Como funciona a antecipação de recebíveis no Asaas?

por Universo Asaas

Publicado em 10 de novembro, 2023 | Atualizado em 29 de janeiro, 2024

Em um cenário de negócios dinâmico e competitivo, manter a saúde financeira de uma empresa é fundamental para o sucesso. E uma das estratégias mais eficazes para otimizar o fluxo de caixa e garantir uma gestão financeira sólida é a antecipação de recebíveis. 

Essa ferramenta financeira oferece uma série de vantagens que podem fazer a diferença entre o sucesso e o desafio financeiro.

Neste artigo, exploraremos detalhadamente as inúmeras vantagens da antecipação de recebíveis, e explicar como ela pode ser utilizada dentro do seu negócio para manter o caixa estável. Continue lendo!

O que é e para que serve a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma prática em que uma empresa vende valores que tem a receber no futuro a uma instituição financeira ou a uma empresa especializada em antecipação de recebíveis. 

Isso significa que a empresa transfere o direito de receber pagamentos futuros, como faturas de clientes, em troca de dinheiro imediato. 

O principal objetivo da antecipação de recebíveis é melhorar o fluxo de caixa da empresa, permitindo que ela tenha acesso aos fundos devidos antes da data original de vencimento dos pagamentos. 

Isso é particularmente útil para atender a necessidades imediatas de caixa, como pagamento de fornecedores, investimentos ou outras obrigações financeiras.

Ao solicitar a antecipação de recebíveis, a empresa irá receber o valor referente a Notas Fiscais que, originalmente, só seriam pagas futuramente pelos clientes.

Após o pedido da empresa, a instituição financeira define o valor da taxa de juros que será descontado do valor adiantado, assim como o prazo para disponibilizar o dinheiro. No Asaas, por exemplo, esse prazo é de dois dias úteis.

Depois disto, a empresa precisa informar a instituição sobre as notas fiscais cujos valores serão adiantados, assim como a conta bancária onde o valor deve ser depositado, para que a antecipação seja concluída.

Qual a diferença entre antecipação e empréstimo?

Quando uma empresa necessita de maior capital para se adaptar a uma nova situação financeira, diversas opções no mercado podem ser apresentadas para resolver essa demanda.

Entre elas estão a antecipação de recebíveis, assim como o empréstimo empresarial. E embora ambas as medidas tragam vantagens e desvantagens, algumas se adaptam melhor a certos cenários. 

Por isso, essas opções devem ser analisadas conforme seu planejamento financeiro. Conheça as principais diferenças entre estas duas opções:

Empréstimo empresarial

O empréstimo trata de uma solicitação financeira externa. Ou seja, a empresa recebe um valor pelo banco, mediante ao pagamento de uma taxa de juros.

Esse valor pode ser devolvido de modo parcelado, porém, quanto maior o prazo para quitação, maiores são os juros – que são definidas também com a nota de crédito.

Por isso, os empréstimos costumam ter juros bastante elevados e precisam ser considerados de forma estratégica para os negócios, para evitar riscos de um endividamento por parte da sua empresa.

Antecipação de recebíveis

Por outro lado, na antecipação de recebíveis, a instituição financeira ou banco apenas repassa antecipadamente os valores que já são da empresa, mesmo que não sejam valores disponíveis naquele momento. 

Ou seja, o risco para a instituição financeira é muito menor e por isso os juros também são reduzidos. 

Além disso, a empresa utiliza o seu próprio dinheiro, apenas antecipando aqueles recursos que serão quitados futuramente conforme seus clientes pagarem as faturas.

Ou seja, nesse cenário, a antecipação acaba sendo menos agressiva e mais eficiente para trazer uma injeção rápida de recursos ao seu fluxo de caixa.

Quais as maiores vantagens da antecipação de recebíveis do Asaas?

Conforme comentamos, a antecipação de recebíveis pode resolver diversos problemas para seu negócio – especialmente em uma situação de emergência. 

Porém, mais do que isso, se usada dentro de um plano de negócios, a antecipação pode ser um recurso para impulsionar seu negócio a se consolidar no mercado.

Por isso, confira quais são as vantagens que a antecipação traz para sua empresa:

1. Menor risco de inadimplência

A antecipação de recebíveis é uma estratégia que oferece uma série de vantagens para as empresas, e uma das mais significativas é a redução do risco de inadimplência

Muitas vezes, as empresas enfrentam a incerteza de receber pagamentos de clientes, o que pode impactar sua saúde financeira

Ao antecipar recebíveis, a empresa garante que os valores devidos pelos clientes sejam recebidos de forma mais rápida e segura, minimizando o risco de não pagamento. 

Isso é particularmente valioso em momentos de instabilidade econômica, quando a inadimplência pode ser mais comum.

2. Facilidade de contratação

Outra grande vantagem da antecipação de recebíveis é a facilidade de contratação desse serviço. A maioria das instituições financeiras e fintechs oferecem processos simplificados para solicitar a antecipação. 

Geralmente, o empresário precisa apresentar apenas os documentos necessários, como faturas, contratos ou notas fiscais, e seguir os procedimentos online para obter os recursos necessários. 

Isso economiza tempo e recursos, tornando o acesso a esse serviço ágil e conveniente.

3. Mais liquidez

A antecipação de recebíveis oferece às empresas uma injeção imediata de liquidez. Em vez de esperar pelo prazo de pagamento dos clientes, a empresa pode transformar suas vendas a prazo em dinheiro disponível para uso imediato. 

Isso é especialmente útil para empresas que enfrentam desafios de fluxo de caixa ou que desejam aproveitar oportunidades de investimento ou crescimento que exigem capital de giro adicional. 

A liquidez adicional proporcionada pela antecipação de recebíveis permite que as empresas tomem decisões financeiras com maior agilidade.

4. Evita empréstimos e financiamentos

Uma das despesas significativas para as empresas são os juros e taxas associados a empréstimos e financiamentos. A antecipação de recebíveis oferece uma alternativa eficaz para evitar essas despesas desnecessárias. 

Em vez de recorrer a empréstimos para cobrir despesas operacionais ou de expansão, as empresas podem utilizar os recursos provenientes da antecipação de recebíveis, que são seus próprios valores a receber.

5. Garante um bom capital de giro

Manter um adequado capital de giro é essencial para a estabilidade financeira de qualquer empresa. 

A antecipação de recebíveis ajuda a garantir um capital de giro sólido, permitindo que a empresa mantenha operações suaves e atenda a suas obrigações financeiras, como pagamento de fornecedores, salários de funcionários e outras despesas operacionais. 

Além disso, um capital de giro robusto oferece à empresa flexibilidade para explorar oportunidades de crescimento e investimento.

Como funciona a antecipação de recebíveis no Asaas?

Dentro do Asaas, sua empresa ganha acesso a uma conta digital completa cheia de recursos para ajudar sua gestão financeira empresarial.

Entre todos os recursos disponíveis, o Asaas permite que seu negócio faça uma solicitação para receber a antecipação dos seus valores de vendas. Confira como funciona esse processo dentro do Asaas: 

Quais os requisitos para antecipação no Asaas?

Embora a antecipação seja um processo relativamente simples, ela exige alguns requisitos para que sua empresa possa obter a aprovação.

Mais uma vez, vale ressaltar que a antecipação é um processo mais simples e prático do que o empréstimo e menos custoso para sua empresa. Por isso, vale a pena se atentar aos critérios que seu negócio precisa cumprir para solicitar esses valores. Confira:

Antecipação de cartão de crédito

O primeiro passo para ter sua antecipação de cartão de crédito aprovada no Asaas é ter concluído sua primeira transferência bancária TED ou Pix pela plataforma, com no mínimo 45 dias.

No caso de contas para pessoas físicas, esse prazo é de no mínimo 90 dias. Além disso, a cobrança antecipada deve ter Nota Fiscal Eletrônica enviada ao Asaas durante a solicitação, e os dados precisam corresponder às informações da cobrança.

Caso o tipo do serviço não tenha NF-e, é preciso enviar o Contrato de Prestação de Serviços, mas esse documento só será aceito mediante à aprovação da análise interna.

Por fim, a data prevista da compensação da cobrança não pode ser menor do que 8 dias úteis para cobrança avulsa ou vencimento da última parcela em caso de parcelamento.

Antecipação de boleto bancário

Já na antecipação de boleto bancário, seguem-se critérios parecidos com as práticas de cartão de crédito, com algumas variações de detalhes importantes.

Por exemplo, nesta modalidade, sua primeira transferência bancária TED ou Pix pela plataforma deve ter sido concluída sem prazo específico – no caso de contas PJ.

Porém, no caso de contas de pessoas físicas, a primeira transferência bancária TED ou Pix pela plataforma deve ter sido concluída em no mínimo 45 dias.

Além disso, os dados do cliente da cobrança devem estar preenchidos com nome, CPF ou CNPJ e a data prevista da compensação da cobrança também não pode ser menor do que 8 dias úteis para cobrança avulsa ou vencimento da última parcela.

Análise de crédito

Porém, além dos requisitos técnicos apresentados acima, para solicitar a antecipação dentro do Asaas, também é necessário passar por uma análise pelo time de crédito da plataforma.

A partir dessa análise, será definida a aprovação ou reprovação da sua solicitação. O prazo para essa análise de crédito acontece em até dois dias úteis, e pode ser acompanhado pela plataforma.

Para essa solicitação, o Asaas faz consultas aos serviços de proteção ao crédito. E atendendo todos os critérios, os valores são liberados dentro da conta Asaas.

Porém, vale ressaltar que no caso de não pagamento da antecipação, o cliente pode ter seu nome registrado nos órgãos de proteção ao crédito, além de sofrer medidas de recuperação judicial.

Quais as taxas para antecipação de recebíveis no Asaas?

O Asaas possui algumas diferenças em relação a cobrança de antecipação para cartão de crédito e para boletos.

Por exemplo, as cobranças parceladas no cartão de crédito podem ser antecipadas na totalidade ou parceladas. Já as cobranças no boleto bancário podem ser antecipadas no prazo máximo de 90 dias antes do vencimento.

O valor a ser antecipado é o valor total da cobrança no Asaas e a antecipação será analisada por cobrança. Assim, o valor a ser antecipado é o valor original da cobrança, descontadas as taxas de cobrança e de antecipação.

Por que antecipar recebíveis no Asaas?

Nós já explicamos como funciona a antecipação de recebíveis, suas vantagens e como ela funciona dentro do Asaas. Porém, ainda pode existir dúvidas sobre o que o Asaas oferece dentro dessa modalidade.

Além de ser uma conta digital completa, a antecipação de recebíveis do Asaas garante muitos benefícios para sua empresa. Entre as principais vantagens de optar por usar essa modalidade no Asaas estão:

  • Taxas competitivas: é mais barato pagar taxas na antecipação de seus recebíveis pelo Asaas do que contratar outras operações financeiras.
  • Antecipação de boletos: poucas empresas ainda oferecem a antecipação do boleto bancário, que segue sendo um dos meios de pagamento mais importantes do Brasil.
  • Prazos rápidos: a sua empresa recebe os valores em no máximo 2 dias úteis, garantindo que sua rotina financeira não será impactada pela falta de recursos e sua gestão ganha mais flexibilidade para atuar.
  • Sem mensalidade: o Asaas não cobra mensalidade para geração das cobranças, você paga apenas pelas cobranças recebidas, o que também garante mais dinamismo para que seu negócio opere dentro das suas atividades financeiras.
  • Sem limites: não existe um número máximo de solicitações e valores nem limites de horários. O Asaas está sempre disponível para solucionar as necessidades da sua empresa, e também garante atendimento ao cliente na modalidade 24/7.
  • Sem impostos: no Asaas, diferente de outros players, não se cobra o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o que garante um desconto maior para que você mantenha a estabilidade das suas finanças.
  • Poder de escolha: o Asaas não embute a taxa do produto no serviço principal. Então, você pode escolher se deseja utilizar esse serviço e em qual momento, além de poder optar pela antecipação do cartão ou de boleto.

Como solicitar antecipação de recebíveis no Asaas?

Para solicitar antecipação de recebíveis no Asaas siga o passo a passo abaixo:

Você precisa acessar o Menu lateral, Antecipações, Simular antecipação, conferir os limites disponíveis e as taxas, secionar o tipo de cobrança a ser antecipada e informar o valor que deseja antecipar no campo Valor para antecipar. Depois é só clicar em Simular proposta.

tela de solicitação de antecipação de recebíveis asaas.

Na tela seguinte, é possível conferir os valores da antecipação e se concordar, é só clicar em Prosseguir com a proposta.

tela de proposta de antecipação de recebíveis asaas.

Você também pode antecipar cobranças específicas. Pra isso, acesse o Menu lateral, Cobranças, Todas. Através do botão Filtros basta buscar o pagador, a cobrança que deseja antecipar e clicar no ícone de cifrão na coluna Ações.

tela de antecipação de cobrança específica

Ou agendar a antecipação de parcelas durante a criação da cobrança por cartão de crédito ou boleto parcelado.

tela de agendamento de antecipação de recebíveis.

Se você precisa contar com recursos para cuidar da sua rotina financeira e melhorar seu controle de caixa ou capital de giro, abra sua conta empresarial no Asaas e solicite uma antecipação de recebíveis!

O banner tem a imagem de moedas e um calendário e nele está escrito: Melhore seu fluxo de caixa. Ganhe mais liquidez ao antecipar recebíveis de boleto e cartão de crédito com as melhores taxas! Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Venda a prazo e receba à vista! Com a antecipação de recebíveis você ganha mais liquidez na venda parcelada. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.