O tempo de compensação de boleto foi reduzido? Entenda

por Boleto bancário

Publicado em 20 de março, 2024 | Atualizado em 4 de abril, 2024

O boleto bancário, um dos meios de pagamento mais tradicionais no mercado, está passando por mudanças. A principal atualização é em relação ao tempo de compensação de boleto, que deve ser mais rápido do que antes.

Ainda que seja um meio tradicional de pagamento, o boleto é um método muito utilizado pelos consumidores. Conforme a Febraban, só em 2023 foram 4,2 bilhões de documentos transacionados, movimentando um total de R$ 5,8 trilhões. 

Para entender melhor sobre a compensação do boleto e saber como oferecer esse meio para seus consumidores, continue a leitura!

Quanto tempo demora a compensação de um boleto?

A compensação de boleto é o processo onde o valor pago em um boleto de cobrança é transferido da conta do pagador para a conta do beneficiário (quem emitiu o boleto). 

O tempo de compensação de boleto inicia após o pagamento do boleto pelo cliente. Assim que a cobrança é paga, o banco confirma a quitação da cobrança e realiza a transferência do valor para a conta do emissor.

Mudança no tempo de compensação de boleto

Até pouco tempo atrás, os boletos bancários pagos tinham um prazo de compensação que geralmente levava um ou mais dias úteis para ser concluído. Por exemplo, se você pagasse um boleto em um dia, ele poderia ser compensado em até dois dias úteis.

Agora, os boletos pagos até as 13h30 podem ser compensados no mesmo dia. Isso significa que, se você pagar um boleto dentro desse prazo, ele poderá ser registrado como pago no mesmo dia, proporcionando uma liquidação mais rápida e eficiente.

O prazo de compensação no mesmo dia é definido pelas instituições de pagamento como D+0 [zero]. Segundo a Febraban, o pagamento realizado após o horário, continuará com a liquidação no próximo dia útil ou D+1.

Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban

Vale ressaltar que esse tempo de compensação de boleto pode variar conforme o acordo firmado com sua instituição financeira. Por isso, busque tirar suas dúvidas com o seu suporte financeiro!

Como funciona o recebimento por boleto?

O recebimento por boleto bancário é um método bastante comum e eficaz de cobrança utilizado por empresas e prestadores de serviços. Basicamente, esse processo de recebimento acontece assim:

1. Emissão do boleto

O primeiro passo é a empresa gerar o boleto bancário com todas as informações da compra, como o valor, a data de vencimento, os dados do cliente e da empresa, etc. 

Esse boleto registrado será emitido por meio de um sistema financeiro responsável pela emissão de cobranças da empresa, assim como o Asaas.

2. Envio ao cliente

Após a emissão e registro, o boleto deve ser enviado ao cliente. Geralmente, as empresas utilizam ferramentas que automatizam esse processo, fazendo o envio dessa cobrança por meio de:

  • Redes Sociais;
  • E-mail;
  • Carta;
  • WhatsApp.
Canais utilizados pelo asaas para fazer cobrança.

3. Pagamento pelo cliente 

O cliente recebe o boleto e deve efetuar o pagamento até a data de vencimento. Ele pode pagar o boleto em qualquer banco, lotérica, caixa eletrônico ou até mesmo pela internet, dependendo das opções oferecidas pelo banco.

Caso o pagamento seja feito após o vencimento, o devedor terá que arcar com os juros e multas aplicados, conforme acordado no fechamento da venda.

4. Compensação do pagamento

Após o pagamento, o banco processa a compensação do boleto. Isso significa que o valor pago pelo cliente é transferido da conta dele para a conta da empresa emissora da cobrança.

Boletos pagos até 13h30 podem ser compensados no mesmo dia do pagamento. No entanto, esse tempo pode variar conforme o banco responsável pelo processamento. Para mais informações, entre em contato com o suporte da sua instituição.

5. Atualização do sistema

Após a compensação, o sistema da empresa é atualizado para confirmar o pagamento do boleto pelo cliente. Geralmente, as empresas utilizam uma plataforma financeira que faz esse processo de forma automática, assim como o Asaas.

O tempo de compensação é igual para todos os tipos de boleto?

Cada tipo de boleto tem suas próprias características e supre uma necessidade específica da empresa. Por isso, é fundamental entender quem é seu público para oferecer a eles as melhores soluções.

Entre os tipos de boletos que sua empresa pode oferecer, estão:

Boleto Avulso

Ideal para pagamentos à vista, onde uma única cobrança é feita com o valor total do produto ou serviço. É comum em compras online e presenciais, sendo prático para o consumidor, pois dispensa o preenchimento de dados de cartão.

Tempo de compensação do boleto avulso

Os boletos avulsos pagos até as 13h30 podem ser compensados no mesmo dia. Porém, esse tempo de compensação pode variar conforme o acordo firmado com sua instituição financeira.

No Asaas, você tem o valor disponível para saque no mesmo dia em que o pagamento é compensado.

Boleto avulso, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

Boleto Parcelado ou Carnê

Consiste em uma sequência de boletos para pagamentos parcelados. Neste caso, os boletos são entregues de uma vez ao comprador, mas as parcelas têm datas de vencimento diferentes. 

Geralmente, as empresas oferecem essa opção como uma alternativa ao pagamento com cartão de crédito.

Tempo de compensação de boleto parcelado

O tempo de compensação do boleto parcelado pode variar conforme o banco do pagador e do emissor da cobrança. No Asaas, é possível parcelar boletos em até 180x e a compensação é de acordo com a data de pagamento de cada parcela

Para adiantar o recebimento de uma conta parcelada, é possível usar a antecipação de boletos.

Boleto carnê, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

Boleto por Assinatura

Utilizado em cobranças recorrentes, como mensalidades de escolas, academias, condomínios, entre outros serviços. Os pagadores recebem periodicamente um boleto com o mesmo valor e data de vencimento, facilitando o acesso do cliente a cobrança.

Tempo de compensação de boleto por assinatura

O prazo de compensação para boletos parcelados pode variar conforme o banco escolhido para gerar a cobrança. No Asaas, geralmente, o valor é compensado logo após a confirmação do pagamento pelo banco. 

Se houver necessidade de adiantar esse valor, é possível solicitar a antecipação de recebíveis do Asaas, que funciona como uma linha de crédito. 

Boleto para assinatura, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

Boleto com QR Code

Essa é uma modalidade que combina a segurança dos boletos tradicionais com a funcionalidade do Pix, trazendo inovação e flexibilidade em suas cobranças. 

O QR Code Pix presente nesse tipo de boleto torna o pagamento mais fácil e rápido, permitindo a quitação instantânea sem a espera de três dias para compensação.

Tempo de compensação de boleto com QR code

A compensação do boleto por QR code ocorre geralmente de forma instantânea, tendo em vista que o Pix é utilizado para fazer essa intermediação. Sendo assim, o cliente só precisa confirmar o pagamento para que a empresa receba pela cobrança.

Boleto com qr code, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

Qual a melhor plataforma de emissão de boleto?

Se você busca um sistema de emissão de boletos eficiente e flexível, conheça o Asaas. A plataforma é fácil, intuitiva e oferece diversos serviços financeiros para empresas. Entre as funcionalidades do Asaas, destacamos:

Link de pagamento

O link de pagamento é utilizado para o pagamento por diversos métodos de recebimento. No Asaas, é possível inserir imagens e personalizar o link conforme o padrão da sua empresa. Você pode compartilhar a URL e receber por:

Nele, você pode inserir as informações da venda e enviar para o cliente por meio de diversos aplicativos de mensagem, como WhatsApp, redes sociais, SMS, etc. Ao clicar no link, o cliente é direcionado para uma página onde poderá escolher pagar via boleto.

Gateway de pagamento

Ao utilizar um gateway de pagamento em sua loja online, você pode configurar a opção de pagamento por boleto. O cliente seleciona essa opção durante o checkout e o sistema gera automaticamente um boleto com as informações da compra.

Funções da plataforma de emissão de boletos.

Qual é o prazo de compensação de boletos no Asaas?

No Asaas o prazo padrão é de um dia útil após o pagamento. Para boletos Asaas, a compensação ocorrerá duas vezes ao dia:

  • Boletos pagos entre 0h e 13h29 serão liquidados em D+0 a partir das 17h;
  • Boletos pagos entre 13h30 e 23h59 serão liquidados na madrugada do dia seguinte em D+1.

Em casos de suspeitas ou riscos, existem alguns prazos que podem ocorrer:

  • D2: após a confirmação do banco (1 dia útil), o Asaas leva + 02 dias úteis para compensar o valor no cadastro do cliente;
  • D1: após a confirmação do banco (01 dia útil), o Asaas leva + 01 dia útil para compensar o valor no cadastro do cliente;
  • D0: logo após a confirmação do banco (01 dia útil), o Asaas leva alguns minutos pra compensar o valor no cadastro do cliente. Este é o processo mais comum e que geralmente não necessitou de nenhuma validação interna.

Se você quer praticidade e segurança para cobrar seus clientes por boleto, conheça o Asaas e abra a sua conta!

O banner tem a imagem de um boleto com moedas caindo e nele está escrito: Boleto + Pix? É no Asaas! Emita boletos avulsos ou recorrentes com QR Code Pix e aumente a conversão. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Emita boletos com tranquilidade. Crie cobranças avulsas, parceladas e recorrentes. Tudo em um único lugar. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.