Antecipação de boleto: entenda por que o Asaas é a melhor solução

por 11 jan 2022Conta Digital

Publicado em 11 de janeiro, 2022 | Atualizado em 11 de novembro, 2022

Fazer uma gestão financeira eficiente exige, sobretudo, organização. Por isso, é fundamental que a empresa conte com uma solução que ajude a manter as contas da empresa em dia e que possibilite a antecipação de boleto.

Esse recurso ajuda a empresa a obter crédito de forma rápida e simplificada, recebendo com antecedência o valor de boletos previsto para datas futuras. Isso assegura o fluxo de caixa sem comprometer o saldo mensal da empresa.

Ou seja, a antecipação de recebíveis equilibra as necessidades e as demandas do negócio, garantindo um capital de giro suficiente para a manutenção das atividades. Afinal, mesmo tendo um bom controle financeiro e equilibrando os prazos de pagamento e recebimentos, a empresa pode passar por imprevistos.

A antecipação de boleto é fundamental nesses momentos, para que a empresa não precise enfrentar a falta de dinheiro ou finalizar financiamentos com taxas elevadas para formar o capital de giro. Mas, para isso, é preciso ter uma boa solução que ofereça essa possibilidade.

Quer saber por que o Asaas é a melhor solução para a antecipação de boleto da sua empresa? Neste artigo, trouxemos os principais diferenciais dessa solução. Confira!

Conteúdo

Quais são as vantagens de fazer antecipação de boleto?

Antes de conhecer as vantagens específicas do Asaas, entenda quais são os benefícios de fazer antecipação de boleto de maneira geral. Listamos os principais a seguir:

É mais barata do que fazer empréstimos e financiamentos

A antecipação de boletos possui taxas mais atrativas do que financiamentos ou outras modalidades de crédito pessoal, como limite de cheque especial.

Isso porque há garantia do recebimento. Os recursos que a solução antecipa para a empresa já são da própria empresa. Isso reduz o custo e o risco da operação, já que, diferente de um empréstimo ou financiamento, não é necessário pagar o que foi antecipado.

A taxa fica mais atrativa também porque, ao contrário de empréstimos e financiamentos, a antecipação de boletos é isenta de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Pode ser usada para aproveitar oportunidades

A antecipação de boletos pode ser usada como capital de giro, expansão de negócios, barganha de preços com fornecedores etc.

A ideia é que a empresa ganhe liquidez para aproveitar oportunidades que o mercado oferece, principalmente voltadas para investimento e crescimento significativo da empresa.

Quais são os diferenciais do Asaas para a antecipação de boleto?

A antecipação de boleto em si é um dos grandes diferenciais do Asaas, porque a maioria das soluções oferece apenas antecipação de cobranças por cartão de crédito.

A grande vantagem de antecipar boletos com o Asaas é que, diferente de um empréstimo, por exemplo, a empresa não se endivida. Ou seja, ele consegue adiantar um dinheiro que já é dele por direito. Isso significa que, como o risco é menor, as taxas de antecipação também são mais baratas.

Outro diferencial do Asaas é que a antecipação de boleto pode ser feita tanto por pessoa física quanto jurídica.

No Asaas, também é possível filtrar as cobranças que a empresa deseja antecipar pela menor data de vencimento para selecioná-las primeiro. Isso faz com que a empresa pague uma taxa menor, porque o sistema traz as cobranças em que a data do vencimento está mais próxima e, consequentemente, a taxa total será menor.

Como funciona a antecipação de boleto no Asaas?

Como vimos, a antecipação de boleto é a operação que ocorre quando a empresa emite uma cobrança a prazo e solicita a antecipação desse valor. A seguir, confira os detalhes de como funciona no Asaas.

Taxa

Na plataforma do Asaas, a antecipação de boleto possui uma taxa de 0,13% ao dia, aproximadamente 4% ao mês.

Análise de crédito

No Asaas, a antecipação de boleto passa por uma análise de crédito mais criteriosa. Isso porque a antecipação de boleto precisa de um documento que comprove a existência de uma relação comercial entre cliente e pagador. Diferente do cartão de crédito, em que a relação comercial entre cliente e pagador já é formalizada através da própria transação do cartão.

Esse documento pode ser uma nota fiscal de produto ou serviço ou um contrato de prestação de serviços. 

Outra diferença que justifica essa análise mais criteriosa é que, no boleto bancário, o pagamento é a prazo, enquanto no cartão de crédito a confirmação do pagamento ocorre imediatamente.

Limite disponível

O limite disponível para antecipar valores varia conforme a média dos valores recebidos nos últimos 45 dias para pessoa jurídica e nos últimos 90 dias para pessoa física. Esse limite é individual e o cálculo é feito através do recebimento de cobranças via boleto.

Prazos

A antecipação de cobranças via boleto bancário para pessoa jurídica pode ser solicitada após 45 dias da primeira transferência. Já para pessoa física, o prazo é de 90 dias.

A partir do momento em que a antecipação de boleto é solicitada, o setor responsável tem o prazo de até 2 dias úteis para finalizar a análise e dar uma resposta de aprovação ou reprovação.

É importante destacar que a empresa não pode antecipar cobranças via boleto faltando menos de 8 dias úteis para vencer ou com vencimento superior a 90 dias.

Viu só como é vantajoso antecipar com o Asaas? Ótima oportunidade para ter valores disponíveis sem precisar pedir empréstimo. Ficou com alguma dúvida? Preparamos um material gratuito com perguntas e respostas frequentes sobre antecipação de recebíveis.

Gerar boletos com o Asaas é simples, rápido e seguro! Saiba mais sobre nossas soluções de cobrança por boleto bancário.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas