Descubra como a venda por link de pagamento pode acelerar o seu negócio

por Logística e Vendas

Publicado em 21 de julho, 2022 | Atualizado em 29 de novembro, 2022

A venda por link de pagamento é uma solução simples e prática para quem tem um negócio na internet. Com apenas alguns cliques, é possível gerar um link compartilhável para que o cliente finalize a compra sem dificuldades.

Soluções como essa são cada vez mais importantes no cenário brasileiro, com recorde de vendas online. Em 2021 houve um aumento de 16,9% nas entregas de compras online em relação ao ano anterior. A informação é apontada pela empresa Neotrust, especializada em segurança e monitoramento online.

Outro fator que torna a venda por link de pagamento atrativa é a segurança oferecida. As tentativas de golpes na internet tiveram um aumento de 74% no último ano, segundo o Mapa da Fraude feito pela ClearSale. Ou seja, é muito importante assegurar ao cliente um meio de pagamento confiável.  

Se você quer entender as vantagens de fazer a venda por link de pagamento, este conteúdo irá explicar melhor como funciona a solução, se é realmente seguro, as possibilidades de pagamentos aceitos, além das formas de compartilhar o link de pagamento. Por fim, você conhecerá a melhor forma de gerar os seus links e gerir as cobranças. 

Conteúdo

O link de pagamento para venda é uma funcionalidade que permite a realização de cobranças com mais facilidade na internet. Você cria o link para pagamento, compartilha com o cliente e ele pode escolher a melhor forma de finalizar a compra do produto ou serviço oferecido.

Ao utilizar uma plataforma de cobranças online, é possível gerar o link de pagamento com poucos cliques e ainda gerenciar o recebimento com a automatização das cobranças. No Asaas, essa funcionalidade permite a diminuição da inadimplência e melhor controle das suas finanças.

É seguro vender por link de pagamento?

Os golpes virtuais são cada vez mais frequentes e é sempre importante contar com meios de pagamento confiáveis, que evitem esses riscos. Nesse sentido, para garantir um link de pagamento seguro é importante que a plataforma tenha um sistema antifraude que não deixe passar transações suspeitas.

Quais as formas de pagamento aceitas?

O link para venda permite o recebimento através de três formas: Pix, boleto ou cartão de crédito. Desse modo, o cliente pode selecionar a opção que melhor atende às suas necessidades. Caso o cliente opte pelo Pix através do link de pagamento, o recebimento é na hora. 

Uma das vantagens de receber por link de pagamento é evitar as altas taxas e vender no cartão de crédito sem maquininha. Além disso, o envio do link torna a transação mais fácil para o cliente, aumentando a satisfação com a experiência de compra.

Quais são os métodos de cobrança disponíveis?

Existem diferentes formas de cobrança via link de pagamento, são elas:

Cobrança avulsa ou parcelada

O cliente pode escolher fazer o pagamento à vista ou parcelar de acordo o limite de parcelas que você definir na configuração do link de pagamento parcelado.

Cobrança recorrente

Permite que a empresa configure 7 tipos de sazonalidade: semanal, quinzenal, mensal, bimensal, trimestral, semestral ou anual no mesmo valor definido no link de pagamento. Ideal para serviços que funcionem como assinatura, similar à Netflix, por exemplo.

Para garantir o recebimento da venda por link de pagamento, as notificações de cobranças são extremamente úteis, enviadas em intervalos de tempo que facilitam para que o cliente não esqueça da pendência.

O link de pagamento para vender online pode ser personalizado com uma descrição detalhada do produto ou serviço vendido, além da inclusão de imagens que o tornam mais atrativo e a cara da sua marca.

link de pagamento

Qualquer negócio que atua online com a venda de produtos ou serviços pode aproveitar a solução, independente de ter ou não um e-commerce. Isso porque o link de pagamento pode ser compartilhável através das redes sociais, potencializando as vendas.

Quem faz delivery, por exemplo, pode usar o link de pagamento pelo WhatsApp para receber e evitar o envio de uma maquininha na entrega. Já quem vende pelo Instagram, pode cobrar por link de pagamento e passar uma imagem mais moderna e profissional. 

Outra possibilidade de uso do pagamento por link é em ações promocionais, ofertas relâmpagos ou recebimento de doações. Nesse caso, é possível deixar o valor em branco para que o cliente pague a quantidade que puder.

A venda por link de pagamento é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é configurar o link informando o tipo de cobrança, o valor, as opções disponíveis para o cliente e em seguida, ter um link personalizado e exclusivo para cada compra.

Venda pelo WhatsApp

Ao invés de ter que trocar mensagens sobre as condições e formas de pagamento disponíveis, você pode simplesmente encaminhar o link para que o cliente escolha o método preferido. Com isso, a venda no cartão por link, por exemplo, facilita a operação e garante maior credibilidade para o seu negócio.

Venda nas redes sociais

O mesmo vale para qualquer outra rede social. Você pode encaminhar o link por mensagem no Instagram, no Messenger ou mesmo disparar um e-mail marketing para divulgar uma promoção exclusiva, por exemplo.

A venda por link de pagamento deve ser feita através de uma plataforma completa que tenha recursos para realizar as transações e ofereça vantagens que aumentem a profissionalização e credibilidade do seu negócio. Por isso, o melhor link de pagamento é no Asaas.

Com o aplicativo do Asaas (Android ou iOS) você consegue gerar os links em poucos cliques, na palma das mãos. Uma plataforma intuitiva e com funcionalidades que irão te ajudar a acelerar o seu negócio, diminuir a inadimplência e ter maior controle sobre as finanças. 

Outro benefício interessante é o link de pagamento com antecipação de recebíveis, ou seja, você pode solicitar o recebimento de parcelas futuras caso precise movimentar o fluxo de caixa, por exemplo. São diversos benefícios em uma única solução.

Agora que você já sabe como funciona a venda por link de pagamento, não perca tempo, descubra como gerando os links de pagamento.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas