O que é uma fintech? Impacto na gestão financeira empresarial

por Gestão de Negócios

Publicado em 6 de julho, 2023 | Atualizado em 13 de março, 2024

Com o avanço da tecnologia os modelos de atuação das empresas estão em constante mudança. Novos termos surgem, conforme soluções se tornam indispensáveis para a economia e a rotina financeira.

As fintechs estão entre essas empresas que se popularizaram nos últimos anos e ainda geram muitas dúvidas sobre seu modelo de funcionamento e atuação.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é uma fintech e como esse modelo de empresa pode ser importante para seu negócio, trazendo vantagens para você. Continue lendo!

O que é uma fintech?

Fintechs são empresas que usam tecnologia para oferecer soluções financeiras inovadoras. Seu nome é justamente a fusão dos termos “finance” e “technology”, finanças e tecnologia, em inglês.

Esse modelo de negócio tem como objetivo simplificar e democratizar o acesso a serviços financeiros por meio de tecnologias como inteligência artificial, análise de dados e automação. 

Quais são os tipos de fintechs?

As fintechs são ágeis, centradas no cliente e têm presença online forte. Elas oferecem pagamentos digitais, empréstimos, gestão financeira, investimentos automatizados e muito mais – dependendo do seu modelo e segmento.

Entenda mais quais são os tipos de fintechs mais populares:

1. Fintechs de crédito ou empréstimo

Fintechs de empréstimo e créditos são empresas voltadas para oferecer dinheiro aos seus clientes, com condições competitivas e taxas menores. 

Atuando em uma estrutura enxuta, esse modelo de negócio consegue realizar análises de crédito a partir de soluções tecnológicas para aumentar a dinâmica dos serviços financeiros oferecidos.

2. Fintechs de crowdfunding

De forma semelhante, os crowdfunding também são estruturas de negócio que visam financiar projetos. 

Semelhante a empresa Catarse, esse modelo de negócio permite que clientes disponibilizem projetos para serem financiados por um público. A fintech disponibiliza a plataforma e recebe parte dos valores dos projetos financiados.

3. Fintechs de controle financeiro

O controle financeiro é uma etapa muito importante para qualquer nicho de empresa. 

Por isso, muitas fintechs surgiram para solucionar essa demanda e tornar a administração de recursos mais simples para empreendedores de todas as áreas. 

O controle de despesas, fluxo de caixa, capital de giro, recebíveis e outras demandas podem ser operacionalizadas através desse tipo de fintech. 

O Asaas, por exemplo, oferece diversas soluções voltadas para ajudar empresas a otimizarem seus processos de gestão e controle financeiro.

4. Fintechs de investimento

Seguindo o mesmo propósito de tornar a administração de recursos das empresas mais simples, as fintechs de investimento também surgiram com o propósito de facilitar os investimentos. 

Esse modelo otimiza as funções de uma corretora de valores, oferecendo uma experiência digital de investimentos mais acessível e dinâmica.

5. Fintechs de moedas digitais

As criptomoedas valorizaram nos últimos anos, ainda mais com o aumento de recursos trazidos pelo blockchain e a internet das coisas.

 E com a popularização dessas soluções, também surgiram fintechs especializadas em ajudar clientes nas transações de moedas digitais – como as Bitcoins ou mesmo os NFTs.  

O propósito desse modelo de empresa também está em tornar mais fácil as transações desse tipo de investidor, assim como na orientação e suporte para solucionar problemas, já que esse modelo de operação ainda gera muitas dúvidas no grande público.

6. Fintechs de pagamento

Por fim, as fintechs de pagamento são aquelas destinadas a auxiliar pessoas físicas e empresas a facilitarem sua rotina de pagamentos. 

Para empresas, esse modelo de fintech facilita a rotina de pagamentos, tornando sua empresa mais acessível para oferecer soluções aos clientes, receber recursos e efetuar cobranças.

Além disso, fintechs de pagamento também podem oferecer plataformas completas e possibilidade integração, tornando sua loja ou ambiente virtual mais capacitado para receber clientes e vender mais e melhor.

Qual é a diferença entre fintech, startup e banco digital?

Embora sejam termos semelhantes, a fintech se diferencia dos bancos digitais e das startups. Conforme já comentamos, as fintechs são empresas de inovação, que trazem novos modelos de negócios, mas focados no universo financeiro.

