Conta PJ e conta PF: 67 perguntas e respostas

por Conta Digital

Publicado em 15 de março, 2024 | Atualizado em 28 de março, 2024

Uma conta bancária é um serviço financeiro que permite que os clientes gerenciem seu dinheiro de forma segura e facilitada. 

No mundo financeiro, existem diferentes tipos de contas, incluindo contas correntes, contas poupança, contas de investimento e contas de pagamento. Cada uma delas tem suas próprias características e finalidades específicas. 

Para te ajudar a aproveitar os benefícios da sua conta PJ, separamos este material completo para explicar as principais dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura para entender mais!

Navegue pelo conteúdo

1. O que é conta PJ?

Uma conta PJ é uma conta bancária destinada a empresas para gerenciar as finanças do seu negócio. Por meio dela, você pode receber pagamentos, pagar fornecedores e realizar outras transações empresariais.

As contas PJ podem ser acessadas por meio de aplicativos ou sites das instituições financeiras. Elas também podem ser integradas com outras ferramentas financeiras, como sistemas de gestão financeira e emissão automática de notas fiscais.

O Asaas, por exemplo, oferece diversos recursos de gestão adicionais, como relatórios de fluxo de caixa, ferramentas de controle de despesas, integração com contabilidade e ERP.

A tabela mostra a diferença entre a conta digital pj asaas e a de bancos tradicionais.

2. O que é conta digital?

Uma conta digital é uma modalidade de conta bancária que opera de forma totalmente online, sem a necessidade de agências físicas. Neste caso, tudo é feito por meio de aplicativos ou internet banking.

Ela oferece praticamente todos os serviços da conta tradicional, como realização de transferências, pagamento de contas, emissão de boleto, consulta de saldo e extrato, etc. 

As contas digitais também podem oferecer recursos adicionais, como cartões de débito e crédito, antecipação de recebíveis e seguros, conforme o aplicativo financeiro escolhido

Algumas contas digitais são vinculadas a bancos tradicionais, enquanto outras são oferecidas por instituições que operam apenas no meio online, assim como o Asaas.

3. O que conta-corrente?

A conta-corrente é um tipo de conta bancária que permite realizar diversas operações financeiras, como depósitos, saques, transferências e pagamentos. Ela é uma das formas mais comuns de armazenar e movimentar dinheiro.

Por meio dela, você pode ter acesso fácil ao dinheiro por meio de cartões de débito, cheques e transferências eletrônicas.

Além disso, elas podem oferecer recursos como linhas de crédito, cheque especial e investimentos, dependendo do tipo de conta e do relacionamento com o banco.

4. O que é conta poupança?

Uma conta poupança é uma forma simples e eficaz de guardar dinheiro, o ideal para quem busca segurança e liquidez. Funciona assim: você deposita seu dinheiro na conta e, enquanto seu dinheiro estiver na conta, o banco paga juros sobre o saldo total

Essa taxa de juros define o rendimento do seu dinheiro, ou seja, o quanto você ganhará sobre o saldo depositado, sendo definida pela instituição responsável. 

Por isso, para garantir de que seu dinheiro está sendo bem aproveitado, lembre-se de sempre verificar os regulamentos de uso que o seu banco aplica.

5. O que é conta corporativa?

Uma conta corporativa, também conhecida como conta empresarial ou conta jurídica, é uma conta bancária específica para empresas, organizações ou entidades jurídicas

Ela é usada para gerenciar as finanças da empresa, incluindo recebimentos, despesas operacionais e outros compromissos financeiros relacionados ao negócio.

Geralmente, essas contas oferecem recursos adicionais para facilitar a administração financeira da empresa, como cartões de crédito e antecipação de recebíveis.

No Asaas, por exemplo, além dessas ferramentas, você tem acesso à emissão de nota fiscal automática e a integração com sistemas de gestão empresarial (ERP).

6. O que é conta de pagamento?

Uma conta de pagamento é uma conta bancária específica usada para realizar transações financeiras, como depósitos e pagamentos de colaboradores. 

Geralmente, esse tipo de conta costuma oferecer ferramentas específicas para os pagamentos, que podem colaborar com o controle e gestão das contas a pagar.

Assim como as contas tradicionais, para atuar como conta de pagamento, a instituição financeira precisa ser homologada pelo Banco Central. Por isso, busque se informar sobre a organização escolhida.

7. O que é dígito da conta?

O dígito da conta é um número que faz parte da estrutura de identificação de uma conta bancária. Ele é utilizado para garantir a segurança e a precisão das transações financeiras, especialmente em transferências eletrônicas e pagamentos. 

Geralmente, ele é solicitado juntamente com o número da agência e o número da conta ao realizar operações bancárias. Neste caso, suponha que o número da sua conta seja “11111-2”. Então, o dígito da sua conta é 2.

8. O que é o DV da conta?

O DV da conta, ou “Dígito Verificador da Conta”, é um número utilizado para aumentar a segurança nas transações bancárias. Ele possibilita verificar a integridade dos dados fornecidos durante operações como transferências e pagamentos

É comum que o DV seja solicitado em transações bancárias online ou em agências físicas. Por exemplo, suponha que o número da sua conta seja “00000-1”. Então, o dígito da sua conta é 1.

9. O que é agência e conta?

Agência e conta são termos comuns em instituições bancárias e estão relacionados à identificação de uma pessoa ou empresa no sistema bancário:

  • Agência: É uma unidade física de um banco onde os clientes realizam diversas operações financeiras, como abertura de contas, saques, transferências, entre outros serviços. Cada agência possui um código único que a identifica no sistema bancário.
  • Conta: A conta bancária é o cadastro bancário do cliente, onde são registradas todas as movimentações financeiras, como depósitos, saques, pagamentos, entre outras transações. O número da conta é atribuído pelo banco, podendo ser de diferentes tipos, como conta-corrente, conta poupança, conta digital, entre outras.

10. O que é dígito verificador da conta?

O dígito verificador da conta é um número adicionado à sua conta bancária no sistema da instituição financeira utilizada. Por exemplo, digamos que sua conta bancária seja 12345-6. O dígito verificador, nesse caso, seria o número 6. 

Esse número é responsável por garantir que o número da sua conta seja digitado corretamente sempre que você fizer ou receber um depósito, transferência ou pagamento.

11. O que é o número da conta?

O número da conta é uma sequência de dígitos única atribuída por uma instituição financeira a cada cliente. Ele identifica individualmente as contas cadastradas no sistema bancário

O número da conta é utilizado em diversas transações bancárias, como depósitos, transferências, pagamentos de contas e recebimentos. Ele é geralmente acompanhado pelo número da agência, que identifica a instituição bancária onde a conta está registrada.

Juntos, o número da agência e o número da conta formam a identificação única da conta bancária de um cliente.

12. O que é open banking?

O Open Banking é um serviço que possibilita que o cliente compartilhe as suas informações bancárias entre suas contas, garantindo agilidade na comunicação.

Por exemplo, imagine que você tenha conta no Assas e no Bradesco. Por meio do open banking, você pode compartilhar as informações entre os dois bancos, possibilitando a entrega de um serviço mais rápido e eficiente.

Além disso, o custo de taxas de crédito pode ser menor, proporcionando a criação de novos produtos pelas instituições bancárias. Tendo mais informações sobre seus clientes, os bancos podem analisar o fornecimento de crédito de forma personalizada.

13. O que é Open Finance?

Open Finance é um modelo que visa transformar o sistema financeiro, tornando-o mais acessível e personalizado. Por meio de tecnologias, o Open Finance permite o compartilhamento de informações entre diferentes instituições financeiras

Além disso, o Open Finance proporciona uma experiência integrada e conveniente ao cliente. Ao unificar os históricos de movimentação, ele permite a comparação de produtos e serviços financeiros entre diversas instituições. 

Com mais transparência e liberdade de escolha, o Open Finance impulsiona a inovação e coloca o cliente no centro das decisões financeiras.

14. O que é real digital e como funciona o DREX?

O Real Digital, ou Drex, é uma nova moeda digital brasileira que está sendo desenvolvida pelo Banco Central. Apesar de poder parecer com outras soluções, como o Pix, o Real Digital consegue exercer outros tipos de funções.

Seu objetivo é ser utilizado para pagamentos, tanto no varejo tradicional, quanto no e-commerce. Ou seja, o Drex deve se estabelecer como uma moeda paralela ao Real físico.

15. O que é instituição de pagamento?

Segundo o Bacen, uma instituição de pagamento (IP) é uma empresa que oferece serviços para pagamentos comerciais. Ela pode realizar diversos serviços financeiros, exceto conceder empréstimo e financiamento aos clientes.

Na prática, são exemplos de IP as plataformas eletrônicas e maquininhas de cartão (credenciadoras). Essa classificação se consolidou com a Lei 12.865 de 2013, que regula o mercado de meios de pagamento no Brasil.

Entre os principais produtos e serviços que uma instituição de pagamento pode oferecer estão:

  • conta de pagamentos;
  • emissão de cobranças;
  • pagamento de contas;
  • transferências bancárias;
  • cartão de crédito pré e pós-pago.

Dessa forma, os clientes de uma IP podem receber e enviar dinheiro para outras instituições financeiras, sem precisar ter uma conta em banco.

asaas, instituição de pagamentos autorizada pelo banco central

16. Qual a diferença entre instituição financeira e de pagamentos?

As principais diferenças entre uma instituição de pagamento e uma instituição financeira podem ser divididas em dois aspectos: o tipo de conta e os serviços oferecidos.

Uma instituição de pagamento oferece uma conta de pagamento, enquanto uma instituição financeira pode oferecer uma conta-corrente ou conta-poupança. 

Na prática, a conta de pagamento funciona da mesma forma que uma conta bancária, permitindo que sejam feitos pagamentos, transferências, depósitos e saques.

Em relação aos serviços oferecidos, uma instituição de pagamento pode oferecer serviços de compra e venda e movimentação de dinheiro. Porém, os empréstimos e financiamentos são serviços exclusivos dos bancos (que são instituições financeiras).

17. O que significa crédito em conta?

Crédito em conta-corrente refere-se ao valor disponível na conta bancária de um cliente. Ou seja, significa que há uma quantidade de dinheiro disponível naquela conta, sinalizando o saldo disponível para uso.

Esse tipo de crédito pode vir de várias maneiras, como depósitos diretos, transferências eletrônicas, Pix, depósitos, etc. 

18. O que significa débito em conta?

Débito em conta é uma retirada de dinheiro de conta bancária. Quando ocorre um débito em conta, significa que foi realizada uma transferência e o saldo disponível foi reduzido devido.

O débito em conta pode ocorrer por conta de várias situações:

19. Para que serve a conta PJ?

As contas PJ se destacam em relação às contas bancárias tradicionais por dois fatores: mais tecnologia e escalabilidade. Com ela, é possível fazer pagamentos, usar cartões de débito e crédito, efetuar transferências, entre outros recursos

O Asaas, por exemplo, é uma conta digital completa para empresas. Por meio dessa conta PJ, você pode utilizar serviços como:

  • Automação de nota fiscal;
  • Cobrança por cartão pelo celular;
  • Gestão de recebíveis;
  • Notificação automática;
  • Gestão de contas a pagar;
  • Controle de estoque;
  • API de pagamento;
  • ERP 100% na nuvem;
  • Cobrança automática.

Para utilizar todos os produtos que a conta digital Asaas pode oferecer, faça seu cadastro agora mesmo!

20. O que precisa para abrir conta PJ?

Cada instituição tem seu próprio processo para a abertura de conta digital. Em todo caso, essa ação deve ser fácil e sem burocracia. Por isso, caso você escolha um banco com processo de abertura complicado e difícil, procure por uma conta digital descomplicada.

No Asaas, por exemplo, para abrir a conta PJ você só precisa:

  1. Cadastre um e-mail e senha para criar o acesso;
  2. Informe seus dados pessoais, como CNPJ, razão social e endereço;
  3. Selecionar a categoria “vendo produtos” ou “ofereço serviços”;
  4. Passar pela avaliação de castrado (até 2 dias úteis)
  5. Confirmação do número de telefone por SMS. 

Pronto! Sua conta está criada e você pode começar a inserir suas cobranças e gerenciar as finanças do seu negócio.

21. Qual a diferença entre conta-corrente e conta salário?

Conta-corrente e conta salário são tipos diferentes de contas financeiras. Cada uma delas tem suas próprias características e finalidades. A principal diferença entre elas é:

  • Conta-corrente: é utilizada para diversos tipos de transações financeiras, como pagamentos, compras e recebimento de dinheiro. Os usuários dessa conta podem depositar e retirar dinheiro conforme necessário, pagando uma taxa pelo uso.
  • Conta Salário: é específica para receber salários, aposentadorias ou benefícios trabalhistas, sem cobrança de taxas de manutenção. Ela tem algumas limitações quanto ao uso do dinheiro depositado, conforme a instituição financeira.

22. Qual a diferença entre conta poupança e corrente?

A conta poupança e a conta-corrente têm características diferentes. Cada uma foi criada para atender um tipo específico de necessidade. São elas:

  • Conta-corrente: é uma conta bancária usada para as transações do dia a dia. Com ela, você pode realizar pagamentos, saques e transferências com facilidade. Elas normalmente têm tarifas mensais e não oferecem rendimentos sobre o saldo.
  • Conta poupança: é destinada a economias e acumulação de dinheiro. Elas são ideais para guardar dinheiro a longo prazo, não sendo projetadas para transações diárias como a conta-corrente.

23. Qual a diferença entre uma conta digital e tradicional?

A grande vantagem das contas PJ está na sua relação com a tecnologia. Porém, existem outras inúmeras diferenças, em diferentes aspectos, entre uma conta digital e as contas tradicionais.

Em primeiro lugar, as contas PJ são oferecidas por instituições financeiras e fintechs, que operam online. Enquanto as contas bancárias convencionais são oferecidas por bancos físicos, com agências e gerentes.

As contas PJ são mais flexíveis e adaptáveis ​​às necessidades das empresas, com soluções financeiras sob medida para cada tipo de negócio. 

Além disso, muitas vezes as contas bancárias convencionais exigem garantias, como um fiador ou bens pessoais, o que não acontece com as contas digitais. 

Isso ajuda para que o desenvolvimento da sua empresa não seja barrado pela sua conta, mas sim que ela acompanhe o crescimento e escalabilidade do seu negócio.

A imagem compara as vantagens do Asaas com outras contas tradicionais.

24. Qual a diferença entre PJ e MEI?

Uma mesma instituição financeira pode oferecer conta PJ e MEI para seus clientes. A diferença entre essas duas contas são as soluções oferecidas a cada uma.

Isso ocorre para colaborar com uma melhor entrega de serviços da instituição financeira, tendo em vista que existem soluções direcionadas a cada tipo de empresa.

Dessa forma, tanto o uso quanto o suporte poderão ser personalizados, conforme a necessidade do titular.

25. Qual é a vantagem de abrir uma conta jurídica?

Abrir uma conta jurídica traz diversas vantagens para empresas, como, por exemplo:

  1. Facilidade para abertura de conta: processo ágil e simplificado, geralmente pode ser feito de forma totalmente online.
  2. Menos burocracia para sua rotina: redução da quantidade de documentos físicos necessários, com a maioria dos documentos armazenados digitalmente.
  3. Atendimento eficiente e fácil acesso: disponibilidade de atendimento 24/7 via canais como chat, e-mail, telefone ou aplicativos financeiros.
  4. Maior facilidade para movimentações financeiras: facilidade para realizar transferências, pagamentos e controle de fluxo de caixa.
  5. Possibilidade de integração: integração com outras ferramentas e plataformas, ampliando as funcionalidades disponíveis para a empresa.
  6. Tarifas mais baratas e acessíveis: tarifas e taxas mais acessíveis em comparação com contas tradicionais.

No Asaas, você encontra uma conta digital PJ completa, que oferece ferramentas de automação de diversos serviços, como cobrança e emissão de nota fiscal. Para ganhar mais facilidade nos seus processos financeiros, abra sua conta agora mesmo!

26. Quem é MEI é obrigado a ter conta PJ?

Não, o fato de ser um Microempreendedor Individual (MEI) não obriga a empresa a ter uma conta PJ (Pessoa Jurídica). 

No entanto, é recomendável que os MEIs considerem abrir uma conta bancária específica para suas atividades, mesmo que não seja formalmente uma conta PJ. 

Isso porque uma conta digital PJ pode facilitar o acesso a serviços financeiros específicos para empresas, como:

27. Quantas contas PJ eu posso ter?

Não há um limite de contas PJ que uma empresa ou empresário pode ter. Geralmente, uma empresa pode abrir quantas contas jurídicas forem necessárias para atender às suas necessidades financeiras e operacionais.

Porém, embora não haja uma restrição legal sobre o número de contas PJ, é importante avaliar a necessidade e o benefício de cada conta adicional.

28. Quanto tempo leva para abrir uma conta jurídica?

O tempo necessário para abrir uma conta jurídica pode variar conforme a instituição financeira escolhida. Ainda que cada uma tem seu próprio processo de abertura, geralmente, a conta é criada em poucos dias, ou até mesmo em algumas horas.

