Qual é a melhor plataforma de antecipação de recebíveis?

Por Eduardo Kruger
Publicado em 21 de junho, 2022 | Atualizado em 21 de junho, 2022

Uma plataforma de antecipação de recebíveis permite que a empresa tenha fluxo de caixa ao adiantar o recebimento de um valor programado para uma data futura. Desse modo, é possível direcionar o dinheiro para quitar pagamentos pendentes ou fazer novos investimentos.

Nesse caso, para que a gestão financeira seja bem feita e não gere riscos ao negócio, é importante contar com uma boa plataforma de antecipação de recebíveis, como o Asaas, que oferece a solução de forma fácil, prática e ágil.

O apoio de uma tecnologia com um simulador de antecipação de recebíveis, por exemplo, ajuda a otimizar os processos financeiros e pode ser de grande valia na rotina do setor que lida com diversas tarefas no fluxo de trabalho.

A seguir, saiba o que uma boa plataforma de antecipação de recebíveis deve ter, as vantagens de utilizar uma e entenda como antecipar dinheiro utilizando a plataforma Asaas pode ser um recurso estratégico para a saúde financeira do seu negócio.

Conteúdo

Quem pode antecipar recebíveis?

A antecipação de recebíveis pode ser feita por qualquer empresa que deseja incrementar o fluxo de caixa e o capital de giro do negócio. Para realizar a antecipação de dinheiro, a  empresa deve ter pagamentos pendentes, seja no boleto ou cartão de crédito.

Assim, com a ajuda de uma plataforma de antecipação de recebíveis, é possível ter esse dinheiro em mãos sem cobrar diretamente dos clientes e muito menos realizar empréstimos, que costuma ser a escolha de muitos empresários quando precisam de dinheiro extra.

Nesse sentido, a antecipação de recebíveis trata-se do adiantamento do valor que a empresa receberia devido aos pagamentos a prazo. Porém, com um acréscimo de taxas e juros da plataforma de antecipação de recebíveis. 

A decisão de antecipar recebíveis deve ser feita com base em um bom planejamento financeiro, visto que depender apenas dessa modalidade pode ser prejudicial para a empresa no longo prazo.

É válido ressaltar que as taxas, os juros e os critérios para realização do processo dependem de cada empresa de antecipação de recebíveis, o que torna necessário comparar as opções para descobrir a solução ideal para você.

Antecipação de boleto

Poucas empresas oferecem a possibilidade de antecipação de boleto, mas este é um dos diferenciais do Asaas e pode ser feita tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica, de acordo com os critérios abaixo.

  • Pessoa jurídica: 45 dias após a 1ª transferência (TED ou Pix);
  • Pessoa física: 90 dias após a 1ª transferência (TED ou Pix).

Antecipação de cartão

No caso da antecipação de cartão de crédito, mais comum em uma plataforma de antecipação de recebíveis, os requisitos para solicitar são diferentes:

  • Pessoa jurídica: basta ter o cadastro aprovado;
  • Pessoa física: 45 dias após a 1ª transferência (TED ou Pix).

Quais são as vantagens de usar uma plataforma de antecipação de recebíveis?

Quando você realiza a antecipação de boleto ou antecipação de cartão de crédito, está recebendo um valor que já é seu por direito, ou seja, essa alternativa não retira dinheiro do seu fluxo de caixa, o que a torna muito mais interessante. Vejamos as principais vantagens a seguir.

Taxas mais atrativas

Além de não gerar pendências futuras, a antecipação de recebíveis conta com taxas muito mais atrativas que outras operações de crédito, como o empréstimo. Nesse sentido, é importante comparar as taxas na plataforma de antecipação de recebíveis que você escolher.

Menor impacto na inadimplência

Outra vantagem está no cumprimento dos prazos financeiros da empresa. É possível utilizar o valor da antecipação para o pagamento de fornecedores, colaboradores ou despesas fixas da empresa. É importante manter o fluxo em dia para evitar prejuízos. 

Além disso, quando você utiliza uma plataforma de antecipação de recebíveis como o Asaas, obtém recursos como os lembretes de pagamento aos clientes, o que significa auxílio nas cobranças e medidas necessárias para não haver inadimplência.

Ganho de liquidez

Quantas vezes você não desejou ter capital para investir em algo importante para o negócio? Ou quis negociar preços melhores à vista com os fornecedores? Ao usar uma plataforma de antecipação de recebíveis você ganha mais liquidez para não deixar passar essas oportunidades.

No Asaas, você conta com outros recursos que podem potencializar a gestão financeira. É o caso dos indicadores e relatórios que ajudam a ter uma visão clara de todos os valores antecipados e o status de cada cobrança, garantindo maior controle das finanças.

Como é feita a antecipação de recebíveis?

Para solicitar a antecipação de recebíveis é preciso cumprir alguns pré-requisitos, como mencionamos acima. Com isso, é possível solicitar a aprovação da operação com a plataforma de antecipação de recebíveis de acordo com os critérios e taxas estabelecidos.

A instituição realiza avaliação de crédito?

Sim, é realizada uma análise de crédito que leva em consideração critérios que variam de acordo com a instituição. Nesse caso, são avaliados tanto a empresa quanto o cliente que realizou o pagamento, seja no boleto ou no cartão de crédito. 

O que acontece se o cliente da empresa não pagar o título?

Caso não haja pagamento, a plataforma de antecipação de recebíveis entra em contato para determinar o melhor caminho para resolver a situação. 

No Asaas, quando o cliente realiza o pagamento o status é ajustado para “Pago”. Se não for quitado fica como “Pendente” e o valor debitado do seu saldo. 

Como solicitar a antecipação de recebíveis no Asaas?

Para fazer a solicitação pelo Asaas é super prático e fácil. Basta acessar o aplicativo, selecionar as cobranças que deseja antecipar e enviar o pedido. Caso seja aprovado, o saldo fica disponível na sua conta em poucos dias.

Taxas para antecipação no Asaas

  • Via boleto bancário: a partir de 4% ao mês (0,13333% ao dia);
  • Via cartão de crédito: a partir de 2% ao mês (0,067% ao dia);

Para facilitar a aplicação das taxas, é possível usar o simulador de antecipação de recebíveis disponível no Asaas, o que facilita a tomada de decisão. Entenda melhor sobre ele a seguir.

Simulador de antecipação de recebíveis

Contar com um simulador de antecipação de recebíveis é essencial para conseguir visualizar com clareza os impactos financeiros. No Asaas, a simulação pode ser visualizada logo que realiza a solicitação, com as seguintes informações:

  • Data do agendamento.
  • Dias a antecipar.
  • Custo da antecipação.
  • Valor a ser creditado.

Além disso, também é possível verificar os detalhes da cobrança com o nome do cliente, o valor e formato de pagamento e a cobrança já com a taxa do Asaas descontada. 

Conheça mais sobre as funcionalidades do Asaas e aposte na melhor plataforma de antecipação de recebíveis para o seu negócio.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas