Tudo sobre cartão: manual completo com 112 perguntas e respostas 

por Cartão

Publicado em 5 de março, 2024 | Atualizado em 13 de março, 2024

O cartão é um dos meios de pagamento mais populares do Brasil. Conforme dados da Federação Brasileiras de Bancos (Febraban), em 2022, essa modalidade foi o segundo meio de pagamento mais utilizado, ficando atrás apenas do Pix.

Para conseguir oferecer esse método de cobrança em sua empresa, é importante você entender todas as funcionalidades, vantagens e cuidados que deve ter com o cartão.

Neste artigo, vamos explorar como apresentar um guia com tudo sobre cartão de crédito, explicando as principais dúvidas. Continue a leitura para entender!

Navegue pelo conteúdo

1. O que é cartão de crédito?

Um cartão de crédito é um método de pagamento muito utilizado. Ao oferecê-lo, os consumidores conseguem pagar seus produtos e serviços por meio do crédito, concedido pela instituição emissora do cartão. 

Por meio do cartão, é possível efetuar pagamentos à vista, parcelados ou por assinatura, tendo a flexibilidade de atuar em lojas físicas e online. Para isso, basta ter um sistema financeiro eficiente, que atue com essa modalidade.

Vale ressaltar que, geralmente, as instituições financeiras cobram taxas pelo uso da modalidade de crédito. Por isso, fique atento às regras da sua conta digital.

No Asaas, por exemplo, você tem a opção de antecipar seus recebíveis, podendo ter o recebimento das cobranças antes do prazo de compensação.

2. O que é cartão de débito?

Um cartão de débito é um método de pagamento vinculado diretamente à conta bancária do titular. Ou seja, ao realizar uma compra por cartão de débito, o valor é deduzido diretamente do saldo disponível na conta-corrente do titular.

Isso significa que as compras feitas nessa modalidade não utilizam linha de crédito, ao contrário do cartão de crédito. 

Tanto no débito quanto no crédito, o cartão permite efetuar pagamentos à vista, parcelados ou por assinatura, em lojas físicas e virtuais, proporcionando flexibilidade e conveniência.

Geralmente, as taxas envolvidas nessas transações costumam ser mais baixas do que na modalidade de crédito. Por isso, lembre-se de verificar as políticas de cartão da sua instituição financeira.

3. Como funciona o cartão de débito?

Um cartão de débito é uma forma de pagamento vinculada diretamente à conta bancária do titular. Ou seja, sem a necessidade de ter uma linha de crédito. 

Quando você faz uma compra usando um cartão de débito, o valor da transação é reduzido diretamente do saldo disponível em sua conta corrente, evitando dívidas futuras. 

Neste caso, o limite do cartão de débito é igual ao valor disponível da sua conta bancária. Caso você não tenha saldo suficiente, a transferência é recusada imediatamente.

4. Qual a diferença entre cartão de crédito e débito?

As principais diferenças entre um cartão de crédito e um cartão de débito estão relacionadas à fonte de fundos e ao método de pagamento. 

No Cartão de Crédito os usuários têm acesso a uma linha de crédito pré-aprovada, que permite fazer compras e pagar posteriormente, junto a fatura do cartão. Cada compra no cartão de crédito é como um empréstimo temporário, sujeito a juros se não for pago.

Já os cartões de débito estão vinculados aos fundos disponíveis na conta bancária. Ou seja, as compras são pagas com o valor disponível na conta. Geralmente, não há taxas mensais ou juros associados ao uso do cartão de débito.

5. É melhor vender com cartão de débito ou crédito?

A decisão sobre se é melhor vender com cartão de crédito ou débito depende de vários fatores, como:

  • Custos de Processamento: As transações de débito geralmente têm taxas de processamento mais baixas do que no crédito. Por isso, é necessário avaliar se faz sentido oferecer a modalidade, conforme o fluxo de pagamento por crédito.
  • Comportamento do Cliente: A escolha entre o cartão de crédito e de débito pode variar conforme o consumidor. Por isso, é importante conhecer o comportamento de compra dos seus clientes para entender quais meios de pagamento oferecer.
  • Tipo de negócio: Os meios de pagamento devem fazer sentido com o tipo do seu negócio. É preciso entender se suas vendas são voltadas ao varejo ou atacado, o valor do ticket médio, os riscos de chargeback, etc. Tudo isso ajudará a entender o melhor meio de pagamento para oferecer.

Vale lembrar que quanto mais opções de pagamento sua empresa tiver, maior a chance de fechar suas vendas, deixando seu cliente satisfeito com a escolha de pagamento. 

6. Cartão de débito tem fatura?

Não, os cartões de débito não geram faturas como os cartões de crédito

Quando você usa um cartão de débito para fazer uma compra, o valor é retirado do saldo disponível em sua conta bancária vinculada ao cartão. Ou seja, não há um período de faturamento e você não acumula uma dívida a ser paga posteriormente.

Neste caso, você pode acompanhar a sua movimentação financeira por meio do extrato, que registra todas as transações realizadas por aquela conta.

7. Quais são as formas de aceitar cartão de crédito e débito?

Você pode vender por cartão de crédito em lojas físicas ou online. Cada uma das situações exige formas próprias para aceitar o pagamento. É comum que os comerciantes utilizem recursos como:

  • Maquininha de Cartão: Apesar de eficiente, a maquininha tem algumas limitações, como uso exclusivo presencial e custos adicionais.
  • Link de Pagamento: O link de pagamento é utilizado para enviar a cobrança por cartão de crédito por mensagem de texto (WhatApp, Facebook, SMS, E-mail, etc).
  • API de Pagamentos: Com uma API, é possível receber diversos tipos de pagamentos no seu e-commerce.
  • Conta digital Asaas: O Asaas oferece diversas soluções de cobranças. Abrindo a sua conta digital, você pode receber por cartão sem maquininha, por meio da função “Cobrar Agora”, ou utilizar soluções de cobrança no crédito online.

8. É possível aceitar cartão de débito nas compras online?

Sim, é possível aceitar cartão de débito em compras online, mas requer a integração com uma plataforma de pagamento que suporte essa função. 

Os clientes precisam fornecer os detalhes do cartão durante o checkout, como número, validade e código de segurança. Depois da verificação, o pagamento é processado e a compra é concluída.

No Asaas, é possível fazer uma integração white label. Assim, o seu cliente realiza o pagamento com cartão de crédito dentro do seu próprio site, sem que ele precise sair daquele ambiente online. 

Além disso, ele sequer enxerga a marca da plataforma de cobrança, passando ainda mais confiança por identificar sua marca durante todo o tempo.

Tabela comparativa entre utilizar maquininha de cartão online do asaas ou de bancos tradicionais, com todas as vantagens e desvantagens

9. O que é cartão pré-pago?

O cartão pré-pago é uma modalidade de pagamento onde o titular transfere antecipadamente um determinado valor para o cartão.

Esse tipo de operação é geralmente associada ao cartão corporativo, onde a empresa pode disponibilizar recursos para seus colaboradores cobrir gastos com trabalho.

Você também pode utilizar o cartão pré-pago para controlar seus gastos, limitando-se ao valor previamente carregado no cartão. 

Neste caso, vale ressaltar que essa modalidade disponibiliza apenas o valor transferido para o cartão, representando o seu limite.

10. Como funciona o cartão de crédito pré-pago?

O cartão de crédito pré-pago funciona de forma um pouco diferente de um cartão de crédito tradicional, precisando ser carregado antecipadamente pelo titular do cartão

Abaixo, veja como funciona o cartão pré-pago:

  • Carregue o cartão com o valor desejado: O primeiro passo é depositar dinheiro no cartão antes de usá-lo. Você pode fazer isso na agência ou no aplicativo financeiro do seu cartão.
  • Use como Cartão de Crédito: Para usar o cartão pré-pago, você deve fazer compras em lojas que ofereçam a opção de pagamento no crédito.
  • Recarregue: Ao zerar o saldo do cartão pré-pago, você pode recarregá-lo com mais dinheiro sempre que precisar, permitindo que você o use repetidamente.

Vale lembrar que os cartões pré-pagos têm recursos de segurança iguais aos outros cartões, como proteção contra fraudes e opções para bloquear o cartão roubado.

11. O que é cartão de crédito recarregável?

O cartão pré-pago é uma forma de pagamento onde o titular transfere previamente um montante específico para o cartão. 

Por meio desse recurso, é possível gerenciar seus gastos, limitando-se ao valor carregado previamente, promovendo controle financeiro e evitando o risco de gastos excessivos.

Ele é comumente utilizado por empresas que possuem colaboradores com trabalhos externos ou pessoas físicas que querem melhorar a administração das finanças.

12. O que é cartão crédito virtual?

Um cartão de crédito virtual é uma versão digital de um cartão de crédito tradicional. Ele é emitido por instituições financeiras, como bancos ou empresas de cartão de crédito.

Esses cartões são de uso exclusivo em transações online e foram criados para oferecer ainda mais segurança e evitar fraudes. Isso porque é gerado um número diferente do cartão físico, diminuindo os riscos de clonagem. 

13. É possível usar cartão virtual na maquininha?

Não é possível utilizar um cartão virtual em uma maquininha física. 

Os cartões virtuais são projetados para transações online e são associados a contas específicas para compras pela internet

Já as maquininhas físicas ou dispositivos de pagamento são usados para processar pagamentos presenciais, com cartões físicos, por senha ou por aproximação. 

cartao ELO ativo

14. O que é cartão crédito empresarial?

O cartão empresarial, ou cartão de crédito para empresa, é aquele que é usado para fazer compras do negócio. Ou seja, tem a mesma função de um cartão de crédito para pessoa física, mas é destinado ao uso empresarial.

A principal diferença do cartão empresarial é que este geralmente tem benefícios específicos para as empresas.

Ela ajuda a empresa a concentrar suas compras e pagamentos em um cartão para ter uma melhor gestão financeira, tendo acesso a um relatório único das transações. 

15. O que é cartão de crédito corporativo?

Este tipo de cartão é associado a empresas que precisam custear despesas específicas dos colaboradores, como viagens de negócios ou despesas de representação. 

Esses cartões geralmente oferecem recursos de gerenciamento de despesas, que ajudam as empresas a monitorar e controlar os gastos de seus funcionários.

Por exemplo, imagine que seu colaborador vai fazer uma viagem e precisa de dinheiro para hospedagem, alimentação e transporte. 

Neste caso, a empresa pesquisa de mercado sobre gastos necessários e faz a transferência do dinheiro antecipadamente com o valor total disponibilizado.

16. Para que serve o cartão corporativo?

O cartão corporativo é utilizado por empresas e organizações para facilitar os processos de compra e pagamento, bem como para controlar e monitorar os gastos corporativos. As principais finalidades e benefícios do cartão corporativo são:

  • Facilitar o pagamento das despesas dos funcionários
  • Centralizar o controle de gastos
  • Automatizar processos de pagamento
  • Garantir segurança e controle

17. Como funciona o cartão corporativo?

O cartão corporativo é um cartão disponibilizado para os colaboradores para despesas de trabalho, como eventos, cursos, viagens, passagens, hotéis, alimentação etc. 

É um tipo de cartão pré-pago (pagamento antes da compra), que tem um limite de valor assim como um cartão de crédito comum.

Por exemplo, suponha que um funcionário precise se reunir em um jantar com investidores. Neste caso, a empresa realiza uma pesquisa sobre os possíveis gastos e então transfere antecipadamente os fundos necessários para o funcionário.

18. O que é cartão com aproximação?

Cartão por aproximação ou contactless é um método de transferência que utiliza tecnologia por aproximação para finalizar pagamentos presenciais, sem a necessidade de senhas.

Essa tecnologia é chamada de NFC (Near Field Communication) e está inserida no próprio cartão. Basta que o cliente aproxime o cartão da maquininha para finalizar o pagamento.

Vale lembrar que, para que isso ocorra, é importante que a maquininha de cartão ou o dispositivo utilizado para o pagamento seja próprio para esse tipo de transação. Para saber essa informação, consulte seu intermediador de pagamento.

19. O que é NFC do cartão?

A NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia de aproximação que permite a comunicação sem fio de curto alcance entre dispositivos, como smartphones e cartões.

Por meio dessa tecnologia, os titulares de cartão podem finalizar pagamentos apenas aproximando o cartão de um terminal de pagamento habilitado para NFC, sem precisar de senhas. 

Basta tocar o cartão nos dispositivo de pagamento para completar a transação.

20. Como funciona o cartão por aproximação?

O cartão por aproximação funciona através da tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a comunicação sem fio entre dispositivos próximos.

O processo é simples e rápido. O usuário precisa apenas aproximar o cartão da máquina de pagamento e a transação é concluída.

Geralmente, transações de valores baixos podem ser realizadas sem a necessidade de senha, aumentando a praticidade para compras rápidas. Porém, nas transferências de valores altos, para garantir a segurança do titular, o sistema pode solicitar autenticação.

21. Cartão de aproximação precisa de senha?

O cartão por aproximação não pede senha para compras com valores pequenos, apenas para compras acima de R$100, podendo variar conforme a instituição financeira.

A aproximação por cartão de crédito é uma maneira fácil e eficiente de fazer suas cobranças. Lembre-se que quanto mais diversidade de pagamento sua empresa tiver, mais fácil será de fechar uma venda.

22. Como desativar a aproximação do cartão?

Para desativar a função de aproximação do seu cartão, siga estes passos simples:

  • Entre no aplicativo do seu cartão
  • Encontre a opção “pagamento por aproximação” ou “contactless” ou “NFC”
  • Toque em “desabilitar” ou “desativa”
  • Após o processamento, a função de aproximação será desativada.

Esse processo pode variar dependendo do banco emissor e do tipo de cartão que você possui. Por isso, caso tenha problemas, entre em contato com o suporte para obter instruções mais precisas.

23. O que é cartão de crédito recarregável?

O cartão pré-pago é uma forma de pagamento onde o titular transfere previamente um montante específico para o cartão. 

Por meio desse recurso, é possível gerenciar seus gastos, limitando-se ao valor carregado previamente, promovendo controle financeiro e evitando o risco de gastos excessivos.

Ele é comumente utilizado por empresas que possuem colaboradores com trabalhos externos ou pessoas físicas que querem melhorar a administração das finanças.

24. O que é cartão de crédito rotativo?

O cartão de crédito rotativo é uma modalidade de pagamento que permite que o titular do cartão pague apenas uma parcela do saldo total devido a cada mês. A quantia não paga é transferida para o próximo mês, para ser paga junto à próxima fatura.

Por exemplo: suponha que você sua fatura no cartão de crédito é de R$ 500, mas você opta por pagar apenas R$ 100 até a data de vencimento. Os R$ 400 faltantes se tornaram o saldo rotativo.

Vale lembrar que cada instituição tem suas próprias regras para o uso do rotativo, sendo uma das categorias mais caras do país. Por isso, busque mais informações com sua instituição financeira de crédito.

25. O que é juros rotativo do cartão de crédito?

O juros rotativo do cartão de crédito é a taxa aplicada no saldo devedor do titular do cartão quando ele opta por pagar apenas uma parte do valor total da fatura

O saldo que não foi pago integralmente é chamado de “saldo rotativo”, onde a instituição financeira aplica o juros rotativo, geralmente sendo uma das taxas de juros mais altas

Por exemplo: suponha que você sua fatura no cartão de crédito é de R$ 700, mas você opta por pagar apenas R$ 300 até a data de vencimento. Os R$ 400 faltantes se tornaram o saldo rotativo, que é o valor onde o juros rotativo será aplicado.

26. O que é cartão adicional?

O cartão adicional é uma opção de cartão “extra”, vinculado à conta do titular. Ou seja, uma única conta bancária pode ter mais de um cartão, desde que aprovado pelo titular da conta e a instituição envolvida.

Neste caso, o cartão é emitido com o nome do responsável por aquele cartão, designado pelo titular da conta. Entretanto, apenas o titular do cartão é responsável pelas despesas e representação da conta.

Geralmente, esse tipo de cartão é utilizado para famílias ou sociedades particulares que dividem a mesma conta empresarial.

27. Para que serve o cartão adicional?

O cartão adicional é uma opção de extensão do benefício do cartão de crédito para os dependentes do titular da conta principal. Por meio desse cartão extra, é possível:

  • Compartilhar conta e crédito
  • Facilitar o pagamento de despesas conjuntas
  • Controlar Gastos
  • Compartilhar os benefícios do cartão titular

É importante lembrar que cada conta pode ter suas particularidades, podendo oferecer mais vantagens. Por isso, consulte sua agência!

28. Como funciona o cartão adicional?

O cartão adicional é um cartão extra, solicitado pelo titular da conta à um dependente financeiro, que fica vinculado ao cartão principal. 

Ele funciona como um cartão de crédito ou débito, conforme a escolha do portador da conta. Para utilizá-lo, é importante saber que:

  • Limite de Gastos: O titular da conta principal pode definir um limite de gastos para o cartão adicional.
  • Uso e Responsabilidade: Qualquer dívida ou saldo devedor gerado pelo uso do cartão adicional será de responsabilidade do titular da conta principal.
  • Segurança: Assim como o cartão principal, o cartão adicional pode ser protegido por uma senha para garantir que apenas o titular autorizado possa usá-lo.

29. O que é a agência do cartão?

A agência do cartão, também conhecida como agência bancária, é o local físico responsável pela sua conta. Neste local, você pode solicitar informações, realizar transações e receber suporte relacionado aos serviços oferecidos pelo emissor do cartão.

Você pode encontrar o número da sua agência no próprio cartão físico, junto com suas informações pessoais, como nome e data de validade do cartão. 

Os primeiros números da série representam a agência e os separados por hífen (-) são os números da conta. Lembrando que a quantidade de números pode mudar conforme a instituição emissora do cartão.

30. Como saber o endereço da Agência do cartão?

Para saber o endereço da agência do seu cartão, basta:

  • Ir ao site do seu banco
  • Buscar a aba “Agências” ou “Pontos mais perto de você
  • Digitar o número da sua agência

Você também pode procurar em aplicativos de localização, como o Maps ou o Waze, como “Agência ****, do banco *****”.

31. O que é CVV do cartão de crédito?

O CVV (Card Verification Value) é o código de segurança do cartão. Ele possui de três a quatro dígitos e fica na parte de trás dos cartões de crédito e débito. Seu objetivo é verificar se é o titular do cartão que está de fato realizando a transação.

Ele é utilizado como medida de segurança em transações não presenciais, como compras online ou por telefone.

Mesmo que um fraudador tenha acesso aos dados do cartão (número do cartão, data de validade, etc.), ele normalmente não terá o CVV, não podendo efetuar a transação.

Por isso, é importante manter o CVV em segurança e não compartilhá-lo com ninguém. 

local onde fica o CVV do cartão Asaas.

32. O que é a bandeira do cartão?

A bandeira do cartão é a entidade responsável pela operação do sistema de cartão, como Visa, Mastercard, American Express, Elo, Hipercad, etc

Essas empresas formam uma rede de intermediação de vendas, certificando-se de que o dinheiro será transitado da conta do cliente para o comerciante.

Cada bandeira possui suas próprias regras e formas de uso. Por isso, busque ler os termos antes de utilizar os cartões.

33. O que é anuidade de cartão de crédito?

A anuidade do cartão de crédito é uma taxa cobrada uma vez ao ano, durante um período de contrato, pelo cartão, independentemente de você usar ou não

O valor pode variar conforme o tipo de cartão e a organização financeira utilizada. Geralmente, cartões de crédito com mais benefícios tendem a ter anuidades mais altas do que cartões básicos.

34. O que é iToken do cartão?

O iToken do cartão é um código autenticador temporário do Banco Itaú, usado para garantir a segurança em transações bancárias online da instituição.

Esse código é gerado por dispositivos físicos ou aplicativos de banco e é usado com a senha pessoal para autorizar operações financeiras. Ele ajuda a proteger contra fraudes e permite que apenas o titular do cartão possa realizar transações.

35. O que é juros rotativo do cartão de crédito?

O juros rotativo do cartão de crédito é a taxa aplicada no saldo devedor do titular do cartão quando ele opta por pagar apenas uma parte do valor total da fatura

O saldo que não foi pago integralmente é chamado de “saldo rotativo”, onde a instituição financeira aplica o juros rotativo, geralmente sendo uma das taxas de juros mais altas

Por exemplo: suponha que você sua fatura no cartão de crédito é de R$ 700, mas você opta por pagar apenas R$ 300 até a data de vencimento. Os R$ 400 faltantes se tornaram o saldo rotativo, que é o valor onde o juros rotativo será aplicado.

36. O que é limite de saque no cartão de crédito?

O limite de saque no cartão de crédito é o valor máximo que um titular de cartão pode retirar em dinheiro usando o cartão de crédito. Este limite é determinado pelo emissor do cartão e geralmente é uma porcentagem do limite de crédito total do titular do cartão.

Para sacar esse valor, basta:

  • Ir na agência bancária do cartão, ou encontrar um caixa eletrônico
  • Colocar seu cartão na máquina
  • Seguir as instruções de autenticação
  • Selecionar a opção “saque
  • Inserir o valor desejado (dentro do limite do cartão)

É importante observar que os saques no cartão de crédito estão sujeitos a taxas adicionais e juros desde o momento da retirada. Portanto, é importante conhecer bem as instituição financeira utilizada.

No Asaas, por exemplo, você tem a opção de solicitar a antecipação de recebíveis como uma forma de conseguir dinheiro rápido para outras atividades. 

A grande vantagem é que você não precisa retornar o valor para a instituição, tendo em vista que o dinheiro já é seu.

37. O que é NFC do cartão?

A NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia de aproximação que permite a comunicação sem fio de curto alcance entre dispositivos, como smartphones e cartões.

Por meio dessa tecnologia, os titulares de cartão podem finalizar pagamentos apenas aproximando o cartão de um terminal de pagamento habilitado para NFC, sem precisar de senhas. 

Basta tocar o cartão nos dispositivo de pagamento para completar a transação.

38. O que são administradoras de cartão de crédito?

São as instituições financeiras responsáveis por emitir os cartões de crédito para os consumidores, como Itaú, Bradesco, e empresas financeiras como Credicard.

As administradoras de cartão de crédito são responsáveis por uma variedade de funções relacionadas ao processamento de transações, como:

  • Emissão de Cartões
  • Estabelecimento de Limites de Crédito
  • Cobrança de Taxas
  • Gerenciamento de Contas
  • Processamento de Transações
  • Serviço ao Cliente

39. Qual a diferença entre cartão de crédito e débito?

As principais diferenças entre um cartão de crédito e um cartão de débito estão relacionadas à fonte de fundos e ao método de pagamento. 

No Cartão de Crédito os usuários têm acesso a uma linha de crédito pré-aprovada, que permite fazer compras e pagar posteriormente, junto a fatura do cartão. Cada compra no cartão de crédito é como um empréstimo temporário, sujeito a juros se não for pago.

Já os cartões de débito estão vinculados aos fundos disponíveis na conta bancária. Ou seja, as compras são pagas com o valor disponível na conta. Geralmente, não há taxas mensais ou juros associados ao uso do cartão de débito.

40. É melhor vender com cartão de débito ou crédito?

A decisão sobre se é melhor vender com cartão de crédito ou débito depende de vários fatores, como:

  • Custos de Processamento: As transações de débito geralmente têm taxas de processamento mais baixas do que no crédito. Por isso, é necessário avaliar se faz sentido oferecer a modalidade, conforme o fluxo de pagamento por crédito.
  • Comportamento do Cliente: A escolha entre o cartão de crédito e de débito pode variar conforme o consumidor. Por isso, é importante conhecer o comportamento de compra dos seus clientes para entender quais meios de pagamento oferecer.
  • Tipo de negócio: Os meios de pagamento devem fazer sentido com o tipo do seu negócio. É preciso entender se suas vendas são voltadas ao varejo ou atacado, o valor do ticket médio, os riscos de chargeback, etc. Tudo isso ajudará a entender o melhor meio de pagamento para oferecer.

Vale lembrar que quanto mais opções de pagamento sua empresa tiver, maior a chance de fechar suas vendas, deixando seu cliente satisfeito com a escolha de pagamento. 

41. Para que serve o cartão corporativo?

O cartão corporativo é utilizado por empresas e organizações para facilitar os processos de compra e pagamento, bem como para controlar e monitorar os gastos corporativos. As principais finalidades e benefícios do cartão corporativo são:

  • Facilitar o pagamento das despesas dos funcionários
  • Centralizar o controle de gastos
  • Automatizar processos de pagamento
  • Garantir segurança e controle

42. Para que serve o cartão adicional?

O cartão adicional é uma opção de extensão do benefício do cartão de crédito para os dependentes do titular da conta principal. Por meio desse cartão extra, é possível:

  • Compartilhar conta e crédito
  • Facilitar o pagamento de despesas conjuntas
  • Controlar Gastos
  • Compartilhar os benefícios do cartão titular

43. Cartão de débito tem anuidade?

Em geral, os cartões de débito não possuem anuidade. Diferente das operações por crédito, os cartões de débito estão vinculados diretamente à uma conta bancária e geralmente não são cobradas taxas recorrentes para seu uso.

Algumas instituições financeiras cobram taxas por serviços adicionais ligados ao cartão de débito, como emissão do cartão, saques em caixas, etc, mas sem anuidade.

