Como gerar link de pagamento para vender e receber doações

por Link de pagamento

Publicado em 18 de julho, 2022 | Atualizado em 19 de março, 2024

Saber como gerar um link de pagamento pode ser vantajoso para seu fluxo de caixa. Além de melhorar a experiência de compra, otimizando o tempo do seu cliente, esse método também é eficiente para o recebimento de pagamentos e doações. 

Por meio dele, você não precisará compartilhar dados sensíveis para receber seu dinheiro. Basta enviar o link de pagamento ao consumidor com o valor da compra, ou, no caso de doação, sem um valor fixo, permitindo que o pagador defina a quantia desejada.

Com essa solução inovadora, é possível expandir os negócios e proporcionar aos pagadores uma experiência satisfatória. Continue lendo para entender como gerar link de pagamento para vender mais ou receber suas doações.

O link para pagamento é uma solução para receber pagamentos ou doações, podendo ser enviado diretamente ao pagador. Ele funciona como um intermediador, possibilitando diversos meios de pagamento.

Ele pode ser compartilhado nas redes sociais como WhatsApp, Instagram ou Facebook, por exemplo. O cliente recebe o link via mensagem e consegue finalizar a compra sem precisar passar por todas as etapas de checkout.

Vale lembrar que, neste caso, os links de produtos com valores diferentes devem ser emitidos um para cada compra. Já o de doação, pode ser uma única URL compartilhada várias vezes.

Vender por link de pagamento

Por ser de fácil compartilhamento, esse recurso é amplamente utilizado para vendas nas redes sociais e plataformas de mensagens. Isso porque, com o link de pagamento, sua empresa não terá a necessidade de ter um site ou e-commerce.

Além de trazer maior facilidade para engajar seu negócio, ele também pode ser muito eficiente para suas estratégias de marketing. Por meio dele, é possível disponibilizar promoções e campanhas de todos os tipos, visando aumentar a base de clientes.

O link de pagamento fortalece o vínculo de confiança entre você e seu cliente, tendo em vista que você pode criar links personalizados, inserindo fotos e outros informativos.

Receber doações via link

O link de pagamento também pode ser utilizado para receber suas doações. Com esse recurso, você consegue deixar o campo do valor em branco, permitindo que os doadores preencham com a quantia que desejarem. 

Ele pode ser utilizado por instituições sem fins lucrativos, igrejas ou em ações de vaquinha coletiva, por exemplo. Lembre-se que esse método exige a troca de mensagens, por isso, mantenha o cadastro do cliente, com número de celular e e-mail, sempre atualizado.

Quais são os principais benefícios de gerar link de pagamento?

Por ser uma ferramenta ampla, que apresenta uma diversidade de funcionalidades, o link de pagamento pode trazer diversos benefícios para sua empresa. Por meio dele, sua empresa pode conseguir vantagem competitiva, criando novas oportunidades de sucesso. 

Abaixo, vamos listar as principais vantagens do link de pagamento. Assim, sua empresa conseguirá aproveitar a ferramenta ao máximo.

Receber por link de pagamento em diferente tipos de negócio

O link de pagamento é uma solução acessível e adequada para diferentes tipos de negócios, independentemente do tamanho ou segmento de atuação. Essa é uma opção versátil e prática, que pode ser utilizada em suas vendas online ou físicas. 

Podem utilizar esse recurso:

  • Delivery;
  • Lojas físicas e online;
  • Pequenos e médios empreendedores;
  • Prestadores de serviço e vendedores de produtos;
  • Associações, ONGs e instituições sem fins lucrativos.

Enviar link de pagamento com segurança

O link de pagamento utiliza sistemas de proteção para finalizar suas vendas, como criptografia de dados e sistema antifraude. As plataformas que oferecem o link devem seguir padrões de segurança, incluindo autenticação de dois fatores e controle de acesso.

Isso proporciona uma experiência de compra agradável, protegendo os clientes e vendedores contra atividades fraudulentas.

Criar link com diferentes formas de pagamento

Os tipos de pagamentos oferecidos pelo seu estabelecimento podem impactar diretamente a sua taxa de conversão de compra. Por isso, quanto mais opções você tiver, menor a chance de um cliente abandonar a compra.

Os principais meios de pagamento para receber por link são:

  • Cartão de crédito e débito: O link de pagamento é um recurso que permite que sua empresa receba por cartão de crédito e débito online. Tendo acesso ao link, seu cliente precisará informar apenas os dados do cartão para efetuar o pagamento.
  • Boleto: Outro meio de pagamento pelo link é o boleto bancário. Ao oferecer um método mais tradicional, você colabora com a satisfação do consumidor, oferecendo mais meios para finalizar a compra.
  • Pix: O Pix é um dos métodos de pagamento mais utilizados pelos usuários. Neste caso, o link de pagamento já encaminha a chave Pix da sua empresa ao cliente, facilitando a finalização da compra. No Asaas, você também tem a possibilidade de pagar o boleto do link de pagamento por QR code Pix.

Gerar link para tipos de cobrança

Além de diversos meios de pagamento, o link de pagamento também oferece variadas alternativas de cobrança. Cada uma delas pode ser utilizada conforme a necessidade do consumidor. São elas:

  • Link para cobrança avulsa: A cobrança avulsa no link de pagamento é uma forma prática e versátil de realizar transações individuais e únicas. Por meio desse recurso, o vendedor pode oferecer produtos ou serviços, permitindo que o cliente efetue o pagamento com facilidade. 
  • Link de pagamento parcelado: O link de pagamento parcelado permite ao cliente dividir o valor total da compra em várias parcelas, tornando-a mais acessível. Esse meio agrega flexibilidade em sua empresa, permitindo que o cliente parcele conforme suas necessidades.
  • Link para cobrança recorrente: A cobrança recorrente no link de pagamento é uma modalidade que permite o vendedor a realizar cobranças mensal, trimestral, etc. O cliente fornece os dados de pagamento uma única vez e os pagamentos são processados automaticamente conforme o contrato.

Vender sem plataforma de e-commerce

O link de pagamento permite que você venda sem um site ou uma plataforma de e-commerce. Por meio dele, você terá a possibilidade de realizar transações online facilmente, compartilhando um link personalizado com os clientes. 

Essa opção é vantajosa especialmente para empreendedores que desejam utilizar as redes sociais ou aplicativos de mensagens para vender mais.

Substituir a maquininha de cartão

Outra forma de utilizar o link de pagamento é para substituir a maquininha de cartão. Com o link, você consegue oferecer o pagamento por crédito mesmo sem ter a ferramenta física para isso

Basta que seu cliente insira os dados do cartão físico nos campos solicitado ou utilize um cartão digital para finalizar o pagamento.

Além disso, por não precisar pagar um valor alto pelo uso da maquininha, sua empresa acaba reduzindo o custo aquisitivo por cliente, aumentando o lucro por produto. Com o link, as taxas são menores e, no Asaas, você só paga quando recebe

O pagamento por link é uma solução útil para diversos tipos de compras online e, até mesmo, físicas. Seja para vender seus produtos ou receber doações, esse método pode facilitar a forma com que seu negócio administra o dinheiro e se relaciona com os clientes.

Para gerar o seu link de pagamento, você pode utilizar: uma plataforma de pagamento online ou um aplicativo para receber pagamentos.

Plataforma de pagamento online

Um link de pagamento seguro deve ser feito por uma plataforma autorizada pelo Banco Central e que tenha sistemas antifraude, para garantir a segurança das transações. Por isso, busque conhecer bem o sistema antes de utilizá-lo.

Além de ser homologado pelo BC, atendendo todas as leis de segurança, o Asaas atua como uma plataforma de pagamento online. Ele auxilia suas cobranças, organiza seus contratos, e, assim, facilita a sua gestão financeira empresarial. 

Gerando o link de pagamento com o Asaas, você tem a possibilidade de:

  • Criar cobranças de produtos ou serviços online; 
  • Receber doações no cartão ou boleto;
  • Publicar fotos dos seus produtos;
  • Compartilhar o link no WhatsApp e outras redes sociais;
  • Enviar notificações por voz, e-mail e SMS;
  • Vender no cartão de crédito sem a maquininha.

Além de cobrar por link de pagamento, é possível acompanhar o recebimento e controlar o fluxo de caixa em um único lugar. Você pode automatizar o envio de lembretes de pagamento antes e depois do prazo de vencimento.

Aplicativo para receber pagamentos

Outra possibilidade são os aplicativos de pagamento que permitem fazer e receber pagamentos sem dificuldades. No entanto, nem todos os aplicativos agregam todas as funcionalidades de uma plataforma. 

Por isso, na hora de escolher uma opção, confirme se a solução contempla todas as necessidades do seu negócio. 

No aplicativo do Asaas, por exemplo, você pode gerar link de pagamento pelo seu celular. Baixe para Android ou iOS.

Como gerar link de pagamento?

Receber por link de pagamento é prático e simples. Além da facilidade em criar suas cobranças, você também consegue encaminhar a mensagem de cobrança com o link aos clientes por diversos meios, o que facilita o contato com o público.

Para receber por link de pagamento, você deve seguir as seguintes instruções:

1. Crie cobranças avulsas, parceladas ou recorrentes

O primeiro passo é simples. Para receber por link de pagamento, é preciso criar uma cobrança, conforme a necessidade do seu produto e do cliente. Os pagamentos podem ser avulsos, parcelados ou, ainda, recorrentes.

Você pode utilizá-las da seguinte forma:

  • Avulsa: quando é uma compra única e específica;
  • Parcelada: quando o valor total do produto ou serviço é maior do que o cliente pode pagar no momento;
  • Recorrente: quando é um serviço ou produto de compra periódica, geralmente, estabelecido por contrato.
Interface do Asaas na criação do link de pagamento. Primeira etapa: Como você deseja cobrar seu cliente? Valor predefinido ou Não definir um valor

2. Defina o valor ou deixe que seu cliente escolha

No link de pagamento, você pode ou não definir um valor, conforme o seu objetivo. Se a ideia é vender produtos, é importante que você estabeleça o valor do produto. Além de evitar fraudes e golpes, isso agiliza o tempo de compra, melhorando a satisfação do cliente.

Caso seu objetivo seja arrecadar fundos para uma causa social, é possível encaminhar o link sem um valor fixo, possibilitando que o próprio doador insira o valor desejado.

Interface do Asaas na criação do link de pagamento. Segunda etapa: Como o seu cliente poderá pagar? À vista, parcelado ou por assinatura?

3. Anexe fotos dos seus produtos ou serviços ao link de pagamento

Conforme o sistema gerador de link de pagamento escolhido, você poderá criar links de pagamento personalizados. Nesses casos, é possível adicionar fotos junto à cobrança, dando certeza ao cliente sobre a compra do produto certo.

Por isso, é importante escolher bem o programa antes de gerar o seu link de pagamento. No Asaas, por exemplo, além de adicionar imagens, você também tem acesso a uma diversidade de serviços, como emissão de nota fiscal e cobrança automática.

Interface do Asaas na criação do link de pagamento. Terceira etapa: Confirme todos os dados

4. Compartilhe em seu site ou redes sociais

Por se tratar de um endereço eletrônico, ou seja, um link, é possível vinculá-lo em diversos canais, como em redes sociais e sites. Dessa forma, você terá mais canais para vender, trazendo, consequentemente, mais lucro ao seu caixa.

Além de colaborar com suas vendas, o link de pagamento também facilita suas cobranças. Isso porque ele pode ser enviado por diversos aplicativos de mensagens, como WhatsApp e, até mesmo, SMS. 

Possibilitando a conversa por diversos meios, você conseguirá manter contato com o cliente, podendo disparar campanhas promocionais, descontos e ofertas únicas. Assim, você conseguirá fidelizar consumidores e, ainda, aumentar o fluxo de seu caixa

Interface do Asaas na criação do link de pagamento. Quarta etapa: Compartilhe com seu cliente

6. Envie notificações de cobrança automáticas

Disponibilizando o link para pagamentos do Asaas, seu negócio terá a possibilidade de recorrer às cobranças automáticas. Além de facilitar a gestão de recebíveis, isso também colabora com sua otimização de tempo e organização financeira empresarial.

Busque pensar em uma régua de cobrança, que atenda às necessidades do seu cliente. Em sistemas como o do Asaas, por exemplo, essa ferramenta funciona de forma automática

Se você ficou interessado nessa ferramenta, crie sua conta digital agora mesmo! Receba seus pagamentos sem complicações e ganhe novas oportunidades de vendas com o Asaas.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.