Qual é a melhor plataforma de antecipação de recebíveis?

por Antecipação de recebíveis

Publicado em 21 de junho, 2022 | Atualizado em 3 de novembro, 2023

Uma plataforma de antecipação de recebíveis é responsável por adiantar o recebimento de um valor, que vencerá em uma data futura. Ou seja, se sua empresa tem débitos programados, você poderá retirar esse valor antes do pagamento da dívida.

Nesse caso, para não gerar riscos ao negócio, é importante escolher uma plataforma de antecipação que ofereça soluções financeiras de forma eficiente, prática e segura

Para te auxiliar nesta tarefa, vamos te mostrar o que uma boa plataforma de antecipação de recebíveis deve ter. Assim, você saberá quais as possibilidades de serviços podem ser ofertadas por esse sistema.

Como funciona uma plataforma de antecipação de recebíveis?

A antecipação é um tipo de linha de crédito, proporcionando o recebimento das cobranças antes do prazo de compensação. A ferramenta auxilia as finanças empresariais, trazendo maior fluxo de caixa, evitando dívidas

Cada plataforma tem suas próprias regras quanto à antecipação. No Asaas, por exemplo, quando esse serviço é solicitado, é necessário primeiro passar por uma análise interna. Partindo dessa avaliação, será possível saber se o pedido foi aprovado ou não. 

Nessa análise, são observadas informações como: faturamento, restrições no Serasa, índice de inadimplência, atividades econômicas, entre outros dados pedidos pela instituição. Tudo isso para garantir a segurança da sua conta e a da própria empresa. 

Qual a diferença entre empréstimo e antecipação de recebíveis?

Diferente do empréstimo, na antecipação de recebíveis sua empresa não precisará pagar pelo dinheiro antecipado. Como aquele pagamento já é seu, não há juros ou parcelas para pagar posteriormente.

Vale ressaltar que, geralmente, as empresas que oferecem esse serviço cobram uma taxa pela antecipação. A forma e o valor da taxa aplicada varia conforme a instituição envolvida. Por isso, lembre-se de verificar todas as condições de uso para a antecipação.

No Asaas, por exemplo, a taxa de antecipação de recebíveis é mínima e, abrindo uma conta digital PJ, você consegue usufruir de outros benefícios gratuitos. 

Quais recebíveis podem ser antecipados?

Ainda que tenha uma diversidade de opções, não são todos os tipos de pagamentos que podem ser antecipados. Geralmente, os métodos aceitos nesses serviços são os que ficam como pendentes, ou seja, que tem previsão de pagamento.

Assim, podem ser antecipados os recebíveis dos seguintes pagamentos:

A instituição realiza avaliação de crédito antes de validar a antecipação?

Para que sua empresa consiga a antecipação, é necessário que a instituição financeira faça uma análise de crédito para avaliar se a operação pode ser feita. Nesse caso, a empresa e o cliente são avaliados, independente da forma de pagamento.

Além de prevenir golpes e fraudes, esse método ajuda a garantir que o pagamento seja efetuado, colaborando com a organização das cobranças da sua empresa.

O que acontece se o cliente da empresa não pagar o título?

Caso não haja pagamento, a plataforma de antecipação de recebíveis entra em contato para determinar o melhor caminho para resolver a situação. Vale lembrar que cada sistema tem suas próprias regras para essa situação. 

No Asaas, quando o cliente realiza o pagamento o status é ajustado para “Pago”. Se não for quitado fica como “Pendente” e o valor é debitado do seu saldo. 

Antecipar recebíveis pode ajudar no capital de giro?

Ao solicitar a antecipação de recebíveis, sua empresa estará disponibilizando mais recursos para investimentos ou pagamento de dívidas. Por não se tratar de um empréstimo, fora a taxa aplicada, não será necessário pagar pelo valor retirado.

Essa é uma boa alternativa porque não retira dinheiro do seu fluxo de caixa, auxiliando no capital de giro e trazendo maior estabilidade financeira ao seu negócio.

Quem pode antecipar recebíveis?

