Boleto com QR code: descubra em quais situações utilizar a solução

por Boleto bancário

Publicado em 11 de julho, 2022 | Atualizado em 3 de abril, 2024

Você gostaria de evitar o tempo de compensação dos boletos, não é mesmo? Então saiba que a opção de boleto com QR Code disponível no Asaas aumenta as chances dos clientes realizarem um pagamento instantâneo. Com isso, você oferece mais praticidade ao cliente e consegue reduzir as taxas de boletos não pagos. 

O boleto com QR Code é uma facilidade que permite dois meios de pagamento em apenas um e se você ainda não está utilizando no seu negócio, este conteúdo irá te ajudar a entender porque você deveria começar a fazer isso agora mesmo.

A seguir, entenda as principais funcionalidades do boleto com QR Code Pix, conheça as vantagens que a solução oferece ao seu negócio e descubra por que fazer os seus pagamentos com o Asaas é a melhor opção. Acompanhe!

O que é e como funciona o boleto com QR Code Pix?

O boleto com QR Code nada mais é do que um boleto tradicional com um QR Code, ou seja, um código de resposta rápida, que recebe o pagamento via Pix. São duas opções de pagamento em um único formato.

O Pix é uma das mais recentes modalidades de pagamento que permite o recebimento do valor de forma instantânea, em qualquer dia ou horário, inclusive aos finais de semana. Essa é uma das maiores vantagens, visto que o pagamento via boleto só é efetivado em dias úteis e pode demorar até 3 dias para ser compensado

Ao utilizar um boleto com QR Code, basta o cliente apontar o celular para fazer a leitura do código direito na sua conta digital e fazer o pagamento. Desse modo, você recebe o valor instantaneamente na sua conta do Asaas.

Qual é a diferença entre o boleto tradicional e o boleto com QR code?

Imagine que o seu cliente realizou uma compra no seu e-commerce no sábado, via boleto bancário. Como só é possível realizar o pagamento em dias úteis, o boleto fica agendado para segunda-feira, com um prazo de 3 dias para recebimento. Esse é o cenário do boleto tradicional.

Agora, imagine que você utiliza o sistema de pagamentos do Asaas e oferece a opção de gerar QR Code de um boleto. Nisso, o cliente resolve fazer o pagamento através do Pix. Resultado? O valor cai na sua conta no próprio sábado, sem a necessidade de esperar o prazo de validação do banco.

Essa é a principal diferença entre o boleto tradicional e o boleto com QR Code. Ao possibilitar essa opção de pagamento, você aumenta as chances de pagamentos instantâneos e reduz a taxa de boletos não pagos, afinal, o cliente finaliza o pagamento no ato da compra.

a imagem mostra o boleto sem qr code versus o boleto com qr code pix
Boleto comum x Boleto com QR Code

Todo boleto pode ser emitido com QR code?

Sim, na plataforma do Asaas, basta selecionar o opção “boleto bancário / Pix” na hora de informar como o cliente pode pagar. Ao inserir os dados de cobrança, a plataforma envia o boleto com QR Code Pix automaticamente. 

A compensação é diferente se o cliente pagar boleto com QR code?

Quando o cliente pagar boleto pelo Pix, o valor é depositado na sua conta em poucos minutos, independente do dia ou horário em que o pagamento for feito.

Se o cliente paga pelo QR code no boleto, a taxa é diferente?

A taxa para pagamento em boleto é fixa e acessível. No Asaas, cada transação recebida via boleto com QR Code custa apenas R$ 0,99 nos três primeiros meses de uso. Após esse período, sua empresa paga apenas R$ 1,99 por cada transação recebida.

O QR code é válido por quanto tempo?

O QR Code no boleto é válido até às 23h59 do mesmo dia em que foi gerado, ou seja, em que houve o clique nesta opção.

Quais vantagens o boleto com QR code oferece para a empresa?

Gerar um boleto com QR Code é prático e rápido, garantindo a satisfação do cliente que consegue finalizar a compra com muito mais facilidade. 

Agora que você já sabe as funcionalidades do boleto bancário com QR Code, vamos conhecer os benefícios que esse meio de pagamento oferece ao seu negócio.

1. Dois meios de pagamento em um

Como vimos, o cliente pode tanto fazer o pagamento através do código de barras, com a compensação do boleto tradicional ou pelo QR Code no boleto que realiza o pagamento via Pix.

2. Maiores chances de receber pagamentos instantâneos

Com o QR Code Pix disponível você aumenta as chances de receber os pagamentos com mais agilidade. O Pix vem sendo incorporado na realidade dos brasileiros e já movimenta 1,6 bilhão de operações por mês, segundo o Governo Federal.

3. Evita a espera da compensação do boleto

Ainda que o boleto seja uma boa opção de pagamento, a sua maior desvantagem está no prazo de compensação. Isso acontece porque o banco precisa verificar se o documento está registrado antes de repassar o valor para sua empresa. Com o QR Code, essa burocracia fica no passado.

4. Reduz a taxa de boletos não pagos

Quantos clientes não fecham a compra em boleto e acabam não pagando? Você com certeza acompanha essa realidade no seu negócio. Agora, o boleto com QR Code incentiva que o cliente faça o pagamento imediatamente, reduzindo a taxa de boletos não pagos.

5. Aumenta a conversão de vendas

Com um meio de pagamento prático, rápido e seguro é possível aumentar a conversão de vendas ao optar pelo recebimento dos boletos com QR Code Pix. Além disso, o formato aumenta a confiança para pagamentos online e reduz a taxa de inadimplência

Boleto com qr code, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

Como gerar boleto com QR code?

É muito simples! Na plataforma do Asaas, você seleciona “criar cobrança” e insere as informações conforme os passos abaixo:

  1. Indique o valor e a descrição do que está sendo cobrado;
  2. Selecione se o pagamento será à vista, parcelado ou por assinatura;
  3. Informe a data de vencimento da cobrança;
  4. Marque a opção “boleto bancário / Pix” em “como seu cliente poderá pagar?”
  5. Inclua dados de juros, multa e desconto;
  6. Indique o envio da cobrança: e-mail, SMS, impresso ou Correios;
  7. Preencha as informações do cliente;
  8. Informe as notificações a serem enviadas;
  9. Pronto! É só finalizar a sua cobrança para envio automático

Agora que você já sabe como gerar boleto com QR Code e está familiarizado com todas as funcionalidades e vantagens desse meio de pagamento, conheça mais sobre a plataforma do Asaas e comece a facilitar a sua vida e a do seu cliente.

Conheça os diferenciais do Asaas

O Asaas é uma plataforma completa para gerenciar os pagamentos do seu negócio. Em poucos cliques você consegue gerar suas cobranças em boleto incluindo o QR Code Pix e pagar apenas pelas cobranças recebidas.

Não existe mensalidade e muito menos taxa de emissão. Todos os valores são fixos, sem surpresas. Além disso, no Asaas você consegue programar lembretes automáticos para enviar ao cliente e evitar que ele esqueça de concluir o pagamento. 

Faça agora mesmo a sua conta gratuita no Asaas e comece a gerar seus boletos com QR Code.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

6 Comentários

  1. MARIA SOLANGE FREITAS E SILVA

    Em caso de atraso o pagamento por pix acrescenta multa?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá Maria,

      Usando o boleto com QR code, é possível gerar multa pelo boleto, que não pode ultrapassar 2% do valor total da fatura. Nesse caso, o cliente poderá pagar o boleto via código de barras.

      Responder
  2. Ricardo

    Como fica o risco de pagamento em duplicidade? Se meu comprador pagar pelo QRCode e também pelo código de barras? A devolução é automática?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Ricardo

      Existem dois cenários que podem ocorrer neste caso:
      1. O pagamento realizado via Pix ser liquidado de forma instantânea na cobrança gerada, e o via boleto também ser recebido pelo Asaas. Neste caso, o Asaas cria uma cobrança de forma automática para compensação deste segundo valor.
      2. O pagamento realizado via Pix ser liquidado de forma instantânea na cobrança gerada, porém o valor pago via boleto não ser recebido pelo Asaas. Neste caso, o estorno pode ocorrer de forma automática para a conta do pagador, ou caso isto não ocorra, nós disponibilizamos uma carta de boleto não compensado para que o pagador verifique a situação diretamente com o banco dele.

      Responder
  3. Luis

    No boleto consta o aviso, que no caso de negativa de pagamento, o mesmo poderá ser protestado?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.