Receber pagamentos online: veja tudo o que você precisa saber

Por Diego Contezini
Publicado em 12 de fevereiro, 2020 | Atualizado em 27 de maio, 2021

Receber pagamentos online deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. O mercado vive uma nova era, chamada de “era do cliente”, na qual o consumidor deve estar no centro das atenções.

Para melhorar a experiência de consumo, é fundamental criar um ambiente favorável para a realização das transações, sendo este um fator de extrema importância para o cliente optar por fechar a compra com a sua empresa.

Os modelos de pagamento e o próprio mercado financeiro foram impactados pelas mudanças trazidas pelas novas tecnologias. Em meados de 1990, ainda era comum andar com dinheiro na carteira.

Hoje, esse tipo de pagamento já cedeu lugar aos cartões de crédito e débito, que dominaram o mercado. Somado a isso, percebe-se um movimento cada vez maior de pessoas começando a usar o smartphone e cartões virtuais para realizar pagamentos.

Com essas novas possibilidades em vista, surgiram, por exemplo, os pagamentos online. Esse modelo foi adotado especialmente pelos e-commerces. O que muita gente não sabe é que receber pagamento online não é uma possibilidade que se limita apenas às lojas virtuais.

Qualquer negócio, seja ele virtual ou físico, pode utilizar essa tecnologia na hora de receber pagamentos por produtos e/ou prestação de serviços. Além de trazer mais rapidez para as suas operações, os pagamentos online são uma solução que ajuda na captação e fidelização de clientes.

Mas como escolher entre os serviços de pagamento online? Para quem vende produtos ou serviços presencialmente, será que vale a pena apostar nessa prática? Elaboramos um guia completo sobre esse tema. Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

Conteúdo

Como receber pagamentos online?

A internet tem o poder de facilitar a nossa vida, especialmente os pequenos afazeres do dia a dia, que agora podem se resumir a alguns cliques. Não é preciso mais sair de casa para quitar uma conta, comprar um produto e até mesmo fazer as compras de supermercado.

Podemos fazer quase tudo no conforto de nossas casas, por meio das telas de nossos smartphones, tablets e computadores. Se a aposta é boa para quem compra, o inverso também é verdadeiro: a vantagem se estende para quem vende.

Quem tem uma empresa virtual precisa escolher meios de pagamento confiáveis. Mas o empreendedor que administra um negócio físico também deve dar atenção às soluções digitais, que precisam de uma boa plataforma.

O bom desempenho dos recebimentos online depende da contratação de uma empresa especializada nesse ramo. Essas parceiras são chamadas de gateways de pagamento ou intermediadoras, mas os termos se referem a dois modelos diferentes de negócios.

Ambas trabalham de forma semelhante, cobrando uma porcentagem em cada venda feita pelo empreendedor. A principal distinção entre os dois serviços é a de que os intermediadores de pagamento protegem o empreendedor das possíveis fraudes nas compras.

Já os gateways ligam sua empresa aos operadores de crédito e às instituições financeiras, mas sem se responsabilizar por prejuízos que podem advir das transações.

De maneira resumida, na grande maioria dos casos, é recomendável utilizar um intermediador de pagamentos, tendo em vista que as fraudes na web são comuns, e o serviço do intermediador protege sua empresa desse transtorno.

Os gateways são recomendados para as empresas de maior porte, que conseguem absorver em seus custos os prejuízos advindos de possíveis fraudes de pagamento.

Como escolher as formas de pagamento?

Nem sempre é possível ofertar todas as formas de pagamento disponíveis no mercado, especialmente no caso de um vendedor autônomo, que costuma ter menos recursos para investir e para arcar com possíveis fraudes em seus processos.

Há empresas que já apostam, por exemplo, nos pagamentos por Dotz ou Bitcoins, mas os recursos ainda não são dos mais populares no país e, portanto, nem sempre justificam o investimento nas ferramentas de pagamento que os processem.

Contudo, é extremamente relevante que o empreendedor aposte na maior gama possível de opções de pagamento. Vale contar com o débito em conta-corrente, com as máquinas para cartões de crédito e débito e até carteira digital, sistema de milhagem e de pontos acumulados.

O segredo é estudar o perfil de seu público e montar seu mix de plataformas focado na comodidade do consumidor. Receber pagamentos online se torna um diferencial para a sua marca, destacando-a para o cliente diante da concorrência.

Ainda é importante ressaltar a possibilidade de fazer cobranças recorrentes no cartão de crédito, como no caso de mensalidades, assinaturas e parcelas de compra.

Essa facilidade atrai os consumidores, já que podem dividir o pagamento sem comprometer seu limite. Não deixe de apostar nessa opção!

Com a ajuda da tecnologia, também é possível emitir boletos de cobrança e enviar lembretes de pagamento aos clientes por SMS e e-mail.

Vale destacar que muitos pequenos empresários e profissionais liberais acreditam que a geração de boletos para recebimento pode ser um transtorno em razão da burocracia envolvida.

Entretanto, as soluções tecnológicas vieram para facilitar o dia a dia financeiro dentro das empresas.

Dicas para escolher sua plataforma de pagamentos online

1. Verifique a segurança oferecida

Tão importante quanto escolher uma plataforma que atenda às necessidades da sua empresa é garantir a segurança das transações. Afinal, o número de fraudes na rede é alto, por isso, contar com uma plataforma confiável é fundamental.

2. Estude os hábitos dos seus consumidores

Como seus consumidores preferem comprar? Quais métodos de pagamento os deixam mais seguros para fechar negócio com sua empresa?

O ticket médio de seus clientes viabiliza a contratação de uma prestadora para receber seus pagamentos por meio de recursos automatizados? Os pagamentos ocorrem mais por cartão ou boleto?

Tendo respondido a essas questões, pesquise a empresa que oferece os melhores serviços e taxas com base nas suas necessidades, entregando um serviço de qualidade a preços justos. Não deixe de checar a popularidade do possível parceiro.

Escolha um parceiro que facilite suas transações e seja um argumento para a retenção de clientes — o que propicia a fidelização de seus consumidores.

3. Avalie os meios de pagamento oferecidos

A maneira mais popular nas vendas eletrônicas é o cartão de crédito. O instrumento é vantajoso, ágil e ainda permite que o cliente parcele o valor da compra. O boleto bancário também é uma modalidade de pagamento largamente utilizada pelos brasileiros — mas contar com essa solução depende do perfil da sua clientela.

Em outubro de 2020, o Banco Central lançou o Pix, um meio de pagamento que tem chamado atenção do mercado e ganha novos usuários diariamente.

Para as empresas, oferecer a modalidade de pagamento via Pix é um diferencial que vai contribuir para otimizar os processos de pagamento e agilizar as operações de vendas de produtos e serviços, atraindo o interesse de clientes que já estão integrados às soluções financeiras digitais.

É importante avaliar se a plataforma de pagamentos que você escolher permite este meio de pagamento.

Como implementar a solução de pagamentos online?

Escolhida a empresa, a próxima etapa é a contratação do serviço, o estabelecimento do contrato e a criação de uma conta na plataforma. Um botão pode ser inserido em seu website para que o cliente, ao clicar, seja redirecionado à página segura de pagamento.

Com a ferramenta em funcionamento, o consumidor dá o clique, seleciona a forma de pagamento desejada e espera pela confirmação de seu pedido.

Quando o cliente efetua o pagamento pela plataforma e ele é aprovado, o empreendedor recebe uma confirmação automática, geralmente em seu e-mail. É possível, então, se organizar para enviar o produto ao consumidor.

Com a liberação da mercadoria para o cliente, é possível resgatar a quantia paga na conta da plataforma ou transferir o pagamento para sua conta bancária. Os prazos variam a depender da prestadora, e é preciso considerar todas essas questões antes da contratação.

Quais são as vantagens de receber pagamentos online?

