Entenda como receber pagamentos online de forma automatizada

por 12 fev 2020Pagamentos

Publicado em 12 de fevereiro, 2020 | Atualizado em 10 de novembro, 2022

A era do cliente chegou dominando o mercado e o consumidor está no centro das atenções das empresas. Melhorar a experiência de consumo é mais importante do que nunca.

Nas últimas décadas, a forma de consumo e pagamentos mudaram drasticamente. Os cartões de crédito e a possibilidade de realizar pagamentos via Pix deram outra dinâmica para as compras.

Por isso, você precisa criar um ambiente favorável para a realização de transações.  Isso possibilita que o cliente chegue satisfeito na fase de finalização de vendas e aumente suas formas de receber pagamentos.

Portanto, oferecer as melhores opções de pagamento online é uma solução que pode ajudar sua empresa a captar e fidelizar clientes.

Confira, neste artigo, como escolher os serviços de pagamento online e como oferecer dentro do seu negócio!

Conteúdo

Quais são os meios de pagamento online?

Há muitas formas de receber pagamentos, mas algumas são usuais no mercado brasileiro.  Pagamentos via boleto bancário, cartão de crédito e Pix estão entre as mais utilizadas.

Em 2020, segundo dados da Distrito, o volume de transações em cartão correspondia a 41,5% de todas as transações feitas no país. Porém, em 2022 o Pix já tinha se tornado o método de pagamento mais popular do Brasil.

Isso significa que você precisa estar aberto a oferecer esses meios de cobrança e possibilitar que seus clientes tenham autonomia durante o pagamento.

Pix

Como citamos, o Pix está entre os principais meios de pagamento online no Brasil. Essa modalidade permite transações instantâneas e é utilizada tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

Você pode oferecer pagamento via Pix tanto dentro do seu site quanto por canais de vendas alternativos, como redes sociais e WhatsApp. Para isso, basta utilizar os links de pagamento

Assim, você fica alinhado com o mercado e consegue oferecer autonomia e segurança para seus clientes realizarem suas compras.

Boleto bancário

O boleto bancário é um formato tradicional de pagamento, sendo considerado seguro para a maioria dos usuários. Por isso, oferecê-la pode dar mais credibilidade para sua venda.

Você pode emitir boletos para vendas avulsas, optar por oferecer o boleto parcelado ou mesmo para pagamentos recorrentes.

No Asaas, a emissão de boletos é simples, prática e segura. Aqui você pode emitir boletos em poucos cliques, pagando apenas R$ 0,99 por boleto recebido nos 3 primeiros meses. Você também pode pagar seu boleto via  Pix, já que é possível emitir um QR code de pagamento nos boletos.

Cartão de débito e crédito

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), as compras pelo cartão de crédito cresceram 42% no último trimestre de 2021

Isso demonstra que aceitar pagamentos com cartão de crédito online como forma de pagamento é fundamental para quem atua com e-commerce e vendas online. 

Com o cartão, você pode oferecer a opção de pagamento à vista ou parcelado, além de dar mais autonomia ao seu consumidor.

Banner baixar e-book gratuito - Régua de cobrança na prática. Como profissionalizar a comunicação com seus clientes com essa poderosa ferramenta.

Quais são as vantagens da automatização de pagamentos?

A automatização de pagamentos pode trazer inúmeras vantagens para seu negócio. Além de economizar tempo da sua equipe com tarefas manuais, você também evita erros durante o processo e assegura o fluxo de dados e informações.

A automatização pode ser a forma mais segura de realizar suas cobranças, além de passar credibilidade aos clientes com um processo rápido e eficiente.

Conheça outras vantagens de automatizar suas formas de pagamento:

Melhora na produtividade

A partir da automatização, você agiliza os processos internos da sua empresa, permitindo mais eficiência ao seu time.

Delegando demandas na sua plataforma de pagamentos, sua equipe pode focar em tarefas que exijam atenção humana, como contato direto com clientes e tarefas estratégicas. 

Afinal, ter um time produtivo é essencial para crescer sua empresa e otimizar suas vendas.

Redução de custos

A automatização também permite cortar custos, podendo trabalhar com uma equipe mais enxuta e focada em demandas essenciais. Você também pode optar por uma plataforma única com possibilidade de integração para diversas funções, como o Asaas.

Agilidade na cobrança

Ao integrar uma plataforma de pagamentos, você pode realizar cobranças com maior agilidade, passando maior credibilidade para seus clientes. 

Ao otimizar o processo interno de cobranças, você aumenta a conversão de vendas e torna os clientes mais satisfeitos, aumentando as chances de fidelização.

Diminuição de falhas

Durante as cobranças podem acontecer erros, especialmente em processos que dependem de preenchimento manual. 

Para evitar esse tipo de situação você pode automatizar seu processo de cobrança. Dessa forma, tarefas como emissão de boletos, emitir links de pagamento e notificar clientes se tornam mais práticas e padronizadas.

Vale lembrar que evitar falhas durante o processo de cobrança também é um fator que evita o desperdício de tempo dos funcionários, gastos com retrabalho e aumenta a eficiência da sua empresa.

Controle eficiente de inadimplência

Realizar cobranças com eficiência é essencial para combater a inadimplência por parte dos seus consumidores.

Segundo a CNN e o Serasa Experian, o número de inadimplentes do Brasil atingiu o recorde histórico em 2022, num total de 66 milhões de negativados. Isso significa que é importante possuir um sistema integrado e eficiente para realizar cobranças e evitar ter prejuízos no seu negócio.

Organização dos pagamentos

Por fim, a automatização também influencia na organização dos pagamentos dentro do seu negócio. A partir do uso de softwares e plataformas, você pode entender quais as principais formas de pagamento dos seus clientes, e ajudar a sanar as necessidades deles durante a fase de conversão.

Como funcionam os intermediadores de pagamento?

Intermediadores de pagamento funcionam de forma parecida com gateway de pagamentos. Porém, os intermediadores são soluções mais populares para empresas menores.

Afinal, essa tecnologia atua como um serviço terceirizado, fazendo toda intermediação do processo de pagamento. Eles são responsáveis por transmitir os dados da transação entre o pagamento do consumidor e os bancos, realizando o repasse.

Intermediadores geralmente cobram uma taxa por cada transação para atuar. Porém, eles oferecem praticidade e facilidade de implementação, melhorando a experiência dos consumidores.

Eles também atuam como uma forma de combater fraudes de pagamento, que são muito frequentes dentro dos meios digitais.

Como receber pagamentos online de forma automatizada?

Já comentamos sobre a importância da automatização e os impactos que ela pode ter na sua empresa, especialmente quando falamos sobre aceitar pagamentos pela internet

Para receber pagamentos online dentro da sua plataforma de automatização, você precisa entender quais são as melhores opções para seu negócio.

Entenda qual método é mais eficiente e atende melhor sua carteira de clientes:

1. Você pode receber por link de pagamento

O link de pagamento é uma boa solução, especialmente para quem não tem uma loja virtual. Com ele, você pode vender pelos canais de comunicação, como redes sociais e WhatsApp, permitindo que seus consumidores realizem suas compras com segurança.

Esse método é muito prático e agiliza a cobrança para sua empresa, melhorando a experiência para seu cliente.

2. Utilizar uma plataforma de pagamentos white label

O white label é um recurso que permite à sua empresa utilizar uma plataforma de pagamento digital terceirizada. Assim, seu negócio consegue utilizar outras funcionalidades financeiras, mesmo não sendo classificado como uma empresa de pagamentos.

Você pode criar subcontas para seus clientes dentro da plataforma white label. Ou seja, você pode oferecer serviços de pagamento para os clientes dentro do seu site, sem que eles tenham contato direto com a terceirizada.

3. API de pagamentos também é uma opção

Por outro lado, as APIs de pagamentos também podem facilitar sua logística de cobrança. Essa modalidade permite a troca de informações entre diferentes sistemas, sem brechas de segurança.

Assim você consegue gerenciar sua loja online, marketplaces e verificar o progresso de compras, entregas, estoques e diversas outras funções. Além disso, você também mantém a segurança desses procedimentos e aumenta a eficiência da sua empresa.

4. Utilizar gateway de pagamento em lojas virtuais

Os gateways são sistemas de pagamento que ajudam a aceitar pagamentos online. Afinal, essas ferramentas realizam a comunicação entre consumidor, banco e a operadora do cartão de crédito. 

O gateway dentro de uma plataforma, como o Asaas, permite integração com outras funções e oferece mais eficiência na sua gestão de pagamentos.

Com ele, você pode ter maior escalabilidade nas cobranças, permite transações mais seguras e reduz o trabalho manual da sua equipe. Além disso, você dá mais agilidade na comunicação entre seus sistemas, como ERP e CRM, e permite um atendimento ao cliente com maior qualidade.

5. Usar um aplicativo para receber online com loja física

Existem alguns recursos que permitem utilizar aplicativos para vender dentro da sua loja virtual. Há aplicativos que permitem vender dentro da sua loja física, substituindo a necessidade de uma máquina de cartão convencional.

Venda no cartão sem maquininha

Essa alternativa é interessante para estabelecimentos e empresas que optem por maior praticidade dentro da sua rotina de vendas. Afinal, com um aplicativo via celular, as cobranças são emitidas e enviadas com mais facilidade.

Você também pode vender parcelado, receber via Pix e gerar links de pagamento via aplicativo. E uma das maiores vantagens: sem pagar mensalidades e com taxas reduzidas!

6. Utilizar a cobrança recorrente para vendas por assinatura

Vendas por assinatura cresceram muito nos últimos anos. Segundo relatório publicado em 2019, houve um salto de crescimento de 18% nas receitas de negócios baseados nessa estratégia. 

Ao oferecer a possibilidade de pagamento recorrente, você fideliza clientes e consegue ter uma maior previsibilidade financeira para seu negócio. Esse fator pode ser um diferencial competitivo no momento de atrair clientes, além de oferecer estabilidade para suas receitas e receber pagamentos pela internet.

Como escolher a plataforma para receber pagamentos?

Escolher a plataforma de pagamentos ideal pode ser um desafio, já que existem diversas opções dentro do mercado.

Para isso, você precisa estar atento às vantagens que cada uma pode oferecer, além de entender como essas plataformas podem suprir suas necessidades.

Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a se orientar no momento de decisão:

Antes de escolher a plataforma, estude os hábitos dos consumidores

Como seus consumidores preferem comprar? Quais métodos são mais utilizados por eles? Responder essas dúvidas será importante no momento de decidir por uma plataforma.

Escolha uma plataforma que responda essas dúvidas e ofereça os melhores serviços e taxas, entregando qualidade a preços justos. Você precisa de uma plataforma parceira que ajude a manter a satisfação do seu cliente, para poder fidelizar esses consumidores.

Verifique a segurança oferecida

Segurança no meio digital é essencial para qualquer empresa que realiza transações ou operações financeiras. Os dados da sua marca e do seu cliente precisam estar protegidos por um serviço completo e eficiente. 

Reduzir fraudes não só melhora a imagem da sua empresa, como reduz gastos com compensações e evita prejuízos. Por isso, é fundamental uma plataforma com sistema antifraude implementado.

Avalie os meios de pagamento oferecidos

Entre as formas mais populares de pagamento estão o cartão de crédito e o Pix. Por isso, sua plataforma precisa estar preparada para aceitar pagamentos online de ambas as modalidades de pagamento.

Porém, o boleto bancário também é uma modalidade muito segura para diversos grupos de consumidores e deve ser levada em conta no momento de decidir qual plataforma escolher.

