• Home
  • |
  • Cobrança
  • |
  • Como vender no boleto parcelado sem riscos de inadimplência

Como vender no boleto parcelado sem riscos de inadimplência

Por Eduardo Kruger
Publicado em 22 de setembro, 2022 | Atualizado em 22 de setembro, 2022

Se você quer saber como vender no boleto parcelado e ainda evitar clientes inadimplentes, saiba que a solução é bem simples: basta contar com uma plataforma de pagamentos que ofereça a funcionalidade de boleto parcelado.

A opção de gerar boleto parcelado é importante para os negócios devido à preferência do público. No Brasil, cerca de 79% dos consumidores costumam parcelar suas compras, segundo pesquisa da SPC Brasil. 

Somado a isso, temos o fato do boleto ser o segundo meio de pagamento preferido em compras online, ao lado do Pix, modalidade que pode ser incluída no próprio boleto através de QR code. Ou seja, quem não oferece boleto parcelado pode estar perdendo vendas.

Neste conteúdo, saiba como vender no boleto parcelado e esclareça todas as suas dúvidas sobre oferecer esta opção de pagamento ao cliente. Descubra ainda como é feita a emissão de um boleto parcelado e qual o caminho para diminuir a inadimplência. 

Conteúdo

Como funciona o boleto parcelado?

O boleto parcelado é um meio de pagamento em que o cliente seleciona a quantidade de parcelas desejadas e faz o pagamento em intervalos de 30 dias. É possível vender por boleto parcelado e receber à vista se utilizar uma plataforma de pagamentos

Como as parcelas são cobradas do cliente?

O boleto parcelado pode ser uma alternativa para quem não tem cartão de crédito ou conta com limites baixos que impede a compra de itens mais caros, por exemplo. Veja como as parcelas são cobradas do cliente:

Boleto é enviado em formato de carnê

O boleto bancário parcelado é enviado ao cliente em forma de carnê. Assim, ele recebe uma sequência com todos os boletos a pagar, de acordo com a quantidade de parcelas definida. É diferente do formato de assinatura, em que o cliente recebe os boletos separadamente.

o gif mostra um celular, na tela está o aplicativo do asaas, mostrando como criar boleto parcelado por assinatura.

O sistema de cobrança envia notificações

A grande vantagem de contar com um sistema de pagamentos é o envio de lembretes. Desse modo, dias antes do vencimento o cliente é lembrado, evitando a inadimplência. 

O cliente pode pagar o boleto atrasado?

Caso o cliente não pague o boleto na data de vencimento, pode utilizar o mesmo documento para pagar em datas posteriores com o acréscimo de multa e juros.

Como saber se o boleto foi pago?

Para confirmar se a compra parcelada no boleto foi recebida, basta consultar os recebimentos e acompanhar as notificações. No Asaas, por exemplo, você consegue gerenciar os boletos recebidos, pendentes ou vencidos com facilidade.

É possível cancelar um boleto parcelado?

O cancelamento do boleto parcelado só é possível com cobranças vencidas ou pendentes, ou seja, se o parcelamento já estiver com uma cobrança recebida não será possível remover.

Tem como oferecer juros, multas e descontos no parcelamento?

No pagamento parcelado de boleto, as configurações de juros e multa seguem o padrão criado dentro da plataforma da instituição de pagamentos. Caso deseje alterar, será necessário acessar cada parcela. 

Como vender no boleto parcelado?

A seguir, veja como vender parcelado no boleto em 3 passos:

Venda por link de pagamento parcelado

Para vender no boleto e oferecer a opção de parcelamento, é só gerar um link de pagamento. Ao criar a cobrança, é possível incluir os métodos de pagamentos disponíveis (boleto, cartão de crédito ou Pix) e a opção de parcelamento. 

O link de pagamento pode ser personalizado com descrição do produto ou serviço oferecido, além de fotos para torná-lo mais atrativo. Serve para negócios online que não contam com lojas virtuais ou mesmo estabelecimentos físicos que fazem entregas em delivery, por exemplo.

o gif mostra um celular, na tela está o aplicativo do asaas, mostrando como criar boleto parcelado por meio do link de pagamento.

Faça a emissão de cobrança por aplicativo

A emissão da cobrança pode ser feita de forma simples e rápida através do aplicativo. Basta ter uma conta gratuita na instituição de pagamentos e baixar o aplicativo para gerar os links de pagamentos em poucos cliques. 

o gif mostra um celular, na tela está o aplicativo do asaas, mostrando como criar boleto parcelado.

Disponibilize a compra por boleto parcelado online

O compartilhamento do link pode ser feito via aplicativos de mensagem, redes sociais ou e-mail, facilitando a venda. O cliente acessa sendo direcionado para uma página de checkout para escolher como finalizar a compra. 

Viu só como vender no boleto parcelado é simples e prático? Para não correr riscos na operação é importante contar com uma solução que ofereça funcionalidades úteis e segurança para as vendas. Entenda melhor o que observar em uma plataforma de pagamentos a seguir.

Como diminuir os riscos de vender parcelado no boleto?

O parcelamento de boletos pode parecer arriscado, afinal, não há garantia de que o cliente continuará a pagar. Contudo, há formas de diminuir os riscos quando se usa uma plataforma de pagamentos segura.

Realize uma análise de crédito prévia

Conhecer o perfil financeiro do cliente é um fator de grande importância para diminuir os inadimplentes. A falta de pagamentos pode prejudicar os resultados da empresa, por isso, fazer uma análise prévia e garantir que o cliente não está com outras dívidas pendentes é um passo útil para evitar riscos.

Procure por um sistema ofereça negativação Serasa

Além da análise de crédito é importante contar com a opção de negativação no Serasa. Assim, caso o cliente não efetue o pagamento após as cobranças e tentativas de negociação, é possível cadastrá-lo no Serasa. Essa é uma das funcionalidades oferecidas pela plataforma de pagamento do Asaas.

Conte com o suporte de um sistema de cobrança automatizado

Para ter maior controle das cobranças e uma gestão completa da saúde financeira do seu negócio, nada melhor do que utilizar um sistema de cobrança automatizado. Além da emissão facilitada, os lembretes de pagamento automáticos ajudam a reduzir a inadimplência e otimizar o tempo da tarefa.

O Asaas é uma plataforma completa, com diversas opções de pagamento e sem custo. Você não paga mensalidade ou taxa de adesão. As cobranças podem ser emitidas gratuitamente e você só paga caso o cliente efetue o pagamento.

Agora que você já sabe como vender no boleto parcelado é vantajoso para o seu negócio, descubra qual é o melhor sistema para emissão de boletos bancários.

No Asaas você tem negativação de devedores