O Asaas é seguro? Conheças os recursos de segurança da Conta Digital

por Universo Asaas

Publicado em 4 de janeiro, 2023 | Atualizado em 17 de janeiro, 2023

A segurança sempre foi uma preocupação dos clientes de contas digitais PJ. Afinal, para você confiar seu dinheiro e da sua empresa em um ambiente virtual a instituição precisa garantir a segurança de dados.

Isso significa possuir as certificações corretas, confiabilidade e um sistema que utilize ferramentas para manter todas as informações bancárias protegidas de tentativas fraudes e outros problemas.

Por isso, ao ter contato com uma conta digital nova, a segurança sempre surge como uma incógnita. Neste artigo respondemos se o Asaas é seguro e quais medidas são tomadas para proteger seus dados na nossa conta digital. Continue lendo!

Conteúdo

O que é o Asaas?

Fundada pelos irmãos Piero Contezini e Diego Contezini, o Asaas é uma fintech que oferece soluções para automatizar as rotinas financeiras de empresas e também foi homologada pelo Banco Central como a 31ª instituição de pagamento do Brasil.

O Asaas facilita a gestão financeira oferecendo ferramentas essenciais para os mais diversos tipos de negócios. Entre as principais soluções estão os meios de pagamento, régua de cobrança, antecipação, automação de notas e integração via API.

Confira um pouco mais sobre todos os recursos que o Asaas oferece para a rotina financeira e operacional da sua empresa:

Conta digital PJ Completa e sem mensalidade

Como instituição de pagamentos, o Asaas também é uma conta digital PJ completa e sem mensalidades. Voltada a diminuir a burocracia e melhorar a gestão de tempo, o Asaas possui ferramentas para centralizar e automatizar os processos financeiros empresariais.

Solucionando problemas que as contas tradicionais possuem, o Asaas oferece suporte 24 horas para contas PJ. Isso permite um atendimento personalizado para cuidar das necessidades do seu negócio.

Além disso, as ferramentas do Asaas têm diferentes recursos para abranger todas as necessidades financeiras da sua empresa. Confira:

Recursos para realizar pagamentos

Um dos principais recursos oferecidos pelo Asaas são voltados para facilitar a rotina de pagamentos do seu negócio. Afinal, as transações estão entre as principais demandas financeiras de diversos segmentos de empresas.

Transferências bancárias – através de TED, DOC e Pix – com agilidade e eficiência, além da opção de pagamento de fornecedores, funcionários ou despesas. O Asaas permite realizar pagamentos com a maior praticidade e sempre com segurança.

Recursos para receber pagamentos

Receber pagamentos também é fundamental para qualquer empresa. Por isso o Asaas facilita no gerenciamento das dinâmicas de recebimento, garantindo que seus clientes possam pagar através dos principais meios disponíveis no mercado.

Seja através das modalidades de pagamento do Pix, boleto bancário ou cartão de crédito, o Asaas ajuda seu negócio a converter suas vendas. Isso também ajuda sua empresa a ser mais eficiente para fidelizar seus consumidores.

Recursos para venda presencial e online

Além disso, com recursos como o link de pagamento, suas vendas online se tornam mais dinâmicas e eficientes. Afinal, essa ferramenta permite converter vendas através dos canais de comunicação – como WhatsApp e redes sociais – sem depender de uma loja virtual.

Da mesma forma, o Asaas também oferece recursos para vendas em loja física, como o aplicativo que permite vender no cartão sem maquininha.

Realize para cobrança dos clientes

Cobrar seus clientes pode ser a solução para atingir suas metas e escalar seu negócio. Afinal, no Brasil o número de consumidores inadimplentes chega a 69 milhões de brasileiros, conforme dados do Serasa.

Por isso, contar com a assistência de uma régua de cobranças pode ser fundamental para montar sua estratégia de comunicação e conseguir cobrar seus clientes com eficiência. 

Esse recurso acaba sendo fortalecido por um sistema de notificações, via SMS, mensagem de voz, correio, e-mail e WhatsApp – exclusivo do Asaas – e que permite enviar mensagens de cobrança preventivas e reativas para seus clientes.

Além disso, com as funções de consulta de crédito e negativação Serasa, integradas na plataforma da conta digital Asaas. Assim, é possível identificar clientes seguros para oferecer pagamentos à prazo e realizar a negativação para reaver os valores devidos.

Recursos para gestão financeira

O Asaas também tem seus recursos focados para otimizar a gestão financeira da sua organização. Para montar um plano de negócios que visa o crescimento da empresa e a expansão de metas e resultados, o Asaas fornece soluções para organizar suas estratégias.

Com as soluções de API você ganha mais recursos para administrar suas atividades financeiras. Além disso, você pode garantir que os clientes tenham a melhor experiência dentro do seu ambiente virtual através de integração.

Você também pode ter um controle da inadimplência entre seus consumidores, contando com as funções de régua de cobrança e o cadastramento completo de clientes que permite uma visualização mais assertiva do seu histórico de pagamentos.

Além disso, o Asaas oferece a antecipação de recebíveis que garante maior segurança nas vendas parceladas e mantém a liquidez do seu fluxo de caixa.

Recursos para garantir o sucesso da sua empresa

Com tantas funções, fica claro que o objetivo do Asaas é ajudar sua empresa a melhorar suas operações financeiras, administrativas e desburocratizar a forma de trabalho dentro da sua empresa.

Por isso, além das ferramentas que otimizam suas atividades de rotina, o Asaas também ajuda seu negócio a ter mais sucesso. Isso está presente nas soluções que oferecemos, como o atendimento 24 horas por dia e sete dias por semana.

O Asaas também garante uma boa usabilidade para sua plataforma, sendo simples e dinâmica, fácil de ser compreendida e acessível. Além disso,  a segurança de dados é um dos pilares da nossa conta digital, que protege seus dados e transações evitando fraudes e tentativas de golpe

Continue lendo para entender mais dos processos de segurança adotados pelo Asaas para proteger os dados da sua empresa e manter a integridade de todas as operações. 

O Asaas é seguro?

Sim, o Asaas é uma conta digital segura e que possui diversos recursos para garantir que todas as transações, informações financeiras e operações feitas dentro da plataforma sejam protegidas.

Além disso, o Asaas é regulado pelo Banco Central (Bacen), que define uma série de normas para atuação da fintech. Isso garante que as operações sejam realizadas com credibilidade e seu dinheiro possa estar seguro na nossa conta.

Imagem mostra que o Asaas é seguro. Está dividida entre fundo azul-escuro e azul-claro. De um lado, há escrito “o dinheiro da sua empresa está seguro com o Asaas”. Do outro, há as vantagens do Asaas, como “certificado PCI, controle de chargebacks, pré-autorização nas vendas, validadores de segurança e antifraude”

Instituição de pagamentos reconhecida pelo Banco Central

Desde 2021, o Asaas possui a certificação do Bacen para atuar como a 31ª instituição de pagamento no Brasil. Com essa homologação, o Asaas pode prover números de contas bancárias conectadas ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Essa certificação também garante acesso a todas as modalidades de transações do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), o Pix.

Regulamentada pelo Banco Central (BACEN) com código bancário

O Asaas também conseguiu dispor de um código bancário, o 461, autorizado pelo Bacen. Esse reconhecimento validou as operações feitas pela instituição e aumentou a gama de soluções oferecidas pela fintech

Entre elas está a permissão para que o Asaas dispusesse de dados de agência e conta, facilitando a operação dos nossos clientes.

Homologada pelo BACEN para atuar como Sociedade de Crédito Direto

Também vale ressaltar que, em 2022, o Asaas também recebeu a licença para funcionar como sociedade de crédito (SCD). No Brasil, apenas 80 instituições possuem esse modelo de homologação.

Isso permite que o Asaas realize operações de crédito com recursos próprios. Entre as principais estão a  distribuição de seguros, emissão de moeda eletrônica, cobrança e análise de crédito para terceiros etc.

Prêmio Reclame Aqui

Por fim, vale ressaltar que o impacto do Asaas tem sido sentido pelo público e pelo mercado. No ano de 2020, a empresa foi agraciada com o Prêmio Reclame Aqui, vencendo a categoria de “Empresa Que Mais Evolui”.

Em 2021, a fintech também concorreu na categoria de “Soluções Financeiras”, ficando na 8º colocação. Porém, em 2022,  o Asaas conquistou o 2º lugar na categoria “Serviços para empresas”.

Essa melhora constante de colocações demonstra o esforço do Asaas em evoluir e se tornar uma solução cada vez melhor para as empresas

Atualmente, a instituição possui uma nota de 8.7 na plataforma do Reclame Aqui. Além disso, temos 100% das reclamações respondidas, com índice de solução de 91.9% e 79% dos consumidores que voltariam a fazer negócio.

Quais soluções de segurança do Asaas?

Além do reconhecimento garantido pelo Banco Central, mercado e pelo público, o Asaas também garante a segurança das suas operações através de recursos e ferramentas aplicadas dentro da plataforma.