A antecipação de recebíveis pode ser feita por qualquer empresa que deseja incrementar o fluxo de caixa e o capital de giro do negócio. Para realizar a antecipação de dinheiro, a  empresa deve ter pagamentos pendentes, seja no boleto ou cartão de crédito.

Essa ferramenta costuma ser utilizada por empresas quando precisam de dinheiro em uma situação específica. Entretanto, ela deve ser feita com base em um bom plano de finanças, visto que usar apenas essa modalidade pode ser prejudicial para a empresa.

Qual a taxa para antecipação de recebíveis?

As taxas, os juros e os critérios para realização do processo podem variar conforme a empresa de antecipação de recebíveis escolhida.  Por isso, é necessário comparar as opções para descobrir a solução ideal para você.

No Asaas, por exemplo, a taxa é compatível com o mercado e pode variar conforme o método de pagamento escolhido. Além disso, a compensação do valor solicitado também muda conforme o tipo de cobrança.

Antecipação de boletos 

Poucas empresas oferecem a possibilidade de antecipação de boleto, mas este é um dos diferenciais do Asaas. Neste caso, a taxa média aplicada pelas plataformas é de 5 a 7% ao mês, com a tempo de compensação de:

  • Pessoa jurídica: 45 dias após a 1ª transferência (TED ou Pix);
  • Pessoa física: 90 dias após a 1ª transferência (TED ou Pix).

Antecipação de compras parceladas no cartão de crédito

No caso da antecipação de cartão de crédito, a taxa difere conforme a forma escolhida. À vista a taxa média praticada pelas plataformas é de 2 a 4% ao mês e para parcelamentos é de 2 a 5% ao mês. Neste caso, o processo de compensação funciona da seguinte forma:

  • Pessoa jurídica: basta ter o cadastro aprovado;
  • Pessoa física: 45 dias após a 1ª transferência (TED ou Pix).

Com o Asaas você antecipa o recebimento pagando as menores taxas do mercado. Só na plataforma de antecipação de recebíveis do Asaas você consegue antecipar pagando a partir de 2% ao mês!

Quais são as vantagens de usar uma plataforma de antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é vantajosa por diversos motivos. Além de colaborar com seu fluxo de caixa, também ajuda na saúde financeira do seu caixa. Dentre as maiores vantagens que essa ferramenta pode trazer, estão:

Taxas mais atrativas

Além de não gerar pendências futuras, a antecipação de recebíveis traz taxas mais atrativas que outras operações de crédito, como o empréstimo. Por meio dela, sua empresa pode quitar dívidas ou agregar mais investimentos em pouco tempo.

Nesse sentido, é importante comparar as taxas na plataforma de antecipação de recebíveis, para que você escolha a mais vantajosa.

Menor impacto na inadimplência

Outra vantagem está no cumprimento dos prazos financeiros da empresa. É possível utilizar o valor da antecipação para o pagamento das despesas fixas da empresa. Assim, você evitará pagar multas e juros por atraso.

Da mesma forma, quando você utiliza uma plataforma de antecipação de recebíveis, assim como o Asaas, obtém recursos como os lembretes de pagamento aos clientes. Dessa forma, sua empresa ganha auxílio nas cobranças, diminuindo a inadimplência .

Ganho de liquidez

Ao usar uma plataforma de antecipação de recebíveis você ganha mais liquidez, tendo mais oportunidade de investimento e negociação com o mercado. Assim, é possível seguir um bom plano de negócio, permanecendo com a saúde financeira da empresa estável.

No Asaas, você conta com outros recursos que podem potencializar a gestão financeira. Por meio de indicadores e relatórios, você terá uma visão mais ampla sobre os valores antecipados e o status de cada cobrança, garantindo maior controle das finanças.

Como antecipar recebíveis?

Para antecipar seus recebíveis, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Escolher uma plataforma ou instituição financeira: lembre-se de pesquisar diferentes opções, comparar taxas, termos e reputação da empresa no mercado.
  1. Cadastro e análise de crédito: Ao se cadastrar é comum que a empresa peça dados sobre sua empresa, histórico de vendas, clientes e outros detalhes relevantes. Assim, ela conseguirá avaliar sua capacidade de pagamento e risco.
  1. Selecione os recebíveis: Escolha os recebíveis que deseja antecipar. Isso pode incluir faturas pendentes, vendas a prazo ou outros tipos de pagamentos futuros.
  1. Avaliação dos recebíveis: A plataforma ou instituição avaliará os recebíveis selecionados para determinar o valor que pode ser antecipado. 
  1. Oferta de antecipação: Com base na avaliação, a instituição financeira oferecerá um valor que pode ser antecipado, juntamente com as taxas ou juros associados.
  1. Aceitação e assinatura: Se você concordar com os termos da oferta de antecipação, precisará aceitar formalmente e assinar a documentação necessária.
  1. Transferência de fundos: Assim que a oferta for aceita e os documentos estejam em ordem, a instituição financeira transferirá o valor antecipado para sua conta.
  1. Pagamento futuro: Quando chegar a data original de pagamento dos recebíveis, a instituição financeira receberá os pagamentos diretamente dos clientes. Isso incluirá o valor antecipado mais as taxas ou juros acordados.

Lembre-se de que cada plataforma ou instituição financeira tem seus próprios processos financeiros. Por isso, é importante entender claramente as condições e os custos envolvidos antes de concordar com a antecipação de recebíveis. 

Como escolher a melhor empresa de antecipação de recebíveis?

A empresa de antecipação de recebíveis da sua empresa deve ser segura e completa, atendendo, sobretudo, às necessidades do seu negócio. Para te ajudar nesta escolha, mostraremos as principais características que a plataforma deve apresentar.

Garanta que a empresa cobre as menores

Antes de contratar uma empresa de antecipação de recebíveis, faça uma pesquisa de mercado e busque as menores taxas. Além disso, compare os produtos e serviços oferecidos, evitando integrar produtos ineficientes à sua empresa. 

Você pode fazer essa pesquisa por meio do ReclameAqui, ou outras plataformas de avaliação de empresas.

Procure por plataformas com simulador de antecipação de recebíveis

O apoio de uma tecnologia com um simulador de antecipação de recebíveis, por exemplo, ajuda a otimizar os processos financeiros. Ele pode ser um grande facilitador da rotina do setor que lida com diversas tarefas no fluxo de trabalho.

Por meio dele, é possível fazer um planejamento de crescimento mais eficiente e robusto, que vise o crescimento e a expansão do seu negócio.

Busque por empresas que oferecem antecipação de boleto e cartão

O boleto e o cartão de crédito e débito fazem parte dos pagamentos mais tradicionais do mercado. Por isso, é importante que a empresa contratada ofereça a antecipação por esses dois métodos.

Lembre-se de verificar a forma de pagamento e a taxa em todas as modalidades, inclusive no crédito parcelado e à vista.

Saiba quais são as políticas de adiantamento de recebíveis

A grande maioria das empresas que oferecem a antecipação de recebíveis, assim como o Asaas, contam com políticas de uso

Ou seja, todas as regras para utilizar o sistema de gestão financeira, penalidades, permissões, juros, multas e taxas são explicadas no documento.

Por isso é importante ler com muita atenção e cuidado, para evitar prejuízos ao seu negócio.

Busque por plataformas que ofereçam recursos de gestão financeira

O Asaas tem as menores taxas e oferece um simulador de antecipação de recebíveis, com políticas favoráveis aos clientes. Para auxiliar ainda mais, a fintech também oferece uma gestão financeira completa para empresas, disponibilizando serviços financeiros gratuitos. 

Lembre-se: quanto mais completa e eficiente for a plataforma escolhida, melhor para sua empresa! 

Como solicitar a antecipação de recebíveis no Asaas?

Para fazer a solicitação pelo Asaas é super prático e fácil. Basta acessar o aplicativo ou a plataforma, selecionar as cobranças que deseja antecipar e enviar o pedido. Caso seja aprovado, o saldo fica disponível na sua conta em poucos dias. 

Veja abaixo o passo a passo completo:

Passo a passo para antecipar recebíveis no Asaas

Para solicitar a antecipação de recebíveis no Asaas você deve acessar, primeiramente: 

  1. Menu lateral
  2. Antecipações
  3. Simular antecipação
Tela da plataforma de antecipação de recebíveis Asaas, com os botões das ações necessárias em destaque. Nesse caso, são eles:

Dessa forma, você poderá conferir os limites disponíveis e as taxas que serão aplicadas. Depois, você deve selecionar o tipo de cobrança que será antecipada, informar o valor que deseja antecipar no campo “Valor para antecipar” e clicar em “Simular proposta”.

Tela da plataforma de antecipação de recebíveis Asaas, com o botão de ação necessária em destaque. Nesse caso, o botão é Prosseguir com a proposta.

Além disso, com o Asaas, você também pode selecionar as cobranças ou a quantidade de parcelas que deseja antecipar. Assim, é possível manter o controle financeiro do caixa, injetando mais recursos em sua empresa.

Taxas para antecipação no Asaas

Para facilitar a aplicação das taxas, é possível usar o simulador de antecipação de recebíveis disponível na plataforma do Asaas, otimizando o seu processo de tomada de decisão.

As taxas de antecipação variam a partir de 2% ao mês, de acordo com as condições de cada cliente. Além disso, após a validação, você recebe o valor das suas vendas parceladas em até 2 dias úteis. 

Importante ressaltar que, diferente de outras plataformas de antecipação de recebíveis, o Asaas não cobra o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Simulador de antecipação de recebíveis

Contar com um simulador de antecipação de recebíveis é essencial para conseguir visualizar as movimentações financeiras amplamente. No Asaas, a simulação pode ser feita assim que é realizada a solicitação de antecipação, com as seguintes informações:

  • Data do agendamento;
  • Dias a antecipar;
  • Custo da antecipação;
  • Valor a ser creditado.

Além disso, também é possível verificar os detalhes da cobrança, sabendo o nome do cliente, o valor e formato de pagamento e a cobrança já com a taxa do Asaas descontada. 

Se você quer mais facilidade nas atividades financeiras empresariais, não perca tempo e integre a melhor plataforma de antecipação de recebíveis no seu negócio. Abra a sua conta digital Asaas agora mesmo!

O banner tem a imagem de moedas e um calendário e nele está escrito: Melhore seu fluxo de caixa. Ganhe mais liquidez ao antecipar recebíveis de boleto e cartão de crédito com as melhores taxas! Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Venda a prazo e receba à vista! Com a antecipação de recebíveis você ganha mais liquidez na venda parcelada. Clique e saiba mais.

14 Comentários

  1. GILSON SILVA DOS SANTOS

    Boa Noite estou precisando de um empréstimo pra capital de giro pra comprar mercadoria pro meu mercadinho

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Gilson! Se você possui conta no Asaas é possível fazer antecipação de recebíveis, ou seja, antecipar o recebimento do valor de compras parceladas para capital de giro, você pode saber mais consultado a nossa página sobre antecipação.
      O Asaas ainda não disponibiliza outras linhas de crédito, como empréstimos, porém, em breve teremos novidades sobre esse recurso!

      Responder
  2. Shirley Pinheiro

    Como faço para pega o empréstimo para minha imersa

    Responder
  3. Debla Silva Aranda

    Boa tarde
    É possível falar com atendente sobre o assunto?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá!

      Caso precise tirar dúvidas, pode entrar em contato com o nosso time:

      Telefone: 0800 009 0037
      WhatsApp: (47) 99138-5151 (somente mensagens)
      E-mail: contato@asaas.com.br

      Responder
  4. Anderson Barbosa rezende

    Capital de giro na minha empresa

    Responder
  5. Anderson Santos do Carmo

    Bom dia
    Gostaria de saber como funciona

    Responder
  6. Yrlan Barros Calheiros

    Gostaria de contato para antecipação de recebíveis.

    Responder
  7. Lizandra Pinheiro Santos

    Preciso muito

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.