Como funcionam as ferramentas de Consulta e Negativação Serasa no Asaas?

por Universo Asaas

Publicado em 8 de dezembro, 2023 | Atualizado em 16 de abril, 2024

Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico e desafiador, a obtenção de informações precisas e a gestão eficiente de riscos financeiros são elementos cruciais para o sucesso sustentável de qualquer empreendimento. 

É nesse contexto que as ferramentas do Serasa para empresas surgem como aliadas indispensáveis, oferecendo uma gama de recursos projetados para aprimorar a inteligência financeira da sua empresa e fortalecer suas bases operacionais.

Por isso, nesse conteúdo vamos explicar como funcionam essas ferramentas do Serasa e como seu negócio pode utilizar cada uma delas dentro da plataforma do Asaas. Continue lendo!

O que é o Serasa?

O Serasa Experian, ou simplesmente Serasa, é uma das principais referências quando se trata de informações e análises de crédito no Brasil. Fundada em 1968, a Serasa tem uma trajetória robusta no fornecimento de soluções financeiras e creditícias para empresas de todos os portes. 

O principal objetivo do Serasa é oferecer informações precisas e atualizadas sobre a situação financeira de empresas e consumidores. 

Para alcançar esse propósito, a instituição coleta, organiza e analisa uma vasta gama de dados econômicos e comerciais, proporcionando uma visão holística do perfil financeiro de indivíduos e organizações. 

Isso se torna especialmente crucial no ambiente empresarial, onde as decisões financeiras têm implicações diretas na estabilidade e crescimento dos negócios.

Quais são as ferramentas do Serasa no Asaas?

O Serasa é fundamental para qualquer empresa que deseje ter um planejamento estratégico eficiente para controlar suas vendas e ter mais autonomia para suas finanças.

Sendo assim, é necessário conhecer as possibilidades e ferramentas que o Serasa disponibiliza para que empreendedores e vendedores possam contornar a inadimplência e vender a prazo com segurança. Confira:

Consulta de crédito

Uma das ferramentas mais essenciais oferecidas pelo Serasa para empresas é a consulta de crédito. Esse serviço permite que as organizações acessem informações detalhadas sobre a saúde financeira de seus clientes ou parceiros comerciais. 

Através de relatórios abrangentes, as empresas podem avaliar o risco associado a transações comerciais, tomar decisões informadas sobre concessão de crédito e, assim, evitar potenciais inadimplências. 

A consulta de crédito do Serasa é uma aliada indispensável para empresas que buscam construir relacionamentos comerciais sólidos e seguros.

Negativação de crédito

Quando a inadimplência se torna uma realidade, a ferramenta de negativação de crédito do Serasa entra em cena. 

Esse recurso permite que as empresas registrem devedores inadimplentes, alertando o mercado sobre a situação financeira desfavorável desses indivíduos ou empresas. 

A negativação de crédito é uma medida proativa que não apenas protege a empresa contra futuros prejuízos, mas também serve como um incentivo para que devedores regularizem suas pendências, contribuindo para a saúde financeira do ecossistema empresarial como um todo.

Score Serasa

O Score Serasa é uma ferramenta de avaliação de crédito que atribui uma pontuação a empresas e consumidores, refletindo sua reputação financeira. 

Essa pontuação é calculada com base em uma variedade de critérios, incluindo histórico de pagamento, tempo de existência no mercado, e outras variáveis relevantes. 

Para empresas, o Score Serasa é um indicador valioso que facilita a tomada de decisões sobre parcerias comerciais, concessão de crédito e outras transações financeiras. 

Um Score Serasa elevado é muitas vezes associado a maior confiabilidade financeira, fornecendo tranquilidade para negócios e transações mais robustas com seus clientes. No geral, o Score é dividido entre as seguinte faixas:

  • De 0 a 300: pontuação baixa, altíssimo risco ao oferecer crédito;
  • De 301 a 500: pontuação regular, alto risco ao oferecer crédito;
  • De 501 a 700: pontuação boa, baixo risco ao oferecer crédito; 
  • De 701 a 1000: pontuação excelente, baixíssimo risco ao oferecer crédito.

Qual a importância das ferramentas do Serasa?

A modalidade de vendas parceladas é uma das mais procuradas pelos brasileiros, especialmente em épocas com aumento de demanda de compras – como Black Friday ou o Natal.

Porém, nem sempre conceder crédito é a melhor decisão para seu negócio. Nesse caso, o Serasa se torna uma solução indispensável que ajuda seus vendedores a definir quem deve receber concessão de crédito.

Mas, além disso, as ferramentas do Serasa também podem representar um desenvolvimento positivo em diversos setores da sua gestão financeira. Confira:

1. Análise de crédito

A capacidade de realizar uma análise de crédito abrangente é fundamental para qualquer empresa que busca sustentabilidade financeira

As ferramentas do Serasa oferecem relatórios detalhados, permitindo que as empresas avaliem não apenas a capacidade de pagamento de clientes, mas também a integridade financeira de potenciais parceiros comerciais

Essa análise aprofundada é um alicerce para decisões comerciais mais sólidas, especialmente em transações de grande peso.

2. Redução de riscos e inadimplência

A gestão de riscos e a prevenção da inadimplência são desafios constantes para as empresas. As ferramentas do Serasa, ao fornecerem uma visão clara sobre o histórico financeiro de empresas e consumidores, atuam como escudos protetores. 

A capacidade de identificar previamente clientes de alto risco minimiza as perdas financeiras e reforça a saúde financeira da empresa a longo prazo.

3. Tomada de decisões estratégicas

A informação é o poder por trás das decisões estratégicas bem-sucedidas. As ferramentas do Serasa oferecem dados precisos e atualizados, proporcionando às empresas uma visão abrangente do cenário em que estão inseridas. 

Seja na expansão para novos mercados, na escolha de fornecedores confiáveis ou na adaptação rápida a mudanças nas condições econômicas, essas ferramentas são aliadas estratégicas, capacitando a tomada de decisões mais fundamentadas.

4. Monitoramento de CPF e CNPJ

O monitoramento constante de registros é uma prática proativa que evita surpresas desagradáveis. As ferramentas do Serasa oferecem serviços de alerta, notificando empresas sobre quaisquer alterações nos registros cadastrais de clientes ou parceiros

Esse monitoramento em tempo real é uma medida preventiva que permite às empresas identificar potenciais problemas antes que se tornem crises financeiras.

5. Facilitação de processos de cobrança

Em um ambiente empresarial dinâmico, a inadimplência pode ser uma realidade. As ferramentas do Serasa simplificam os processos de cobrança, fornecendo informações detalhadas sobre devedores. 

Isso não apenas acelera a recuperação de créditos, mas também ajuda a manter um relacionamento saudável com clientes, possibilitando a retomada de pagamentos de maneira mais eficiente e menos conflituosa.

6. Conformidade e Regularidade

Cumprir com regulamentações e manter regularidade operacional são imperativos para a sobrevivência a longo prazo de qualquer empresa. 

As ferramentas do Serasa auxiliam na verificação de pendências, protestos e outras informações que podem afetar a conformidade legal. 

Manter-se em conformidade não é apenas uma obrigação legal, mas também uma estratégia para preservar a reputação da empresa e manter a confiança de clientes e parceiros.

Como funcionam as ferramentas Serasa no Asaas?

Agora que você já entende a importância das ferramentas do Serasa, precisamos explicar como elas podem ser utilizadas dentro do Asaas.

Para realizar uma Consulta Serasa é só acessar o Menu lateral, Consulta Serasa e Consultar Cliente.

Tela para o sistema de consulta e negativação do Serasa no Asaas

Depois disso, basta selecionar se o cliente em questão é PJ ou PF e se ele possuí casdastrado ou não. Caso seu cliente já tenha cadastro, você pode fazer essa consulta por meio do Menu lateral, Meus Clientes, Clientes, clicar sobre o cliente desejado e Consultar no Serasa.

Tela de atalho para o sistema de consulta e negativação do Serasa no Asaas

Vale ressaltar que o Asaas é uma conta digital completa, com inúmeras soluções e benefícios para sua rotina financeira. Os serviços do Serasa se somam com inúmeros outros recursos para evitar a burocracia, vender mais e fidelizar seus clientes. Confira:

Consulta Serasa

A consulta de crédito pode ser efetuada tanto para pagadores pessoa física (PF) quanto jurídica (PJ), e não é necessário que esse pagador esteja previamente cadastrado no sistema. 

Para isso, basta acessar o menu principal do Asaas, e encontrar a aba “Consulta Serasa”, destinada ao acesso deste serviço pelos clientes. 

Ao concluir a solicitação da consulta no sistema, você terá à disposição um PDF contendo todas as informações do pagador registradas no Serasa, pronto para ser baixado. 

Além disso, uma cópia desse arquivo é automaticamente encaminhada para o endereço de e-mail cadastrado na sua conta Asaas. Esse processo garante agilidade de acesso às informações desejadas, mantendo a segurança para a operação.

Quais os requisitos para o cliente utilizar a Consulta Serasa?

Para sua empresa realizar uma consulta Serasa dentro do Asaas é necessário preencher alguns requisitos. Eles são:

  • O cadastro precisa obrigatoriamente ser PJ;
  • Precisa estar com o cadastro 100% aprovado no Asaas;
  • O CNPJ deve estar ativo na Receita Federal;
  • Ter saldo disponível no cadastro, para que a consulta seja realizada.

Negativação Serasa

A negativação em colaboração entre o Asaas e o Serasa, representa um serviço destinado aos clientes Pessoa Jurídica. E para acessar essa função, basta encontrar a aba ‘Negativações’ no menu inicial da plataforma.

A solicitação de negativação pode ser efetuada sempre que houver uma dívida ativa registrada no CPF do consumidor (pagador PF) ou no CNPJ da empresa (pagador PJ). 

Em outras palavras, a negativação é aplicável quando ocorrer inadimplência nos pagamentos de qualquer cobrança realizada dentro da plataforma Asaas

Esse serviço visa proporcionar uma abordagem eficiente para lidar com situações de inadimplência, garantindo que sua empresa possa gerenciar de forma assertiva as pendências financeiras.

A negativação poderá ser realizada tanto para pagadores PF ou PJ e o único requisito para sua empresa realizar esse processo é possuir uma cobrança vencida a pelo menos 5 dias corridos desse pagador.

Quais os requisitos para o cliente utilizar a Negativação Serasa?

Para usar o serviço de Negativação Serasa através da plataforma do Asaas, sua empresa precisa estar de acordo com os seguintes requisitos:

  • O cadastro precisa obrigatoriamente ser PJ e não pode ser associação ou ONGs;
  • Precisa estar com o cadastro 100% aprovado no Asaas;
  • O CNPJ deve estar ativo na Receita Federal;
  • Ter a cobrança vencida há pelo menos 5 dias corridos;
  • Não ter o CNAE 8291100 registrado no CNPJ;
  • Ter saldo disponível no cadastro, para que a negativação seja realizada.

Após solicitar a negativação, o Asaas encaminha todos os dados desse pagador e da cobrança em questão para que o Serasa realize a negativação, então é feito uma análise de no máximo 2 dias úteis pelo parceiro para iniciar o processo de negativação.

O que a negativação Serasa muda na vida do pagador?

A principal consequência em ter uma dívida ativa no Serasa é a perda de crédito. E, na maioria das vezes, a restrição de crédito é total até que o pagador quite a pendência e seu nome seja retirado do Serasa.

Essa restrição pode impedir o usuário de abrir uma conta corrente, solicitar um cartão de crédito, fazer um financiamento (seja de carro ou imóvel), entre outras situações do cotidiano que exigem análise de crédito.

Em muitos casos os bancos deixam de oferecer a estes devedores serviços relacionados ao crédito, como o cheque especial ou aumentar o limite para seu cartão

Essas situações costumam ocorrer até mesmo quando a dívida em aberto não está relacionada à instituição financeira em si.

Qual o prazo para o pagador ser negativado?

O cliente pode solicitar uma negativação a qualquer momento, mas ela só será enviada ao Serasa no 5º dia após o vencimento da cobrança

Após o Serasa receber o pedido, eles enviam a carta para a casa do pagador com prazo de 10 dias para pagamento. Depois disso, a negativação é iniciada.

Porém, vale ressaltar que alguns estados possuem legislações próprias para negativações de pagadores. O prazo de 10 dias funciona em todo o território nacional, exceto nos estados que possuem outro prazo, como:

  • MT: 45 dias corridos;
  • SP: 10 dias corridos;
  • PE: 20 dias corridos;
  • PI: 15 dias corridos.

Abra sua conta digital PJ e use os recursos Serasa no Asaas

E se você deseja contar com os serviços de negativação entre suas ferramentas de cobrança, o primeiro passo é abrir uma conta digital PJ no Asaas e realizar seu cadastro.

Vale lembrar que além da parceria com o Serasa, o Asaas também oferece outras soluções que evitam a inadimplência e permitem um gerenciamento financeiro do seu negócio com praticidade e eficiência. Através do Asaas você seu negócio pode:

Todos os produtos do Asaas.

Sendo assim, se você deseja otimizar todos os processos da sua empresa e ser mais eficiente, contando com todos esses recursos: abra sua conta Asaas PJ agora mesmo!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.