Confira algumas das medidas tomadas pelo Asaas para manter a integridade das operações, além da segurança de dados dentro da plataforma:

Conformidade com as normas da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma resolução que exige das empresas a regularização. Isso acontece a partir de 65 artigos voltados para manter a integridade do uso de dados de usuários na internet.

Baseada na GDPR, um regulamento europeu, a LGPD visa à proteção da liberdade e privacidade dos usuários de produtos e serviços de qualquer negócio.

Essas normas regulam todo o ciclo de vida dos dados, como coleta, tratamento e divulgações. Além disso, a LGPD também faz definições sobre dados pessoais, utilização desses dados, necessidade de consentimento e manutenção deles.

Esse processo torna todo o tratamento de dados mais claro e funcional. Por isso, para as empresas que seguem as normas, é possível garantir aos seus clientes e usuários que o uso de suas informações pessoais estarão protegidos por uma lei de padrão internacional.

Token de segurança e autenticação

O token é uma ferramenta de segurança e sistema antifraude, adotada pela maioria dos sistemas bancários e empresas que atuam com movimentações financeiras. Sua função é garantir que somente o usuário cadastrado possa acessar a plataforma.

Assim, ninguém pode verificar informações ou realizar alterações de cadastro sem a validação através do celular cadastrado no sistema ou disponível no app do Asaas.

Como habilitar o Token App

O Token App é a maneira mais rápida para solicitar alterações no cadastro dentro da plataforma do Asaas. O aparelho estará cadastrado como um dispositivo seguro, e todas as solicitações feitas por esse aparelho serão autorizadas automaticamente.

Para habilitar o Token App, basta o usuário realizar o download do aplicativo do Asaas – disponível nas lojas de aplicativo e utilizar um código SMS para ser autorizado no primeiro uso.

Sistema de Autenticação de Multifator (MFA)

O Multi Factor Authentication ou Autenticação de Multifator (MFA) é um recurso que consiste em validar sua identidade através de mais de uma fonte de verificação. Ao combinar pelo menos dois fatores na autenticação de usuários.

Isso funciona para estabelecer uma nova camada de segurança. Assim, mesmo que um dos fatores seja comprometido, o outro continua protegendo a conta e evitando um acesso indevido ao Asaas.

Quem recebe o código MFA?

Ao realizar um novo cadastro no Asaas a plataforma solicita um número de telefone seguro para recebimento do código MFA. Quando novos acessos acontecerem para sua conta, o Asaas envia o código de acesso para esse telefone seguro.

Quando o MFA é solicitado?

O MFA será solicitado sempre que o sistema do Asaas entende que acontece um primeiro acesso à sua conta por um novo dispositivo – seja telefone ou navegador.

Após a validação dos dados de login, a plataforma identifica se o dispositivo utilizado é conhecido. Se sim, o acesso acontece normalmente. Caso contrário, um segundo fator de identificação é solicitado.

Padrão de Segurança PCI-DSS

O padrão PCI-DSS é uma certificação internacional de segurança utilizada pelas maiores bandeiras de cartão de crédito do mundo. Esse recurso existe para garantir a segurança das transações de cartão de crédito.

No geral, essa certificação funciona como um conjunto de regras para garantir um ambiente seguro e prático. Assim, todas as operações financeiras acontecem evitando fraudes ou prejuízos.

Qual a importância da certificação PCI DSS para o Asaas?

Para o Asaas, o PCI DSS funciona como uma forte defesa contra o comprometimento de dados. A presença da fintech no registro fornece aos clientes maior confiança e credibilidade para garantir a segurança das operações realizadas dentro da plataforma.

Vale a pena usar o Asaas?

O Asaas é seguro e ajuda empresas a atingirem seus objetivos, melhorando o andamento de processos e tornando a rotina financeira menos burocrática e mais eficiente

Se o objetivo do seu negócio é crescer, abrangendo uma parcela maior de clientes e vendendo mais – o Asaas pode ser o parceiro ideal para você.

Além das ferramentas essenciais para oferecer dinamismo à rotina empresarial, o Asaas também possui atendimento personalizado. Além disso, também oferece taxas competitivas e fornece soluções para diversos segmentos de operações do seu negócio.

Case de Sucesso do Asaas

Se você ainda não acredita que o Asaas é seguro e pode oferecer tantas vantagens para sua empresa. Por isso, separamos alguns cases de sucesso sobre parcerias entre nossa fintech e diversas empresas. 

Esses cases servem para ilustrar como o Asaas pode fazer a diferença em uma empresa, para diferentes cenários. Confira: 

Case da Hauseful: Automatização do Fluxo Financeiro

A Hauseful é um marketplace que atua na construção civil, como uma plataforma “uberizada” que conecta profissionais e empresas para desempenhar serviços de campo. Entre os serviços, estão vistorias de aluguel, fotografias de imóveis e visitas.

A plataforma conecta profissionais candidatos com as demandas – em um modelo semelhante ao Uber. Além disso, eles também auxiliam esses candidatos a desempenharem seu papel da melhor forma possível, com mentorias e treinamentos.

Desde o primórdio da empresa, sempre foi um desafio a realização de cobranças. O Asaas passou a atuar com a automatização, vinculado às plataformas do Hauseful e Asaas, gerando cobranças com poucos cliques.

Isso trouxe agilidade e eficiência para o fluxo financeiro da Hauseful. Além de fornecer segurança para o processo de pagamentos e beneficiando todos os envolvidos no processo.

Case da Multipedidos: ganho de escala nos pagamentos online

A Multipedidos é uma plataforma de pedidos online para restaurantes que vendem por delivery. Ela permite automatizar todo o processo de atendimento ao cliente, que consegue fazer todo o seu pedido pela plataforma.

Desde 2018, a Multipedidos utiliza o Asaas para receber de seus clientes, que pagam apenas uma assinatura mensal ou anual para usar a plataforma de pedidos. 

Assim, a startup consegue receber por Pix, boleto bancário e cartão de crédito, além de enviar lembretes de pagamento para os clientes e gerar a nota fiscal automaticamente.

“Lá no início, quando a gente estava buscando ferramentas de pagamento, a facilidade de integrar com a API do Asaas foi um ponto que contribuiu para que a gente escolhesse o Asaas como nossa solução de pagamentos”, explica Maurício Montiel, CEO da Multipedidos.

Para eles o Asaas agregou na facilidade em oferecer um meio de pagamentos online simples e eficaz. Da mesma forma, sempre ofereceremos um atendimento personalizado e focado nas necessidades da empresa.

Case CEAB: parceria e segurança

Fundado em 1998 por Salmeron Pinto Cardoso Júnior, o CEAB tem sede em São Paulo e oferece cursos presenciais e a distância para a formação de funcionários de companhias aéreas.

Para aumentar a agilidade nas transações com seus clientes, o CEAB passou a utilizar o Asaas ainda em 2015. E a parceria melhorou a eficiência no processo administrativo, financeiro e operacional da empresa.

Com o Asaas, 95% das vendas do CEAB passarão a ser aprovadas, com um baixíssimo índice de chargeback.

“É por isso que eu digo que a chave de sucesso para qualquer produto é ter um bom gateway de pagamento. Assim, você resolve 80% dos problemas do seu negócio (…) O Asaas é o único em que eu confio para isso”, enfatiza Salmeron.

Como utilizar o Asaas com segurança?

Agora que você conhece o Asaas, entendeu um pouco mais sobre seus procedimentos de segurança, usabilidade e alguns dos nossos cases de sucesso, falta entender como utilizar a plataforma.

Esse procedimento é bastante simples, e o cuidado com a segurança do Asaas não impede que você utilize nossa plataforma de pagamentos com facilidade. Sendo assim, você pode acessar ela de qualquer lugar. 

Confira como você pode usar o Asaas com praticidade e segurança:

Utilizar Asaas no desktop

Você pode utilizar o Asaas criando uma conta rápida e gratuita. Para isso, será necessário adicionar seu e-mail, criar uma senha e confirmá-la.

Com a conta criada, você deverá acessar o Menu do usuário, Configurações da conta, Situação cadastral e preencher seus dados comerciais.

Nessa área serão inseridas informações bancárias e solicitados documentos para concluir o cadastro. É durante esse processo que as chaves de token e MFA também serão definidas.

Em um prazo de até 48 horas você receberá uma mensagem pela plataforma e e-mail cadastro, confirmando a criação da conta digital e disponibilizando a plataforma para uso no seu desktop.

Utilizar Asaas via aplicativo

Você também pode acessar o Asaas através do seu smartphone. Para isso, basta realizar o download do aplicativo, disponível disponível através de Google Store (android) ou Apple Store (IOS).

Através do nosso aplicativo, o Asaas se torna uma ferramenta para impulsionar seu negócio e permitir que sua empresa cresça com saúde financeira. 

Crie sua conta e tenha acesso a melhor conta digital completa do mercado e todos os recursos que ela oferece.

No Asaas você tem negativação de devedores

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content