Pix Agendado: Tudo o que você precisa saber para otimizar suas transações financeiras

por Pix

Publicado em 4 de maio, 2022 | Atualizado em 19 de fevereiro, 2024

Em um mercado cada vez mais competitivo, a necessidade de inovação e busca por soluções que agilizem processos e otimizem resultados são fundamentais para o sucesso de uma empresa. 

Nesse cenário, surge o Pix Agendado, uma ferramenta que traz facilidade e praticidade para suas transações financeiras. 

Com a possibilidade de agendar pagamentos, você pode ter uma gestão mais eficiente e focar em atividades estratégicas. 

Neste artigo, vamos explorar os benefícios do Pix programado, como ele pode impulsionar seus negócios e como a automação pode ser um diferencial competitivo. Descubra como essa solução pode transformar a forma como você faz negócios. Continue lendo!

O que é o Pix Agendado?

O Pix Agendado é uma ferramenta lançada pelo Banco Central (Bacen) junto com outras funcionalidades do Pix. Ela permite aos usuários programem transações financeiras para serem realizadas em datas futuras. 

Com o Pix programado, é possível coordenar pagamentos, transferências e até mesmo programar recorrências, definindo a data e o horário em que a transação será efetuada.

Assim, o Pix programado proporciona praticidade, permitindo que sua empresa mantenha a organização das suas finanças, de acordo com suas necessidades e planejamentos.

Como funciona o agendamento de pagamentos via Pix?

O sistema de agendamentos do Pix funciona de maneira bastante simples, seguindo o padrão dessa ferramenta de pagamentos. Cada instituição pode apresentar algumas mudanças dentro da interface da plataforma. 

Mas, no básico, basta escolher uma data, informar as chaves Pix e posteriormente separar os recursos para a transação acontecer. Confira o passo a passo:

Passo a passo para agendar um Pix

Para utilizar o Pix Agendado, basta acessar o aplicativo, plataforma do banco ou instituição financeira em que você possui uma conta, selecionar a opção de agendamento e inserir os dados da transação.

Os dados essenciais são o valor, a chave Pix do destinatário e a data desejada para a realização da transação.

Cada banco ou instituição de pagamento pode ter um direcionamento para uso do Pix Agendado. Porém, no geral essa opção é disponibilizada junto das outras ferramentas Pix.

Agendamento de Pix no Asaas

No Asaas o Pix pode ser agendado, basta seguir este passo a passo:

  • Acesse o ambiente Pix no menu lateral do Asaas na opção “Pix”.
  • Ao acessar o ambiente Pix, clique sobre o botão “Enviar Pix”.
  • Para fazer o agendamento, preencha os campos na tela e selecione a data desejada para a efetivação do Pix.
  • Caso a opção do campo “Data” seja diferente da data atual, será informado que a transação é um Pix agendado.
  • Clicando sobre o botão “Continuar”, certifique-se dos dados preenchidos. No campo “Data de pagamento”, mais uma vez é possível observar a informação de “agendado”.
  • Confirme os dados preenchidos anteriormente. Para continuar, basta inserir nos passos seguintes o token SMS.
  • Ao final do processo, será exibido o aviso de “Pix agendado com sucesso”.
  • Ao concluir todas as etapas, é enviada uma notificação via central de alertas com a mensagem de “Pix agendado com sucesso”.
  • Clicando sobre a notificação, é possível visualizar a tela de “Detalhes do agendamento”.
Receber via Pix agendado no Asaas

O pagador que enviar um Pix programado para a sua empresa vai programar a transferência usando o Pix e você receberá normalmente por meio do Asaas na data informada. O valor ficará disponível para saque a partir das 8 horas na sua conta.

Conferir se o Pix foi agendado corretamente

Para conferir se o agendamento do Pix foi efetivamente realizado, basta acessar a área de agendamentos, dentro do ambiente Pix. A transação deve estar visível como “Transferência agendada” e com a data definida por você.

Onde encontrar um Pix programado no Asaas

No espaço “Agendamentos”, é possível visualizar as informações:

  • Data de vencimento;
  • Pagamento agendado para;
  • Descrição;
  • Valor;
  • Situação;
  • Ações.