Por outro lado, bancos digitais e startups possuem outras funções. Confira:

Startup

Geralmente, startups são impulsionadas pela tecnologia e têm o potencial de crescer rapidamente. 

Elas são caracterizadas pela busca de um modelo de negócios repetível e escalável, com foco em criar produtos ou serviços que atendam a demandas de mercado ainda não totalmente exploradas. 

Startups frequentemente operam em condições atípicas e buscam obter financiamento de investidores para desenvolver suas ideias e expandir suas operações.

Banco digital

Geralmente, os bancos digitais são uma extensão de instituições financeiras estabelecidas

Um banco digital é uma instituição financeira que oferece serviços bancários tradicionais, como contas correntes, cartões de crédito, empréstimos e investimentos, porém, de forma totalmente online. 

Uma fintech também pode oferecer essas funções, mas ela é voltada para otimizar os processos financeiros através da tecnologia. Sendo assim, uma fintech sempre agrega uma solução inovadora e não precisa estar vinculada às instituições bancárias tradicionais.

Qual o motivo do sucesso das fintechs?

Em grande parte, fintechs são famosas pelo foco na novidade. Afinal, essas empresas impulsionam a inovação no setor financeiro, transformando a forma como as pessoas lidam com suas finanças. 

Além disso, o modelo de fintechs proporciona maior conveniência, acessibilidade e inclusão financeira, desafiando as instituições financeiras e de pagamentos tradicionais a melhorarem seus sistemas.

Por isso, as fintechs são boas opções para empresas emergentes e que demandam soluções inovadoras para escalar seus negócios.

Quais serviços as fintechs oferecem?

Os tipos de serviço que são oferecidos por uma fintech dependem do modelo de negócio no qual ela está inserida. 

Porém, as soluções trazidas pela fintech são voltadas em oferecer custos mais baixos, maior praticidade e redução das burocracias. As fintechs podem automatizar soluções e tornar sua gestão financeira mais simples.

O principal diferencial das fintechs está no foco na experiência do usuário. Afinal, elas precisam se consolidar dentro de um nicho e inovam para entregar mais valor aos clientes.

Quais as vantagens das fintechs?

Agora que já explicamos como funcionam as fintechs e quais são as soluções trazidas por ela, precisamos explicar quais são as vantagens que esse modelo de negócio pode trazer para sua empresa.

Conforme já explicamos, existe mais de um formato de fintechs. Cada empresa pode se posicionar dentro do mercado para atingir uma determinada demanda dos consumidores.

Porém, é possível elencar algumas práticas que estão presentes em quase todo tipo de empresa do campo da tecnologia e finanças. Confira:

Maior apoio da tecnologia

As fintechs funcionam apoiadas em soluções de tecnologia – ou seja, a inovação é uma fonte para a melhoria de processos e otimização de demandas. Sendo assim, as fintechs ajudam a melhorar o formato tradicional dos processos.

Independente da área, sendo inovação para investimentos, pagamentos ou gestão financeira – as fintechs tendem a oferecer novas práticas para solucionar as principais demandas desses setores.

Maior segurança

Com o cenário digital cada dia mais forte, uma das demandas mais recorrentes dos clientes é pela segurança. 

Afinal, golpes digitais estão cada vez mais comuns. Sendo assim, as fintechs também visam resolver problemas de segurança de dados.

Redução da burocracia

O Brasil é um país famoso pela sua alta carga de burocracias, que engessam os processos e tornam o dia-a-dia empresarial menos eficiente. 

Por isso, as empresas focadas em inovação possuem soluções para contornar a burocracia e tornar as rotinas mais dinâmicas.

Um exemplo disso é o sistema do Asaas, que permite a emissão de notas fiscais com mais agilidade, melhorando as obrigações fiscais do seu negócio em dia.

Preços e ofertas mais competitivas

Como forma de compensar as estruturas mais consolidadas de outras empresas, as fintechs possuem um custo benefício maior – especialmente por serem empresas mais recentes e precisam se destacar no mercado.

Além disso, por terem processos que focam em facilitar as estratégias financeiras dos seus clientes, as fintechs são estruturadas para oferecer condições mais acessíveis. O melhor serviço pelo menor preço.

