Guia prático e completo para receber e vender usando o Pix PJ

por 9 out 2020Cobrança

Publicado em 9 de outubro, 2020 | Atualizado em 28 de novembro, 2022

Desde o seu lançamento, o Pix já se tornou um sucesso no Brasil. Afinal, esse método conseguiu facilitar a negociação e transação entre clientes e empresas de diversos segmentos.

Inclusive, em 2022, o Banco Central (Bacen) informou que o número de transações feitas via Pix ultrapassou o de cartões de crédito e débito. Além disso, o Sebrae também informou que esse método é o mais utilizado por empreendedores MEIs e PMEs.

Esses dados demonstram que o Pix é cada vez mais importante para os negócios. Por isso, muitos empreendedores se perguntam sobre as funcionalidades do Pix para empresas e como ele pode ser usado para potencializar suas operações.

Neste artigo vamos apresentar o Pix PJ, como ele funciona e todas as vantagens que essa ferramenta pode trazer para sua empresa. Continue lendo!

Conteúdo

O que é Pix?

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado e lançado pelo Banco Central em 2020. A partir desse sistema sua empresa pode receber, transferir e efetuar transações de todos os tipos 24 horas por dia.

O Pix se destacou do mercado especialmente pela sua praticidade, permitindo que as transações fossem efetuadas de formas mais simples e dinâmicas. Essa solução permite maior autonomia tanto para sua empresa, quanto para seus clientes.

Além disso, o Pix também abriu um leque de alternativas para diversos tipos de negócios. A partir dele, ficou muito mais barato vender sem pagar taxas de cartão de crédito, maquininhas ou boleto. 

O Pix é seguro?

Como qualquer novidade, o Pix também passou por um período de suspeitas. Porém, sua praticidade e eficiência logo superou qualquer dúvida.

O Pix é seguro e funciona tão bem quanto outros métodos de pagamentos. Além disso, ele possui uma taxa menor de fraudes do que modalidades como o cartão de crédito.

Segundo o próprio Banco Central, a funcionalidade do Pix está baseado em quatro pilares de segurança:

  • Autenticação do usuário
  • Rastreabilidade das transações
  • Tráfego seguro de informações
  • Regras de funcionamento e regulamentação

A partir dessas dimensões, é possível para o Bacen garantir o alto nível de segurança para esse método de pagamento. Permitindo transações seguras para seu negócio.

Como usar o Pix?

Embora “como usar o Pix” seja uma dúvida válida, a resposta para esta pergunta é bastante simples. Afinal, a praticidade é a essência dessa ferramenta.

Para realizar transações via Pix, ou receber pagamentos, você precisa cadastrar, a partir de algumas informações pessoais que são chamadas de “chaves”. Você pode ter mais de uma chave Pix, em diferentes bancos, e cada uma delas pode ser utilizada para diversas transações.

Cobrar

A partir da criação das chaves você pode utilizá-las para gerar cobranças. Nesse contexto é possível optar por diversos meios como envio da chave, link de pagamento ou através do QR Code.

Um exemplo é nas lojas físicas, onde é possível deixar um QR Code impresso e disponível para o cliente escanear e efetuar o pagamento que, sendo instantâneo, não precisa de comprovante.

Transferir

Também é possível fazer suas transferências entre chaves. Dentro da sua plataforma de pagamentos você pode aplicar uma chave Pix de terceiros para enviar recursos. 

Essa ação é importante para sua empresa realizar pagamentos de fornecedores e até colaboradores com praticidade.

Pagar

Da mesma forma, você pode escanear QR Code com sua plataforma de pagamentos, via aplicativo, e pagar contas e quitar demandas com praticidade e eficiência. Você também pode optar por pagar através de um link de pagamento.

Qual a diferença entre o Pix e outros meios de pagamento?

O Pix trouxe muitas inovações se comparado a outros meios de pagamento. Porém, vale ressaltar que essa modalidade não substitui completamente outras formas de pagamento

Você precisa entender quais modalidades de pagamento são vantajosas para sua empresa e atendem com qualidade ao seu público. Confira as principais diferenças entre o Pix e outros meios de pagamento:

Como funciona o Pix?

Como mostramos, embora o Pix possua semelhanças com outros formatos de transferência como TED ou DOC, ele é muito mais eficiente que esses meios de pagamento.

Afinal, o Pix ocorre em poucos segundos e muitas vezes não é necessário preencher mais do que uma informação. Porém, para explicar melhor o funcionamento do Pix e algumas das suas particularidades, confira todas as ferramentas que compõem essa solução:

Chave Pix

A chave pix é o instrumento principal do Pix. Ela resume seus dados bancários em uma informação simples e permite um compartilhamento mais fácil dessas informações. Isso garante um processo de transação rápido e eficiente.

Entre os tipos de chave que você pode escolher estão: 

  • CPF/CNPJ;
  • e-mail;
  • número de telefone celular; e/ou 
  • chave aleatória (conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente).

Horário Pix

O Pix pode ser feito em qualquer momento, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados. Porém, existem algumas restrições em relação aos valores das transações noturnas.

A regra para o horário Pix noturno permite operações com valores limitados em até R$1 mil das 22h às 6h, mas depende da alteração do cliente. Por exemplo, é possível optar por iniciar o horário noturno a partir das 20h. Da mesma forma, é possível modificar os limites de transações conforme for melhor para sua empresa.

Pix agendado

O Pix agendado funciona como uma programação de transação. Embora o Pix funcione por 24 horas, ele possui alguns limites para pagamentos noturnos. Portanto, ao pagar uma conta ou fazer uma transação acima do seu limite, pode ser necessário agendar o pagamento.

Assim, no horário livre seguinte o saldo do pagamento será descontado da sua conta e transferido imediatamente para o recebedor.

Limites do Pix

Apesar da restrição de horário, não há valor máximo para um transação em Pix – nem mesmo um valor mínimo. Essa função difere a modalidade do TED e DOC, que possuem limites para transações.

Vale lembrar que não há limites para Pix pessoa jurídica, embora as instituições de pagamento possam aplicar alguma limitação inicial, como uma solução antifraude.

Pix copia e cola

A função de “copia e cola” é uma ferramenta simples que facilita o uso da ferramenta Pix. A partir dela, é possível copiar um código de pagamento e fazer a transação em poucos cliques.

Você pode utilizar essa ferramenta para enviar um código ao seu cliente e ele poderá utilizar a função para quitar o pagamento com facilidade.

QR code Pix

Outra forma de fazer um Pix é através do QR Code. Como mencionamos, esse método é um dos mais eficientes, especialmente para pagamentos em lojas físicas. Porém, existem mais de uma modalidade do QR Code Pix, o dinâmico e estático

QR code Dinâmico

O QR Code Dinâmico é uma ferramenta de uso exclusivo para cada transação. Além do valor, ela permite a inserção de outras informações, como a identificação do recebedor. 

Além disso, cada QR Code pode ser gerado por um sistema, facilitando a conciliação e automação comercial

QR code Estático

O QR Code Estático pode ser utilizado em múltiplas transações. Dessa forma é possível definir um valor fixo para um produto ou serviço, ou mesmo a inserção de um valor pelo pagador. 

Essa solução é ideal para pequenas empresas, varejistas, prestadores de serviço e pessoas físicas.

Qual a diferença entre Pix PJ e Pix PF?

No geral, não existe diferença entre as funções do Pix PJ e Pix PF. Porém, para pessoas jurídicas os usuários podem ser cobrados pela transação, embora essas taxas sejam definidas por cada instituição.

Além disso, existem algumas vantagens claras para contas Pix PJ. O número de chaves para pessoas físicas fica limitado a 5, enquanto para contas jurídicas podem ser registradas até 20 chaves.

Para o cadastro de chaves, pessoas jurídicas não podem cadastrar o CPF de seus sócios para criação de chaves Pix, devendo usar o CNPJ da empresa. O número do CNPJ, inclusive, fica visível para o recebedor no momento do pagamento.

Banner baixar e-book gratuito - Pix: o que você precisa saber para receber com pix em seu negócio. Um guia prático sobre as diferentes formas de usar o pix para profissionalizar as cobranças.

Como funciona o recebimento via Pix PJ?

O Pix é um formato muito vantajoso para seu negócio, especialmente para caso sua empresa receba diversas transações todos os dias e com uma presença constante do público. 

A facilidade de pagamento agrada tanto colaboradores quanto clientes, que podem realizar a conversão de vendas com maior agilidade. Seja por QR Code, copia e cola, ou chave de transação, todas as soluções são boas opções para agilizar a etapa de cobrança e efetivação do pagamento.

Basta você definir quais opções do Pix são ideias para seu plano de negócios e como elas podem se encaixar para facilitar a rotina de recebimentos da sua empresa.

Além disso, o Pix traz uma enorme vantagem referente ao fluxo de caixa. Afinal, antes era necessário esperar até dois dias para que um boleto fosse líquido e seu estoque liberado para aquela venda. Agora, tudo acontece de forma instantânea, dando mais agilidade ao processo.

Quais as regras do Pix PJ?

O Bacen também determinou algumas regras para manter as empresas conscientes sobre a cobrança de taxas em suas transações via Pix.

Essas regras são impostas às instituições de pagamentos e bancos, para que todas as condições de pagamento estejam claras para seus clientes PJ. 

O banco precisa disponibilizar um canal para tirar dúvidas sobre essas taxas com seus clientes PJ e também precisa oferecer uma tabela de tarifas, para que seus clientes PJ sempre consultem os valores.

Avisos de cobrança

Um fator essencial para as regras do Pix PJ são os avisos de cobrança. Por exemplo, no momento de iniciar a transação, a instituição financeira precisa informar o valor da taxa do Pix ao cliente PJ.

Além disso, a tarifa precisa estar descrita no comprovante, assim como acontece com outras taxas de transferência. Esses valores também precisam estar descritos no extrato bancário e extrato anual consolidado.

Quando é cobrada taxa no Pix?

Segundo informações do Bacen, a cobrança de taxas para contas de Pix PJ podem ser realizadas em apenas algumas situações. Confira quando pode ser cobrada a taxa no Pix para sua empresa:

  • Quando o cliente PJ recebe pagamentos via QR Code Dinâmico;
  • Quando há mais de 30 transações no Pix, por mês, independente da modalidade na qual essas transações aconteceram (QR Code, copie e cola ou chave Pix);
  • Quando a conta é exclusiva para fins comerciais, desde que a instituição determine previamente essa cobrança em contrato.

Nessas condições, sua instituição financeira pode cobrar taxas do Pix na sua empresa. Porém, vale mencionar que atualmente a maioria dos bancos e fintechs não cobram taxas dos pagamentos feitos, apenas por recebimento via Pix.

Qual o limite do Pix pessoa jurídica?

Existem limitações para transações do Pix PJ, assim como acontece com as contas de Pix para pessoas físicas. Os limites de movimentação são previamente definidos apenas para movimentações pela instituição, de acordo com as normas do Bacen, por motivos de segurança.

No Asaas, por exemplo, existe um limite de R$ 20 mil por transação, para movimentações tanto no período diurno quanto noturno. Porém, vale constar que R$ 20 mil também corresponde ao valor total de movimentações permitidas para esses períodos.

Quais as modalidades de pagamento do Pix PJ?

As modalidades do Pix foram lançadas no final de 2020 para ajudar o empresariado a gerenciar sua rotina de pagamentos. Essas funcionalidades permitem mais flexibilidade para utilizar a ferramenta do Pix PJ e devem ser ampliadas para novas funções nos próximos anos.

Confira as principais modalidades do Pix empresarial e entenda como elas podem ajudar a otimizar os resultados financeiros do seu negócio:

Pix saque

O Pix Saque é uma solução que oferece ao consumidor a opção de fazer saques em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviço. 

Ou seja, os usuários não precisam mais sacar dinheiro apenas em agências bancárias, mas também podem optar por comerciais e outros tipos de estabelecimentos que aderiram à modalidade.

Pix troco

Por outro lado, o Pix Troco está atrelado diretamente à compra ou prestação de serviços. A ideia aqui é que o usuário possa realizar uma compra pagando um valor a mais pelo Pix, enquanto recebe a diferença (troco) em dinheiro.

Pix parcelado ou Pix garantido

Essa modalidade do Pix ainda causa muitas dúvidas entre as empresas. Afinal, embora sejam parecidas, o Pix parcelado e Pix garantido são modalidades diferentes que possuem objetivos similares.

O Pix garantido trata de uma solução que ainda deve ser lançada pelo Banco Central e permite que clientes parcele suas compras, conforme o limite estabelecido pela sua instituição financeira fornecedora do crédito. 

Ele tem o nome de “garantido”, porque na ocorrência do consumidor não ter recursos para pagar a parcela da compra, a instituição fornecedora de crédito garante o pagamento para o lojista.

O Pix parcelado, por outro lado, é uma modalidade oferecida por bancos e instituições financeiras e funciona semelhante à oferta de uma linha de crédito. A instituição permite que o usuário parcele uma compra através do Pix. E realiza descontos mensais de acordo com o número de parcelas pré-estabelecidas.

Para essa função, a instituição pode usar parte do limite do cartão de crédito do cliente para utilizar no parcelamento da compra via Pix, cobrando juros e taxas semelhantes.

Pix Cobrança

O Pix Cobrança se refere à modalidade mais comum do Pix pessoa jurídica, na qual um estabelecimento permite que seus clientes efetuem o pagamento através de uma chave pix. 

De modo geral, costuma-se oferecer a leitura de um QR Code Dinâmico que deve ser escaneado, levando para a transferência do pagamento e finalizando a venda.

Avulsa

Você também pode utilizar o Pix Cobrança para diversas modalidades de pagamento. Dentro de uma venda avulsa é a forma mais recorrente de pagamento. 

Afinal, aqui o cliente realiza uma compra única e faz o pagamento de forma instantânea, utilizando sua chave de preferência ou através do QR Code Dinâmico, conforme comentamos.

Parcelada

Já na modalidade parcelado, conforme comentamos, é necessário que o cliente possua uma linha de crédito definida com sua instituição financeira, que permita o parcelamento integral do pagamento.

Seja no Pix parcelado ou no futuro Pix garantido, sua empresa deve receber os recursos integrais, sem se preocupar com a inadimplência.

Recorrente

Modalidades de pagamento recorrentes estão cada vez mais populares, e é possível utilizar o Pix empresarial para realizar as cobranças por assinatura.

Especialmente para estabelecimentos de prestação de serviços, como academias, escolas e clínicas, você pode oferecer o parcelamento via boleto bancário, que contém um QR Code Pix para agilizar o pagamento mensalmente.

Quais as vantagens do Pix para empresas?

É possível perceber que o Pix para empresas traz grandes vantagens para seu negócio. Como uma ferramenta dinâmica e prática, ele permite que você otimize seus resultados e ofereça maior flexibilidade para seus consumidores.

Mesmo dentro da sua rotina de cobranças pode existir uma melhora considerável ao utilizar o Pix, já que seus colaboradores gastam menos tempo na etapa de finalização de vendas. 

Da mesma forma, ao oferecer pagamentos via Pix seu negócio estará dentro da demanda do mercado que vê o Pix se consolidar como o principal meio de pagamentos no país.

Confira algumas das principais vantagens de oferecer o Pix PJ na sua empresa:

1. Agilidade

A maior vantagem do Pix é sua agilidade. Menos burocrático que outros meios de pagamento, ele se popularizou pela sua eficiência e instantaneidade. Em poucos segundos é possível fazer uma transação, sem passar por longas etapas de preenchimento de informações.

2. Tarifas mais baixas

Sem imposição de tarifas, pelas maior parte das instituições financeiras, o Pix para empresas se torna uma opção menos custosa para seu negócio. Afinal, com ele você fica livre de juros e outros tipos de taxas de manutenção da ferramenta.

3. Segurança

O Pix prioriza a segurança desde sua criação. Os pilares de segurança que comentamos – autenticação do usuário, rastreabilidade das transações, tráfego seguro e regulamentação – permitem aos usuários fazerem suas transações com a certeza de que seus dados estarão garantidos.

4. Otimização da gestão financeira

O Pix PJ também pode ser um fator para auxiliar sua gestão financeira, afinal você pode otimizar suas vendas. Isso significa que é possível receber via Pix e decidir quais outros meios de pagamento fazem sentido para seu negócio.

Centralizar suas cobranças com um meio de pagamento principal facilita a rotina dos seus vendedores e também sua administração financeira.

5. Melhoria na experiência do cliente

Com um método de pagamento simples, dinâmico e eficiente seu cliente fica mais à vontade para converter suas compras. A melhoria na experiência do cliente oferecida pelo Pix ajuda a fidelizar seu consumidor e até a aumentar seu ticket médio.

Como receber pelo Pix pessoa jurídica?

A versatilidade do Pix permite uma série de aplicações dentro do seu negócio. Tanto no e-commerce quanto na sua loja física, é possível vender pelo Pix e dar mais autonomia para seus clientes optarem pela melhor forma de converter a venda.

Confira como você pode receber pelo Pix para empresas, para escalar suas vendas e otimizar as estratégias do seu negócio:

Pix no e-commerce

No seu e-commerce, para utilizar o Pix você precisa encaixar essa opção de pagamento dentro do processo de checkout. 

Seu cliente precisa ter a facilidade de escolher a melhor forma de pagamento para sua situação financeira. 

API Pix

Para poder oferecer o Pix dentro do seu negócio, é possível utilizar a integração de uma API de pagamentos. Com ela você consegue aplicar diversos recursos para o processo de compra do seu consumidor, como checkout transparente, one buy click e API Pix.

Pix no ponto físico

No ponto físico, conforme já comentamos, também é possível utilizar a opção do QR Code Dinâmico, permitindo que o consumidor realize o escaneamento e pague com agilidade.

Vale ressaltar que, nos pontos físicos, também é possível oferecer as modalidades de Pix Saque e Pix Troco.

Pix nas redes sociais

Caso sua empresa opere fora do e-commerce, site próprio ou não possua um ponto físico, também é possível oferecer o Pix para as redes sociais.

Além do QR Code, o Pix também realiza transações através das chaves mencionadas – como e-mail, CNPJ, celular ou chave aleatória. Ao disponibilizar essa informação para o cliente, ele pode realizar a transferência garantindo a compra.

Link de pagamento

Inclusive, o Link de pagamento é uma solução importante para quem deseja vender pelas redes sociais. Esse link pode ser gerado dentro da sua plataforma de pagamentos, enviado via redes sociais ou WhatsApp, e leva o cliente para a etapa de checkout e pagamento. 

Ao acessar o link, seu consumidor pode optar pelo pagamento Pix, além de escolher outras opções como parcelas (caso esteja disponível).

O que é necessário para vender e receber pagamento via Pix?

Para oferecer pagamentos via Pix, você precisa possuir uma conta em instituições de pagamentos que oferecem a modalidade. A partir disso, basta criar suas chaves e receber pagamentos com facilidade.

Porém, apesar da maioria das instituições oferecerem a opção de Pix PJ, nem todas são boas opções para sua empresa. Afinal, quanto mais completa forem as soluções que a plataforma oferecer, melhor para seu negócio.

Por isso, o Asaas disponibiliza uma série de vantagens para sua empresa, além do Pix Asaas. Confira abaixo quais são as diferenças entre a plataforma do Asaas quando comparada com bancos tradicionais:

Plataforma do Asaas vs. bancos tradicionais

Conta PJ AsaasConta PJ em bancos tradicionais
Pix✔️ Oferece Pix PJ✔️ Oferece Pix PJ
API Pix✔️ Oferece dentro da plataforma❌ Não oferece
Mensalidade✔️ Gratuita❌ Planos pagos
Emissão de cobranças✔️ Várias formas de pagamento em um único lugar (como Pix, boleto e cartão)❌ Somente emissão de boletos
Cartão✔️ Sem anuidade, emissão e envio gratuitos❌ Com anuidade
Suporte✔️ Gratuito, multicanal e 24/7❌ Call center que nunca te atende quando você precisa
Gestão financeira✔️ Mais de 25 produtos voltados para facilitar a gestão financeira, entre eles um ERP na nuvem❌ Foco na movimentação do dinheiro
Integração API✔️ API completa, fácil de usar e suporte sem custo❌ Custo com implantação e falta de suporte

Com essa comparação, fica fácil perceber como o Asaas oferece soluções mais completas para o desenvolvimento e escalabilidade do seu negócio.

Para criar a conta no Asaas, basta fazer seu cadastro gratuito e começar a emitir cobranças e receber pagamentos com as menores taxas do mercado.

Por que usar o Pix no Asaas?

Como demonstramos, o Asaas é a plataforma que oferece mais vantagens para seu negócio. Além do que já apresentamos, vale ressaltar que você também pode trabalhar com diversos meios de pagamento pelo Asaas.

Além do Pix, é possível oferecer pagamento via boleto bancário, cartão de crédito e débito. Você também pode disponibilizar opções de parcelamento, tanto no cartão quanto pelo boleto parcelado.

Com o Asaas também é possível atender a demanda para pagamentos recorrentes ou assinaturas, fidelizando seus consumidores e potencializando suas vendas. Por fim, para o Pix PJ, também nossos usuários também dispõe de diversas vantagens. Confira:

Instantâneo

O Pix é uma forma de pagamento instantânea, isso significa mais agilidade para você e seu consumidor. Ele pode pagar com praticidade e sua empresa recebe os valores imediatamente, sem precisar passar por repasses ou aprovações externas.

Barato

No Assas, além do recebimento instantâneo, a taxa também chama a atenção. Afinal, receber utilizando o Pix Asaas custa apenas R$ 0,99 por transação recebida nos três primeiros meses e, após esse período, R$ 1,99 por transação recebida. 

Para recebimentos via QR code dinâmico, sua empresa possui 30 transações gratuitas todos os meses. Caso esse valor seja excedido, o valor fixo de R$ 5,00 é cobrado por transação. 

Confira a comparação entre o Asaas e os bancos tradicionais:

Screenshot 28

Prático

Como uma ferramenta prática, rápida e eficiente, o Pix permite mais agilidade no momento de finalizar a transação com seu consumidor. Muitos clientes abandonam o carrinho no momento do checkout quando existem complicações no pagamento.

Por isso, oferecer as ferramentas mais práticas para a conversão é essencial para aumentar suas vendas, que você pode centralizar e gerenciar dentro da plataforma Asaas.

Profissional

Cada vez mais o mercado se adapta a tecnologias e as empresas que seguem tendências tendem a se destacar. 

Oferecer Pix dentro de um sistema completo, como na API de pagamentos do Asaas, passa uma impressão de profissionalismo e dinamismo para seu consumidor.

Seguro

Por fim, a segurança é um dos fatores mais importantes dentro de uma transação, em especial no universo online. Por isso, o Pix possui diversas soluções de segurança.

O Asaas também preza pela segurança dos seus dados e dos seus clientes, e nossa plataforma conta com soluções antifraudes que garantem a integridade das transações e o fluxo de informações.

Quer conhecer ainda mais do Asaas e entender como nossa plataforma pode ser a ferramenta ideal para que você possa vender mais e melhor? Confira o que oferecemos para soluções Pix e conte com a gente!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas