Como gerar link de pagamento e compartilhar de forma simples

por Cobrança

Se você tem dúvidas sobre como gerar link de pagamento, este conteúdo irá te mostrar o passo a passo para incluir essa praticidade nas suas vendas. Com o link para pagamento, é possível criar cobranças ou receber doações no Pix, cartão ou boleto de forma fácil e rápida.

Quem vende online, precisa contar com soluções que ajudem a potencializar as vendas e garantir a satisfação do cliente. Isso é cada vez mais necessário com a preferência do público em fazer compras pela internet, como é o caso de 70% dos brasileiros, conforme pesquisa da Freshworks em 2021.

A seguir, saiba como gerar link de pagamento e quais as opções para criar e compartilhar a solução com seus clientes. Além disso, entenda como uma plataforma de pagamentos completa como o Asaas te ajuda a receber por link de pagamento e ter controle total sobre as cobranças. Quer entender melhor? Continue a leitura!

Conteúdo

O pagamento por link é uma solução útil para diversos tipos de negócios online. Quem faz as vendas por redes sociais como Instagram ou WhatsApp, por exemplo, pode utilizar o link de pagamento para facilitar a transação. 

Assim, o cliente recebe o link e escolhe como prefere pagar, ou seja, não precisa negociar as condições e formas de pagamento por mensagem, ele decide como fica melhor para ele. Quem prefere pagar em parcelas, por exemplo, pode selecionar a opção no link de pagamento parcelado.

Veja os dois caminhos para gerar o seu link de pagamento:

Plataforma de pagamento online

Uma plataforma de pagamento online como o Asaas auxilia nas cobranças, facilitando a gestão financeira do negócio. Um link de pagamento seguro deve ser feito por uma plataforma autorizada pelo Banco Central e que tenha sistemas antifraude para análise e segurança das transações.

Entre as funcionalidades disponíveis no Asaas, é possível gerar o link de pagamento que possibilita:

  • Criar cobranças de produtos ou serviços online; 
  • Receber doações no cartão ou boleto;
  • Publicar fotos dos seus produtos;
  • Compartilhar o link no WhatsApp e outras redes sociais;
  • Enviar notificações por voz, e-mail e SMS;
  • Vender no cartão de crédito sem a maquininha.

Além de cobrar por link de pagamento, é possível acompanhar o recebimento e controlar o fluxo de caixa em um único lugar. A parte das cobranças pode ser automatizada com o envio de lembretes programados ao cliente até o prazo de vencimento.

Aplicativo para receber pagamentos

Outra possibilidade são os aplicativos de pagamento que permitem fazer e receber pagamentos sem dificuldades. No entanto, alguns não contemplam as outras funcionalidades de uma plataforma que garante o gerenciamento completo. 

Ao gerar o link de pagamento pelo aplicativo, dá para adicionar fotos dos produtos e nomear o link para que fique tudo personalizado conforme a sua marca. Uma das melhores vantagens da solução é compartilhar o link em qualquer lugar, seja no seu próprio site de vendas ou pelas redes sociais.

Não são todos os aplicativos que disponibilizam a opção de link de pagamento, por isso, na hora de escolher uma opção observe se a solução contempla todas as necessidades do seu negócio. No aplicativo do Asaas, por exemplo, você pode gerar link de pagamento pelo seu celular. Baixe para Android ou iOS.

Afinal, como gerar link de pagamento? O processo é bem simples! Veja como é fácil criar seu Link de Pagamento!

  1. Na tela inicial do Asaas, clique em “Criar link de pagamento”.
  1. Em seguida, selecione o tipo de link que deseja criar:
  • Valor pré-definido: Ideal para venda de produtos ou serviços; 
  • Pergunte ao cliente: Nesse caso, o cliente pode indicar o valor a ser pago.
  1. Insira as informações básicas como nome do link e descrição da venda.
  2. Na próxima tela, é possível configurar o link: caso tenha optado pelo valor pré-definido, informe-o e selecione as opções de pagamento.
  • À vista ou parcelado: Cobrança única, com parcelas disponíveis, se desejar.
  • Assinatura: Cobrança recorrente, sempre com o mesmo valor definido.
  1. Depois indique as formas de pagamento aceitas (Pix, cartão de crédito ou boleto) e data de encerramento do link.
  2. Adicione fotos dos produtos ou serviços para deixar o link mais atrativo.
  3. Confira o resumo das informações fornecidas e pronto! Agora é só compartilhar o link por onde quiser.

Observe que são poucos cliques para facilitar o pagamento e aumentar os resultados das suas vendas. Com o Asaas, você conta com uma interface intuitiva e prática para gerenciar as cobranças e acompanhar a saúde financeira do seu negócio.

Uma das melhores vantagens do link de pagamento para venda é a possibilidade de compartilhar em diferentes lugares tornando o processo mais fácil para o cliente, afinal, não precisa completar a compra em um site ou enviar comprovante de pagamento. Veja alguns exemplos de compartilhamento.

Enviar link de pagamento pelo WhatsApp

Para quem realiza vendas por delivery, por exemplo, pode aproveitar a solução para aumentar a praticidade e a segurança no pagamento. Desse modo, o cliente recebe o link para pagar antes do envio do pedido e não é preciso enviar maquininha de cartão com o entregador.

Copiar o link para informar aonde desejar

Se pretende realizar uma ação promocional, pode usar o link de pagamento para disparar a campanha promocional por e-mail ou lista de contatos no WhatsApp. Com a data de vencimento, você pode estabelecer um tempo para a ação e quem sabe garantir mais vendas fechadas.

Outra possibilidade interessante são as doações. Na hora de configurar o link, é só permitir que o cliente informe o valor para distribuir o link e receber a contribuição sem precisar compartilhar nenhum dado. 

Independente de onde você faz as suas vendas online, o link de pagamento pode ser uma solução útil para aumentar a praticidade e agilidade dos pagamentos.

Quais as vantagens da plataforma para criar link, enviar e cobrar?

Como vimos, contar com uma plataforma de pagamentos ajuda a gerenciar os links de pagamentos com automatização das cobranças e uma visualização clara sobre os valores recebidos e a receber.

Outra vantagem de apostar na solução está na agilidade para pagamento. Ao escolher as opções de pagamento e fazer isso de forma prática e rápida, o cliente tem mais chances de finalizar a operação e não desistir da compra: link de pagamento e recebimento na hora.
Viu só como gerar link de pagamento é simples? Agora que você conhece as vantagens de utilizar uma plataforma de pagamentos online, crie a sua conta digital no Asaas e comece a usar o melhor link de pagamento para impulsionar suas vendas.

No Asaas você tem negativação de devedores