Portanto, se essas informações estiverem visíveis e corretas, o agendamento do Pix está confirmado.

Cancelar Pix agendado no Asaas

Para cancelar um agendamento de Pix no Asaas, siga este passo a passo:

  • Acesse “Pix” no menu lateral esquerdo da plataforma. Vá até o bloco “Agendados” e  localize o Pix que você deseja cancelar. Clique no botão de situação “Agendado”.
  • Você será direcionado para a tela de detalhes do agendamento, onde poderá consultar todas as informações do agendamento do Pix e poderá cancelar a transferência clicando em “Cancelar agendamento”.
  • Para finalizar o cancelamento, é necessário responder a pergunta “Tem certeza de que deseja cancelar o agendamento?”.
  • Optando por “Cancelar o agendamento”, você receberá a confirmação de “Pagamento Pix cancelado com sucesso” e a situação mudará de “Agendado” para “Cancelado”.

Opções de agendamento

O agendamento Pix não permite a função da escolha do horário para a transação acontecer, apenas do dia desejado. Mas muitos empreendedores têm dúvidas sobre se existe alguma limitação dependendo do momento em que acontecer o agendamento ou transferência.

Por isso é importante entender todas as regras do horário Pix. Afinal, o tradicional do padrão bancário é limitar as funções de transferência em determinados horários – mesmo por questões de segurança.

Sendo assim, vale ressaltar que o Pix possui algumas limitações de valores para o horário noturno

Porém, é importante observar que a efetivação do Pix Agendado está atrelada à liquidação e compensação dos valores, que seguem horários específicos. A hora da liquidação para o Pix é determinada pela instituição financeira em que a sua empresa possui conta. 

Geralmente, os horários disponíveis para agendamento podem variar de acordo com a política interna de cada instituição, respeitando as diretrizes estabelecidas pelo Banco Central.

Limitações e prazos do agendamento

É importante ressaltar que o Pix Agendado está sujeito a algumas limitações e prazos determinados pelas instituições financeiras. 

Por isso, é fundamental consultar as regras específicas de cada banco para aproveitar essa funcionalidade de forma adequada e segura.

Quais as vantagens e benefícios do Pix Agendado?

O Pix já é uma revolução na forma do brasileiro realizar transferências. Para sua empresa, isso também significa mais flexibilidade para vender e um aumento nas possibilidades de alcançar seus consumidores.

O Pix programado também traz benefícios para sua empresa e a forma como sua equipe financeira pode trabalhar no dia-a-dia. Com uma gestão financeira organizada, sua empresa pode focar em crescer e alcançar um público maior.

Confira os principais benefícios do Pix agendado para sua empresa:

Maior controle financeiro e organização

Você pode melhorar o controle financeiro da sua empresa através do Pix agendado. Todas as ferramentas de automação possuem a capacidade de melhorar a forma como sua gestão pode administrar os recursos financeiros, além dos pagamentos devidos da empresa.

Planejamento financeiro é fundamental para sua empresa crescer e atingir os objetivos, métricas e manter a qualidade dos produtos oferecidos.

Flexibilidade nos agendamentos

O Pix agendado também permite flexibilidade para realizar pagamentos. Essa função pode ser muito importante no momento de negociar prazos com parceiros ou funcionários, por exemplo.

Afinal, através disso você pode manter os prazos e antecipar necessidades de pagamento – deixando as datas corretas para os pagamentos.

Evitar esquecimento de pagamentos

Um dos problemas que pode levar sua empresa à inadimplência é o esquecimento de pagamento. 

Por exemplo, seus fornecedores podem demandar uma data específica para receber – e o esquecimento, somado a ruídos de comunicação – podem atrapalhar sua dinâmica financeira. 

Nesse cenário, o Pix agendado pode ser uma ferramenta importante para aumentar a eficiência da sua gestão, automatizando um processo essencial e permitindo um controle total das contas a pagar.

Facilidade na gestão de fluxo de caixa

O fluxo de caixa pode indicar o quão bem seu negócio está conseguindo operar durante um período de tempo. É fundamental que exista liquidez na sua empresa, para que a gestão possa pagar as contas necessárias e manter os investimentos.

