Como escolher a melhor conta digital para condomínios

por Conta Digital

Publicado em 21 de novembro, 2022 | Atualizado em 15 de março, 2024

A grande quantidade de taxas, juros e falta de um atendimento personalizado têm feito diversos segmentos de empresas buscarem por contas digitais para estabelecer seus negócios. E não é diferente com os condomínios.

Com o avanço das fintechs e o aumento da credibilidade de serviços online, está cada vez mais vantajoso, simples e barato abrir uma conta digital.

Por isso, neste artigo, vamos explicar como escolher a melhor conta digital para condomínios e quais as vantagens que esse serviço oferece para você e sua empresa. Continue lendo!

Qual a diferença entre a conta digital e a conta de bancos tradicionais?

Todo mundo já passou por uma situação desagradável com um banco tradicional, certo? Quase sempre, os problemas estão relacionados a ineficiência, burocracia e falta de qualidade no atendimento.

As contas digitais surgiram justamente para acabar com isso. Através de sistemas mais acessíveis, simples e práticos, as fintechs e muitos bancos digitais desenvolveram sistemas que facilitam a vida de pessoas físicas e jurídicas.

Inclusive, a praticidade se tornou um dos principais atrativos para a criação de contas digitais PJ. Porém, as taxas também são um fator de impacto: afinal, elas costumam ser reduzidas.

As contas digitais também oferecem empréstimos e soluções empresariais – como cartões, antecipação de recebíveis, aplicativos com benefícios, diversas opções de cobrança, sistema notificações, entre outros serviços que facilitam a rotina financeira do seu condomínio.

A imagem compara as vantagens do Asaas com outras contas tradicionais.

Vale a pena abrir uma conta digital para condomínio?

Existem diversas razões para você abrir uma conta digital para seu condomínio. Afinal, diferente de uma conta voltada para pessoas físicas, contas para condomínio são PJ. 

Isso significa que elas terão inúmeros benefícios destinados às empresas, como redução de taxas, canais de atendimento etc. As contas digitais PJ costumam ser mais voltadas para atender as necessidades e dinamismo da rotina empresarial. 

Por isso, facilitam que seus usuários efetuem cobranças, realizem transações e pagamentos e disponham de recursos que ajudem a aumentar a eficiência de suas operações financeiras.

Confira algumas das principais vantagens em abrir uma conta digital para condomínios:

Não tem taxas abusivas e mensalidades

Um dos fatores que mais incomodam clientes em suas relações com bancos são a cobrança de taxas e serviços abusivos.

Quando falamos sobre uma conta digital PJ ou, nesse caso, uma conta digital para condomínios, esse problema é solucionado. As contas digitais destinadas às empresas possuem taxas reduzidas e oferecem facilidades no momento da contratação.

Além disso, é possível ter maior clareza do que será cobrado dentro das tabelas de serviço, evitando taxações surpresas que possam prejudicar a saúde financeira do seu negócio.

Oferece diferentes formas de cobrança

Durante a gestão de um condomínio, um dos fatores mais importantes é conseguir ter liquidez e agilidade durante o processo de cobranças.

Por isso, no momento de escolher uma conta digital para sua empresa, é fundamental considerar quais os serviços oferecidos para que você possa cobrar os condôminos e moradores com agilidade e eficiência.

Uma boa conta digital pode oferecer diversas formas de cobrança, como emissão de boletos bancários, pagamento via cartão de crédito e cobrança pelo Pix – que já se tornou um dos métodos mais dinâmicos para pagamento.

Além disso, também é possível utilizar sua conta digital para pagamentos recorrentes. Assim, você pode emitir cobranças mensais de forma ágil e sem se preocupar com a dinâmica de emitir um instrumento de cobrança individual todos os meses. 

Na conta digital do Asaas, por exemplo, também é possível emitir o boleto parcelado, ou carnê, que já possui um QR Code Pix, para agilizar o pagamento.

Garante a gestão financeira completa

Embora o processo de cobrança seja um dos pilares na escolha de uma conta digital para seu condomínio, existem outros fatores que você precisa considerar para ser mais assertivo na sua estratégia operacional.

Emitir notas fiscais eletrônicas com rapidez e organização, por exemplo, é outro fator que deve ser considerado para sua gestão financeira. Além disso, você precisa ter controle da situação de pagamento dos condôminos e moradores.

Ter um cadastro atualizado, poder enviar notificações de cobrança via SMS, e-mail e WhatsApp são fatores que impactam diretamente sua rotina financeira e a liquidez do seu fluxo de caixa.

Você também precisa de uma conta digital que permita facilidade no momento de realizar pagamentos de despesas internas do condomínio ou investimentos em melhorias. Por isso, possuir um cartão que permita transações financeiras ou redução nas cobranças do Pix são essenciais.

O que é necessário para abrir uma conta digital PJ para condomínio?

Quando falamos sobre abertura de conta para condomínios, muitas vezes surgem dúvidas sobre o processo de abertura de conta. Porém, não precisa se preocupar: abrir uma conta digital PJ para condomínios pode ser mais fácil do que aparenta.

Afinal, a grande vantagem das contas digitais é reduzir a burocracia e tornar os processos mais ágeis e fáceis. Confira o que é necessário para realizar a abertura de conta digital PJ:

Ter um CNPJ ativo

Esse primeiro passo é fundamental. Para desfrutar de todas as vantagens de uma conta PJ, seu condomínio precisa ter um CNPJ ativo que irá representar sua empresa para o banco. 

Além disso, vale a pena sempre conferir com seu contador se o CNPJ indicado corresponde diretamente com o condomínio e se todas as informações preenchidas estão corretas. Ter essa precaução no início do processo de abertura de conta pode evitar diversos erros e problemas no futuro.

Escolher a melhor instituição de pagamento

Como mencionamos, o processo para abrir conta digital evita burocracias. Por isso, uma vez tendo um CNPJ ativo, basta você escolher a melhor instituição de pagamento para abrir sua conta digital.

Quem pode ter acesso à conta bancária do condomínio?

Um questionamento muito comum envolvendo contas de condomínios é referente a quem pode movimentar a conta. De modo geral, o regimento do condomínio deve conter as diretrizes sobre a movimentação. O ideal é que mais de uma pessoa precise autorizar para que sejam feitas transações, como um conselho, síndico ou subsíndico.

A instituição financeira também pode solicitar o período de vigência do mandato. Assim, a conta só poderá ser controlada pelas pessoas autorizadas enquanto o mandato for válido.

O síndico fica responsável pelas movimentações e faz as prestações de conta para os condomínios e conselho.

Como escolher a melhor conta digital para condomínios?

Para escolher a melhor conta digital para condomínios, é necessário considerar qual instituição oferece os melhores benefícios, ferramentas e serviços para seu condomínio. 

Afinal, além de permitir uma maior rentabilidade e eficiência das suas operações financeiras, a conta digital perfeita também deve possibilitar melhorias na rotina da gestão do seu negócio.

Conheça os diferenciais do Asaas

O Asaas é uma solução completa para condomínios e oferece diversos serviços que otimizam a logística, operação e saúde financeira da sua empresa. 

Confira todas as vantagens oferecidas pelo Asaas:

1. Elimina a burocracia e a papelada

Com o Asaas, você faz todos os processos financeiros da sua empresa da forma mais prática e eficiente possível. Isso significa eliminar a necessidade de longas horas de trabalho perdidas com papelada e burocracia.

No Asaas, suas movimentações financeiras, emissão de boletos e notas e até as notificações de cobrança são feitas digitalmente e com a maior eficiência possível.

2. Oferece os principais meios de pagamento

O Asaas também permite que você ofereça os principais meios de pagamento para os moradores e condôminos. Além dos boletos bancários, que são os métodos tradicionais de pagamento em condomínios, você também pode oferecer o pagamento via pix e, até mesmo, via cartão de crédito.

Além disso, você também pode disponibilizar o pagamento por assinatura.

3. Possibilita o envio de notificações de cobrança

Você também pode enviar notificações de cobrança para os pagadores. Além das notificações via e-mail, também pode enviar notificações de SMS e WhatsApp. 

Assim, é possível notificar os consumidores através de uma régua de cobrança, que permite um relacionamento melhor com seus moradores e condôminos. 

4. Possibilita a negativação no Serasa

A inadimplência é um problema que também afeta a rotina financeira dos condomínios. Com o Asaas é possível realizar a negativação no Serasa dentro da plataforma, agilizando o processo e incitando a resolução da falta de pagamento.

Para utilizar o recurso de negativação é necessário ter uma conta PJ ativa. Além disso, o Asaas não trabalha com protesto de boletos. Caso tenha interesse, é necessário procurar um cartório para fazer o processo. Possuímos uma funcionalidade que permite informar na fatura e boleto em quantos dias o cliente irá tomar a ação.

5. Garante suporte 24 horas

Para contas PJ, o Asaas possui diversos canais de atendimento para facilitar a resolução de problemas do seu condomínio. Além disso, também é possível solicitar atendimento através de ligação e contato humano.  

6. Disponibiliza recurso de cobrança recorrente

Como já mencionamos, a cobrança recorrente é fundamental para melhorar a logística de cobranças com seus condôminos e moradores. Por isso, o Asaas ajuda a manter o modelo de assinatura que facilita o pagamento em dia e reduz a necessidade de gerar as cobranças manualmente todos os meses.

7. Disponibiliza o recurso de antecipação de recebíveis

Você também pode utilizar o recurso de antecipação de recebíveis para adiantar valores parcelados dos seus condôminos e moradores. Esse recurso permite manter a liquidez do fluxo de caixa, além de permitir que você continue investindo no seu negócio.

8. Oferece o envio de Link de pagamento

O link de pagamento também oferece diversas vantagens para o seu negócio. Um condomínio que não utiliza sites para receber pagamento, pode enviar links de pagamento para cobrar seus pagadores.

Esse método automatiza o processo e torna a cobrança mais eficiente e assertiva.

9. Permite o gerenciamento do dinheiro como e quando quiser

O Asaas também permite que você gerencie seus recursos com praticidade. Você pode utilizar o aplicativo do Asaas para utilizar todos os recursos da plataforma em qualquer lugar.

10. Garante o controle do fluxo de caixa

Como falamos, manter o controle do fluxo de caixa é essencial para qualquer negócio. Em um condomínio, manter a liquidez é fundamental para continuar investindo em melhorias e manter a satisfação dos seus condôminos. 

Por isso, o Asaas te ajuda a manter um bom controle de caixa, além de manter a liquidez.

11. Garante a redução da inadimplência financeira

Com os recursos da notificação e negativação no Serasa, você terá a diminuição da inadimplência entre os membros do seu condomínio.

Afinal, essas ferramentas de régua de cobrança ajudam a manter seus clientes cientes da necessidade de pagamento, informados sobre os prazos e também das consequências do não pagamento.

12. Permite a realização de pagamentos e transferências

Sua conta digital também precisa permitir que você realize seus pagamentos com praticidade. Afinal, é sempre necessário pagar fornecedores e parceiros, além de possíveis prestadores de serviço que atuam no seu condomínio.

Sua conta digital, além de facilitar as cobranças, precisa tornar o processo de pagamentos prático e eficiente. O Asaas também facilita o controle e gestão no momento de prestação de contas.

13. Oferece o controle de tudo pelo app Asaas

Por fim, o Asaas permite maior agilidade e praticidade para o gerenciamento da sua conta digital no aplicativo (Android e iOS). Com esse recurso gratuito, você ganha o controle portátil da sua gestão financeira e está sempre preparado para realizar movimentações, consultas e receber pagamentos.

Como abrir conta digital para condomínio no Asaas?

Se você deseja abrir uma conta digital para condomínio no Asaas, você pode fazer isso de forma gratuita e prática. Basta acessar o aplicativo, disponível na loja virtual do seu smartphone, ou acessar o site para realizar seu cadastro.

Com poucos cliques e sem burocracia, você passa a ter suporte da melhor conta digital para empresas e retoma o controle da gestão financeira do seu negócio.

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.