Pix garantido: modalidade que promete substituir o cartão de crédito

por 11 out 2022Cobrança

Publicado em 11 de outubro, 2022 | Atualizado em 10 de novembro, 2022

O Pix é uma das principais formas de pagamento para o consumidor brasileiro. Só em agosto de 2022, o Pix registrou o recorde de 90 milhões de movimentações financeiras realizadas em um único dia. 

Apenas nos últimos três meses de 2021 essa ferramenta registrou 3,9 bilhões de transações – mais do que todos os outros meios de pagamento somados. E ela é, segundo o Banco Central, a principal forma de pagamento no país.

Por todos esses fatores, oferecer Pix no seu negócio é fundamental para o crescimento da sua empresa. Além disso, é possível oferecer alguns recursos que ampliam as vantagens dessa modalidade – como o Pix garantido, que explicaremos neste artigo. Continue lendo!

Conteúdo

O que é Pix garantido?

Antes de tudo, é importante definir o que é o Pix garantido. Essa modalidade é nova, e muitos ainda a confundem com o Pix parcelado. O Pix garantido é uma solução oferecida pelo Banco Central, mas que ainda não foi lançada.

O Pix parcelado, por outro lado, já existe. Essa modalidade de pagamento é oferecida por diferentes instituições bancárias que permitem o pagamento de diferentes serviços através do Pix com possibilidade de parcelamento.

No Asaas, por exemplo, nossos boletos parcelados em carnê vem com QR code Pix, possibilitando que seu cliente utilize a ferramenta para pagar cada parcela da forma que preferir.

Cada instituição de pagamentos pode ter regras diferentes para o pix parcelado, que acaba operando de modo parecido ao empréstimo pessoal. Por isso, é importante consultar as taxas e juros que são oferecidos ao consumidor.

Diferença entre Pix garantido e Pix parcelado

Ainda para ser lançado em 2022, o Pix garantido é uma modalidade de pagamento que permite que compras sejam parceladas pelo Pix. Ou seja, a partir de um valor limite, cada pessoa poderia parcelar uma compra em até 24x.

Ainda não existe definição dos limites de cada pagador, porém, esse serviço deve dispensar a necessidade do cartão de crédito.

Vale ressaltar que também será necessário existir instituições financeiras habilitadas para intermediar a transação. Assim, o banco garante que o estabelecimento vai receber o valor integral da compra mesmo que o cliente fique sem dinheiro na conta para pagar.

Banner baixar e-book gratuito - Pix: o que você precisa saber para receber com pix em seu negócio. Um guia prático sobre as diferentes formas de usar o pix para profissionalizar as cobranças.

Quais as diferenças entre Pix garantido e cartão de crédito?

Em ambos os casos, um estabelecimento irá disponibilizar o parcelamento do valor de um pagamento mantendo a garantia de que irá receber os valores da venda na data marcada. Afinal, ambos os procedimentos serão mediados por uma instituição financeira.

Porém, vale ressaltar que existe uma grande diferença entre essas duas modalidades. No cartão de crédito, todas as compras (parceladas ou a vistas) são somadas e cobradas em um momento específico – na data da fatura do cartão.

Já no Pix garantido, as parcelas serão debitadas na mesma data da realização da compra. Ou seja, a grande diferença é para o consumidor e não para a empresa que oferece o serviço.

Como funciona o Pix garantido?

O Pix garantido deve funcionar com algumas condições específicas reguladas pelo Banco Central. Em tese, parte do pagamento será feito à vista, como uma primeira parcela de entrada. 

Os outros pagamentos, porém, serão agendados para os meses seguintes na mesma data em que foi feito o pagamento inicial.

Quais são as condições de parcelamento?

É importante ressaltar que uma vez feito o processo de parcelamento no pagamento por Pix garantido, não será possível cancelar o agendamento realizado antes. Se o cliente não tiver dinheiro em conta para quitação da parcela, o valor será debitado da mesma forma. 

Esse desconto deve funcionar como um empréstimo pessoal do banco para o cliente ou de modo semelhante ao juros cobrados pelo cheque especial. 

Quais são as taxas cobradas pelas transações?

Vale ressaltar que apesar das condições serem estabelecidas pelo Banco Central, cada instituição pode definir como proceder em relação a taxas e juros.

Especialmente no caso do desconto das parcelas em uma conta sem fundos ou com fundos insuficientes, podem mudar a forma como sua instituição de juros

Por isso, é importante comparar para entender se a taxa de juros do Pix garantido estará mais em conta do que as do cartão de crédito.

Quem oferece parcelamento via Pix?

Atualmente, algumas instituições financeiras e fintechs já possuem opções semelhantes de parcelamento via pix (chamado de Pix parcelado), mas que seguem condições e taxas próprias. Para esse procedimento, tem se seguido taxas semelhantes de empréstimo pessoal – cerca de 2,09% de juros mensal.

O Pix garantido, por outro lado, deve ser oferecido por instituições de pagamento. Porém, essa modalidade ainda não foi liberada pelo Banco Central, embora seja esperado que seja lançada em 2022.

Sendo assim, é sempre importante considerar se vale a pena oferecer essa modalidade. Para as empresas, existe uma enorme vantagem em oferecer um método a mais para parcelamento, além de receber os valores integralmente. Já para o consumidor, ainda há o risco do controle financeiro.

Pix pode ser parcelado no checkout das vendas?

É no momento de checkout que devem ser definidas as etapas de parcelamento do Pix garantido. Após todo o processo de compra, dentro do checkout, o cliente deve optar pelo pagamento com chave Pix, além de escolher a quantidade de parcelas e data de vencimento para a cobrança.

Esse novo meio de pagamento deve garantir uma maior conversão e trazendo um aumento no ticket médio – já que beneficia os consumidores, dando mais autonomia para que eles realizem pagamento com flexibilidade. 

Por isso, também é importante oferecer um processo de checkout transparente na sua plataforma, facilitando a conversão do cliente.

Quais são as vantagens do Pix garantido?

Existem diferentes vantagens para o funcionamento do Pix garantido. Além de ser mais uma forma de pagamento que você pode disponibilizar para seu consumidor, ajudando a negociação e facilitando para que seu cliente converta na etapa de checkout.

O Pix torna o processo de pagamento mais eficiente, e a opção de parcelamento pode contribuir para que as vendas a prazo fiquem mais simples – sem a necessidade de aprovação de crédito para cartão. Confira algumas vantagens do Pix garantido para lojistas e consumidores:

Pix garantido para os lojistas

As principais vantagens para os lojistas estão relacionadas a redução de tarifas que são cobradas anualmente pelas operadoras de cartão de crédito. Máquinas de cartão possuem taxas e juros, que além de serem compensados no valor final da compra, podem afastar clientes.

Com o Pix garantido você fica mais livre das taxas e pode negociar algumas condições especiais com seus consumidores. Além disso, haverá a garantia do recebimento dos valores parcelados, o que também facilita a negociação com o cliente. 

Com todos esses fatores somados, é possível aumentar o valor do ticket médio das vendas, garantindo mais lucro para seu negócio a médio e longo prazo. Assim, você pode otimizar seus processos financeiros e plano de negócios para considerar essa modalidade e melhorar seu fluxo de caixa.

Pix garantido para o consumidor

Para o consumidor a vantagem também está relacionada a ter mais métodos possíveis de pagamento. Essa novidade deve vir com a responsabilidade e organização financeira, para evitar atrasos de pagamento, juros e multas.

Porém, essa nova modalidade dá mais poder de compra ao consumidor, que também deve sofrer menos com as taxas de juros em compras parceladas – se comparado com as cobradas por operadoras de cartões.

A experiência do cliente também se torna mais eficiente, unindo a possibilidade de venda a prazo com a agilidade de fazer um Pix.

Quais alternativas de parcelamento oferecer antes do lançamento do Pix garantido?

Com o Asaas, você conta com uma série de opções de parcelamento para oferecer aos seus consumidores, enquanto o Banco Central não libera o Pix garantido. 

Vale ressaltar que as opções de parcelamento são importantes para dar flexibilidade para seus clientes converterem com mais facilidade.

Confira todas as alternativas de pagamento parcelado que você pode disponibilizar para seu consumidor com o Asaas:

1. Boleto parcelado

Uma opção muito popular é oferecer para seu cliente o pagamento via boleto parcelado, onde há possibilidade de quitar as parcelas também utilizando o Pix. Basta o cliente ler o QR code Pix disponível em cada uma das parcelas do carnê e efetivar a quitação.

2. Link de pagamento parcelado

O link de pagamento é uma ótima ferramenta para vender dentro das redes sociais ou WhatsApp. Com ele, você pode configurar a opção de parcelamento, permitindo que seu cliente escolha qual método de pagamento deseja usar e convertendo com praticidade e segurança.

3. Cobrança recorrente

A cobrança recorrente ou por assinatura é uma forma eficaz de manter uma venda a prazo com seu consumidor. Essa prática é muito comum para a prestação de serviços e streamings.

Essa modalidade de pagamento exige um maior controle do seu fluxo de caixa, mas é ótima para aumentar o ticket médio e fidelizar seus clientes

Com essa modalidade, você pode oferecer diversas formas para o pagamento recorrente – sendo o cartão de crédito um dos mais utilizados. O boleto parcelado com QR code Pix também pode ser uma alternativa válida.

Além disso, para oferecer a opção de parcelar pagamentos via Pix com eficiência e segurança, seu ambiente digital precisa contar com as principais ferramentas de vendas e checkout. Não deixe de conferir as melhores APIs de pagamento para otimizar seu negócio que estão disponíveis no Asaas.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas