Gateway de pagamentos online: entenda como o Asaas pode ajudar sua empresa

por Tecnologia e Segurança

Publicado em 22 de dezembro, 2021 | Atualizado em 16 de novembro, 2022

Lidar com um número muito alto de cobranças diariamente não é tarefa fácil. As rotinas financeiras exigem muito tempo dos profissionais envolvidos e também muitos recursos. Por isso é tão importante contar um gateway de pagamentos online. Afinal, pode tornar os processos muito mais ágeis e eficientes.

O Asaas, por exemplo, é uma solução que otimiza os processos financeiros e, entre suas funcionalidades, está o gateway de pagamentos. Trata-se de um sistema de pagamento online que faz a comunicação entre o consumidor, o banco e a operadora do cartão de crédito.

Saiba como o Asaas pode trazer mais praticidade para o processo de cobranças da sua empresa e como suas soluções podem ser úteis no dia a dia. Explicamos tudo neste artigo. Confira!

Conteúdo:

O melhor gateway de pagamentos online com recursos completos

Um dos principais recursos que o Asaas oferece são as várias possibilidades de integração, garantindo que a empresa continue usando sistemas que são relevantes para o seu dia a dia, mas agregando o gateway de pagamentos online para otimizar ainda mais os processos.

API

A API é um recurso que possibilita à empresa colocar as principais funcionalidades do Asaas dentro do seu próprio sistema. Dessa forma, o gestor não precisa acessar o Asaas diretamente para realizar funções como criar clientes e cobranças, solicitar transferências etc. É possível fazer isso dentro do próprio sistema que ele já está habituado.

Para compreender melhor, API é um conjunto de instruções e padrões de programação para acesso a um aplicativo ou software. Através de códigos gerados por ela, sistemas externos ou sites podem se conectar ao sistema original. Ou seja, a API possibilita a comunicação e a troca de informações entre dois ou mais sistemas.

A API permite que o gateway de pagamentos do Asaas seja utilizado em outra plataforma para realizar funções como:

  • Criar clientes e cobranças;
  • Solicitar transferências;
  • Configurar e emitir notas fiscais;
  • Configurar notificações;
  • Solicitar antecipações e recuperações;
  • Criar subcontas (contas-filhas);
  • Recuperar informações.
Banner baixar e-book gratuito - Expansão empresarial descomplicada. O que você precisa saber para planejar o crescimento da empresa.

Sandbox

O ambiente Sandbox é como se fosse um espelho do site verdadeiro da empresa. Ou seja, é uma cópia do site, em que é possível fazer testes das funcionalidades e corrigir possíveis erros sem afetar os clientes.

No Asaas, o usuário precisa criar uma conta em Sandbox para acessar o ambiente e, depois, pode criar seus clientes e cobranças e testar todos os métodos disponíveis na API.

Por exemplo, o Sandbox permite que a empresa confirme cobranças de boleto e cartão manualmente, gerando um saldo e possibilitando a solicitação de transferências, tudo de forma fictícia.

Webhook

Webhooks são comandos que são acionados quando determinada situação acontece. O Asaas tem webhooks para cobranças e notas fiscais.

Por exemplo, quando uma cobrança é criada, atualizada, paga ou removida, o Asaas detecta essa informação e faz a atualização automática dentro do sistema da empresa. O mesmo vale para as notas fiscais.

Sem o webhook, o gestor precisaria entrar no Asaas frequentemente para verificar se existe alguma cobrança ou nota fiscal que não foi atualizada. Quando esse processo é feito manualmente, é comum haver divergências no fluxo financeiro, já que a cobrança pode aparecer paga no Asaas, mas ainda constar em aberto no sistema.

O webhook permite muitas automações que podem otimizar a rotina da empresa. Por exemplo, o gestor pode programar para que uma nota fiscal seja emitida sempre que receber o aviso de que a cobrança foi paga. Outra possibilidade é  cortar o acesso de um cliente ao site/sistema quando receber o aviso de que a cobrança dele está vencida.

Além disso, o webhook reduz consideravelmente os processos manuais, garantindo mais agilidade e segurança nas operações.

Tokenização

Popularmente conhecida como “compra em um clique”, a tokenização é uma tecnologia que transforma todas as informações do cartão de crédito de um pagador em um token criptografado.

Esse token pode ser armazenado de forma segura pela empresa para ser usado em novas transações desse mesmo pagador, dispensando a necessidade de inserir novamente os dados.

Grandes empresas utilizam a tokenização para armazenar o cartão de crédito do cliente. Um recurso que permite mais agilidade na transação e uma experiência de compra mais satisfatória para o usuário.

Gateway de pagamentos online com vantagens exclusivas

Ter o Asaas como gateway de pagamentos online da sua empresa garante uma série de vantagens, como:

  • Escalabilidade nas cobranças;
  • Segurança nas transações;
  • Redução de trabalho manual;
  • Agilidade na comunicação e recuperação de dados entre sistemas;
  • Atendimento e suporte de qualidade, entre outras.

Gateway de pagamentos online para e-commerce, loja virtual e marketplace

Quando o assunto são e-commerces, lojas virtuais e marketplaces, o gateway de pagamentos do Asaas possui plugins para as plataformas WooCommerce e Magento.

Portanto, empresas que utilizam essas ferramentas têm a possibilidade de usar o Asaas como gateway para processamento de compras no boleto e no cartão de crédito.

A instalação dos plugins não exige conhecimento em desenvolvimento e pode ser realizada e configurada facilmente por qualquer colaborador.

Além disso, estão entre as vantagens do Asaas como gateway de pagamentos online: a solução de checkout transparente, o suporte e a segurança oferecidos, os diversos métodos de pagamento aceitos e o custo (que é realizado por transação recebida).

Que tal começar a usar todas essas funcionalidades e ter acesso a essas vantagens agora mesmo? Crie uma conta grátis e experimente.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas