• Home
  • |
  • Conta Digital
  • |
  • Antecipação de recebíveis de cartão de crédito: descubra como funciona

Antecipação de recebíveis de cartão de crédito: descubra como funciona

Por Eduardo Kruger
Publicado em 20 de junho, 2022 | Atualizado em 29 de setembro, 2022

A antecipação de recebíveis de cartão de crédito é uma solução útil para negócios que trabalham com vendas a prazo, cujo dinheiro demora para entrar no fluxo de caixa. Nesse contexto, é um desafio lidar com a complexa rotina financeira da empresa. 

Você se identifica com essa situação? Para evitar que os pagamentos fiquem atrasados ou seja necessário fazer um empréstimo, é possível contar com a antecipação de recebíveis, possibilitando acesso ao valor que a empresa receberia em uma data futura. 

Neste conteúdo descubra como funciona a antecipação de recebíveis de cartão de crédito, os impactos para a empresa e qual a melhor forma de aplicar a solução focada na expansão do seu negócio. Continue a leitura e fique por dentro do assunto! 

Conteúdo:

Quando vale a pena solicitar antecipação de recebíveis?

A antecipação de crédito trata-se de uma forma de ter acesso, com antecedência, aos pagamentos feitos a prazo. É uma alternativa indicada para situações específicas e emergenciais com o intuito de estabilizar o fluxo de caixa. 

Ainda que a empresa conte com um bom controle financeiro, acaba passando por dificuldades com atrasos e imprevistos, por exemplo. Por isso, a antecipação de recebíveis de cartão de crédito é ideal para pagar dívidas, arcar com despesas e manter o capital de giro da empresa. 

Nesse sentido, apostar em uma plataforma de antecipação de recebíveis é uma solução simples e prática. Ao contrário dos empréstimos ou financiamentos, que podem sair caros para o negócio, a antecipação de dinheiro é mais vantajosa e segura visto que é mais provável que o cliente faça o pagamento. 

Contudo, é importante avaliar os impactos de antecipar recebíveis para garantir um bom planejamento financeiro e direcionar a solução para o crescimento do negócio. A seguir, falaremos melhor sobre esses aspectos.

Quais são os impactos da antecipação de recebíveis para a empresa?

Você já sabe que sem uma base financeira estruturada, o negócio está fadado ao fracasso. Portanto, para tomar a decisão de antecipar dinheiro é preciso avaliar a situação financeira da empresa e identificar se é a escolha ideal para o seu negócio.

Embora a antecipação de recebíveis seja uma solução atrativa, é importante não perder de vista os riscos dessa transação. Entre eles está a dependência desses valores, afinal, o negócio precisa de um capital de giro sólido para operar adequadamente e não contar com antecipação.

Outro ponto de atenção está no planejamento a longo prazo, ou seja, é importante ter um simulador de antecipação de cartão de crédito para fazer uma projeção das taxas e garantir que não falte dinheiro no fluxo de caixa. No Asaas você consegue fazer essa simulação a qualquer momento.

Quais são as condições para antecipação recebíveis de cartão de crédito?

A antecipação de recebíveis de cartão de crédito possui alguns critérios para aprovação, a depender da forma de cadastramento, se pessoa jurídica ou física:

  • Pessoa física: é possível solicitar a partir de  45 dias após a 1ª transferência para uma conta pessoal; 
  • Pessoa jurídica: basta ter o cadastro aprovado no Asaas.

Para a aprovação da antecipação é necessário que as informações do cliente pagador (tais como nome, CPF/CNPJ e telefone para contato) estejam devidamente preenchidas. Além disso, os produtos comprados devem ter sido entregues ou a prestação de serviços ter sido iniciada. 

Quais são as taxas cobradas para antecipação de recebíveis de cartão de crédito?

A antecipação de crédito é fornecida pelas instituições de pagamento e fintechs com o acréscimo de uma taxa de juros sobre a parcela antecipada. Este valor pode variar conforme o histórico financeiro e nível de inadimplência, além das condições da própria instituição.

Já comentamos que essas taxas costumam ser bem menores que aquelas aplicadas em outras modalidades de crédito, como o empréstimo. No entanto, é importante avaliar se as taxas de juros cobradas são justas para que a transação seja atrativa ao seu negócio. 

No Asaas, por exemplo, a taxa de antecipação de cartão de crédito está disponível a partir de 2% ao mês e as cobranças podem ser adiantadas a qualquer momento. O cálculo considera o valor líquido, ou seja, a taxa já é debitada da quantia solicitada. 

Como é feita a antecipação recebíveis de cartão de crédito?

Você quer saber como fazer a antecipação? Para antecipar o dinheiro no Asaas é bem simples: após o cumprimento dos pré-requisitos citados acima é necessário passar por uma avaliação de crédito interna que definirá a aprovação ou não da sua solicitação. 

Caso a solicitação seja aprovada, o valor das parcelas fica disponível em um prazo de 2 dias úteis já com a aplicação dos descontos das taxas. Assim que a cobrança for paga pelo cliente, o status altera para “quitado.”

É importante ressaltar que caso o pagamento da antecipação não seja feito, o valor consta como “pendente” e é debitado da sua Conta Asaas

Qual a melhor forma de aplicar o crédito para crescimento do negócio?

Como vimos, a antecipação de recebíveis de cartão de crédito é uma alternativa de grande utilidade para as empresas. Devido à maior liquidez da operação é possível aproveitar oportunidades para expandir o negócio.

Isso porque a contabilização de antecipação de recebíveis de cartão de crédito ajuda a aproveitar melhores condições de pagamento com parceiros, descontos na compra de equipamentos ou produtos essenciais, além de impulsionar investimento em novos negócios.

Pensar na solução de forma estratégica é essencial para garantir maior controle financeiro e estruturar o crescimento da empresa. Agora que você já sabe como funciona, conheça mais sobre a plataforma de antecipação de recebíveis.

No Asaas você tem negativação de devedores