Aprenda como gerar link de pagamento para vender e receber doações

por Link de pagamento

Publicado em 18 de julho, 2022 | Atualizado em 16 de fevereiro, 2024

Saber como gerar um link de pagamento pode ser vantajoso para seu fluxo de caixa. Além de melhorar a experiência de compra, otimizando o tempo do seu cliente, esse método também é eficiente para o recebimento de pagamentos e doações. 

Por meio dele, você não precisará compartilhar dados sensíveis para receber seu dinheiro. Basta enviar o link de pagamento ao consumidor com o valor da compra, ou, no caso de doação, sem um valor fixo, permitindo que o pagador defina a quantia desejada.

Com essa solução inovadora, é possível expandir os negócios e proporcionar aos pagadores uma experiência satisfatória. Continue lendo para entender como gerar link de pagamento para vender mais ou receber suas doações.

O link para pagamento é uma solução para receber pagamentos ou doações, podendo ser enviado diretamente ao pagador. Ele funciona como um intermediador, possibilitando diversos meios de pagamento.

Ele pode ser compartilhado nas redes sociais como WhatsApp, Instagram ou Facebook, por exemplo. O cliente recebe o link via mensagem e consegue finalizar a compra sem precisar passar por todas as etapas de checkout.

Vale lembrar que, neste caso, os links de produtos com valores diferentes devem ser emitidos um para cada compra. Já o de doação, pode ser uma única URL compartilhada várias vezes.

Use para fazer vendas

Por ser de fácil compartilhamento, esse recurso é amplamente utilizado para vendas nas redes sociais e plataformas de mensagens. Isso porque, com o link de pagamento, sua empresa não terá a necessidade de ter um site ou e-commerce.

Além de trazer maior facilidade para engajar seu negócio, ele também pode ser muito eficiente para suas estratégias de marketing. Por meio dele, é possível disponibilizar promoções e campanhas de todos os tipos, visando aumentar a base de clientes.

O link de pagamento fortalece o vínculo de confiança entre você e seu cliente, tendo em vista que você pode criar links personalizados, inserindo fotos e outros informativos.

Use para receber doações

O link de pagamento também pode ser utilizado para receber suas doações. Com esse recurso, você consegue deixar o campo do valor em branco, permitindo que os doadores preencham com a quantia que desejarem. 

Ele pode ser utilizado por instituições sem fins lucrativos, igrejas ou em ações de vaquinha coletiva, por exemplo. Lembre-se que esse método exige a troca de mensagens, por isso, mantenha o cadastro do cliente, com número de celular e e-mail, sempre atualizado.

Use para substituir a maquininha de cartão

Outra forma de utilizar o link de pagamento é para substituir a maquininha de cartão. Com o link, você consegue oferecer o pagamento por crédito mesmo sem ter a ferramenta física para isso

Basta que seu cliente insira os dados do cartão físico nos campos solicitado ou utilize um cartão digital para finalizar o pagamento.

Além disso, por não precisar pagar um valor alto pelo uso da maquininha, sua empresa acaba reduzindo o custo aquisitivo por cliente, aumentando o lucro por produto. Com o link, as taxas são menores e, no Asaas, você só paga quando recebe

Quais são os meios de pagamento para receber via link?

O link de pagamento é uma solução tecnológica que facilita e agiliza transações comerciais ou doações pela internet.

Ao receber o link de pagamento, em poucos cliques, o pagador poderá escolher o método de pagamento mais conveniente

Os tipos de pagamentos oferecidos pelo seu estabelecimento podem impactar diretamente a sua taxa de conversão de compra. Por isso, quanto mais opções você tiver, menor a chance de um cliente abandonar a compra.

Os principais meios de pagamento para receber por link são:

Link para pagamento no cartão de crédito e débito

O link de pagamento é um recurso que permite que sua empresa receba por cartão de crédito e débito online. Tendo acesso ao link, seu cliente precisará informar apenas os dados do cartão para efetuar o pagamento.

Além de otimizar o tempo do seu cliente, sua empresa também permite a compra de um número maior de produtos, tendo em vista a possibilidade de parcelamento no cartão.

Link para pagamento no boleto

Outro meio de pagamento pelo link é o boleto bancário. Ao oferecer um método mais tradicional, você colabora com a satisfação do consumidor, oferecendo mais meios para finalizar a compra.

Além de facilitar a fidelização de seu cliente, isso também ajuda na publicidade orgânica, colaborando para a autoridade e traz destaque em meio aos concorrentes.

Link para pagamento no Pix

O Pix é um dos métodos de pagamento mais utilizados pelos usuários. Neste caso, o link de pagamento já encaminha a chave Pix da sua empresa ao cliente, facilitando a finalização da compra.

No Asaas, você também tem a possibilidade de pagar o boleto do link de pagamento por QR code Pix, o que também pode colaborar para a jornada do consumidor.

Quais são os tipos de cobrança via link?

Além de diversos meios de pagamento, o link de pagamento também oferece variadas alternativas de cobrança. Cada uma delas pode ser utilizada conforme a necessidade do consumidor. São elas:

Link para cobrança avulsa

A cobrança avulsa no link de pagamento é uma forma prática e versátil de realizar transações individuais e únicas. Por meio desse recurso, o vendedor pode oferecer produtos ou serviços, permitindo que o cliente efetue o pagamento com facilidade. 

Esse tipo de abordagem é ideal para eventos, workshops, cursos ou qualquer situação em que não seja necessária uma relação de contrato.

Link de pagamento parcelado

O link de pagamento parcelado permite ao cliente dividir o valor total da compra em várias parcelas, tornando-a mais acessível. Esse meio agrega flexibilidade em sua empresa, permitindo que o cliente parcele conforme suas necessidades.

Neste caso, lembre-se de estabelecer regras de cobranças. Busque estabelecer o limite de parcelamento, o prazo de vencimento de cada cobrança e calcule os juros e em caso de atraso do pagamento. Assim, você evita alta taxa de inadimplência de clientes.

Link para cobrança recorrente

A cobrança recorrente no link de pagamento é uma modalidade que permite o vendedor a realizar cobranças mensal, trimestral, etc. O cliente fornece os dados de pagamento uma única vez e os pagamentos são processados automaticamente conforme o contrato.

Esse método é mais comum em empresas que oferecem serviços como: cursos de ensino regulares, academias e assinaturas no geral.

Qual é o tempo de compensação dos pagamentos via link?

O tempo de compensação dos pagamentos via link pode variar conforme o método de cobrança escolhido e a instituição de pagamento utilizada pela sua empresa

No Asaas, por exemplo, o pagamento por boleto pode demorar até 3 dias úteis. Já no Pix, a transação é feita de forma instantânea, inclusive no boleto com QR code. Na cobrança recorrente, a fatura é enviada no dia do vencimento, definido no contrato.

Por ser uma ferramenta ampla, que apresenta uma diversidade de funcionalidades, o link de pagamento pode trazer diversos benefícios para sua empresa. Por meio dele, sua empresa pode conseguir vantagem competitiva, criando novas oportunidades de sucesso. 

Abaixo, vamos listar as principais vantagens do link de pagamento. Assim, sua empresa conseguirá aproveitar a ferramenta ao máximo.

Acessível para diferente tipos de negócio

O link de pagamento é uma solução acessível e adequada para diferentes tipos de negócios, independentemente do tamanho ou segmento de atuação. Essa é uma opção versátil e prática, que pode ser utilizada em suas vendas online ou físicas. 

Podem utilizar esse recurso:

  • Delivery;
  • Lojas físicas e online;
  • Pequenos e médios empreendedores;
  • Prestadores de serviço e vendedores de produtos;
  • Associações, ONGs e instituições sem fins lucrativos.

Maior segurança no processo de venda

O link de pagamento utiliza sistemas de proteção para finalizar suas vendas, como criptografia de dados e sistema antifraude. As plataformas que oferecem o link devem seguir padrões de segurança, incluindo autenticação de dois fatores e controle de acesso.

Isso proporciona uma experiência de compra agradável, protegendo os clientes e vendedores contra atividades fraudulentas.

Melhor relacionamento com o cliente

O link de pagamento melhora o relacionamento com o cliente por oferecer praticidade, segurança e flexibilidade nas transações. As opções de pagamento variadas e o atendimento facilitado aumentam a satisfação do cliente com o estabelecimento. 

Além disso, com um processo de compra ágil e seguro, você acaba gerando um vínculo de confiança e contribui para a fidelização do consumidor.

Mais dinamismo para a escolha do meio de pagamento

O link de pagamento traz mais dinamismo para o pagamento, permitindo que seus clientes selecionem a opção mais acessível para eles. Assim, além de otimizar o processo de compra, você também aumenta suas chances de recebimento 

Essa flexibilidade facilita a conclusão da compra e proporciona uma experiência positiva ao cliente.

Possibilidade de vender sem plataforma de e-commerce

O link de pagamento permite que você venda sem um site ou uma plataforma de e-commerce. Por meio dele, você terá a possibilidade de realizar transações online facilmente, compartilhando um link personalizado com os clientes. 

Essa opção é vantajosa especialmente para empreendedores que desejam utilizar as redes sociais ou aplicativos de mensagens para vender mais.

Maior rapidez na transação financeira

O link de pagamento proporciona maior rapidez nas transações financeiras. Isso porque ele permite o acesso direto à página de pagamento, com informações pré-preenchidas.

Além de agilizar a compra, essa praticidade também melhora a experiência do cliente, aumentando a eficiência das suas técnicas de negociações.

Profissionalização do processo de vendas

Outra questão importante sobre o link de pagamento é que ele traz mais profissionalismo ao processo de vendas. Ao oferecer uma solução organizada, de fácil acesso e com opções de pagamento variadas, você demonstra ao cliente a seriedade do seu negócio.

Maior agilidade no recebimento de doações

O link de pagamento agiliza o recebimento de doações ao proporcionar acesso imediato, opções variadas de pagamento e processamento automático.

Essa ferramenta é eficaz para organizações sem fins lucrativos otimizarem a captação de recursos e aumentarem o impacto de suas causas sociais.

A imagem mostra todas as vantagens da cobrança por link de pagamento Asaas

Como receber pagamento via link?

Receber por link de pagamento é prático e simples. Além da facilidade em criar suas cobranças, você também consegue encaminhar a mensagem de cobrança com o link aos clientes por diversos meios, o que facilita o contato com o público.

Para receber por link de pagamento, você deve seguir as seguintes instruções:

Crie cobranças avulsas, parceladas ou recorrentes

O primeiro passo é simples. Para receber por link de pagamento, é preciso criar uma cobrança, conforme a necessidade do seu produto e do cliente. Os pagamentos podem ser avulsos, parcelados ou, ainda, recorrentes.

Você pode utilizá-las da seguinte forma:

  • Avulsa: quando é uma compra única e específica;
  • Parcelada: quando o valor total do produto ou serviço é maior do que o cliente pode pagar no momento;
  • Recorrente: quando é um serviço ou produto de compra periódica, geralmente, estabelecido por contrato.

Defina o valor ou deixe que seu cliente escolha

No link de pagamento, você pode ou não definir um valor, conforme o seu objetivo. Se a ideia é vender produtos, é importante que você estabeleça o valor do produto. Além de evitar fraudes e golpes, isso agiliza o tempo de compra, melhorando a satisfação do cliente.

Caso seu objetivo seja arrecadar fundos para uma causa social, é possível encaminhar o link sem um valor fixo, possibilitando que o próprio doador insira o valor desejado.

Anexe fotos dos seus produtos ou serviços ao link de pagamento

Conforme o sistema gerador de link de pagamento escolhido, você poderá criar links de pagamento personalizados. Nesses casos, é possível adicionar fotos junto à cobrança, dando certeza ao cliente sobre a compra do produto certo.

Por isso, é importante escolher bem o programa antes de gerar o seu link de pagamento. No Asaas, por exemplo, além de adicionar imagens, você também tem acesso a uma diversidade de serviços, como emissão de nota fiscal e cobrança automática.

Compartilhe em seu site ou redes sociais

Por se tratar de um endereço eletrônico, ou seja, um link, é possível vinculá-lo em diversos canais, como em redes sociais e sites. Dessa forma, você terá mais canais para vender, trazendo, consequentemente, mais lucro ao seu caixa.

Envie o link via WhatsApp

Além de colaborar com suas vendas, o link de pagamento também facilita suas cobranças. Isso porque ele pode ser enviado por diversos aplicativos de mensagens, como WhatsApp e, até mesmo, SMS. 

Possibilitando a conversa por diversos meios, você conseguirá manter contato com o cliente, podendo disparar campanhas promocionais, descontos e ofertas únicas. Assim, você conseguirá fidelizar consumidores e, ainda, aumentar o fluxo de seu caixa

Envie notificações de cobrança automáticas

Disponibilizando o link para pagamentos do Asaas, seu negócio terá a possibilidade de recorrer às cobranças automáticas. Além de facilitar a gestão de recebíveis, isso também colabora com sua otimização de tempo e organização financeira empresarial.

