Negócio escalável: 6 maneiras de fazer cobrança em larga escala

Por Piero Contezini
Publicado em 6 de dezembro, 2021 | Atualizado em 30 de agosto, 2022

Tornar um negócio escalável pode ser um grande desafio, especialmente se a empresa ainda não conta com processos automatizados. É necessário estar atento às tendências do mercado e às novas possibilidades de cobranças e pagamentos, buscando agilidade e eficiência nas rotinas financeiras para que a gestão tenha condições de focar no crescimento.

A falta de um bom sistema de cobrança, por exemplo, pode levar a empresa a não ter recebimentos nas datas esperadas e, consequentemente, atrasar pagamentos de fornecedores e funcionários, prejudicando também o investimento em novas soluções.

Ou seja, processos financeiros não automatizados podem gerar uma “bola de neve” negativa, que impede a escalabilidade do negócio. Além disso, para empresas que precisam fazer um número muito grande de cobranças, é impossível realizar todo o processo manualmente. 

Quer saber como sair dessa rotina e dar passos mais certeiros em direção a um negócio escalável? Confira essa lista que preparamos das 6 melhores possibilidades para fazer cobranças em larga escala.

6 possibilidades para implementar nas cobranças e tornar o seu negócio escalável

Por mais que a preocupação com o pagamento seja, em grande parte, responsabilidade do cliente, as empresas precisam estar atentas ao índice de inadimplência. De acordo com dados da Boa Vista, entre março e abril de 2021, o número de brasileiros endividados subiu 5,1%. Em comparação com o mesmo período no ano passado, o aumento foi de 5,8%.

Por isso, é essencial contar com soluções que contribuam com a cobrança e o gerenciamento de recebimentos e pagamentos de forma automatizada e integrada. Confira 6 possibilidades que podem ser utilizadas na sua empresa com o objetivo de tornar o negócio escalável:

1. Integração por meio de API

Para garantir um negócio escalável, também é fundamental integrar seu ERP, site ou outro sistema financeiro com o seu emissor de cobranças por meio de API.

API é um conjunto de instruções e padrões de programação para acesso a um aplicativo ou software. Através de códigos gerados pela API, é possível que sistemas externos ou sites se conectem ao sistema original. Permite a comunicação e a troca de informações entre dois ou mais sistemas.

Dessa forma, se na sua empresa são usadas diferentes soluções para os processos financeiros, é possível integrar tudo. Por exemplo, todas as funcionalidades do seu emissor de cobranças podem ser usadas dentro do seu próprio sistema ou website.

Assim, deixa de ser necessário que o usuário acesse mais de uma plataforma para realização de funções como cadastrar cliente, cobranças, transferências etc. Ou seja, mais uma vez, a automatização de processos contribui para um negócio escalável.

2. Infraestrutura white-label

Outra possibilidade que auxilia a tornar o negócio escalável é usar uma infraestrutura de pagamentos por trás do seu próprio sistema, conhecida como white-label. Significa que a empresa usa um emissor de pagamentos para as operações, mas ele fica oculto.

Esse é um recurso geralmente utilizado por grandes empresas para contas de recebimento (pagamento de profissionais, comissões etc).

3. Divisão de recebíveis automatizada

Um recurso importante para empresas que trabalham com comissão e não querem perder tempo com cálculos manuais é automatizar a divisão de recebíveis.

O split de pagamento permite que um valor fixo ou percentual de uma cobrança seja automaticamente direcionado para outra conta. No Asaas,  por exemplo, não há limitações da quantidade de carteiras de destino. Então, um valor recebido pode ser dividido entre diversas contas ao mesmo tempo.

4. Tokenização

Mais uma maneira de tornar o negócio escalável é armazenar o cartão de crédito do cliente, de forma segura, para que ele possa comprar novamente com um único clique. O processo é conhecido como Tokenização ou One Click Buy.

Todas as informações do cartão de crédito do pagador são transformadas em um token criptografado que pode ser armazenado pela empresa para ser usado em novas transações do mesmo pagador, sem que ele precise preencher os dados novamente.

5. Gerenciamento de subcontas

Uma opção que pode ser vantajosa, especialmente para franqueadoras, é o gerenciamento de subcontas, permitindo que os parceiros também usem o emissor de cobranças.

As subcontas são criadas via API por um parceiro integrado. Dessa forma, a empresa pode criar contas para todos os seus franqueados para que eles também usem a plataforma, podendo emitir boletos individuais no próprio nome.

6. Gateway de pagamento conectado ao e-commerce por plugins

Para e-commerces, também é possível conectar um gateway de pagamento em poucos minutos através de plugins

O gateway de pagamento tem a função de integrar a loja online com o cliente, a bandeira de cartão de crédito e o banco na hora de concluir a transação de uma compra.

Já os plugins são módulos de extensão que podem ser instalados para criar e manipular funcionalidades de maneira facilitada. O Asaas possui plugins para as plataformas WooCommerce e Magento, permitindo que seja utilizado como gateway por empresas que usam essas ferramentas.

Diferente da API, a instalação de plugins não requer conhecimento em desenvolvimento e pode ser instalada e configurada facilmente por qualquer pessoa.

Todas essas possibilidades contribuem para tornar o seu negócio escalável, porque permitem que vários processos sejam automatizados — essencial para empresas que trabalham com um grande volume de pagamentos diária ou semanalmente.

Com o Asaas, todo o processo de cobrança pode ser realizado na mesma plataforma, incluindo a emissão e o envio da nota fiscal, o envio de mensagens para o cliente e até mesmo a consulta no Serasa ou a negativação.

Também são disponibilizados: cartão de crédito, antecipação de pagamentos, pagamentos pelo celular (sem maquininha) e uma conta digital gratuita!

Quer saber mais sobre como o Asaas pode te ajudar a escalar o seu negócio? Crie uma conta grátis e experimente a nossa plataforma de cobranças.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas