BaaS: descubra o que é Banking as a Service e suas vantagens

por Tecnologia

Publicado em 25 de janeiro, 2022 | Atualizado em 23 de novembro, 2023

Você já ouviu falar sobre BaaS? Como seria para a sua empresa se pudesse ter serviços financeiros, como um cartão de débito e crédito, sem precisar contratar pacotes rígidos de um banco? 

Esse tipo de solução contribui para uma melhor experiência, uma vez que é possível personalizá-la de acordo com o perfil da sua empresa e com as suas necessidades.

E, então, achou interessante? Para entender melhor o que é o Banking as a Service, como ele funciona e quais são as vantagens dele para a sua empresa, continue a leitura.

O que é BaaS?

Banking as a Service, ou apenas BaaS, é uma tecnologia que possibilita que qualquer empresa forneça serviços financeiros. Isso independentemente do seu ramo de atuação e sem que precise da intermediação de um banco.

Ou seja, com a tecnologia BaaS, a sua empresa não precisa ter relacionamento com uma instituição bancária para poder usufruir de produtos e serviços financeiros. Ela pode contratar a conta digital de um BaaS, em vez de um banco tradicional.

Além disso, o BaaS também permite soluções personalizadas para a sua empresa. Sendo assim, é possível escolher os serviços que fazem mais sentido para o seu negócio e pagar menos taxas, por exemplo.

Dessa forma, a sua empresa não precisa contratar um pacote completo, como a maioria dos bancos vende, e pagar anuidade ou taxas por serviços que não serão usados.

Sendo assim, até negócios que não são voltados para o mercado financeiro têm condições de oferecer os serviços de um banco digital, como:

  • cartão de débito e crédito;
  • conta digital;
  • transferências;
  • pagamentos, entre outros.

Dessa forma, é possível contratar de um BaaS serviços como conta digital e cartão de débito e crédito, por exemplo, em vez de estabelecer um relacionamento com um banco, que pode ser muito mais oneroso e burocrático.

Como funciona o BaaS?

Agora que você entendeu o que é o BaaS, certamente tem curiosidade de entender como tudo isso funciona no dia a dia.

Os serviços de um BaaS ficam disponíveis para a sua empresa por meio de uma API (Application Programing Interface), que é, de forma resumida, um conjunto de rotinas e padrões de programação que permitem que um sistema acesse e use as funcionalidades de outro.

No caso de uma plataforma de Banking as a Service, a API utilizada faz a comunicação entre a fintech e a sua empresa. A partir disso, você poderá usar os serviços financeiros do BaaS, como se estivesse na plataforma de um banco.

Ou seja, é possível ter a facilidade de contratar serviços e produtos financeiros de um BaaS, tendo a mesma segurança e as funcionalidades de um banco, mas sem as desvantagens, como altas taxas e processos burocráticos.

Quais são as vantagens do Banking as a Service para empresas?

Dada a crescente transformação digital do setor financeiro com o Open Banking, o BaaS se tornou uma oportunidade bastante vantajosa para empresas de quaisquer segmentos.

Uma pesquisa realizada pelo World Retail Banking Report 2021 mostrou que, para 81% dos entrevistados, os serviços financeiros digitais, como o BaaS, são mais acessíveis e flexíveis do que em bancos tradicionais e que, por esse e outros motivos, se sentem motivados a fazerem essa troca.

Sendo assim, vale a pena ter serviços financeiros oferecidos por um BaaS, considerando a facilidade que proporcionam e o quanto isso pode agregar para a sua empresa como uma oportunidade de otimizar processos e reduzir custos.

Conheça outras vantagens de contratar os serviços de um Banking as a Service na sua empresa:

1. Personalização de serviços

O Banking as a Service possibilita que a sua empresa opte por contratar apenas os produtos e serviços que mais atendam às suas necessidades.

Ou seja, diante de todas as soluções financeiras disponibilizadas pelo BaaS, você pode trabalhar apenas com aquelas que realmente vão agregar valor para o seu negócio.

Isso é possível porque geralmente as soluções são modulares, possibilitando à empresa a opção de implementar somente as que sejam relevantes, ao contrário dos pacotes inflexíveis oferecidos pelos bancos tradicionais.

2. Redução de custos

Uma das grandes vantagens do BaaS é que ele garante redução de custos para a empresa que opta por esse formato.

Como os produtos e serviços são adquiridos por módulos, a sua empresa não precisa pagar por soluções que não vai usar simplesmente porque fazem parte de um pacote que não pode ser dividido.

3. Praticidade

A praticidade também está entre as vantagens do Banking as a Service. Imagine o quanto é mais simples contratar os produtos e serviços que mais forem interessantes para a sua empresa.

Nesse sentido, é bastante relevante para a empresa contratar uma plataforma de serviços financeiros, como o Asaas. Com ele, a sua empresa pode, por exemplo, ter uma conta digital e um cartão de crédito sem nenhum envolvimento com um banco.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.