Toda empresa pode enfrentar situações financeiras desafiadoras, gerando a necessidade de conseguir recursos para manter o equilíbrio do fluxo de caixa. Isso pode acontecer por vários motivos, como gastos inesperados, contas maiores que o previsto ou baixa nas vendas.
Para auxiliar nesses momentos, existe uma modalidade de crédito que oferece uma alternativa às linhas tradicionais, com taxas mais atrativas: a antecipação de recebíveis.
Porém, essa modalidade possui várias especificidades. A seguir, explicaremos o que é antecipação de recebíveis, suas especificidades, como funciona e onde solicitá-la!
Navegue pelo conteúdo
O que é antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis é a disponibilização, de forma antecipada, de valores que a empresa receberia em uma data futura. É oferecida por instituições financeiras e de pagamentos.
Por exemplo, se um cliente faz uma compra parcelada, os valores das parcelas serão liberados para a empresa somente em datas futuras. Mas, com antecipação, a empresa pode solicitar esses calores antes, mediante ao pagamento de uma taxa pelo serviço.
Segundo estudo do Serasa, 4 em cada 10 micro, pequenas e médias empresas no Brasil recorrem à antecipação dos recebíveis das vendas no cartão frequentemente.
É comum que o conceito de antecipação de recebíveis seja confundido com outros semelhantes, como empréstimos. Esclarecemos essa diferença a seguir.
Qual a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimos?
A antecipação de recebíveis adianta os valores que a empresa já tem a receber. O processo é feito por instituições financeiras, com o pagamento de taxas administrativas geralmente mais acessíveis.
Neste caso, os recebíveis podem ser provenientes de diversos meios, dependendo da cobrança a ser antecipada e dos serviços oferecidos pelas instituições. No entanto, os valores a serem antecipados ficam limitados aos recebíveis futuros da empresa.
Por se tratar de um valor que a empresa já receberia, mas em um momento futuro, essa transação possui um menor risco para a instituição credora.
Por outro lado, o empréstimo empresarial funciona diferente. É um valor que o solicitante não possui, mas o banco ou instituição financeira disponibiliza por um determinado período. Por oferecer um risco maior de inadimplência para a credora, há uma cobrança de juros mais elevada.
Porém, nos empréstimos, é possível obter um valor de crédito maior, dependendo da capacidade e histórico do negócio.
Quais os tipos de recebíveis?
Existem diversos tipos diferentes de recebíveis. A solicitação da antecipação e recebimento de crédito para empresas dependerão do tipo de venda realizada.
Ou seja, diferentes meios de pagamento resultam em solicitações de antecipação de recebíveis distintas. Confira abaixo as principais modalidades de recebíveis:
- Antecipação de boletos: permite antecipar o valor de boletos avulsos ou a prazo, como carnês.
- Antecipação de recebíveis de cartão de crédito: possibilita receber imediatamente os valores de vendas feitas no cartão, sejam à vista ou parceladas. Bastante utilizada, uma vez que o prazo médio de compensação de compras via cartão é de 32 dias.
- Antecipação de duplicatas: voltada a empresas que emitem duplicatas mercantis como forma de cobrança. Essas duplicatas podem ser cedidas a uma instituição financeira para obter crédito imediato, funcionando como garantia da operação.
- Antecipação de cheque: embora menos comum hoje em dia, ainda é possível antecipar cheques pré-datados. A empresa entrega os documentos à instituição financeira, que antecipa o valor, descontando as taxas aplicáveis.
Como funciona a antecipação de recebíveis?
O processo de adiantamento exige que a empresa possua algum tipo de recebível futuro para, então, solicitar a antecipação à instituição.
Para optar pelo processo, a empresa deve analisar a situação do fluxo de caixa. Caso considere uma medida necessária, solicita a antecipação à instituição financeira.
Neste processo, a empresa decide vender seus direitos sobre o recebimento futuro para a instituição financeira, em troca do adiantamento dos valores.
A instituição, por sua vez, analisa o histórico de transações e crédito do negócio, para se certificar de que a antecipação será segura para ambas as partes. A partir dessa análise, decide pela aprovação ou reprovação da solicitação.
Após a liberação, a empresa recebe os recebíveis antecipadamente, pagando apenas as taxas administrativas e juros referente à operação.
É possível solicitar a antecipação em bancos tradicionais ou em fintechs. O Asaas, por exemplo, enquanto instituição financeira, oferece condições únicas para liberação do dinheiro antecipado.
Quanto custa antecipar recebíveis?
Os valores das taxas de antecipação podem variar em cada instituição financeira, considerando também o tipo de recebível a ser adiantado.
É possível encontrar taxas que variam de 1% a 6%. No entanto, essa é uma média indicativa, que pode mudar dependendo de diversos fatores, como:
- Risco do solicitante;
- Volume do recebível;
- Histórico de crédito da empresa;
- Relacionamento com a instituição finanaceira.
O Asaas, alcançou a marca de mais de R$ 1,25 bilhões em volume antecipado, em 2024. E já ultrapassou R$ 2 bilhões em 2025.
Referência no mercado, possui taxas acessíveis e processo facilitado. Veja as taxas do Asaas.
Vale a pena antecipar recebíveis?
Em algumas ocasiões, a empresa necessita de liquidez para realizar movimentações, investir em infraestrutura ou fechar melhores contratos com fornecedores.
Sem recursos, perde oportunidades ou não consegue manejar financeiramente as atividades rotineiras, o que pode gerar problemas mais graves.
Portanto, o adiantamento de recursos pode ser muito importante para o sucesso e crescimento do negócio, e para a obtenção de capital de giro.
Por ser uma linha de crédito com taxas mais acessíveis, garante os recursos necessários, sem que haja grande prejuízo financeiro.
Por isso, a depender da situação, vale a pena antecipar os recebíveis em vez de esperar pela compensação futura dos recursos. Ou, ainda, solicitar outras linhas de crédito.
No entanto, é importante ressaltar que, para entender se essa movimentação será benéfica ao caixa empresarial, é preciso consultar uma contabilidade para empresas.
Passo a passo de como antecipar recebíveis
Ainda que as fintechs ofereçam muitas vantagens em comparação com bancos e instituições tradicionais, existem diversas opções de plataformas de pagamento.
Por isso, é importante pesquisar e entender qual é a mais vantajosa para a empresa. Neste processo, compare as taxas praticadas, o relacionamento com o cliente, os meios de pagamento oferecidos, além de outros recursos da plataforma.
Por exemplo, os clientes Asaas, além de conseguirem antecipar os recebíveis, contam com diversas das tecnologias inovadoras, que transformarão a gestão financeira empresarial.
Seja no e-commerce, vendendo pelas redes sociais ou em loja física, a plataforma oferece recursos para automatizar o dia a dia.
Antecipe recebíveis com o Asaas
A antecipação de recebíveis do Asaas está disponível para cobranças à vista e parceladas, via cartão de crédito e boleto.
A solicitação pode ser feita em contas de pessoa física e jurídica, de maneira manual, em cada fatura, ou automática, na criação. No entanto, as taxas e critérios para cada uma variam.
No Asaas, o processo inclui uma consulta aos serviços de proteção ao crédito e ao histórico interno de vendas da empresa.
Além disso, é possível solicitar antecipação de cobranças realizadas por dois meios de pagamento, via boleto ou cartão de crédito.
Porém, é necessário que pré-requisitos tenham sido cumpridos para dar início à análise interna de crédito (prazo de 2 dias úteis para cartão e 3 para boleto), que definirá a aprovação ou a reprovação do adiantamento.
Entre os pré-requisitos, podemos citar que pessoas jurídicas devem ter o cadastro totalmente aprovado e ter feito alguma transferência na conta digital Asaas.
Para pessoas físicas, os critérios variam a depender do tipo de recebível antecipado. Vale lembrar que podem existir outros critérios envolvidos na análise interna da empresa, a depender de cada caso.
Além disso, também é possível simular o valor da antecipação. Seja no ato da criação da cobrança, já deixando a antecipação agendada após o pagamento, ou entrando manualmente em faturas já existentes.
Todo o processo é feito em poucos cliques e, após a aprovação, o dinheiro fica disponível na conta em até 4h.
Usufrua agora de todas as vantagens de realizar a antecipação de recebíveis no Asaas!