Atendimento mais próximo

As fintechs também entendem que a experiência do cliente é um dos fatores mais importantes para se destacar no mercado e consolidar uma posição de valor entre os consumidores.

Por isso, o atendimento ao cliente feito de maneira mais próxima e com cuidado aos detalhes é um diferencial entre as empresas de finança e tecnologia.

As fintechs são seguras?

Uma das dúvidas mais frequentes entre empreendedores que têm contato com as fintechs é sobre a segurança que essas empresas possuem. Afinal, muitas delas tem pouco tempo de mercado, o que pode causar dúvidas entre o público.

Porém, é possível afirmar que a segurança é um dos pilares das fintechs. Afinal, essas empresas também utilizam as principais tecnologias para manter soluções antifraude e possibilitar que suas atividades operem com segurança.

O Asaas é uma fintech?

Sim, o Asaas é uma fintech voltada para facilitar a gestão financeira das empresas. Porém, além disso, o Asaas é uma conta digital completa e plataforma de pagamentos – com recursos muito importantes para que as empresas possam vender cada vez mais.

Com o Asaas, seu negócio pode focar em aumentar as vendas e cuidar das demandas estratégicas, enquanto o Asaas automatiza funções recorrentes e ajuda a potencializar seus resultados.

Como fintech, o Asaas permite que sua empresa agregue várias funções fundamentais para uma boa rotina financeira. Essas soluções se estendem desde o cadastro de clientes até as notificações de cobrança.

Por isso, confira um pouco de tudo que o Asaas pode agregar para seu negócio:

Meios de pagamento

Com o Asaas você pode oferecer os principais meios de pagamento dentro da sua loja. A variedade dos métodos de pagamento é um fator fundamental para que seu cliente possua autonomia para realizar as compras.

Dentro do funil de vendas, não adianta o cliente passar por todas as etapas de descoberta e consideração, para não encontrar o método necessário para converter no final. Sendo assim, é muito importante que sua empresa disponha os principais meios como:

Pix

O Pix é a solução de pagamento mais utilizada no Brasil. Ele permite pagamentos instantâneos e muito práticos, oferecendo mais autonomia para seu cliente e melhorando seu fluxo de caixa

Sendo assim, o Pix e suas variações, como QR Code, é essencial para manter a saúde financeira da sua empresa.

Cartão de débito e crédito

Por outro lado, o cartão de débito e crédito é uma solução que amplia sua base de clientes, já que permite pagamento parcelado e não utiliza saldo imediato dos consumidores. 

Assim, os clientes podem parcelar valores mais altos das compras, aumentando as chances de conversão.

Boleto Bancário

O boleto é considerado um meio de pagamento muito seguro e consolidado pelos clientes. 

Além disso, o boleto também abrange consumidores desbancarizados e clientes que têm medo de golpes – muito frequentes nos cartões de crédito.

Integração de recursos via API

As API de pagamento são recursos que podem ser implementados na sua empresa através do Asaas. Com elas, seu site ou loja virtual consegue aumentar a quantidade de ferramentas que podem ser oferecidas para seus clientes.

Recursos que melhoram a experiência do consumidor, como one click buy, split de pagamento ou mesmo o checkout transparente. Todos os recursos podem ser aplicados através do padrão REST e podem aumentar a eficiência do seu processo de vendas.

Automatização de processos

O Asaas permite que sua empresa automatize processos para aumentar a eficiência das suas atividades. Assim, você pode permitir que sua equipe foque nas demandas mais importantes, enquanto o Asaas cuida das atividades mais burocráticas.

Você pode automatizar as emissões de notas fiscais, notificar clientes da necessidade de pagamento, negativar os clientes e outras funções importantes.

Conta digital completa

Por fim, o Asaas é uma conta digital com muitos recursos para seu dia-a-dia. Sua empresa pode receber recursos com facilidade, efetuar pagamentos e transferências. 

Além disso, também pode cobrar seus clientes através de uma régua de cobranças ou negativar caso haja necessidade.

O Asaas permite que você mantenha uma gestão financeira estratégica e competente, sendo sua maior parceira para manter uma boa saúde financeira.

Quer saber sobre todos os recursos que o Asaas oferece como fintech e conta digital? Conheça o Asaas e abra a sua conta digital para empresas!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.