Busque pensar em uma régua de cobrança, que atenda às necessidades do seu cliente. Em sistemas como o do Asaas, por exemplo, essa ferramenta funciona de forma automática

O pagamento por link é uma solução útil para diversos tipos de compras online e, até mesmo, físicas. Seja para vender seus produtos ou receber doações, esse método pode facilitar a forma com que seu negócio administra o dinheiro e se relaciona com os clientes.

Para gerar o seu link de pagamento, você pode utilizar: uma plataforma de pagamento online ou um aplicativo para receber pagamentos.

Plataforma de pagamento online

Um link de pagamento seguro deve ser feito por uma plataforma autorizada pelo Banco Central e que tenha sistemas antifraude, para garantir a segurança das transações. Por isso, busque conhecer bem o sistema antes de utilizá-lo.

Além de ser homologado pelo BC, atendendo todas as leis de segurança, o Asaas atua como uma plataforma de pagamento online. Ele auxilia suas cobranças, organiza seus contratos, e, assim, facilita a sua gestão financeira empresarial. 

Gerando o link de pagamento com o Asaas, você tem a possibilidade de:

  • Criar cobranças de produtos ou serviços online; 
  • Receber doações no cartão ou boleto;
  • Publicar fotos dos seus produtos;
  • Compartilhar o link no WhatsApp e outras redes sociais;
  • Enviar notificações por voz, e-mail e SMS;
  • Vender no cartão de crédito sem a maquininha.

Além de cobrar por link de pagamento, é possível acompanhar o recebimento e controlar o fluxo de caixa em um único lugar. Você pode automatizar o envio de lembretes de pagamento antes e depois do prazo de vencimento.

Aplicativo para receber pagamentos

Outra possibilidade são os aplicativos de pagamento que permitem fazer e receber pagamentos sem dificuldades. No entanto, nem todos os aplicativos agregam todas as funcionalidades de uma plataforma. 

Por isso, na hora de escolher uma opção, confirme se a solução contempla todas as necessidades do seu negócio. 

No aplicativo do Asaas, por exemplo, você pode gerar link de pagamento pelo seu celular. Baixe para Android ou iOS.

O melhor gerador de link de pagamento é aquele que atende as necessidades do seu estabelecimento. Além de ser prático e acessível, o sistema também deve ser completo e eficiente, facilitando o recebimento de seu dinheiro.

Um dos pilares do Asaas é o interesse genuíno pelo cliente, buscando sempre resolver o problema apresentado da melhor forma possível: com tecnologia, inovação e segurança. Veja abaixo todas as vantagens de utilizar o Asaas:

A imagem mostra os produtos Asaas, que colaboram com a previsibilidade de receita

Como gerar link de pagamento no Asaas?

Gerar um link de pagamento no Asaas é fácil, simples, prático e eficiente. O objetivo é que sua empresa e o cliente possam fazer as operações financeiras sem problemas, de forma facilitada.

Para te ajudar a entender como gerar um link de pagamento no Asaas, siga o passo a passo abaixo.

  1. Na tela inicial do Asaas, clique em “Criar link de pagamento”.
  2. Em seguida, selecione o tipo de link que deseja criar:
  • Valor pré-definido: Ideal para venda de produtos ou serviços; 
  • Pergunte ao cliente: Nesse caso, o cliente pode indicar o valor a ser pago.
  1. Insira as informações básicas como nome do link e descrição da venda.
  2. Na próxima tela, é possível configurar o link: caso tenha optado pelo valor pré-definido, informe-o e selecione as opções de pagamento.
  • À vista ou parcelado: Cobrança única, com parcelas disponíveis, se desejar.
  • Assinatura: Cobrança recorrente, sempre com o mesmo valor definido.
  1. Depois indique as formas de pagamento aceitas (Pix, cartão de crédito ou boleto) e data de encerramento do link.
  2. Adicione fotos dos produtos ou serviços para deixar o link mais atrativo.
  3. Confira o resumo das informações fornecidas e compartilhe o link com quem desejar.

Se você ficou interessado nessa ferramenta, crie sua conta digital agora mesmo! Receba seus pagamentos sem complicações e ganhe novas oportunidades de vendas com o Asaas.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.