No Asaas, por exemplo, você leva apenas alguns segundos para abrir sua conta jurídica, seguindo os passos:

  1. Instale o aplicativo do Asaas ou cadastre-se pelo site.
  2. Na página inicial do aplicativo, clique em criar conta.
  3. Confira os nossos termos de uso e, se concordar, clique em iniciar.
  4. Informe o seu e-mail e crie uma senha forte.
  5. Informe que a sua conta é para pessoa jurídica e digite o CNPJ do seu negócio
  6. Coloque seu endereço.
  7. Escolha a categoria que melhor se enquadra no seu negócio (“Vendo produtos” ou “Ofereço serviços”).
  8. Cadastre o seu celular e confirme o código que você vai receber por SMS. 

Pronto! Sua conta digital empresarial estará pronta para você simplificar a gestão financeira do seu negócio com o Asaas.

29. Quem pode abrir uma conta PJ?

É muito comum que o mercado ofereça 2 tipos de conta, além da conta para pessoa física. São eles: 

  1. Conta digital para MEI;
  2. Conta digital para pessoa jurídica (como Eireli, LTDA, S/A, entre outros tipos).

Algumas instituições, assim como o Asaas, por exemplo, que com apenas um cadastro atendem a todos os tipos de negócios. Isso é interessante porque demonstra preocupação em acompanhar o crescimento das empresas. 

Neste caso, mesmo que sua empresa cresça, não será preciso trocar de instituição ou de conta, apenas atualizar o cadastro.

30. Como funciona o débito em conta?

O débito em conta é quando um valor é automaticamente retirado da sua conta bancária para pagar uma despesa ou conta. 

Funciona assim: Você autoriza a empresa a fazer esses débitos, que podem ser únicos ou recorrentes. No dia agendado, o banco verifica se há dinheiro suficiente na sua conta

Se houver, o débito é realizado. Se a cobrança é dada como não-paga, o recebedor poderá cobrar os juros e multas acordados.

Essa é uma forma conveniente de pagar contas sem precisar fazê-lo manualmente. Neste caso, lembre-se de sempre garantir que os débitos sejam corretos e que haja dinheiro suficiente para cobrá-los.

31. Como funciona uma conta-corrente?

Uma conta-corrente é uma carteira financeira que você tem em um banco. Ela funciona para diversos tipos de situações, como:

  1. Depósito de Fundos: você pode depositar dinheiro em sua conta-corrente por meio de depósitos em dinheiro, cheques ou transferências de outras contas.
  2. Pagamentos: você pode fazer pagamentos utilizando cheques, cartões de débito, transferências eletrônicas ou pagamentos online. Isso inclui contas de serviços públicos, compras, transferências para outras contas, entre outros.
  3. Recebimentos: você pode receber dinheiro na conta-corrente por meio de depósitos diretos (como salários), Pix, etc.
  4. Acesso ao dinheiro: você pode acessar os fundos em sua conta-corrente por meio de caixas eletrônicos, agências bancárias e aplicativos financeiros.

Lembre-se: sua conta-corrente permite guardar seu dinheiro e facilitar a realização de transações financeiras diárias. É importante gerenciá-la com responsabilidade, monitorando os saldos e as transferências regularmente.

32. Como funciona uma conta digital?

A conta digital para empresas funciona da mesma forma que uma conta tradicional. Ou seja, uma instituição de pagamentos garante a segurança do dinheiro e possibilita diferentes transações ao cliente. 

A diferença é que na conta digital PJ tudo é feito online. 

O objetivo da conta digital empresarial é eliminar as burocracias e o atendimento presencial, garantindo maior praticidade no fluxo de trabalho financeiro. Assim, todas as transações são feitas a partir de um aplicativo ou site, sem a necessidade de ir até um banco.

A digitalização dos processos de pagamentos tornam a conta digital vantajosa para as empresas que desejam inovar e implementar melhorias no setor financeiro.

A imagem mostra a comparação das vantagens da conta PJ Asaas e as contas PJ em bancos tradicionais

33. Como funciona uma conta poupança?

Uma conta poupança é uma modalidade de conta bancária projetada especificamente para economizar dinheiro e acumular economias ao longo do tempo. Ela funciona da seguinte forma:

  1. Para abrir uma conta poupança, você geralmente precisa fazer um depósito inicial. Geralmente, esse valor inicial pode ser pequeno e acessível.
  2. Após abrir a conta, você pode fazer depósitos regulares para adicionar dinheiro à sua poupança, por meio de depósitos, Pix e outros tipos de transferência.
  3. O dinheiro depositado em uma conta poupança começa a render juros ao longo do tempo. Eles são calculados sobre o saldo médio.
  4. Você pode acessar o dinheiro em sua conta poupança a qualquer momento, por meio de agências bancárias, internet banking ou aplicativos móveis. Não há restrições para retiradas, embora algumas contas possam ter limitações de saque.
  5. Você pode verificar o saldo disponível em sua conta poupança e revisar as transações realizadas via caixas eletrônicos ou aplicativos móveis.

A conta poupança permite que você ganhe juros sobre suas economias. É uma ferramenta valiosa para quem busca acumular dinheiro de forma gradual e segura.

34. Como funciona a conta digital para emissão de boleto?

A emissão de boletos é uma modalidade oferecida por algumas contas digitais que permite que empresas e empreendedores emitam boletos de forma rápida e prática

Cada empresa tem seu próprio processo de emissão de boletos. No Asaas funciona assim:

  1. Acesse sua conta no sistema Asaas;
  2. Menu lateral;
  3. Cobranças;
  4. Adicionar Cobrança;
  5. Selecione o tipo de cobrança: Boleto Bancário/Pix;

Geralmente, esse é o processo comum de emissão de nota fiscal por meio das contas digitais. 

35. Como funciona o aplicativo de conta digital?

O aplicativo de conta digital é uma ferramenta que permite o acesso e gerenciamento da conta digital por meio de seus dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.

Algumas empresas oferecem recursos facilitados no aplicativo, para colaborar com a gestão financeira e cobrança de clientes

No aplicativo do Asaas, por exemplo, você tem acesso ao Cobrar Agora, que permite cobranças por cartão de crédito/débito e Pix por meio do celular, sem a maquininha.

36. Quais são os tipos de conta digital?

Existem diversos tipos de conta digital oferecidos por bancos digitais, fintechs e instituições financeiras. Os tipos mais comuns são:

  • Conta Digital Pessoal: É uma conta bancária individual que oferece serviços básicos, como consultas de saldo, extratos, transferências, pagamentos de contas e outras transações, tudo de forma online ou via um aplicativo móvel.
  • Conta Digital Empresarial: Esta é uma conta bancária voltada para empresas e empreendedores. Ela oferece serviços online específicos para empresas, como emissão de boletos, gestão de fluxo de caixa, pagamento de fornecedores, etc.
  • Conta Digital de Investimentos: Este tipo de conta é oferecido por corretoras ou plataformas de investimento online, permitindo aos usuários investir em outros produtos financeiros, como ações, fundos de investimento, tesouro direto, etc.
  • Conta Digital de Pagamento: É uma conta simplificada, projetada para facilitar o recebimento e o envio de pagamentos entre usuários, muitas vezes associada a carteiras digitais ou aplicativos de pagamento.
  • Conta-Corrente Digital: É uma versão online da conta-corrente tradicional, oferecida por bancos digitais. Permite fazer transações bancárias como consulta de saldo, transferências e pagamentos, tudo pelo celular ou computador.
  • Conta Poupança Digital: Similar à poupança normal, mas acessível pela internet. Você pode economizar e ganhar juros, fazendo depósitos, consultando saldo e retirando dinheiro pelo celular ou computador.

Esses são apenas alguns exemplos dos tipos de conta digital disponíveis no mercado. Cada um deles oferece diferentes funcionalidades e benefícios, que devem ser adaptados às necessidades específicas dos clientes.

37. Quais são os tipos de conta PJ?

As contas PJ podem ser divididas entre: tradicionais, onde há necessidade de ir ao banco, ou digitais, que podem ser feitas totalmente pela internet.

Neste caso, as instituições financeiras envolvidas podem oferecer outros tipos de conta PJ ao cliente, como conta poupança, investimento, pagamento, conta-corrente, etc. 

Assim, cabe à empresa avaliar qual conta digital PJ irá apresentar as melhores soluções para atender suas necessidades.

38. Quais são os tipos de conta bancária?

Os principais tipos de conta bancária oferecidos pelas instituições financeiras são:

  1. Conta Corrente: É a conta mais comum e versátil, utilizada para transações diárias, como recebimento de salário, pagamento de contas, transferências, entre outros.
  2. Conta Poupança: Destinada a economias de curto ou longo prazo, com rendimentos de juros sobre o saldo mantido na conta. É uma opção para guardar dinheiro e acumular reservas financeiras.
  3. Conta Salário: Utilizada pelas empresas para pagar os salários dos funcionários, geralmente sem cobrança de tarifas e com alguns benefícios, como saques gratuitos.
  4. Conta Conjunta: Uma conta compartilhada por duas ou mais pessoas, geralmente utilizada por casais ou famílias para gerenciar despesas comuns.
  5. Conta Empresarial: Voltada para transações comerciais e gestão financeira de empresas.
  6. Conta Internacional: É utilizada para realização de transações financeiras no comércio estrangeiro.
  7. Conta de Pagamento: Conta simplificada, focada em recebimento e envio de pagamentos do usuário.

39. Quais são os tipos de conta-corrente?

Existem diferentes tipos de conta-corrente oferecidos pelos bancos. Cada tipo tem suas próprias características. Podemos separá-las em:

  • Conta-corrente Salário: Utilizada para recebimento de salários, com benefícios específicos.
  • Conta-corrente Pessoal: Ideal para realizar transações pessoais diárias.
  • Conta-corrente Empresarial: Criado para transações comerciais, oferecendo ferramentas de organização financeira empresarial.
  • Conta-corrente Conjunta: Conta compartilhada por duas ou mais pessoas, para despesas comuns.

Para escolher a melhor, é necessário entender quais suas necessidades e quais os benefícios oferecidos pela instituição.

40. Vale a pena ter conta em banco tradicional?

Avaliar se vale a pena ter conta em um banco tradicional depende das suas necessidades financeiras e preferências.

Para empreendedores, o melhor é ter uma conta digital empresarial. Essas contas oferecem conveniência, agilidade e ferramentas melhores em comparação com os bancos tradicionais. 

Além disso, muitas contas digitais empresariais não cobram taxas de manutenção e oferecem tarifas mais competitivas para transações. Isso permite que os empreendedores economizem tempo e dinheiro, focando no crescimento de seus negócios.

Caso sua conta seja pessoal, ter uma conta em um banco tradicional pode ser uma boa escolha. Ainda assim, as contas digitais geralmente oferecem benefícios muito mais atrativos. 

Lembre-se: independentemente do tipo de conta que você tiver, busque comprar as instituições financeiras antes de escolher qual utilizar. Assim, você evita pagar por um serviço que não atende suas necessidades.

41. Quais são os recursos da conta digital para Associação?

Uma conta digital para Associação pode disponibilizar diversos recursos e ferramentas, tudo depende da instituição escolhida. Geralmente, são oferecidos:

  • Redução de taxas e mensalidades: evita taxas abusivas e mensalidades altas, com pacotes de serviços mais acessíveis.
  • Diferentes formas de cobrança: oferece variedade de formas de cobrança, como boletos bancários, cartões de crédito e Pix, para garantir liquidez e agilidade nas transações.
  • Gestão de doações: permite o registro e controle das doações recebidas, além de oferecer links de pagamento para facilitar o recebimento de contribuições.
  • Gestão financeira completa: possibilita uma gestão financeira completa, incluindo cadastro atualizado, notificações de cobrança e confirmação de pagamento, facilitando a administração do fluxo de caixa da Associação.

Na conta digital Asaas, você tem soluções específicas para o gerenciamento de um Associação, permitindo mais flexibilidade e objetividade na rotina financeira.

42. Quais são os recursos da conta digital para condomínios?

Existem diversos recursos que podem ser oferecidos por uma conta digital PJ para condomínios. Entre os principais estão:

  • Taxas e mensalidades menores: evita taxas abusivas e mensalidades altas, oferecendo pacotes de serviços mais acessíveis.
  • Integração com sistemas de gestão: algumas contas digitais podem ser integradas a softwares de gestão de condomínios, facilitando a organização e a automatização de processos administrativos.
  • Diversidade de cobrança: permite variedade de formas de cobrança, como boletos bancários, pagamento via cartão de crédito e Pix, para garantir liquidez e agilidade nas transações.
  • Controle de inadimplência: os sistemas geralmente fornecem ferramentas para controlar a inadimplência, enviar lembretes de pagamento e gerenciar acordos de quitação de débitos.
  • Ferramentas financeiras: possibilita emitir notas fiscais eletrônicas, controlar recebimentos, enviar notificações de cobrança, realizar pagamentos, etc.
  • Segurança e controle: garante segurança dos dados e controle sobre as contas a pagar, ajudando na gestão financeira do condomínio.

Os recursos da conta digital Asaas são completos e eficientes. Para utilizar todos os serviços oferecidos, faça seu cadastro.

43. Quais são os recursos da Conta digital para empresa LTDA?

Os recursos disponíveis em uma conta digital para uma empresa LTDA podem variar dependendo do banco ou da instituição financeira que oferece o serviço. O Asaas, por exemplo, oferece:

  • Automação de Processos: Ferramentas para automatizar processos financeiros, como pagamentos, cobranças e emissão de notas fiscais.
  • Régua de Cobranças: Sistema para gerenciar e automatizar o processo de cobrança de clientes, incluindo o envio de lembretes e notificações de pagamento.
  • Sistema de Notificações: Capacidade de enviar notificações aos clientes sobre pagamentos, vencimentos e outras informações importantes.
  • Automação de Notas Fiscais: Ferramentas para automatizar a emissão de notas fiscais, garantindo conformidade com as regulamentações fiscais.
  • API de Pagamentos: Integração com uma API de pagamentos para facilitar transações online e melhorar a experiência do cliente durante o processo de compra.
  • Controle de Inadimplência: Recursos para controlar e gerenciar a inadimplência de clientes, incluindo consulta ao Serasa e negativação de devedores.
  • Sistema de Pagamento Recorrente: Capacidade de configurar e gerenciar pagamentos recorrentes, como assinaturas ou mensalidades.
  • Controle de Fluxo de Caixa: Ferramentas para acompanhar e gerenciar o fluxo de caixa da empresa, incluindo previsões e relatórios financeiros.
  • Antecipação de Recebíveis: Opção de antecipar recebíveis de vendas a prazo para melhorar o fluxo de caixa da empresa.
  • Sistemas Antifraude: Recursos de segurança para proteger as transações financeiras contra fraudes e atividades suspeitas.
  • Relatórios Financeiros: Capacidade de gerar relatórios financeiros detalhados para monitorar o desempenho financeiro da empresa e atender às obrigações regulatórias.

Lembre-se de considerar as necessidades da sua empresa ao escolher uma conta digital e avaliar quais recursos são mais importantes para atender às suas demandas.

44. Quais são os recursos da Conta digital para empresa ME?

Uma conta digital para uma empresa ME (Microempresa) oferece recursos que ajudam a simplificar a gestão financeira e operacional da empresa. Como, por exemplo:

  • Sistema ERP;
  • Sistemas de notificações automático;
  • Automação de Notas Fiscais;
  • Sistema de pagamento online;
  • Aceitar pagamento recorrente, avulso e parcelado;
  • Antecipação de Recebíveis;
  • Relatórios Financeiros;
  • Controle de Fluxo de Caixa.

45. Quais são os recursos da conta digital para Igrejas?

Os recursos disponibilizados na conta digital para igrejas variam conforme a instituição escolhida. A plataforma Asaas, por exemplo, oferece uma variedade de recursos para facilitar a gestão financeira, como:

  • Oferecer os principais meios de pagamento (boleto bancário, Pix, cartão de crédito);
  • Aceita pagamentos recorrentes ou por assinatura;
  • Antecipação de recebíveis;
  • Envio de links de pagamento
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Pagamentos e transferências.

Pelo Asaas, você consegue utilizar todos esses recursos diretamente pelo seu celular, por meio do aplicativo do Asaas: Cobrar Agora

46. Quais são os recursos da conta digital para ONG?

Uma conta digital para ONGs (Organizações Não Governamentais) oferece uma variedade de recursos projetados para atender às necessidades específicas dessas organizações. Aqui estão alguns dos recursos comuns encontrados em contas digitais para ONGs:

  • Recebimento de doações: facilidade para receber doações de forma online, incluindo boletos bancários, transferências bancárias, Pix e cartões de crédito/débito.
  • Cobranças recorrentes: capacidade de configurar cobranças recorrentes para doadores que desejam contribuir regularmente.
  • Emissão de recibos e notas fiscais: funcionalidades para emitir recibos e notas fiscais para doações, garantindo conformidade com as regulamentações fiscais.
  • Relatórios financeiros personalizados: geração de relatórios financeiros detalhados para acompanhar e analisar doações, despesas e fluxo de caixa.
  • Integração com plataformas de pagamento: integração com plataformas de pagamento online pode facilitar campanhas de arrecadação de fundos online.
  • Gestão de doadores: ferramentas para gerenciar informações de doadores, como histórico de doações, detalhes de contato e preferências de comunicação.
  • Notificações automatizadas: envio automático de notificações de agradecimento para doadores após cada doação, ajudando a fortalecer o relacionamento com eles.

Esses recursos auxiliam as ONGs a gerenciar suas finanças de forma eficiente, garantindo transparência e segurança à organização.

47. Como abrir conta digital?

Abrir uma conta digital é simples, fácil e rápido. Geralmente, você pode fazer o processo pelo computador ou pelo aplicativo no seu celular. 

O Asaas, por exemplo, segue um processo padrão para abrir sua conta digital. Neste caso, você terá que:

  1. Acessar o aplicativo: você pode fazer o cadastro por meio da sua loja virtual (Android ou iOS) ou pelo site oficial;
  2. Ativar a conta por SMS: um código será encaminhado ao seu celular para ativar o cadastro;
  3. Passar pela prova de vida: o sistema pedirá que você tire uma foto selfie para confirmar a identidade;
  4. Dados comerciais: Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), nome fantasia da empresa, Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE);
  5. Dados pessoais: Certidão de Pessoa Física (CPF), Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social; Foto do documento original de identificação; RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) e a Carteira Profissional (Exemplo: OAB/CRO/CRC)
  6. Conta bancária principal: É necessário inserir uma conta bancária principal para recebimento dos valores, que poderá ser alterada mais tarde. Ela deve estar no nome e CPF do administrador ou razão social e CNPJ da empresa cadastrada. 

Se você ficou interessado em abrir a sua conta digital Asaas, não perca mais tempo. Acesse o site do Asaas e faça seu cadastro agora mesmo!

48. O que precisa para abrir conta empresarial?

Para abrir uma conta empresarial, a empresa precisa estar formalizada. Ou seja, precisa estar registrada no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)

Além disso, após encontrar a sua conta empresarial ideal, o sistema da instituição financeira poderá pedir alguns documentos específicos para abrir a conta. Como:

  • Dados comerciais: CNPJ, nome fantasia da empresa, Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE);
  • Dados pessoais: Certidão de Pessoa Física (CPF), Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social; Foto do documento original de identificação; RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) e a Carteira Profissional (Exemplo: OAB/CRO/CRC)

Por isso, esteja preparado para passar as informações corretas sobre a empresa.

49. Quais são os documentos para abrir conta MEI?

Os documentos exigidos podem variar conforme a instituição financeira. Por isso, procure entrar em contato com a empresa para entender como abrir conta MEI e quais os documentos obrigatórios. É comum solicitarem documentos como:

  • CPF;
  • CNPJ;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de Residência Recente (Deve estar em seu nome ou da empresa);
  • Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) (Acesse o Portal do Empreendedor ou a Junta Comercial do seu estado);
  • Documento de Identificação (Além do CPF, apresente o Registro Geral ou carteira de motorista);
  • Código Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);
  • Dados Pessoais (Nome completo, data de nascimento, estado civil, etc.);
  • Número do CEI (Cadastro Específico do INSS);
  • Telefone de Contato;
  • Endereço comercial;
  • Capital Social (Valor investido no negócio).

No Asaas, todo processo ocorre de forma totalmente online, sem a necessidade de recorrer a uma agência física para finalizar o cadastro.

50. Quais são os documentos para abrir conta para associação e igrejas?

No geral, é necessário que a igreja tenha:

  1. Ata de Fundação da instituição
  2. Estatuto Social 
  3. Documentos pessoais dos representantes legais (CPF, RG, número de telefone, etc).

Além disso, a igreja precisa possuir um CNPJ ativo para abrir uma conta digital PJ. Isso é necessário para comprovar que a instituição está operante, além de determinar quem irá representar a Igreja durante as movimentações de conta.

Para evitar problemas, é importante reforçar que toda a documentação da sua Igreja esteja organizada e disponível para criação da conta.

51. Como fazer o encerramento de conta PJ?

O processo para encerrar uma conta PJ pode variar conforme o banco ou instituição financeira onde a conta está registrada. Assim, para ter sucesso no cancelamento da conta PJ você deve:

  • Verificar as condições do banco;
  • Reunir a documentação necessária;
  • Informar a instituição sobre o encerramento;
  • Seguir as instruções fornecidas pelo banco;
  • Verificar se os débitos automáticos foram cancelados e não há saldo remanescente;
  • Solicitar um comprovante de encerramento.

Lembre-se de verificar todas as condições para cancelamento, taxas e multas que podem ser aplicadas — inclusive antes mesmo de abrir a conta. Assim, você evita contratos que prejudicam seu fluxo de caixa.

52. Conta digital oferece cheque especial?

As contas digitais não costumam oferecer cheque especial como os bancos tradicionais. Em vez disso, elas disponibilizam outras formas de linha de crédito, como a antecipação de recebíveis e cartão de crédito.

53. É possível fazer financiamento com conta digital?

Algumas instituições oferecem financiamentos por meio de contas digitais. Geralmente, eles oferecem diversos produtos de crédito, como empréstimos empresariais, para clientes que possuem conta digital.

Nesses casos, você pode recorrer a soluções mais baratas e menos burocráticas para conseguir dinheiro, como a antecipação de recebíveis.

54. Conta PJ oferece empréstimos?

Sim, algumas contas PJ oferecem a possibilidade de acessar empréstimos empresariais. Esses empréstimos podem ser utilizados para diversas finalidades, como capital de giro, investimentos em expansão, compra de equipamentos, entre outros. 

No entanto, as condições, taxas de juros e requisitos para obter o empréstimo podem variar conforme a instituição financeira e o perfil da empresa.

Geralmente, as instituições que oferecem contas PJ também oferecem outros produtos de crédito para empresas, como a antecipação de recebíveis, que tem custo menor.

55. Conta digital PJ tem mensalidade?

Muitas contas digitais PJ não possuem mensalidade. No entanto, pode haver taxas associadas a determinados serviços adicionais ou transações específicas, como transferências, emissão de boletos, entre outros.

Por isso, é importante verificar as políticas específicas de cada instituição financeira para entender se há cobrança de mensalidade e quais são as condições de uso.

No Asaas, por exemplo, você não precisa pagar mensalidade, sendo cobrado apenas pelos boletos que foram pagos. Ou seja, caso seu cliente não efetue o pagamento da dívida, você não precisará pagar pela emissão da cobrança.

56. É possível pagar contas com conta digital PJ?

A maioria das contas digitais PJ permitem pagar contas, como boletos e faturas, através do aplicativo ou plataforma online do banco. Este serviço costuma ser oferecido sem custo adicional, mas pode variar conforme as políticas da instituição financeira.

Vale lembrar que você também pode ter limitações quanto a quantidade de transações permitidas. Por isso, verifique a regulamentação.

57. Conta PJ permite receber transferências?

Sim, as contas PJ geralmente permitem receber transferências bancárias. Essas transferências podem vir de pagamento de fornecedores, recebimento de vendas, arrecadação de investimento, etc.

O processo para receber transferências em uma conta PJ é semelhante ao de contas pessoais. No Asaas, você pode oferecer cobranças por:

58. É possível fazer recarga no celular com conta digital?

Em alguns casos, é possível fazer recarga no celular por meio da conta digital. Tudo depende se sua instituição financeira oferece esse tipo de serviço.

Geralmente, essa função fica na página inicial do seu aplicativo financeiro, podendo ser utilizada conforme as regras de uso do sistema.

59. Conta digital permite transferência via TED?

Sim, as contas digitais geralmente permitem realizar transferências via TED (Transferência Eletrônica Disponível). Essa funcionalidade pode ser utilizada por meio de seu aplicativo ou plataforma financeira.

Na conta digital do Asaas, por exemplo, você pode realizar transferências bancárias por meio do TED e do Pix, e ainda receber os pagamentos de seus clientes.

60. Conta PJ oferece cartão de crédito?

As contas PJ podem disponibilizar cartões de crédito empresariais como parte de seus serviços, desde que a instituição responsável seja homologada pelo Banco Central.

Tendo um cartão de crédito PJ, você poderá utilizar benefícios específicos da sua conta digital empresarial, podendo pagar taxas pelo uso.

61. Conta digital oferece limite especial?

Não é comum que contas digitais ofereçam limite especial. Geralmente, elas disponibilizam outros tipos de soluções financeiras, como empréstimos, financiamentos, antecipação de recebíveis, etc.

62. Como fazer transferência após o fim do DOC e TEC?

O fim das transferências via DOC e TEC não traz impactos negativos ao mercado. Afinal, já existem outros tipos de métodos mais práticos, eficazes e seguros para efetuar as transações financeiras, como:

  1. Depósito de cheques;
  2. Transferência eletrônica disponível (TED);
  3. Pix.

63. Vale a pena abrir conta digital PJ?

Sim, vale a pena abrir uma conta digital para sua empresa. Afinal, conforme o seu negócio cresce, aumenta a necessidade de realizar transações e organizar suas finanças

Além disso, é possível contar com canais de atendimento personalizados, redução de taxas e outras soluções financeiras da sua instituição. Dessa forma, a conta digital colabora com a sua expansão empresarial, mantendo a organização das finanças

64. Precisa de banco digital para abrir conta PJ?

Não necessariamente. Atualmente, para abrir uma conta PJ, você pode contar com:

  • Bancos tradicionais;
  • Cooperativas de crédito;
  • Instituições financeiras;
  • Aplicativos financeiros.

Cada uma dessas opções pode ter vantagens e serviços específicos para atender às necessidades da sua empresa. Portanto, é importante pesquisar e comparar as diferentes opções disponíveis antes de tomar uma decisão sobre onde abrir sua conta PJ.

65. Qual a melhor conta PJ?

O Asaas é a melhor opção de conta digital para empresas. Além de garantir mais autonomia para sua gestão, ele tem um custo menor que outras contas, tendo melhor capacidade de integração com seu sistema.

A conta digital Asaas, se destaca pelas tarifas acessíveis e atendimento personalizado. Além disso, oferece uma série de vantagens essenciais para o crescimento e saúde financeira do seu negócio.

vantagens de usar a conta digital pj asaas.

66. Quais são os documentos para abrir conta PJ?

A documentação exigida para abrir uma conta digital PJ pode variar conforme a instituição escolhida. Geralmente, são solicitadas as seguintes informações:

  • CPF/CNPJ
  • Data de nascimento
  • Endereço e telefone
  • Envio de uma selfie
  • Foto do documento de identificação (se você estiver fazendo o cadastro pelo aplicativo)
  • Informar uma conta bancária (se o cadastro for feito pelo navegador web)

67. Como abrir conta PJ no Asaas?

Abrir uma conta digital PJ no Asaas é muito simples, fácil e gratuito. Basta seguir este passo-a-passo:

  1. Instale o aplicativo do Asaas ou cadastre-se pelo site.
  2. Na página inicial do aplicativo, clique em criar conta.
  3. Confira os nossos termos de uso e, se estiver de acordo, clique em iniciar.
  4. Informe o seu e-mail e crie uma senha forte.
  5. Informe que a sua conta é para pessoa jurídica e digite o CNPJ do seu negócio.
  6. Digite seu endereço.
  7. Escolha a categoria que melhor se enquadra no seu negócio (“Vendo produtos” ou “Ofereço serviços”).
  8. Cadastrar o seu celular e confirmar o código que será enviado por SMS. 

Pronto! Assim seu cadastro estará feito e você já poderá começar a cobrar seus clientes.Se você busca por uma conta digital PJ completa, eficiente e flexível, não perca tempo! Abra sua conta no Asaas.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.