Quando surge a ideia de apostar em pagamentos online, uma dúvida permeia a cabeça dos empreendedores: quais benefícios podem vir desse investimento?

De maneira direta, listamos as principais vantagens para mostrar a você porque vale a pena apostar em uma ferramenta para receber pagamentos online:

Melhora na produtividade

Como o processo de compra depende mais do consumidor, o gestor não depende de uma grande equipe de colaboradores operando os recebimentos e nem de se dedicar inteiramente ao processo. Assim, você fica livre para se dedicar às atividades estratégicas.

Redução de custos

Automatizando o envio de boletos e a emissão de notificações ao cliente, não é preciso despender altas quantias com correspondências, envio de e-mails e ligações telefônicas.

Cobrança ágil

Com o envio automático do boleto quando o cliente decide fechar a compra, ele recebe a cobrança imediatamente, sem necessitar diretamente de qualquer interferência humana. Assim, há menos risco de desistência da compra.

Diminuição de falhas

A tecnologia é sempre uma grande aliada na redução dos erros causados por fator humano. Adotando essa medida em seu negócio, o pequeno empreendedor diminui os gargalos em suas operações de venda e, por consequência, encontra uma clientela mais satisfeita.

Permite fazer um controle eficiente de inadimplência

A inadimplência é particularmente custosa para o pequeno empreendedor, já que pode ser mais difícil diluir o valor devido pelos clientes em seus ganhos mensais, diferente de uma grande corporação. A cobrança também representa um transtorno — e um gasto a mais.

Optando por receber pagamentos online, o gestor diminui os índices de inadimplência em seu negócio, já que a plataforma contratada passa a gerenciar as transações. Os avisos de cobrança e a emissão automática de boletos também inibem essa ação.

Caso, ainda assim, ocorram clientes inadimplentes, fica mais fácil gerenciar essas pendências com a ajuda do software de cobrança. Emitindo os boletos com o valor das dívidas e relembrando o cliente, é mais provável que ele faça os pagamentos na data acordada.

Com planejamento e uso de tecnologia é mais fácil controlar, gerir e atuar preventivamente, evitando que o seu negócio corra riscos de perder dinheiro em razão da inadimplência.

Organização dos pagamentos

Receber o montante em cada venda individualmente pode causar a desorganização das finanças da sua marca, especialmente se o gestor não está habituado ao planejamento financeiro.

Com uma plataforma para recebimento dos pagamentos, seus ganhos ficam no mesmo lugar. Isso garante mais organização para a sua empresa, que vê seu montante bem descrito na ferramenta e pode planejar os saques, sabendo exatamente o faturamento que será creditado em sua conta.

O planejamento é otimizado. Não só fica mais fácil cobrar inadimplências e garantir que pagamentos atrasados sejam quitados, mas também controlar seus gastos mensais. Tendo uma visão clara de seus ganhos por meio do software, é mais simples organizar as contas e garantir que todas serão quitadas.

Como você pode ver, receber pagamentos online é uma ótima alternativa. Se o seu negócio não depende de pagamentos imediatos em cada venda, não há desculpa: está na hora de apostar em novas soluções que facilitem a compra do cliente. Além dos populares cartões de crédito e débito, é hora de investir em uma plataforma de qualidade para gerenciar seus pagamentos.

Conclusão

Neste artigo, você teve acesso a um panorama completo sobre como receber pagamentos online, com informações e dicas práticas que podem ser implementadas no seu negócio.

Se o seu objetivo é modernizá-lo e você pretende implementar soluções para recebimento de pagamentos online com segurança, conheça o Asaas.

Com interface simples para o cliente e para o empreendedor, notificações e cobranças emitidas automaticamente para o cliente final, resumo de suas receitas e foco na diminuição do trabalho do empreendedor, a empresa garante a satisfação de seus consumidores.

Você gostou de saber como receber pagamentos online pode ajudar no desenvolvimento e organização do seu negócio? Então aproveite a oportunidade para conhecer 5 alternativas à máquina de cartão

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas