sua conta e inserir os dados do boleto e do cartão de crédito.
  • Por meio de Plataformas de Pagamento Online: Algumas plataformas de pagamento online permitem o pagamento de boletos com cartão de crédito. Nesses casos, você precisa se cadastrar no sistema, inserir os dados do boleto e do cartão de crédito e autorizar o pagamento.

68. Como colocar um boleto em débito automático?

O processo para colocar um boleto em débito automático é fácil e rápido. Basta seguir estas etapas:

  1. Acesse o Internet Banking ou aplicativo financeiro
  2. Localize a opção de Débito Automático;
  3. Cadastre o boleto;
  4. Confirme os detalhes;
  5. Autorize o Débito Automático
  6. Aguarde a Confirmação

É importante verificar as políticas e procedimentos específicos do seu banco para cadastrar um boleto em débito automático.

Certifique-se também de ter saldo suficiente na sua conta para pagar a cobrança do boleto na data programada para pagamento.

69. Para gerar boleto tem que ter nome limpo?

Não é necessário ter o nome limpo para gerar um boleto. Qualquer pessoa ou empresa pode gerar um boleto. 

Ainda assim, é importante estar atento à capacidade de efetuar o pagamento, conforme as restrições aplicadas pela sua instituição.

70. Pessoa física pode emitir boleto bancário?

Sim, pessoa física pode emitir boleto bancário. Geralmente, essa situação ocorre com profissionais autônomos e liberais, ou até mesmo para pagamento de contas pessoais, como aluguel, mensalidades, entre outros. 

A emissão de boletos por pessoa física pode ser feita por meio do aplicativo do próprio banco ou de plataformas online de emissão de boletos.

71. Quem pode emitir boleto de cobrança?

Todos podem emitir boletos, atuando com CNPJ ou não. Para isso, basta acessar um sistema de pagamentos online ou o seu próprio aplicativo bancário, que ofereça a opção de emissão de boleto de cobrança.

Vale ressaltar que ter um CNPJ pode garantir diversas vantagens para o seu negócio, como emissão de nota fiscal, antecipação de recebíveis, proteção patrimonial, etc.

Além disso, alguns sistemas de pagamentos são específicos para empresas, pois disponibilizam uma série de ferramentas para o crescimento do seu negócio, como o Asaas.

Todos os produtos do Asaas.

72. Qual a melhor maneira de cobrar um boleto em atraso?

Utilizar a régua de cobrança é a melhor maneira de cobrar um boleto em atraso. Por meio de um fluxo estratégico de ações, a empresa consegue melhorar a comunicação e aumentar a previsão de receita, reduzindo a inadimplência. 

Atualmente, você pode contar com ferramentas que automatizam a régua de cobrança e colaboram com o seu controle de pagamentos, assim como o Asaas.

73. Quanto de juros posso cobrar em um boleto?

Segundo o Código Civil, a cobrança por atraso no pagamento de boletos deve respeitar o limite de 1% ao mês para juros e até 2% sobre o valor da cobrança para multa. Vale ressaltar que essas taxas são aplicadas conforme o tempo de atraso e o valor do boleto. 

Para garantir a regularidade com a legislação, é importante seguir essas diretrizes ao fazer o cálculo de cobrança. 

74. Qual a taxa de juros para boletos em atraso?

Conforme o Artigo 406 do Código Civil, a taxa de juros para boletos em atraso deve respeitar o limite de 1% ao mês e até 2% sobre o valor da cobrança para multa. 

Esta é a taxa máxima permitida por lei na cobrança de juros em operações comerciais. Dentro desse limite, as empresas podem estabelecer suas próprias políticas de cobrança de juros, optando entre uma taxa fixa ou um percentual sobre o valor em atraso.

75. Como calcular o juros de um boleto?

Para calcular juros de boleto, você precisa seguir essa fórmula simples:

J = B * J * T

Onde:

  • J é o valor dos juros a serem cobrados.
  • B é o valor do boleto em atraso.
  • J é a taxa de juros (expressa na forma decimal).
  • T é o período de atraso, em meses.

Por exemplo, suponha que seu boleto custe R$ 1.000 em atraso há 2 meses, com uma taxa de juros de 1% ao mês, o cálculo seria:

J = 1000 * 0,01 * 2 = R$ 20,00

Portanto, os juros seriam de R$ 20,00.

76. Pode cobrar taxa de emissão de boleto do cliente?

Não! O cliente não pode ser cobrado pela taxa de emissão do boleto, quando se refere a pagamentos de produtos ou serviços. A Resolução nº 3.919/2010 do Banco Central estabelece que os custos da emissão de boletos devem ser pagos pela empresa.

É importante seguir essa regra em toda e qualquer situação, para evitar impasses burocráticos à empresa.

77. Quanto tempo para um boleto ser compensado?

Em geral, os boletos podem ser pagos em, no máximo, 3 dias úteis. Esse tempo pode variar conforme a instituição de cobrança e a forma de efetuar pagamento.

  • Boleto pago em agências bancárias ou casas lotéricas: pode ser compensado em até 2 dias úteis. 
  • Boleto pago via internet banking ou aplicativo: pode ser compensado em até 1 dia útil.

78. Como cancelar um boleto gerado?

O processo de cancelar um boleto pode variar conforme a instituição e o emissor de cobrança utilizado. Em geral, as ações que você pode fazer são

  • Acessar o sistema ou aplicativo de cobrança: Se o boleto foi gerado por meio de um sistema ou aplicativo, verifique se há a opção de cancelamento disponível na plataforma.
  • Contate a Instituição Financeira: Você também pode entrar em contato com a instituição financeira que emitiu a cobrança. Eles poderão dar direcionamentos mais específicos sobre o que fazer.

É importante ressaltar que o prazo para o cancelamento de um boleto é definido pela sua instituição financeira e só pode ser feito caso o boleto não tenha sido pago.

79. Como identificar boleto falso?

A identificação de um boleto falso requer atenção aos detalhes e a aplicação de algumas práticas de verificação. Para saber se um boleto é falso, você deve observar:

  1. Código de Barras e Emissor: Verifique os primeiros números do código de barras para ver se correspondem ao banco certo. Faça uma rápida pesquisa para confirmar.
  2. Logo do Banco: Veja se o logo do banco no boleto parece correto e não alterado.
  3. Dados do Beneficiário: Confira se os dados do beneficiário batem com quem você está esperando pagar.
  4. Comunicações por E-mail: Desconfie de e-mails com boletos anexos, principalmente se não estiver esperando. Empresas geralmente enviam links seguros para acessar faturas.
  5. Valor e Data de Vencimento: Verifique se o valor e a data de vencimento estão corretos. Golpistas tentam mudar esses detalhes para enganar você.
Campos de identificação do boleto falso.

Lembre-se de sempre pesquisar sobre as táticas utilizadas por fraudadores, sempre atualizando suas senhas e defesas contra fraudes.

80. Boleto fraudado é responsabilidade do banco?

Os bancos são os responsáveis por proteger seus clientes contra fraudes, mas isso pode variar conforme a situação. 

Se o banco não conseguir evitar a fraude, o cliente pode ter direito a compensação. Por outro lado, se o cliente agiu de forma imprudente ou caiu em golpes de engenharia social, a responsabilidade passa a ser do pagador também.  

Caso você tenha sofrido um golpe, é importante entrar em contato com o seu banco imediatamente e buscar orientação sobre os próximos passos.

81. Como funciona a API de boleto?

Uma API de boleto serve para otimizar o processo de cobrança. Essa tecnologia permite que sistemas de software se comuniquem e interajam com serviços de emissão, processamento e gerenciamento de boletos bancários de forma automatizada.

A API de pagamentos do Asaas, por exemplo, é uma solução completa de gerenciamento de finanças, que facilita o acompanhamento do pagamento. Dessa forma, você ganha mais praticidade para o controle financeiro, mantendo a estabilidade financeira do seu caixa.

Boleto Asaas x boletos em outros bancos.

82. Como cobrar boleto em aberto?

Uma maneira eficaz de cobrar um boleto em aberto é utilizar a régua de cobrança. Essa ferramenta consiste em um conjunto de etapas planejadas para garantir o recebimento do seu pagamento.

Essas etapas podem incluir:

  1. Notificação Inicial: Enviar uma mensagem amigável lembrando o cliente sobre o boleto em aberto e fornecendo informações para facilitar o pagamento.
  2. Lembretes: Enviar lembretes avisando sobre o boleto vencido, destacando a importância do pagamento e oferecendo assistência para resolver possíveis problemas.
  3. Negociação: Oferecer opções de negociação, como parcelamento da dívida ou descontos para pagamentos à vista, para incentivar o cliente a quitar o débito.
  4. Ações de Recuperação: Caso os lembretes não surtam efeito, considerar ações mais assertivas, como entrar em contato por telefone ou enviar cartas de cobrança mais formais.

No Asaas, essa é a régua de cobrança é uma ferramenta automática.  Ou seja, você precisa se preocupar apenas em solicitar a emissão do boleto. Toda a parte de envio e notificação é feita pelo próprio sistema. 

Fluxo completo

83. Como vender por boleto bancário na internet?

Existem diversas formas de vender por boleto na internet. As opções podem variar conforme a instituição de pagamentos utilizada para o recebimento.

No Asaas, por exemplo, você pode vender pela internet por meio de:

Além disso, o Asaas também oferece soluções para gerenciar pagamentos, acompanhar o status da cobrança e organizar finanças

84. Como gerar boletos de cobrança?

Para gerar boletos de cobrança, primeiramente você escolher uma plataforma de pagamentos. Opte por uma plataforma de emissão de boletos que atenda todas as suas necessidades, oferecendo o pagamento por boleto em vendas presenciais e virtuais.

Depois disso, você precisará apenas:

  1. Cadastrar e configurar sua conta: Faça o seu login e faça a integração da plataforma de pagamentos no seu sistema financeiro.
  2. Gerar o boleto: Configure todas as informações sobre a conta, como valor, a data de vencimento e outras informações relevantes para gerar o boleto.
  3. Enviar o boleto ao cliente: Envie o boleto gerado ao cliente por meio de e-mail, mensagem de texto ou outro canal de comunicação conveniente.

Lembre-se de monitorar os pagamentos dos boletos emitidos e gerenciar os pedidos pendentes. Assim, você manterá o controle de suas contas.

Para facilitar essa tarefa, pode procurar um sistema de pagamentos que faça o acompanhamento automático das cobranças, assim como o Asaas. Dessa forma, você terá tempo para dedicar em atividades mais importantes para o crescimento do negócio.

85. Como vender no boleto parcelado e receber à vista?

Para vender no boleto parcelado e receber à vista, é preciso incentivar o pagamento no cartão de crédito. Dessa forma, o banco fica encarregado de pagar a dívida do cliente à vista, enquanto o cliente paga a fatura do cartão ao banco.

Isso pode ser feito por meio das plataformas de pagamento online, para receber pela internet, ou por meio do aplicativo Cobrar Agora do Asaas, para vendas presenciais.

86. Qual é o melhor aplicativo para gerar boleto?

O Asaas é o melhor aplicativo para gerar boletos. Além de ser uma conta digital completa para empresas, ele oferece diversos serviços que podem ajudar no crescimento do seu negócio, permitindo que você venda mais e expanda suas operações financeiras.

Por meio do Asaas você pode:

  1. Criar diversos tipos de cobranças: receba pagamentos por boleto, Pix ou cartão em suas assinaturas, mensalidades ou cobranças avulsas, à vista ou parcelado.
  2. Notificação de cobrança automática: o sistema Asaas manda mensagens de cobranças personalizadas e automatizadas aos clientes, facilitando o seu recebimento.
  3. Criar link de pagamento: por meio do link de pagamento, é possível encaminhar a cobrança de boleto aos clientes por meio de mensagens online.
  4. Fazer pagamento de Contas: O Asaas permite que você pague suas contas diretamente pelo sistema, garantindo facilidade no gerenciamento de suas finanças.
  5. Solicitar antecipação de Recebíveis: A antecipação é a linha de crédito mais segura e funcional para manter a liquidez do seu fluxo de caixa.
  6. Emissão de Nota Fiscal: Essa função é essencial para estar em dia com as obrigações fiscais da sua empresa, sendo feita de forma automatizada através do aplicativo e plataforma do Asaas.

Essas são apenas algumas soluções que você encontra disponíveis no Asaas. Além de ferramentas de gestão financeira, você também tem todo suporte necessário para garantir o crescimento estável da empresa

Funções da plataforma de emissão de boletos.

87. Qual é a conta digital que emite boleto?

O Asaas é uma conta digital que emite diversos tipos de boletos: avulso, parcelado e por assinatura, com QR code ou código de barras. Por meio dela, você tem acesso a soluções que facilitam vendas físicas e online, de forma prática e segura.

Entre as funcionalidades do Asaas, estão:

  • cobranças via boleto bancário, link de pagamento, cartão de crédito e débito;
  • envio de notificações de pagamento via e-mail e SMS;
  • pagamento de contas;
  • máquina de cartão no celular;
  • emissão de notas fiscais de serviço;
  • antecipação de recebíveis;
  • cadastro de clientes.

Todas as funcionalidades do Asaas foram pensadas para reduzir o trabalho manual e otimizar o trabalho das empresas, com automação e agilidade.

88. Quais são as vantagens do boleto Asaas?

O Asaas é uma conta digital completa para empresas. Entre as vantagens que o boleto Asaas oferece, estão:

  1. Diversidade de boletos emitidos: Com o Asaas, você pode emitir seus boletos avulsos com QR code, parcelados ou recorrentes.
  2. Juros Menores em Caso de Atraso: As taxas por atraso no Asaas são menores em comparação com outras modalidades, proporcionando maior tranquilidade em casos de imprevistos.
  3. Notificações e Comunicação Eficiente: O Asaas mantém os clientes em alerta sobre as cobranças com uma comunicação direta
  4. Facilidade com Planos Customizáveis: O boleto Asaas permite fácil adaptação de planos de assinatura, possibilitando a adição de serviços extras, juros e multas de forma automática.
  5. Negociação e Descontos: O boleto bancário possibilita a oferta de descontos para clientes, incentivando a fidelização e o pagamento rápido por meio das promoções.
  6. Controle da Inadimplência: O boleto bancário, integrado ao sistema do Asaas, ajuda a diminuir a inadimplência ao permitir consulta de crédito, aplicação de notificações e adoção de estratégias de cobrança.

O uso do boleto Asaas pode ser benéfico para empresas que buscam praticidade, flexibilidade e controle nas operações de cobrança. 

Se você ficou interessado em ter essa solução dentro da sua empresa, abra a sua conta digital Asaas agora mesmo!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.