Entenda se oferece pagamento à vista, parcelado e recorrente

Seu cliente precisa ter toda a autonomia necessária para realizar uma compra. Oferecer pagamento à vista, parcelado ou recorrente são diferenciais que influenciam na sua tomada de decisão.

A plataforma mais completa é aquela que permite que tanto você quanto seu cliente tenham autonomia no momento de oferecer e realizar pagamentos.

Certifique-se de que tem split de pagamento disponível

O split de pagamento permite dividir um pagamento digital de um cliente entre diversos recebedores. Essa ferramenta é muito útil para marketplaces, que reúnem várias lojas online em um único site.

Com essa ferramenta, seu cliente pode comprar de diversas lojas diferentes realizando um único pagamento. 

Essa função permite agilidade ao consumidor, sem perder eficiência para os lojistas dentro daquele sistema.

Entenda se oferece antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis pode ser a solução ideal para sua empresa, se você oferece pagamentos parcelados. Através dela, você pode antecipar os valores totais das vendas parceladas, solicitando via plataforma.

Com isso, você pode manter o fluxo de caixa e capital de giro do seu negócio, com maior eficiência e ainda oferecer pagamento a prazo para seus clientes.

Avalie a disponibilidade de régua de cobrança

Disponibilizar a régua de cobrança é fundamental para uma boa plataforma de pagamentos. Afinal, essa ferramenta permite melhor controle de cobranças e ajuda a combater a inadimplência.

Através dela, você pode padronizar e organizar as etapas de cobrança da sua empresa. Esse processo estabelece como, quando e por qual método acontecerá cada fase das cobranças.

Essa ferramenta é fundamental para alinhar o tom de voz no momento da cobrança, mantendo a pontualidade e controle de clientes devedores.

Veja se há possibilidade de consulta e negativação no Serasa 

Caso a inadimplência persista e seus consumidores não aceitem as negociações de quitação, negativar no Serasa pode ser a melhor solução.

Realizar esse procedimento via plataforma evita erros de preenchimento manual além de agilizar o processo internamente

Quanto antes acontecer as negativações mais rápido a situação pode ser solucionada, o que se torna uma enorme vantagem para sua organização financeira.

Entenda se oferece checkout transparente

De acordo com a E-commerce Radar, a taxa média de abandono de carrinhos de compra no Brasil é de 82%. Muitas vezes esse evento ocorre por problemas de logística dentro do seu ambiente digital.

Carregamento demorado de páginas, redirecionamentos e falha de execução de processos pode ser um fator determinante na conversão de um consumidor.

Por isso, o checkout transparente é uma opção ao formato tradicional de checkout em ambientes de pagamento digital. Com ele, o cliente não é redirecionado para uma nova página de pagamento, realizando seu processo de compra na mesma URL. 

Isso agiliza o processo, dando mais transparência para a compra e evitando erros que podem impactar negativamente no seu consumidor.

Por isso, a plataforma que você escolher precisa ter essa função disponível para sua marca.

Verifique se há necessidade de ter conta digital para transações

Possuir uma conta digital completa também é um diferencial importante para sua plataforma de pagamentos. Com uma conta digital, você pode oferecer várias formas de pagamento, gerenciar cobranças, emitir notas fiscais e pagar fornecedores. Tudo isso disponível em um único sistema!

Para todas as funções e dicas que citamos, o Asaas é uma solução para meios de pagamento que atende cada uma das demandas. Nossa plataforma é completa para seu negócio e oferece muito além das possibilidades de cobrança.

Com o Asaas, você pode gerenciar sua empresa com maior controle dos pagamentos, cobranças, emissão de notas, negativação no Serasa, notificações automáticas etc.  Além disso, você também conta com vantagens como a antecipação de recebíveis e solicitação de cartão de crédito.
Você pode explorar mais sobre o Asaas, todas as vantagens e benefícios, além das opções e formas de pagamento que oferecemos navegando no nosso blog!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas