Gestão de cobranças

Como funciona a negativação no Serasa e como fazer

Publicado em . Atualizado em
Por João Vitor Possamai . Tempo de leitura: 7 mins
Mão de mulher segura cartão de CPF para negativação no Serasa.

A inadimplência é um problema que pode atingir negócios de diferentes tamanhos. Além de atrapalhar o fluxo de caixa, também impacta na relação entre cliente e empresa. 

Segundo a pesquisa realizada pelo Serasa em junho de 2024, cerca de 72,50 milhões de brasileiros enfrentam a situação de inadimplência. Para as empresas, esses números representam a falta de pagamentos, atrasos, entre outros problemas. 

A negativação no Serasa pode ser a solução para esse problema. Quando a empresa opta pela negativação, entende-se que todas as formas de negociação já foram utilizadas. 

Nas próximas linhas, explicaremos mais sobre esse processo e como ele pode auxiliar na manutenção da saúde do seu negócio.

Quando negativar um cliente no Serasa?

O processo de negativação deve acontecer após a falta de pagamento de um produto ou serviço, ou seja, quando há uma dívida ativa no CPF ou no CNPJ. 

No fluxo de cobrança, é possível oferecer chances de pagamento, relembrando o cliente da dívida. Porém, quando a inadimplência atinge o prazo limite, inicia-se a negativação no Serasa. 

O objetivo é, além de recuperar os valores que não foram pagos, avisar ao mercado sobre consumidores que não cumprem suas obrigações financeiras

Como funciona o processo de negativação Serasa? 

O processo de negativação acontece após o atraso ou a falta de pagamento de uma pendência financeira. Assim, é uma prática recomendável para a empresa que deseja manter as contas em dia, e preza por um fluxo de caixa saudável

No entanto, para negativar um CPF, é preciso considerar alguns pontos sobre a cobrança e os prazos. Afinal, negativar devedores em birôs de crédito requer garantias e alguns passos antecedem esse processo. 

Abaixo, separamos alguns pontos que a empresa deve prezar antes de negativar clientes:

Realizar a cobrança prévia dos devedores

A cobrança de pagamentos é uma prática individual de cada empresa. E uma das partes mais importantes do controle da inadimplência. Assim, é dever da empresa estudar quais são as melhores formas de cobrança, considerando o seu público. 

O envio de lembretes de cobrança é importante, afinal, para realizar a negativação no Serasa, é necessário possuir provas de que houve tentativas de comunicação, sem sucesso.

Canais utilizados pelo asaas para fazer cobrança.

Cumprir o prazo para iniciar o processo de negativação

Embora não existam restrições quanto ao prazo para o cadastro de inadimplência, o período de 30 dias é o mais recomendado. 

Assim, o cliente consegue se organizar para realizar o pagamento antes da negativação no Serasa. Afinal, é importante lembrar que o atraso no pagamento pode ser por esquecimento ou por falta momentânea de dinheiro.

Além disso, nesse período a empresa pode realizar diversas tentativas de contato com o cliente, para incentivá-lo a realizar o pagamento e evitar o nome sujo. Assim, o período de 1 mês garante a preparação mútua. 

Como realizar negativação no Serasa?

A negativação no Serasa é feita exclusivamente por pessoa jurídica, que deve seguir algumas obrigatoriedades. 

Também é importante ressaltar que é possível realizar o processo de solicitação de negativação do cliente inadimplente por meio de uma plataforma associada ao birô de crédito ou diretamente pelo site do Serasa. Os passos para essa solicitação são: 

1. Primeiro contato com o cliente antes da solicitação de negativação

Conversar com o cliente é sempre o melhor caminho para evitar negativá-lo. Afinal, existem inúmeros motivos para a inadimplência acontecer e há meios de conseguir o pagamento antes de negativar um CPF.  

Assim, para informar o cliente da pendência, é interessante que a empresa utilize mecanismos de automação. 

Uma dica é a utilização da régua de cobranças, que dita os momentos em que as notificações devem ser enviadas, seja antes ou depois do prazo, para incentivar o pagamento. 

Caso o cliente não retorne o contato e não complete o pagamento, o próximo passo é dar início ao processo de negativação no Serasa. 

A imagem mostra todo o fluxo da régua de cobrança, desde a preventiva até a reativa

2. Forneça os dados do cliente para negativação no Serasa

Após a decisão de negativar o cliente, essa é a hora de fornecer os dados mais importantes do consumidor ao Serasa. Para isso, é preciso ter algumas informações de cadastro: 

  • Nome completo/razão social, CPF/CNPJ, endereço, telefone e e-mail;
  • Comprovação da dívida por meio de documentações assinadas pelo inadimplente;
  • Informações válidas sobre o tempo em que a dívida está ativa e um histórico com todas as cobranças realizadas. 

Aproveite para incluir as informações do produto ou serviço, assim como a data da compra, valor da multa/juros e preço da mercadoria. Todos esses dados são importantes para confirmar a solicitação.

Em uma plataforma como a do Asaas, integrada ao sistema do Serasa, todas as informações sobre a cobrança a ser negativada serão coletadas e enviadas automaticamente à empresa para posterior negativação. Assim, não é necessário realizar essa coleta e envio manuais. 

3. Aguarde a análise do pedido de negativação no Serasa

Agora é com o Serasa. O consumidor recebe uma carta, com prazo de 10 dias para o pagamento, enviada pela própria instituição. 

Caso a quitação não seja feita, o indivíduo passa a ser negativado. Nos casos em que há o pagamento, os débitos são retirados do CPF ou CNPJ em até dois dias úteis

Vale mencionar que a negativação no Serasa e o estado de inadimplência permanecem pelo período de cinco anos caso não haja o pagamento, mas pode ser cancelada pela empresa a qualquer momento. 

4. Retire a negativação após a quitação da dívida

Depois que o cliente realizar a quitação dos débitos pendentes, é importante que a empresa realize o descadastro do devedor do sistema do Serasa. Do contrário, o cliente seguirá com o nome sujo e terá dificuldade em acessar diferentes linhas de crédito

Além disso, caso o cadastro não seja atualizado, a empresa fica sujeita a processos judiciais por danos morais. Por isso, o prazo máximo para a retirada após a quitação é de 5 dias. 

5. Use a ferramenta de negativação do Asaas

Para garantir que tanto a cobrança, quanto a retirada do nome da situação de inadimplência aconteçam da forma correta e sem maiores prejuízos aos envolvidos, é indicado um sistema de gestão de cobranças

Toda empresa pode recorrer à negativação de clientes para combater a inadimplência. Por isso, existem plataformas como a do Asaas, que auxiliam as instituições a realizarem esse procedimento de maneira automática.

Com a ferramenta de negativação do Asaas, todo o processo é feito de maneira digital, eficiente e rápida, evitando burocracias. E ainda é possível utilizar os recursos de notificação, para comprovar as tentativas de contato anteriores à negativação. 

  • O processo de negativação no Serasa pelo Asaas é integrado ao órgão de verificação de crédito.
  • É possível enviar automaticamente as cobranças para negativação. Isso acontece por meio do agendamento das negativações, programando o envio ao Serasa após o 5º dia de vencimento sem pagamento. 
  • O sistema do Asaas atualiza automaticamente o status da solicitação de negativação. Assim, é possível acompanhar diariamente em que ponto está a solicitação feita. 
  • Se o cliente realizar o pagamento após o contato do Serasa, a dívida constará automaticamente como quitada nos sistemas do Asaas. 

Além de ter um sistema completo de negativação de clientes, é possível contar com ferramentas de gestão financeira. 

Se você deseja desfrutar dos processos automatizados e tornar a cobrança e a negativação no Serasa mais eficientes, abra a sua conta PJ no Asaas e desfrute de todos os benefícios agora mesmo!

Compartilhar:
Diretor Financeiro do Asaas. Formado em Finanças e Contabilidade pela New York University (NYU), possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro. Atuava como diretor no CPP Investments, maior fundo de pensão canadense, com quase 500 bilhões de dólares sob gestão. Já teve passagem pelo Macquarie, em Nova York, e pelo HSBC, em São Paulo.

Comentários

  1. Davi C. Mota disse:

    Excelente artigo, com certeza o Asaas é muito mais completo em oferecer soluções.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notebook e celular exibindo a interface do Asaas e a frente deles um cartão do Asaas.

Asaas: conta digital completa para sua empresa

Emita cobranças, faça transferências, pague contas e gerencie seu negócio em um único lugar.
Conhecer o Asaas