Como a venda por link de pagamento pode acelerar o seu negócio

por Link de pagamento

Publicado em 21 de julho, 2022 | Atualizado em 19 de março, 2024

No final de 2022, cerca de 61% dos brasileiros já mostravam preferência pelas compras online. Para uma empresa, isso mostra a importância de oferecer meios de pagamentos eficientes dentro do meio digital, assim como o link de pagamento.

Além de ser segura, a venda por link é uma solução simples e prática, sendo uma ótima opção para as lojas virtuais ou, até mesmo, físicas.

Neste conteúdo, vamos falar sobre as vantagens da venda por link de pagamento e as melhores formas de utilizá-los de maneira eficaz. Continue lendo!

O que é um Link de pagamento?

Um link de pagamento é uma ferramenta que permite que um vendedor crie uma URL específica para uma operação financeira. Esse link pode ser compartilhado por meio de mensagens de texto online, pelo e-mail, redes sociais ou até mesmo chats do site.

Além de garantir a segurança da operação, você também abre novas oportunidades de vendas, atraindo mais clientes.

Quanto tempo demora para cair uma venda por link de pagamento?

O link de pagamento é utilizado para o pagamento por diversos métodos de recebimento. É como se ele fosse a ponte que permite a ligação entre a sua conta bancária e a do cliente. No Asaas, por exemplo, você pode compartilhar a URL e receber por:

  • Cartão de crédito/débito;
  • Boleto;
  • Pix;
  • venda parcelada;
  • venda recorrente.

Quais os riscos de uma venda por link de pagamento?

A venda por link de pagamento não apresenta nenhum risco às empresas e clientes. Geralmente, esse recurso é disponibilizado por instituições financeiras regulamentadas e responsáveis

Porém, assim como em qualquer transação financeira, é importante lembrar que existem pessoas mal intencionadas que aplicam golpes por meio desse recurso. Por isso, lembre-se de só confirmar a transação quando tiver certeza de que é segura.

O que é possível vender com o link de pagamento?

É possível vender uma variedade de produtos e serviços com o link de pagamento. A versatilidade dessa ferramenta torna-a adequada para qualquer situação. Por meio dele, sua empresa pode oferecer:

  • Produtos Físicos: você pode vender qualquer produto físico online, como roupas, eletrônicos e móveis decorativos;
  • Produtos Digitais: como e-books, fotos ou desenhos em formato digital, modelos de planilha, etc;
  • Doações e Arrecadações: Organizações sem fins lucrativos, como associações e igrejas, podem utilizar links de pagamento para receber doações;
  • Serviços Profissionais: Profissionais autônomos, de quaisquer ramos, podem aceitar seus pagamentos por meio de links de pagamento;
  • Assinaturas e mensalidades: streaming de vídeo, cursos e newsletters, por exemplo, podem usar links de pagamento para configurar assinaturas recorrentes.
  • Aluguel de Propriedades: Proprietários de imóveis podem receber pagamentos de aluguel usando links de pagamento.

Quais são as vantagens de usar o link de pagamento?

As vantagens de receber por link de pagamento colaboram tanto para vendedores quanto para clientes, trazendo maior facilidade para o processo de pagamento. Algumas dessas vantagens são: 

1. Não precisa de site e maquininha

Uma das vantagens de receber por link de pagamento é não precisar ter um site e, ainda, poder vender sem a maquininha. Por conta disso, o envio do link torna a transação mais fácil para o cliente, aumentando a satisfação com a compra.

Dessa forma, além de abrir oportunidades para novas estratégias de vendas, sua empresa garante um bom relacionamento com o consumidor, podendo levá-lo à fidelização.

2. Você cria o link em poucos passos

Criar um link de pagamento é fácil e prático. Em poucos passos, você consegue criar uma URL personalizada, com todas as informações sobre a compra disponíveis. 

Além de melhorar a experiência de compra do seu cliente, isso facilita o processo de pagamento da sua empresa, permitindo que você faça a cobrança rapidamente. Assim, seu cliente não precisa ficar esperando e você ganha mais tempo no atendimento.

3. Pode fazer envio de links ilimitados

Poder fazer envio de links de pagamento ilimitados é, sem dúvida, uma vantagem significativa da venda por link de pagamento. 

Por meio dele, você poderá oferecer conveniência aos seus clientes, podendo expandir o seu negócio. Além disso, o recebimento por link melhora a eficiência das transações financeiras, trazendo mais facilidade à sua gestão.

4. Realiza vendas com segurança nas redes sociais

Usar links de pagamento para vender nas redes sociais traz maior segurança para a empresa, protegendo as informações de seus vendedores e clientes

Porém, vale ressaltar a importância de conhecer bem a plataforma de pagamento antes de receber por meio dela. Verifique se ela homologada pelo Banco Central e se segue as boas práticas de segurança, que garantam a proteção dos seus dados 

Preciso ter uma loja online para criar um Link de pagamento?

Não é necessário ter uma loja online para criar um link de pagamento. Os links de pagamento são ferramentas versáteis, que podem ser usadas tanto para vendas online quanto para vendas presenciais.

  • Link para pagamento online: Um link de pagamento é uma ferramenta valiosa para quem deseja vender pela internet. Esse tipo de link direciona os clientes para uma página de pagamento segura, permitindo que o cliente faça compras de forma rápida e prática. 
  • Link para pagamento presencial: Os links de pagamentos são importantes para as vendas presenciais. Neste caso, o link de pagamento pode ser compartilhado por meio de dispositivos móveis. A grande vantagem é o recebimento por crédito sem a necessidade da maquininha de cartão.

Como vender pelas redes sociais usando um Link de pagamento?

Utilizar as redes sociais para sua venda por link de pagamento exige um planejamento e estratégias bem-definidas. Assim, será possível alcançar novos clientes e fidelizar os antigos. Abaixo, vamos listar algumas dicas do que você precisa fazer para alcançar esse objetivo:

  • Conheça seu público-alvo;
  • Crie um perfil profissional;
  • Publique fotos mostrando seus serviços ou produtos;
  • Use os stories em destaque para tabelas com valores;
  • Interaja com seu público;
  • Responda todas as mensagens;
  • Estabeleça uma boa comunicação com os clientes;
  • Promova promoções exclusivas nas redes sociais.

Quais são as formas de pagamento via link?

As formas de pagamento via link podem variar dependendo da plataforma de pagamento que você utiliza. Abaixo, abordaremos as formas de pagamento por meio de links disponíveis pelo Asaas.

  • Link para pagamento parcelado: Com o link de pagamento parcelado, seus clientes podem escolher dividir o valor total da compra em parcelas mensais. Cada parcela é processada em datas específicas, tornando o pagamento mais acessível para os compradores.
  • Link de pagamento recebimento na hora: O link com recebimento na hora funciona quando um cliente efetua um pagamento e o vendedor recebe os fundos quase que instantaneamente. Essa opção é útil para negócios que precisam de acesso rápido aos fundos.
  • Link de pagamento recorrente: Links de pagamento recorrentes são usados para configurar mensalidades ou pagamentos regulares. Eles são comuns em serviços de assinatura, onde os clientes autorizam pagamentos automáticos em intervalos específicos (mensais, trimestrais, etc.). 
  • Link de pagamento com antecipação: Alguns serviços de pagamento oferecem a opção de antecipar os valores de uma venda. Isso significa que o vendedor pode receber o pagamento antes da data de vencimento, sendo útil para fluxo de caixa e planejamento financeiro.

Como receber pela venda por link de pagamento?

O recebimento por link é feito por meio de uma plataforma de pagamentos. Geralmente, elas disponibilizam outros recursos que facilitam a gestão da empresa

O Asaas, por exemplo, é uma plataforma completa, que conta com diversas ferramentas de automação financeira exclusivas para empresas. Alguns dos recursos oferecidos são:

  • Emissão de nota fiscal;
  • Envio de cobrança
  • Diversos meios de pagamento;
  • Flexibilidade de recebimento;
  • Controle de estoque;
  • API de pagamentos;
  • Sistema de integração com outras plataformas.

Qual o melhor link de pagamento?

Vale ressaltar a importância de conhecer bem a plataforma antes de utilizar. Veja quais os sistemas de segurança utilizados, os certificados que a empresa tem e quais as soluções em caso de problemas. Assim, você evita golpes e vazamento de dados sensíveis. 

Abaixo, vamos te mostrar o que analisar na hora de escolher o melhor link de pagamento para sua empresa.

  • Permite vender com link de pagamento anexando fotos dos produtos: Poder anexar fotos de seus produtos dentro do link de pagamento pode ser essencial para o fechamento da venda. Além da estética personalizada, esse recurso transmite confiança ao cliente, confirmando a escolha do produto.
  • Oferece recursos para evitar inadimplência: A inadimplência é um fator importante para qualquer empresa e, se não for bem cuidado, pode trazer diversos prejuízos ao fluxo de caixa. Por isso, busque por uma plataforma que possa auxiliar nesta tarefa com recursos solucionadores, como:
  • Notificações de cobrança: As notificações de cobrança são essenciais para garantir o pagamento de seus produtos. No Asaas, esse processo é feito de forma automática. Basta preencher o cadastro do cliente que o próprio sistema enviará notificações preventivas e reativas aos devedores.
  • Negativação Serasa: Outra ferramenta importante para combater a inadimplência é o recurso de negativação no Serasa. Essa solução permite que sua empresa notifique os clientes através do Serasa com praticidade e eficiência, garantindo o pagamento de seu produto ou serviço.
  • Dispõe de aplicativo para gerar link de pagamento: Para facilitar a gestão do seu negócio, é essencial que a plataforma escolhida tenha um aplicativo próprio, assim como o Asaas. Com o Asaas, você acompanhará todos os processos de financeiros de sua empresa. Além disso, tendo o app baixado, você conseguirá ter acesso aos relatórios financeiros e demais informações da empresa na palma da sua mão, em poucos cliques.

Como gerar link de pagamento no Asaas?

A venda por link de pagamento pelo Asaas é fácil, prático e rápido. Com a sua conta digital ativada, basta acessar o Menu, na lateral esquerda. Ele vai mostrar diversas opções, entre elas a de link de pagamento, conforme a imagem abaixo. 

tela link de pagamento

Após clicar no botão “Adicionar link de pagamento”, no canto direito da página, você deve selecionar se o link terá um valor predefinido ou não. Se não tiver um valor definido, o pagador escolhe a quantia que irá pagar. Essa opção é recomendada para doações.

Neste caso, como estamos falando de venda por link de pagamento, é importante inserir o valor total da compra. Depois disso, você deve:

  • Preencha o valor pré-definido, nome do link de pagamento Asaas e uma descrição opcional sobre a cobrança. Além disso, também é possível inserir imagem para complementar o link.
Tela de preenchimento de dados para gerar link de pagamento Asaas
  • Escolha se o pagamento será à vista, parcelado ou assinatura. E selecione se pagamento será no boleto bancário, Pix e cartão de crédito ou disponibilize todas as opções e deixe o cliente escolher. 
Tela de escolha de pagamento para gerar link de pagamento Asaas
  • Envie o link de pagamento para o cliente através de um canal de comunicação oficial da sua empresa.

Se você quer ganhar mais facilidade nos seus processos de pagamentos e, ainda, ter mais possibilidades para fechar suas vendas, abra sua conta digital Asaas agora mesmo!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.