Como funciona o link de pagamento para vender online ou receber doações

por Link de pagamento

Publicado em 14 de julho, 2022 | Atualizado em 19 de março, 2024

Ao realizar compras online, o cliente deseja praticidade e é exatamente por isso que você precisa saber como funciona o link de pagamento. A solução é uma das melhores formas de viabilizar vendas pelas redes sociais, diminuir as chances de desistência e facilitar promoções, por exemplo.

Quanto mais fácil for o processo de adquirir o produto ou serviço do seu negócio, maiores são as chances do cliente sair satisfeito e comprar novamente. Tudo isso faz parte da experiência do consumidor e traz um impacto direto nos resultados das vendas.

Nesse sentido, inovar e expandir as formas de pagamento é essencial para quem vende no digital. Neste conteúdo, você confere tudo sobre o link de pagamento, as formas de uso e o recebimento desse formato. Continue a leitura para saber mais!

O link para pagamento é uma solução simples e segura para receber o pagamento enviando o link diretamente ao cliente. Tudo o que precisa, é configurar o link, que pode ser feito em poucos cliques, e depois enviar como preferir. Com ele, o pagamento do pedido, pode ser via cartão de crédito, boleto ou Pix.

Ao acessar o link, o cliente consegue finalizar a compra de forma rápida e fácil, selecionando a forma de pagamento desejada. Em seguida, é só aguardar a confirmação do pagamento e acompanhar o recebimento na sua conta digital. 

O link pode ser compartilhado nas redes sociais como WhatsApp, Instagram ou Facebook, por exemplo. O cliente recebe o link via mensagem e consegue finalizar a compra sem precisar passar por todas as etapas de checkout. Além da praticidade, a solução garante uma visão muito mais profissional do seu negócio. 

1. É possível cobrar juros e multa?

O link de pagamento para vender online pode ser usado para recebimento em cartão de crédito, boleto ou Pix e é um link individual e único. Nesse sentido, as configurações de cobrança seguem os padrões estabelecidos em cada formato. 

2. Como aplicar desconto nos pagamentos por link?

Caso você deseje, pode incluir o valor com o desconto ao selecionar a opção “valor pré-definido”. Se fizer uma ação promocional com desconto para pagamentos no formato Pix, por exemplo, pode oferecer o desconto com o link de pagamento para recebimento na hora.

3. Para cobrar por link é preciso ter um valor pré-definido?

Na hora de gerar o seu link de pagamento no Asaas, é possível escolher entre o “valor predefinido”, ideal para venda de produtos ou serviços, ou “pergunte ao cliente”, em que ele pode inserir o valor, uma opção útil para recebimento de doações

4. É possível nomear o link de pagamento?

Na hora de inserir as informações para cobrar por link de pagamento é importante nomear o link para ficar claro qual a sua finalidade de acordo com o seu negócio. Assim, o cliente acessa o link com dados completos para finalizar a compra.

5. Tem como adicionar imagens ao link de pagamento?

As fotos podem ser incluídas para deixar o seu link de pagamento para venda mais atrativo e personalizado, aumentando as chances de conversões. 

6. O link de pagamento pode ser compartilhado?

Após gerar o link de pagamento, ele pode ser compartilhado da forma que preferir, seja na sua loja virtual ou pelas redes sociais. É válido pontuar que o link gerado é exclusivo para cada compra para garantir a segurança da transação.

7. Quais são as formas de pagamento por link?

Com o link de pagamento você pode inserir as opções de boleto ou pagamento por Pix, tornando mais acessível e amplo.

  • Pagamento à vista ou parcelado: Nesse formato, o cliente pode selecionar se quer pagar à vista ou definir a quantidade de parcelas que deseja dividir. Na hora de configurar o link de pagamento você pode informar o limite total de parcelas disponíveis.
  • Pagamento por assinatura: Ideal para pagamentos feitos com recorrência, no formato de uma assinatura como Spotify e Netflix, por exemplo. Assim, a cobrança é determinada para ser feita como se fosse uma mensalidade.

Viu só como funciona o link de pagamento? É uma solução simples e prática para receber os pagamentos no seu negócio. O formato de recebimento é vantajoso não apenas pela sua praticidade, mas também pelas opções de uso que ela oferece. Veja algumas aplicações a seguir.

  • Venda online: Como vimos, você pode usar o pagamento por link nas suas vendas online ao compartilhar via redes sociais ou através do seu site oficial. O link de pagamento parcelado pode ser uma oportunidade de aumentar as vendas já que oferece condições de pagamento atrativas para o público.
  • Receber doações: Se você deseja receber doações, gerar o link de pagamento pode ser útil. Você consegue deixar o campo do valor em branco para ser preenchido pelos doadores. Vale para campanhas pontuais, arrecadações para ONGs, igrejas ou uma ação de vaquinha, por exemplo. Também é possível criar um link de pagamento por assinatura e manter as doações recorrentes.
  • Estabelecimentos e venda presencial: Quer vender no cartão de crédito sem a maquininha na sua loja física? Fácil, você só precisa enviar o link de pagamento para o cliente via WhatsApp. Pode ser uma alternativa interessante se o seu negócio faz delivery, por exemplo, assim não precisa enviar uma maquininha para o cliente.

Além do link de pagamento, outra solução importante para cobrar seus clientes no estabelecimento presencial é o Cobrar Agora. Essa ferramenta está disponível no aplicativo do Asaas (Android ou IOS), e dispensa o uso da maquininha do cartão.

Agora que você já sabe como funciona o link de pagamento e está preparado para impulsionar suas vendas com a solução, comece a gerar o seu link de pagamentos agora mesmo!

10 Comentários

  1. Bruno

    Se a pessoa que receber o link for estrangeiro e não tiver CPF, ela conseguirá realizar o pagamento via esse link?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Bruno!

      Para receber o pagamento será necessário solicitar habilitação de pagador estrangeiro para a nossa equipe, assim, conseguimos liberar o fluxo existente dessa habilitação para a sua conta.

      Você pode entrar em contato com a nossa equipe pelos canais de atendimento:

      0800 009 0037
      (47) 99138-5151 (somente mensagens)
      contato@asaas.com.br

      Responder
  2. Mateus

    Olá, no caso de venda parcelada.. recebe o valor total em 32 dias.. ou vai recebendo parcela por parcela?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Mateus!

      O prazo de recebimento é de 30 dias para cada parcela.

      Responder
  3. Edvaldo Barros

    Para receber uma doacao para igreja, em caso de link, é o mesmo processo? É preciso ter um site?

    Responder
    • Redação Asaas

      Oi, Edvaldo

      Não é necessário ter um site para receber doações via link de pagamento, basta fazer o cadastro no Asaas e ativar a sua conta. Você pode compartilhar o link pelo WhatsApp, mensagem de texto, Chats, Instagram e outros canais. A criação do link de pagamento é super rápida e prática.

      – Aqui você pode ler mais sobre como gerar link de pagamento com o Asaas: https://blog.asaas.com/como-gerar-link-de-pagamento/
      – Aqui tem o vídeo com o passo a passo para gerar link de pagamento: https://www.youtube.com/watch?v=-ASSEumB4PI
      – Aqui você pode criar a sua conta no Asaas e começar a usar o link de pagamentos: https://www.asaas.com/link-pagamento

      Lembrando que no Asaas não cobramos mensalidade e temos um aplicativo para emissão de links pelo celular!

      Responder
  4. José Roberto Paes Leme

    Olá! Tenho algumas perguntas; estou utilizando o Asaas para captação de recursos, portanto os Clientes farão doações:
    1- É possível vincular um ou mais Clientes no mesmo link ?; como proceder ?;
    2- uma vez vinculado alguns Clientes ao link criado, há como o sistema enviar o link para este Clientes automaticamente ?, eu posso definir o prazo para que o link seja enviado novamente aos Clientes vinculados ?
    3- O Cliente poderá utilizar o mesmo link para realizar mais de uma doação, variando a forma de pagamento ?; ou neste caso tenho que me utilizar do pagamento parcelado ?
    4- Criarei um link sem data de validade, uma vez que me utilize de contribuição parcelada, poderei após 12 parcelas (por exemplo), alterar o mesmo link para 24 ou 36 parcelas ?
    Grato pela atenção.

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, José

      Respondendo as dúvidas enviadas:
      1. O link de pagamento é universal, então você pode utilizar ele pra receber de todos os seus clientes, as cobranças que forem geradas ficarão vinculadas ao seu link.
      2. Ainda não dispomos de notificações específicas para o link de pagamento, mas sim para as cobranças que forem criadas através do link, aqui encontras mais detalhes: https://ajuda.asaas.com/pt-BR/articles/6953604-quando-as-notificacoes-de-cobrancas-sao-enviadas
      3. O cliente pode utilizar o mesmo link, desde que ele seja criado com a forma de pagamento “pergunte ao cliente”, assim a cada acesso o doador poderá escolher como deseja pagar.
      4. É possível realizar este tipo de alteração sim, lembrando que a alteração será válida apenas para as próximas cobranças que forem geradas pelo link de pagamento.

      Responder
  5. Gabriela Nascimento

    Olá, pessoal!

    Eu gostaria de ver um material digital. É possível anexar o link do material? Assim, quando a pessoa faz o pagamento, ela já é direcionada para o link ao material?

    Obrigada!

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá Gabriela,

      O Asaas oferece diferentes soluções das quais poderia usar para receber da forma descrita. Para que possa entender melhor como gerar essas cobranças na plataforma, entre em contato com a nossa equipe de atendimento, eles irão orientá-la da melhor maneira.

      Oferecemos suporte via WhatsApp para clientes pessoa física e jurídica. E suporte por ligação (exclusivo para clientes pessoa jurídica) no número 0800 009 0037.

      Se você ainda não é cliente do Asaas, envie um e-mail com a sua dúvida, assim conseguiremos te dar o suporte necessário: contato@asaas.com.br.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.