Com esse equilíbrio, o negócio pode continuar operando e manter as atividades em dia. Por isso, é essencial evitar erros no fluxo de caixa. O Pix agendado ajuda a manter essa estabilidade, coordenando os pagamentos importantes e antecipando as necessidades com planejamento.

Melhora na gestão de contas a pagar e receber

Por fim, ainda falando sobre controle de contas, suas contas a pagar são uma etapa fundamental da rotina empresarial. Qualquer negócio tem obrigações financeiras, necessitando realizar pagamentos – seja de fornecedores, funcionários, empréstimos ou até mesmo devoluções.

Por isso, o Pix agendado pode ser uma forma de ajudar o seu time financeiro a manter todas essas requisições de pagamento em dia. Uma vez agendadas, as transferências serão feitas na data correta sem maiores preocupações.

O Pix Agendado é seguro?

Sim, o Pix agendado é uma forma segura de manter suas transferências bancárias em dia, assim como seu controle e capital de giro. Isso acontece porque o Pix segue regras definidas pelo Bacen, que administra todas as funcionalidades da ferramenta.

Além disso, em 2023 o Bacen anunciou novas medidas que tornam o Pix ainda mais seguro, mantendo a criptografia das transferências e reforçando as medidas para evitar golpes.

Medidas de segurança implementadas

Essas mudanças, das novas regras Pix em 2023, incluem novos limites para o horário noturno de pagamento, assim como a regra de aprovação de novos limites. Tudo isso possui como foco evitar que as tentativas de golpe continuem acontecendo.

Vale lembrar que esse tipo de prática se trata de engenharia social, não de uma falha no sistema de pagamentos. 

Ou seja, os criminosos induzem as vítimas a realizar transações para contas fraudadas. Uma invasão ou “bug” do Pix é virtualmente impossível, segundo o próprio Banco Central.

Dicas para proteger suas transações agendadas

Vale ressaltar, porém, que é sempre importante contar com toda a proteção possível para sua empresa. Por isso, você deve contar com uma plataforma de pagamentos que possua sistemas antifraude eficientes e proteja sua empresa de tentativas de golpe ou invasões.

Além disso, você também deve proteger as senhas e contas através de processos de tokenização e autenticação multifator

Quais são as dúvidas frequentes sobre o Pix Agendado?

Embora o Pix já tenha sido disponibilizado há alguns anos pelo Banco Central, as diversas ferramentas e constantes atualizações desse método de pagamento, tornam alguns processos confusos para parte dos usuários.

Por isso, para não restar dúvidas, selecionamos algumas das perguntas frequentes que mais ocorrem sobre o uso do agendamento Pix e elencamos as respostas para facilitar que sua gestão possa utilizar essa solução com o máximo de eficiência e segurança. Confira:

É possível cancelar um Pix agendado?

Sim, você pode cancelar um Pix agendado. Para isso, basta fazer a solicitação de cancelamento dentro do seu aplicativo bancário. Essa opção deve estar disponível dentro da área Pix do seu aplicativo.

Porém, é fundamental que você realize esse processo até o dia anterior ao agendamento, evitando complicações futuras.

É possível agendar Pix em diferentes instituições financeiras?

Sim, é possível realizar um agendamento em qualquer instituição bancária em que possua conta com recurso Pix. Ou seja, sua empresa pode tanto realizar quanto receber Pix agendados de qualquer conta bancária.

Que horas o Pix agendado cai na conta?

O Pix é transacionado nas primeiras horas úteis do dia na qual o agendamento foi realizado. Não é possível programar o horário do envio, por isso os recursos precisam estar disponíveis assim que o dia começar – para evitar complicações.

Existe algum custo adicional para utilizar o Pix programado?

Não, o Pix agendado não gera custos adicionais do que uma transação recorrente. Vale ressaltar a necessidade de conhecer as taxas do Pix PJ da instituição financeira da qual você possui conta.

No Asaas você paga apenas R$ 0,99 por transação recebida nos 3 primeiros meses. Depois, apenas R$ 1,99 por transação recebida. Essa taxa é fixa, e não são cobrados outros encargos.

Qual a diferença entre Pix Agendado e Pagamentos Programados?

O Pix Agendado é uma funcionalidade específica do sistema de pagamentos instantâneos Pix, criado pelo Banco Central do Brasil. 

Entre suas particularidades, ele permite agendar transferências utilizando qualquer chave Pix ou um QR Code para uma data futura. Dessa forma, o pagamento será realizado automaticamente na data agendada, sem a necessidade de intervenção manual.

Já os Pagamentos Programados podem se referir a funcionalidades similares oferecidas por outras instituições financeiras ou meios de pagamento, como boletos bancários, débitos automáticos, cartões de crédito, entre outros.

A ideia é a mesma, porém podem ser cobradas taxas diversas para essas modalidades. Além disso, o Pix é um sistema muito rápido, direto e seguro – sendo o meio de pagamento mais utilizado no Brasil.

Quais as aplicações do Pix programado na empresa?

Apesar do Pix ser uma forma de pagamento prático, muitos empreendedores ainda possuem dúvidas sobre a aplicabilidade de todas as suas ferramentas. Cada nicho de mercado atua de forma diferente, e existem inúmeras maneiras de tornar o pagamento instantâneo parte da rotina.

Porém, e quanto ao Pix programado? Nesse caso, existem diversas formas de integrar essa função e tornar o dia-a-dia de pagamentos da sua empresa, e dos seus clientes, mais prático. Confira:

Como meio de pagamentos

Um dos aspectos principais do Pix Agendado, é sua capacidade de facilitar o uso de recursos como método de pagamento. Sendo assim, você pode tornar essa solução uma opção para que seus clientes comprem seus produtos ou adquiram serviços. Confira:

Pagamentos recorrentes

Ao oferecer a opção de pagamento via Pix para seus clientes, você permite que eles façam compras recorrentes através do Pix agendado. Essa medida pode ser uma forma de tornar os pagamentos recorrentes mais práticos e seguros para os consumidores.

Nesse caso, é necessário que exista um contrato claro com o cliente, e que as datas de pagamento sejam bem definidas.

Da mesma maneira, sua empresa também pode se beneficiar do Pix agendado para pagar fornecedores e parceiros com rapidez e sem perder o prazo.

Para empresas de serviços de assinatura

Dentro de um serviço de assinatura sua empresa precisa garantir que o cliente possua um método de pagamento fácil e acessível para estar em dia com suas obrigações.

No pagamento por assinatura, assim como acontece com os pagamentos recorrentes, seu cliente continua consumindo seu produto mensalmente. Esse sistema é muito útil para serviços de streaming, por exemplo, ou mensalidades de academia, escolas, etc.

Geralmente, é utilizado o cartão de crédito para formalizar esse método de negociação. Mas você também pode aplicar o Pix agendado, caso exista confiança que o cliente irá pagar regularmente. 

Além disso, com ferramentas de automação de mensagens, você pode notificar seu cliente da necessidade de pagamento todos os meses de forma prática e fácil.

Planejamento financeiro empresarial

Não só dentro dos pagamentos o Pix agendado pode ser útil. Essa ferramenta financeira pode ser utilizada como um meio de pagamento, tanto para sua empresa quanto para os clientes.

Porém, essa função pode ser ótima dentro do seu planejamento empresarial. Através dela você pode programar pagamentos e manter um controle mais preciso das necessidades de quitação de débitos.

Uma vez tendo sua rotina financeira organizada, seu time financeiro fica livre para propor melhorias e focar na busca por investimentos dentro do seu negócio.

Pagamento de contas e boletos

Um exemplo de como você pode aplicar o Pix agendado é para pagar contas e boletos. Dentro da rotina empresarial, sua empresa pode contrair algumas obrigações empresariais

Por isso, manter as despesas em ordem é uma etapa muito importante da estratégia empresarial.

Pagar dívidas, contas e boletos se torna mais simples e recorrente com uma ferramenta como o Pix agendado.

Pagamentos de fornecedores

Os fornecedores são essenciais para qualquer empresa. Manter uma boa relação e saber negociar os preços são uma etapa importante. Porém, para manter um relacionamento saudável e duradouro, mais importante ainda é pagar em dia.

Por isso, use o Pix programado para garantir que seus parceiros recebam os valores devidos sempre em prazo e você pode manter seus estoques supridos dos produtos essenciais.

Como implementar o pagamento e cobrança por Pix Agendado?

Agora que já comentamos algumas possíveis aplicações para o Pix agendado, podemos falar sobre como você pode usar o máximo dessa ferramenta dentro da sua empresa. O Pix é cheio de funções e aumenta o dinamismo das relações financeiras entre clientes e empreendedores.

Porém, nem todas as empresas percebem o potencial que um método de pagamento eficiente pode ter dentro do seu plano de negócios. Confira como você pode tornar sua empresa mais eficiente e aproveitar tudo que o Pix programado oferece:

1. Organize seus pagamentos e transferências

O primeiro passo que sua empresa pode tomar, é antecipar as necessidades de pagamento e criar um planejamento bem definido. Dessa forma, você potencializa o uso dos seus recursos e prepara as melhores soluções que serão utilizadas para realizar os pagamentos.

Sendo assim, tire um momento do seu planejamento para entender quais serão as principais demandas e organize quais as soluções podem ser mais úteis para ajudar sua saúde financeira.

2. Utilize lembretes e notificações

Uma das grandes preocupações dos empreendedores com métodos como os relacionados a agendamento de transações, como o Pix agendado, é a forma de cobrança. 

Essa preocupação existe por conta da necessidade dos clientes efetuarem, de fato, o agendamento das transações. E essa brecha pode ocasionar esquecimentos ou simplesmente levar a inadimplência.

Uma forma de contornar esse problema, é aplicando um sistema de lembretes de pagamento – via SMS, WhatsApp ou e-mail – para lembrar os clientes do prazo de quitação e manter as contas em dia.

3. Acompanhe seus agendamentos

Por outro lado, se sua empresa está utilizando o Pix agendado, é importante manter o controle dos saldos disponíveis em conta, assim como das datas de pagamento. 

Ou seja, sua equipe financeira pode reduzir o tempo gasto com pagamentos ao automatizar essa tarefa, mas é importante manter um acompanhamento de como e quando os pagamentos estão sendo feitos.

Isso vai ajudar a manter seu caixa em ordem e dar mais clareza para as movimentações que estão ocorrendo no seu negócio.

4. Mantenha seus dados atualizados

Por fim, uma dica sempre útil para qualquer empresa que deseja manter suas transações em boa operação, é manter os dados atualizados. 

Isso serve tanto para que seus clientes conheçam as informações necessárias para realizar uma quitação, quanto para você manter o controle sobre os pagamentos devidos da parte deles.

Sendo assim, contar com um cadastro de clientes atualizado é uma boa maneira de manter o controle das contas em dia e evitar problemas com clientes inadimplentes.

5. Contrate uma plataforma de pagamentos

Uma plataforma de pagamentos integrada ao Pix Agendado oferece uma solução completa para gerenciar as transações financeiras da sua empresa. 

Com uma plataforma confiável e segura, você pode centralizar os pagamentos, controlar as datas de vencimento, emitir boletos bancários, receber pagamentos por diversas modalidades, incluindo o Pix, e ter acesso a relatórios e informações valiosas para a gestão financeira.

Desfrute dos benefícios do Sistema de API Pix

A integração do Pix programado com sistemas de API permite automatizar processos e trocar informações de forma ágil e segura. 

Com a API, é possível conectar o Pix Agendado a outros sistemas da sua empresa, como o ERP, CRM ou sistema de gestão financeira. 

Isso possibilita uma maior integração entre as áreas, diminui retrabalhos, reduz gastos, evita erros e agiliza as operações, proporcionando uma experiência mais eficiente e satisfatória tanto para o empreendedor quanto para o cliente.

Investir em ferramentas de automatização, como o Asaas é uma das melhores maneiras de preparar seu negócio para escalar e alcançar novos públicos.

E se você quer utilizar o Pix com o máximo de eficiência dentro da sua empresa, não deixe de conhecer o Pix PJ do Asaas. Descubra todas as soluções que você pode integrar na sua rotina financeira!

O banner tem a imagem do logo do pix e de moedas e nele está escrito: Adeus, prazo de compensação! Com o Pix você recebe seus pagamentos muito mais rápido. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Receba num (Pix)car de olhos. Seu dinheiro na conta em apenas 10 segundos. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.