De todo modo, é importante verificar os termos e condições da sua conta digital, para saber quais taxas, juros e condições associadas ao seu cartão de débito.

44. Cartão de débito tem fatura?

Não, os cartões de débito não geram faturas como os cartões de crédito

Quando você usa um cartão de débito para fazer uma compra, o valor é retirado do saldo disponível em sua conta bancária vinculada ao cartão. Ou seja, não há um período de faturamento e você não acumula uma dívida a ser paga posteriormente.

Neste caso, você pode acompanhar a sua movimentação financeira por meio do extrato, que registra todas as transações realizadas por aquela conta.

45. Quais são as bandeiras de cartão?

As bandeiras de cartão são empresas de processamento de pagamentos globais que operam as redes de cartões de crédito e débito. Elas são responsáveis por fazer toda a comunicação da transação, permitindo que o dinheiro seja transferido entre as contas.

As principais bandeiras de cartão do Brasil são:

  • Elo
  • HiperCard
  • Banescard
  • Sorocred
  • Policard
  • Cabal
  • CredSystem
  • Sodexo
  • Ticket
  • VR Benefícios

46. Quais são as adquirentes de cartão?

As adquirentes de cartão são as empresas responsáveis por processar as transações financeiras realizadas com cartões de crédito e débito em estabelecimentos comerciais. 

Elas atuam como intermediárias entre os comerciantes, os bancos e as bandeiras de cartão, fornecendo os equipamentos e tecnologia de processamento da transação.

As principais adquirentes de cartão no Brasil são:

  • Cielo
  • Rede (Itaú)
  • GetNet (Santander)
  • Stone
  • PagSeguro
  • SafraPay
  • SumUp

47. Quais são as formas de aceitar cartão de crédito e débito?

Você pode vender por cartão de crédito em lojas físicas ou online. Cada uma das situações exige formas próprias para aceitar o pagamento. É comum que os comerciantes utilizem recursos como:

  • Maquininha de Cartão: Apesar de eficiente, a maquininha tem algumas limitações, como uso exclusivo presencial e custos adicionais.
  • Link de Pagamento: O link de pagamento é utilizado para enviar a cobrança por cartão de crédito por mensagem de texto (WhatApp, Facebook, SMS, E-mail, etc).
  • API de Pagamentos: Com uma API, é possível receber diversos tipos de pagamentos no seu e-commerce.
  • Conta digital Asaas: O Asaas oferece diversas soluções de cobranças. Abrindo a sua conta digital, você pode receber por cartão sem maquininha, por meio da função “Cobrar Agora”, ou utilizar soluções de cobrança no crédito online.
A imagem compara as vantagens do Asaas com outras contas tradicionais.

48. Quais são os tipos de cartões de crédito?

O cartão de crédito é um meio de pagamento amplo, que possui diversas formas de uso. Num panorama geral, os cartões se encaixam dentro das categorias:

  • Nacional: É o tipo mais tradicional de cartão de crédito, para ser utilizado dentro do Brasil. 
  • Internacional: Esse tipo de cartão permite realizar transações em estabelecimentos ao redor do mundo e também em lojas online internacionais. 
  • Pré-pago: No cartão pré-pago você deve depositar um determinado valor antes de utilizar, definindo o limite do cartão de acordo com a recarga. 
  • Pós-pago: Um cartão pós-pago é um tipo de cartão de crédito no qual você faz suas compras e recebe uma fatura mensal depois com o total gasto, conforme o limite aprovado pelo o banco ou fintech

Além disso, existem cinco sub-categorias de cartão utilizadas pelas instituições financeiras. Elas ajudam a diferenciar o status do cliente dentro da organização. Cada um deles tem seus próprios limites, benefícios e taxas. São eles:

  • Gold: Os cartões Gold geralmente oferecem benefícios adicionais, como seguro de viagem ou assistência médica. Eles também podem ter limites de crédito mais altos e exigir uma renda mínima mensal mais elevada. 
  • Platinum: Os cartões Platinum são ainda mais exclusivos e oferecem uma variedade de benefícios adicionais maior do que o gold. Eles geralmente têm uma anuidade mais alta e podem exigir uma renda mínima ainda maior.
  • Black (ou Infinite): Considerado o cartão de crédito com mais benefícios disponíveis, o Black oferece uma ampla gama de benefícios exclusivos. Eles têm a anuidade mais alta que outros cartões e exigem uma renda mensal muito alta.

49. Quais são os tipos de máquina de cartão?

A maquininha de cartão é a maneira mais tradicional para recebimento por cartão de crédito. Ela pode ser de vários tipos:

  • POS (Point of Sale): Aceita a grande maioria das bandeiras de cartões, funciona a partir da conexão com uma linha telefônica e não exige outro equipamento para fazer a impressão de notas
  • POO (Point of Outdoor): É o aparelho mais prático, podendo ser levado para qualquer lugar, e funciona por meio de um chip interno da operadora de celular. 
  • POO (Point of Outdoor) Wireless: Funciona por meio de sinal Wi-Fi. Por isso, a conexão do local precisa ser muito boa. 
  • TEF (Transferência Eletrônica de Fundos): É o tipo mais usado por empresas com grande quantidade e fluxo de consumidores. Não é apenas o equipamento, mas todo um sistema que permite emitir notas e receber pagamentos.

Além de usar as máquinas de cartão, você pode receber por cartão de crédito sem maquininha, usando o Cobrar agora, por exemplo, com ele, você só precisa do celular e do App do Asaas, é fácil, rápido e simples usar. Entenda como funciona!

A imagem mostra a tela de criar cobrança do Aplicativo do Asaas: Cobrar Agora

50. Qual é o prazo para estorno do cartão de crédito?

Na maioria dos casos, o estorno no cartão de crédito pode ocorrer em até 24 horas após a confirmação do cancelamento pelo estabelecimento comercial. 

No entanto, esse prazo pode variar dependendo da empresa responsável pela máquina de cartão, podendo chegar a até 15 dias em algumas situações.

Para mais informações, busque o suporte do seu banco.

51. Quanto tempo demora o reembolso no cartão de crédito?

O reembolso no cartão de crédito, em muitos casos, pode ser feito em até 24 horas após o cancelamento ser confirmado pelo estabelecimento

No entanto, esse prazo pode ser mais longo, dependendo da empresa que administra a máquina de cartão, podendo levar até 15 dias para processar o estorno

52. Quanto tempo demora para cair o dinheiro da maquininha?

Após o pagamento da compra por crédito na maquininha, a sua empresa recebe o valor da compra dentro de 35 dias corridos. Se a compra tiver sido parcelada, as parcelas serão recebidas de forma mensal.

Esses valores podem ser transferidos para a conta bancária da empresa ou ainda podem ser usados para pagar contas diretamente usando o saldo.

No Asaas, o cálculo para a data de compensação ocorre 32 dias após a data em que o pagador passou o cartão

53. Quanto tempo demora para constar pagamento de cartão de crédito?

O tempo para o pagamento de cartão de crédito constar na fatura pode variar dependendo de diversos fatores, como:

  • Pagamento Online ou por Aplicativo: Pagamentos feitos online ou por meio de aplicativos móveis geralmente são processados em, no máximo, 2 dias.
  • Pagamento em Agência Bancária: Pagamentos realizados na agência bancária física, pode levar até 3 dias úteis para serem processados e refletidos na fatura.
  • Pagamento por Boleto Bancário: Se o pagamento for realizado por boleto, pode demorar um pouco mais, de 2 a 5 dias úteis, conforme o banco escolhido.

É importante ressaltar que esses prazos podem variar conforme o emissor do cartão e a instituição financeira responsável por receber a cobrança.

54. Como funciona o cartão de crédito para empresas?

Um cartão de crédito pessoa jurídica funciona de forma parecida com um cartão de crédito para pessoa física. Neste caso, a instituição estabelece um limite de crédito e a empresa pode fazer compras e pagar as despesas corporativas.

Além disso, o cartão de crédito para empresa pode funcionar como um cartão pré-pago, permitindo controlar os gastos de maneira mais fácil.

55. Como funciona o cartão de débito?

Um cartão de débito é uma forma de pagamento vinculada diretamente à conta bancária do titular. Ou seja, sem a necessidade de ter uma linha de crédito. 

Quando você faz uma compra usando um cartão de débito, o valor da transação é reuzido diretamente do saldo disponível em sua conta corrente, evitando dívidas futuras. 

Neste caso, o limite do cartão de débito é igual ao valor disponível da sua conta bancária. Caso você não tenha saldo suficiente, a transferência é recusada imediatamente.

56. Como funciona o cartão adicional?

O cartão adicional é um cartão extra, solicitado pelo titular da conta à um dependente financeiro, que fica vinculado ao cartão principal. 

Ele funciona como um cartão de crédito ou débito, conforme a escolha do portador da conta. Para utilizá-lo, é importante saber que:

  • Limite de Gastos: O titular da conta principal pode definir um limite de gastos para o cartão adicional.
  • Uso e Responsabilidade: Qualquer dívida ou saldo devedor gerado pelo uso do cartão adicional será de responsabilidade do titular da conta principal.
  • Segurança: Assim como o cartão principal, o cartão adicional pode ser protegido por uma senha para garantir que apenas o titular autorizado possa usá-lo.

57. Como funciona o cartão de crédito pré-pago?

O cartão de crédito pré-pago funciona de forma um pouco diferente de um cartão de crédito tradicional, precisando ser carregado antecipadamente pelo titular do cartão

Abaixo, veja como funciona o cartão pré-pago:

  • Carregue o cartão com o valor desejado: O primeiro passo é depositar dinheiro no cartão antes de usá-lo. Você pode fazer isso na agência ou no aplicativo financeiro do seu cartão.
  • Use como Cartão de Crédito: Para usar o cartão pré-pago, você deve fazer compras em lojas que ofereçam a opção de pagamento no crédito.
  • Recarregue: Ao zerar o saldo do cartão pré-pago, você pode recarregá-lo com mais dinheiro sempre que precisar, permitindo que você o use repetidamente.

Vale lembrar que os cartões pré-pagos têm recursos de segurança iguais aos outros cartões, como proteção contra fraudes e opções para bloquear o cartão roubado.

58. Como funciona o cartão corporativo?

O cartão corporativo é um cartão disponibilizado para os colaboradores para despesas de trabalho, como eventos, cursos, viagens, passagens, hotéis, alimentação etc. 

É um tipo de cartão pré-pago (pagamento antes da compra), que tem um limite de valor assim como um cartão de crédito comum.

Por exemplo, suponha que um funcionário precise se reunir em um jantar com investidores. Neste caso, a empresa realiza uma pesquisa sobre os possíveis gastos e então transfere antecipadamente os fundos necessários para o funcionário.

59. Como funciona a anuidade do cartão?

A anuidade do cartão é uma taxa cobrada todo ano, em uma data estabelecida em contrato. Essa cobrança é feita pelo emissor do cartão de crédito como uma espécie de taxa de manutenção. 

O valor dessa taxa pode variar conforme a instituição financeira escolhida, assim como os benefícios inclusos em cada pacote de anuidade.

60. Como funciona a compra parcelada no cartão de crédito?

Ao fazer o parcelamento de uma compra, uma cobrança mensal será gerada e encaminhada ao consumidor, até chegar ao número total de parcelas definidas

Vale ressaltar que é possível antecipar o pagamento de parcelas com vencimento futuros, podendo ganhar descontos na fatura. Porém, em caso de atraso, serão cobrados os juros e multas estabelecidos pelo vendedor, de forma automática.

61. Como funciona a maquininha de cartão?

Uma maquininha de cartão, também conhecida como terminal de pagamento eletrônico, é uma ferramenta muito utilizada por comerciantes e varejistas para cobrar seus clientes. 

De forma geral, após o vendedor informar os dados da compra, basta que o cliente aproxime ou insira o cartão no aparelho e informe a senha para fazer o pagamento.

Dentro do aplicativo Cobrar Agora do Asaas, é possível vender por cartão utilizando apenas o celular. Na mesma hora, o seu cliente recebe a informação se a cobrança foi aprovada ou não.

Por meio dessa ferramenta, o vendedor pode gerar um QR Code Pix ou adicionar os dados de cartão de crédito para que os clientes realizem o pagamento.

62. Como funciona o estorno no cartão de crédito?

O estorno no cartão de crédito é um processo pelo qual um valor anteriormente cobrado em uma transação é creditado de volta ao titular do cartão. Essa situação pode ocorrer por diversos motivos, como quando a cobrança é indevida ou se o produto não foi entregue.

Esse processo de estorno no cartão de crédito:

  • Solicitação de Estorno: O estorno é iniciado quando o titular do cartão contesta uma transação financeira ao banco emissor do cartão.
  • Investigação da Disputa: Após receber a solicitação de estorno, o emissor do cartão inicia uma investigação para determinar a validade da disputa. 
  • Crédito Provisório: Durante esse processo, o valor da transação pode ser temporariamente creditado na conta do titular, evitando que ele seja prejudicado.
  • Resolução da Disputa: Com base na analise, o emissor do cartão determina se o estorno é justificado ou não. Caso o pagamento seja contestado, o valor retornado permanece na conta do titular. Do contrário, a dívida é reaplicada à fatura
  • Prazo para Estorno: O estorno geralmente ocorre dentro de um prazo especificado após a resolução da disputa. Esse prazo pode variar dependendo das políticas do emissor do cartão, sendo no máximo 30 dias.

Este processo visa proteger os direitos e interesses do titular do cartão em caso de cobranças indevidas ou problemas com produtos ou serviços adquiridos.

63. Como funciona o recebimento por cartão de crédito?

O recebimento por cartão de crédito funciona por meio de uma Instituição de Pagamento (IP), que oferece serviços específicos para essas atividades financeiras. 

Geralmente, as lojas utilizam os sistemas de pagamento para atuarem como intermediários da compra. Basicamente, eles podem emitir cobranças, enviar notificações de vencimento, emitir nota fiscal, etc. Tudo depende da Instituição Financeira escolhida.

O Asaas, por exemplo, é uma IP autorizada pelo Banco Central, que oferece recursos financeiros completos e eficientes para ajudar empresas a crescerem ainda mais

Abrindo a sua conta digital, você tem acesso a diversos serviços de recebimento, inclusive por cartão de crédito. Você pode receber por crédito utilizando:

  • Link de Pagamento: Utilizado em vendas presenciais e físicas. Basta ter o contato do cliente para encaminhar o link de pagamento Asaas via mensagem de texto.
  • Cobrar Agora: Indicado para vendas presenciais. Por meio do aplicativo do Asaas, você pode cobrar seus clientes por cartão de crédito utilizando apenas o celular.
  • API de Pagamento: Plataforma de pagamento para vendas online. Com o sistema do Asaas, o seu cliente pode realizar o pagamento com cartão de crédito direto no seu site.

Os pagamentos recebidos por crédito são compensados dentro de 30 dias corridos, tendo a possibilidade de solicitar a antecipação de recebíveis.

230821 layout conteudo blog 03

64. Como funciona a cobrança recorrente no cartão de crédito?

Nas vendas recorrentes, os clientes autorizam que suas informações de cartão de crédito sejam armazenadas e utilizadas para pagamentos regulares

Esse tipo de serviço funciona como assinaturas de serviços de streaming, como Spotify, Netflix, Amazon, etc.

Conforme o plano escolhido (quinzenal, mensal, semestral ou anual), a fatura é enviada automaticamente para o cliente, que pode usar o serviço ou produto periodicamente.

65. Como funciona o recebimento de pagamento a prazo no cartão?

Nas vendas à prazo, o cliente tem a opção de dividir o pagamento em várias parcelas ao longo de um período predeterminado. Isso é bom porque os clientes podem dividir um valor de compra alto, se organizando melhor financeiramente.

O ponto negativo é que o vendedor recebe os valores apenas conforme as faturas vão sendo quitadas, o que pode prejudicar o fluxo de caixa – ainda que existam soluções para solucionar essa demanda, como a antecipação de recebíveis do Asaas.

66. Como funciona o recebimento de pagamento à vista no cartão?

Nas vendas pelo crédito à vista, o cliente faz uma compra e opta por pagar o valor total da transação no próximo vencimento do seu cartão de crédito. 

Neste caso, o pagador utiliza o crédito do banco para fazer o pagamento à vista. Ou seja, o vendedor recebe o valor total na data de vencimento do cartão do cliente, descontadas as taxas de processamento.

67. Como funciona a fatura do cartão de crédito?

A fatura do cartão de crédito é um resumo das compras feitas durante um mês. Ela lista tudo que você comprou naquele período e o valor total a ser pago. 

O prazo para pagar essa fatura é estabelecido pela emissora de cartão. Se pagar o valor total, não há juros. Se pagar apenas parte, terá que pagar juros rotativos sobre o restante

Esse ciclo se repete mensalmente, enquanto o cliente utilizar a linha de crédito via cartão.

68. Como funciona o cartão por aproximação?

O cartão por aproximação funciona através da tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a comunicação sem fio entre dispositivos próximos.

O processo é simples e rápido. O usuário precisa apenas aproximar o cartão da máquina de pagamento e a transação é concluída.

Geralmente, transações de valores baixos podem ser realizadas sem a necessidade de senha, aumentando a praticidade para compras rápidas. Porém, nas transferências de valores altos, para garantir a segurança do titular, o sistema pode solicitar autenticação.

69. Como funciona o limite do cartão de crédito?

O limite do cartão de crédito é o valor máximo da linha disponibilizada para sua conta. Ou seja, o valor máximo que pode ser gasto no cartão.

Quando você usa o cartão para comprar algo, o valor da compra é subtraído desse limite. Assim, quando você paga a fatura, o limite é recuperado.

É importante usar o cartão com responsabilidade, dentro do limite, e pagar as faturas em dia para evitar problemas financeiros.

70. Como funciona o pagamento mínimo do cartão?

O pagamento mínimo do cartão de crédito é uma opção oferecida aos titulares da conta para evitar atrasos no pagamento da fatura. Este é o valor mais baixo que você pode pagar para poder continuar utilizando esse serviço bancário.

Ao optar pelo pagamento mínimo, você deve pagar parte da quantia total, que é estipulada pela instituição financeira envolvida, até a data de vencimento da fatura. 

O restante do saldo, não pago, será rolado para o próximo mês, entrando no que chamamos de juros rotativos, que tende a ser maior do que os juros tradicionais.

Portanto, embora o pagamento mínimo possa ser uma solução temporária para evitar atrasos, é importante pagar o valor total da fatura sempre que possível!

Lembre-se que existem soluções mais viáveis e seguras de conseguir dinheiro, assim como a antecipação de recebíveis do Asaas.

71. Como funciona o parcelamento da fatura do cartão de crédito?

O parcelamento da fatura do cartão de crédito permite dividir o valor total da dívida em prestações menores. Você escolhe o número de parcelas desejadas junto ao seu banco e paga uma determinada quantia a cada mês, facilitando o pagamento

Essa opção é recomendada para as situações onde o valor total da fatura é alto e você não consegue pagar tudo de uma vez só

Porém, é importante verificar as condições do parcelamento,incluindo as taxas de juros aplicáveis, e pagar dentro do prazo para evitar custos extras.

72. Como funciona o reembolso no cartão de crédito?

Um estorno no cartão de crédito é a devolução de um valor que já foi debitado da sua fatura. Geralmente, esse procedimento é feito nos casos de devolução de um produto, cancelamento de um serviço ou contestação de uma cobrança indevida.

Para pedir o reembolso, você precisa entrar em contato com o estabelecimento onde a compra foi efetuada e explicar a situação

Essas empresas podem solicitar informações adicionais para processar o estorno, como comprovantes de compra, fotos e outros detalhes da transação. Por isso, lembre-se de guardar esses dados.

A empresa analisa o pedido, e, caso o estorno seja validado, a transação é iniciada por meio da operadora do cartão de crédito. 

Caso a operação não tenha sido autorizada por você, é preciso entrar em contato diretamente com seu banco.

73. Como funciona o saque do cartão de crédito?

O saque do cartão de crédito permite retirar dinheiro em espécie de caixas eletrônicos. Basta inserir o cartão, selecionar o valor desejado e seguir as instruções

Porém, isso gera taxas e juros, e o valor sacado é adicionado à sua fatura para pagamento na próxima data de vencimento. É aconselhável usar esse saque apenas em emergências devido aos custos extras envolvidos.

74. Como funcionam os pontos do cartão de crédito?

Os pontos do cartão de crédito são como recompensas. Conforme seu cartão é utilizado para comprar algo, esses pontos vão aumentando e, depois, você pode trocar esses pontos por outras coisas, como viagens ou produtos. 

Vale lembrar que alguns cartões cobram uma taxa de participação no programa de pontos. Além disso, os pontos têm um prazo de validade, então é importante usá-los antes que expirem. 

75. É permitido vender com acréscimo no cartão de crédito?

Sim. Os comerciantes podem acrescentar um valor adicional nas cobranças realizadas por crédito, conforme a Lei nº 13.455/2017.

Ainda que a lei permita valores diferenciados do produto baseado na forma de pagamento, uma boa prática é precificar todos os produtos baseados na operação por crédito

Dessa forma, você pode oferecer descontos para quem pagar à vista, melhorando seu relacionamento com o cliente e incentivando o pagamento na hora.

76. É permitido cobrar taxa de maquininha do cliente?

De acordo com a Lei nº 13.455/2017, os estabelecimentos comerciais têm permissão para cobrar um valor extra nas transações feitas por cartão de crédito.

Uma sugestão é definir todos os preços considerando o pagamento por crédito. Isso permite que o estabelecimento ofereça descontos para pagamentos à vista, o que pode melhorar o relacionamento com o cliente e incentivar o pagamento imediato.

77. É permitido não aceitar cartão de crédito?

Sim. No Brasil, não existem métodos de cobrança obrigatórios. Os comerciantes podem escolher os meios de cobrança que vão utilizar em seus estabelecimentos, buscando maior conveniência e flexibilidade para recebimento.

Porém, lembre-se que quanto mais métodos de pagamentos estiverem disponíveis, maior serão as opções para seu cliente, melhorando o nível de satisfação com a compra

78. É possível aceitar cartão de débito nas compras online?

Sim, é possível aceitar cartão de débito em compras online, mas requer a integração com uma plataforma de pagamento que suporte essa função. 

Os clientes precisam fornecer os detalhes do cartão durante o checkout, como número, validade e código de segurança. Depois da verificação, o pagamento é processado e a compra é concluída.

No Asaas, é possível fazer uma integração white label. Assim, o seu cliente realiza o pagamento com cartão de crédito dentro do seu próprio site, sem que ele precise sair daquele ambiente online. 

Além disso, ele sequer enxerga a marca da plataforma de cobrança, passando ainda mais confiança por identificar sua marca durante todo o tempo.

79. É possível cancelar uma compra no cartão de crédito?

Sim, é possível cancelar uma compra no cartão de crédito. Você precisa apenas:

  • Falar com a operadora do cartão de crédito
  • Descrever o motivo de cancelar a compra
  • Enviar os documentos necessários
  • Aguardar a análise do pedido

Geralmente, o reembolso ocorre dentro de 30 dias.

80. É possível fazer Pix com cartão de crédito?

Para fazer um Pix com cartão de crédito, primeiramente, é necessário conferir se há limite de crédito na conta para a operação. Se o limite estiver dentro do necessário, você pode:

  • Abrir o seu aplicativo financeiro
  • Acesse a seção “Pix”
  • Inserir os dados da operação e a chave Pix
  • Selecionar o cartão de crédito como pagamento
  • Inserir o número de parcelas
  • Confirmar a operação

Lembre-se de buscar uma instituição financeira que realmente possa colaborar com suas operações empresariais. No Asaas, por exemplo, você tem a possibilidade de pedir a antecipação de seus recebíveis, podendo ser uma opção mais eficaz que o crédito.

81. É possível pagar boleto com cartão de crédito?

Sim, é possível pagar boleto com cartão de crédito. Porém, nem todas as instituições oferecem essa modalidade de pagamento. 

No Asaas, por exemplo, os boletos são emitidos com QR code, possibilitando que os clientes consigam pagar por meio do Pix crédito.

82. É possível sacar dinheiro do cartão de crédito?

Algumas instituições financeiras permitem que o cliente saque o dinheiro usando o cartão de crédito. Para receber esse valor, basta:

  • Ir na agência bancária do cartão, ou encontrar um caixa eletrônico
  • Colocar seu cartão na máquina
  • Seguir as instruções de autenticação
  • Selecionar a opção “saque”
  • Inserir o valor desejado (dentro do limite do cartão)

Lembre-se que, conforme os termos de uso do cartão, esse saque está sujeito a taxas e juros. Por isso, busque mais informações com seu banco!

Por meio do sistema do Asaas, por exemplo, você pode solicitar a antecipação de recebíveis. Com esse recurso, você tem acesso às cobranças não compensadas, por taxas menores que o crédito.

83. É possível ultrapassar o limite do cartão de crédito?

É possível gastar mais do que o limite do cartão de crédito em algumas situações, mas isso tem custos extras e pode prejudicar suas finanças. Quando uma compra excede o limite, é chamado de “estouro de limite”. 

Isso pode resultar em taxas adicionais e juros mais altos, além de impactar negativamente sua pontuação de crédito. Por isso, é importante saber controlar seus gastos para evitar esse tipo de problema. 

Se precisar gastar mais, é melhor falar com o emissor do cartão para explorar opções adequadas para a sua situação. 

No Asaas, por exemplo, você pode antecipar o recebimento do dinheiro que ainda não foi compensado, substituindo a necessidade de crédito.

84. É possível usar cartão virtual na maquininha?

Não é possível utilizar um cartão virtual em uma maquininha física. 

Os cartões virtuais são projetados para transações online e são associados a contas específicas para compras pela internet

Já as maquininhas físicas ou dispositivos de pagamento são usados para processar pagamentos presenciais, com cartões físicos, por senha ou por aproximação. 

85. É possível ter cartão de crédito sem abrir conta?

Não é possível ter um cartão de crédito sem ter uma conta financeira vinculada à ele.  Porém, existem algumas exceções, como os cartões de crédito pré-pagos ou adicional. 

Nesses casos, os cartões estão vinculados a uma conta de outra pessoa titular, não tendo ligação bancária com quem está utilizando o cartão. 

Esses são os dois únicos cenários onde a pessoa que usa o cartão de crédito não precisa ter conta.

86. Como acumular milhas no cartão de crédito?

Para acumular milhas no cartão de crédito, você precisa se inscrever em um programa de recompensas oferecido pela instituição emissora do cartão ou pela bandeira do cartão. As maneiras mais comuns de acumular milhas são:

  • Gastos com o cartão: Cada vez que você usa o cartão de crédito para fazer compras específicas, acumula milhas com base no valor gasto. 
  • Bônus de inscrição: Alguns cartões oferecem bônus de milhas quando você se inscreve no programa de recompensas.
  • Promoções especiais: Periodicamente, os emissores de cartões de crédito oferecem promoções especiais onde você pode ganhar milhas extras ao fazer compras em determinadas categorias de gastos ou em lojas parceiras.
  • Transferências de pontos: Alguns programas de recompensas permitem que você transfira pontos ou milhas de outros programas para sua conta de cartão de crédito.
  • Uso de serviços adicionais: Alguns cartões oferecem milhas extras quando você usa serviços adicionais, como aluguel de carros ou reserva de hotéis.

É importante verificar os termos e condições do programa de recompensas do seu cartão de crédito para entender como acumular e resgatar milhas de forma eficaz.

87. Como aumentar o limite do cartão de crédito?

O limite do cartão de crédito é liberado pelo próprio banco ou emissora do cartão. Para conseguir aumentar o limite do seu cartão de crédito, você pode adotar algumas estratégias, como:

  • Pagar suas faturas em dia e integralmente
  • Usar apenas 70% do limite crédito 
  • Atualizar sua renda no cadastro, caso tenha aumentado
  • Solicitar um aumento diretamente com o emissor
  • Monitorar sua pontuação de crédito para possíveis melhorias

Lembre-se de que cada emissor de cartão de crédito tem políticas diferentes em relação a aumentos de limite. Por isso, é importante verificar com o seu emissor de cartão quais são as opções disponíveis para você.

88. Até quantas vezes pode parcelar no cartão de crédito?

Geralmente, você pode parcelar uma compra em até 12 vezes no cartão de crédito, mas isso pode variar dependendo do estabelecimento e da política do emissor do cartão.

No geral, é possível parcelar em até 36 vezes. No entanto, é importante lembrar que parcelamentos em um número muito alto de vezes podem resultar em juros mais altos e aumentar o custo total da compra

89. Antecipar parcelas do cartão de crédito tem desconto?

O pagamento antecipado das parcelas do cartão de crédito geralmente não gera desconto. Porém, as políticas de uso podem variar conforme cada um dos emissores de cartão. 

Por isso, é importante sempre verificar diretamente com o emissor do cartão para entender quais benefícios ele oferece.

90. Cartão de aproximação precisa de senha?

O cartão por aproximação não pede senha para compras com valores pequenos, apenas para compras acima de R$100, podendo variar conforme a instituição financeira.

A aproximação por cartão de crédito é uma maneira fácil e eficiente de fazer suas cobranças. Lembre-se que quanto mais diversidade de pagamento sua empresa tiver, mais fácil será de fechar uma venda.

91. Quem usa cartão de crédito tem dinheiro a receber?

Quem usa cartão de crédito não tem dinheiro para receber. Esse tipo de mensagem é falsa e pode ser utilizada para aplicação de golpes de engenharia social. Por isso, fique atento e evite clicar em qualquer link relacionado a esse tipo de mensagem.

92. Como desativar a aproximação do cartão?

Para desativar a função de aproximação do seu cartão, siga estes passos simples:

  • Entre no aplicativo do seu cartão
  • Encontre a opção “pagamento por aproximação” ou “contactless” ou “NFC”
  • Toque em “desabilitar” ou “desativa”
  • Após o processamento, a função de aproximação será desativada.

Esse processo pode variar dependendo do banco emissor e do tipo de cartão que você possui. Por isso, caso tenha problemas, entre em contato com o suporte para obter instruções mais precisas.

93. Como vender com cartão de crédito pela internet?

Existem algumas formas de vender com cartão de crédito pela internet. Geralmente, os bancos ou as instituições de pagamento já oferecem esse tipo de serviço. 

O Asaas é uma conta digital para empresas, que permite a integração de recursos dentro do seu ambiente online. Por meio da API de pagamento, você garante que seu negócio possa oferecer os principais meios de pagamentos – como o cartão de crédito.

Além disso, com a API de pagamento do Asaas você pode tornar a jornada de compra mais eficiente e segura, oferecendo serviços como:

94. Como antecipar vendas no cartão de crédito?

Se a sua empresa recebeu por cartão de crédito, mas precisa do valor com urgência, você pode solicitar a antecipação de recebíveis por meio de uma plataforma de pagamento. 

Neste caso, o sistema financeiro adianta o dinheiro das vendas à vista e parceladas, para que a empresa receba o dinheiro antes do prazo determinado. Essa função é ideal para momentos em que você precisa quitar dívidas ou aumentar o fluxo de caixa.

No Asaas, você consegue receber esse valor da antecipação (com os descontos das taxas) no prazo de 2 dias úteis.

95. Quais são as vantagens de receber por cartão de crédito?

Receber por cartão de crédito pode ser muito vantajoso para sua empresa. Além de aumentar a possibilidade de fechar uma venda, oferecer esse tipo de pagamento agrega comodidade e uma boa experiência de compra para o cliente

Para o seu negócio, as principais vantagens são:

  • Facilidade de Pagamento: Aceitar cartões é uma forma simples e conveniente para os clientes realizarem suas compras.
  • Aumento das Vendas: Cartões oferecem diversas vantagens e praticidade para os consumidores, como registro de movimentação financeira e proteção contra fraudes.
  • Agilidade e Segurança: Transações eletrônicas garantem rapidez e segurança tanto para clientes quanto para comerciantes.
  • Gestão Financeira Simplificada: Registros eletrônicos facilitam o acompanhamento financeiro e tomada de decisões.
  • Flexibilidade de Parcelamento: Oferecer opções de parcelamento atrai clientes e incentiva compras maiores.
  • Expansão Online: Aceitar cartões possibilita a entrada no mercado digital, ampliando o alcance dos negócios.
  • Construção de Crédito: O uso responsável do cartão contribui para a construção do histórico de crédito do cliente, trazendo benefícios a longo prazo.

96. Como contestar uma compra no cartão de crédito?

A contestação de compra no cartão de crédito acontece quando um cliente pede o estorno do valor pago. Isso pode ocorrer se o cliente não reconhecer a cobrança, não receber o produto ou serviço, ou se houver suspeita de fraude

  • Reúna Documentação: Colete todos os documentos relacionados à transação, incluindo recibos, faturas de cartão de crédito, e-mails de cobrança e qualquer correspondência relevante com o vendedor.
  • Entre em Contato com o Vendedor: Tente resolver o problema diretamente com o vendedor, explicando a situação e solicitando um reembolso ou solução adequada.
  • Entre em Contato com a Administradora do Cartão: Se o vendedor resolver a situação ou se a transação parecer fraudulenta, entre em contato com o banco emissor do cartão de crédito.
  • Preencha o Formulário de Contestação: Preencha o formulário de contestação com informações detalhadas sobre a transação contestada.
  • Forneça Evidências: Anexe toda a documentação relevante que apoie sua contestação, como recibos, e-mails ou evidências de que o produto não foi entregue.
  • Acompanhe o Progresso: Fique de olho no progresso da contestação, caso precise fornecer informações adicionais ou esclarecer detalhes durante o processo.
  • Aguarde a Resolução: Após analisar o caso, a emissora do cartão enviará uma notificação sobre o resultado.

97. Como controlar vendas no cartão de crédito?

Para controlar suas vendas no cartão de crédito, é necessário acompanhar algumas métricas fornecidas pelo próprio emissor do cartão, como:

  • Vendas Realizadas e Registradas pela Operadora: As transferências via cartão ficam registradas na fatura, com os detalhes da compra. Esses dados ajudam na organização financeira da empresa, mostrando quais áreas o dinheiro é direcionado.
  • Pagamentos Previstos e Parcelados: O recebimento por cartão de crédito facilita o processo de pagamento, porém deixa contas pendentes para o futuro. Por isso, é importante ter uma régua de cobrança eficaz, para evitar inadimplência de clientes.
  • Cancelamentos e Contestação: O cartão de crédito permite o cancelamento e a contestação de pagamento. Por isso, é importante analisar se suas estratégias estão bem alinhadas e sempre acompanhar os processos de contestação.

Para fazer o controle de suas vendas no cartão de crédito, você pode recorrer a duas ferramentas principais:

  • Planilha de Controle: Uma opção é usar planilhas para gestão de recebíveis, que são familiares e não têm custo adicional. No entanto, essa abordagem requer um trabalho manual e atualizações constantes, sendo suscetível a erros.
  • Plataforma de Controle: Plataformas especializadas, assim como o Asaas, oferecem automação do processo, segurança e praticidade. Elas integram sistemas que possibilitam o controle das vendas, fornecendo recursos adicionais, como envio de lembretes de cobrança e emissão de nota fiscal automatizada.

98. Como criar link para pagamento no cartão de crédito?

Cada sistema tem seu próprio processo para criar cobrança. Geralmente, para criar o seu link de pagamento no cartão de crédito, basta acessar o seu aplicativo financeiro e:

  • Clique em “Criar cobrança
  • Coloque todas as informações da compra
  • Escolha a forma de pagamento
  • Confirme a criação da cobrança
  • Envie o link de pagamento
  • Acompanhe o status de pagamento

Vale lembrar que cada instituição pode aplicar taxas sobre as cobranças. Por isso, é importante entender os termos de uso da sua conta antes de gerar essas faturas.

No Asaas, por exemplo, você é cobrado apenas pelo recebimento da sua cobrança. Caso seu cliente não efetue o pagamento, sua empresa não precisará pagar pela taxa. 

Além disso, o sistema Asaas também faz o envio automático de notas fiscais e lembretes de cobrança, ajudando na redução de inadimplência.

99. Quem tem o MEI tem direito a cartão de crédito?

Como pessoa física, o MEI não tem direito automático a um cartão de crédito vinculado à sua empresa. Porém, ele pode solicitar um cartão de crédito à instituição financeira, assim como qualquer pessoa física, com base em sua renda e histórico de crédito pessoal.

Atualmente, existem empresas que oferecem serviços específicos para MEIs. O Asaas, por exemplo, é uma conta digital que oferece diversos serviços financeiros para empresas, como cobranças por cartão de crédito e assinaturas.

100. Quem tem CNPJ tem direito a cartão de crédito?

Sim, pessoas jurídicas podem solicitar cartões de crédito empresariais. Geralmente, esses cartões PJ oferecem benefícios e serviços específicos para a área empresarial, conforme a instituição financeira escolhida.

A conta digital Asaas para empresas, por exemplo, oferece diversos recursos de pagamento e gerenciamento de finanças. Por meio do cartão Asaas PJ, você pode utilizar seu saldo para quitar despesas, realizar pagamentos, controlar gastos, etc.

Fazendo o seu cadastro, você também tem acesso a outras ferramentas financeiras como: API de pagamento, antecipação de recebíveis, emissão de cobranças, consulta e negativação serasa, etc. 

101. Como receber com cartão de crédito?

Você pode receber por cartão de crédito em vendas físicas e online, aceitando pagamentos por cartão de crédito de várias maneiras. As formas de recebimento mais utilizadas pelos comerciantes são:

  • Maquininha de Cartão: Apesar de eficaz, a maquininha tem suas limitações, como a necessidade de uso presencial e custos adicionais.
  • Link de Pagamento: Com essa opção, você pode enviar cobranças por cartão de crédito por meio de mensagens de texto (WhatsApp, Facebook, SMS, E-mail, etc).
  • API de Pagamentos: Com uma API, é possível integrar diferentes métodos de pagamento ao seu site ou aplicativo de e-commerce, incluindo cartões de crédito.
  • Conta digital Asaas: O Asaas oferece diversas soluções de cobrança, incluindo a possibilidade de receber pagamentos por cartão sem uma maquininha física, usando a função “Cobrar Agora” ou outras soluções de cobrança online.

102. Como receber pagamento com cartão de crédito pelo celular?

Você pode receber por cartão de crédito pelo celular de duas maneiras:

  • Vendas online: No meio online, você precisa de um sistema de pagamento integrado ao seu e-commerce. Caso você não tenha um site, é possível utilizar outros meios de cobrança, como o Pix ou link de pagamento.
  • Vendas presenciais: Para receber por cartão de crédito presencialmente, você pode contar com uma maquininha de cartão ou com um aplicativo de cobrança por celular. 

Para ampliar seu alcance de vendas, você precisa contar com um sistema de pagamentos descomplicado, que oferece soluções para o ambiente físico e online, assim como o Asaas.

O sistema Asaas é flexível e atende todas as suas necessidades. Além de oferecer uma API de pagamento integrada para pagamentos online, o Asaas também disponibiliza o aplicativo “Cobrar Agora”, para vendas presenciais. 

Ou seja, você vende quando e onde quiser!

Além disso, você também escolhe como receber o dinheiro: transferências bancárias, pagamento de contas ou através do Cartão Asaas para saques ou compras.

103. Como receber pagamento por cartão de crédito online?

Existem duas formas principais de vender por cartão de crédito online: Link de pagamento e API de pagamento.

  • Link de pagamento:  Esse meio de pagamento é principalmente indicado para os empreendedores que não têm uma loja virtual. Neste caso, você cria o link de pagamento e pode enviar por mensagem de texto online, nas redes sociais, SMS, e-mail, WhatsApp, etc. 
  • API de Pagamento: Esse método é indicado para os empreendimentos que utilizam plataformas digitais para vendas. Por meio API de pagamento ou gateway de pagamento, é possível integrar os serviços oferecidos pela instituição de pagamento.

Por meio da API de pagamentos do Asaas você consegue integrar a automatização de pagamentos no seu negócio, simplificando e aumentando a otimização do processo

sistema api do asaas

104. Como calcular o juros da maquininha?

Para calcular o juros da maquininha, é importante saber quais taxas são cobradas. 

Geralmente, as empresas que oferecem a maquininha estipulam uma tarifa flutuante sobre as transações, que pode variar de 1 até 10%, conforme a empresa

As empresas também podem cobrar uma taxa fixa sobre cada transação, que pode variar de R$0,01 até R$10,00. Por isso, é importante conhecer bem os termos de uso antes de realizar as cobranças, para evitar pagar por taxas abusivas.

Por exemplo, se a taxa flutuante for de 3% e a taxa fixa for de R$ 0,40, e você processar uma venda de R$ 100, o custo total dos juros seria de R$ 3 (3% de R$ 100) + R$ 0,40, totalizando uma taxa de R$ 3,40.

No Asaas, você só é cobrado pelo recebimento das cobranças. Ou seja, se um cliente não quitar uma fatura emitida pelo Asaas, você não precisa pagar nada.

105. Como calcular o juros de cartão de crédito?

Para calcular os juros do cartão de crédito, você precisa primeiro descobrir qual a taxa de juros mensal ou anual do seu cartão. Geralmente, essa informação é passada logo no contrato de uso do cartão e pode ser localizada no seu aplicativo financeiro.

A fórmula básica para calcular os juros do cartão de crédito pode ser representada da seguinte forma:

Juros = Saldo Devedor Diário * Taxa de Juros Diária * Número de Dias 

  • Saldo Devedor Diário: é o valor total da fatura do cartão de crédito diariamente. Para chegar neste valor, você deve dividir o saldo total pelo número de dias do período analisado.
  • Taxa de Juros Diária: é a taxa de juros anual dividida pelo número de dias do ano. Se a taxa for anual, divida-a em 12 meses para encontrar a taxa mensal e depois divida-a em 30, para entender qual é a taxa diária. 
  • Número de Dias: tempo em que o saldo devedor permaneceu em aberto.

Por exemplo, se a taxa de juros mensal do seu cartão for de 5%, a taxa de juros diária seria aproximadamente 0,1667% (5% dividido por 30). 

Se o saldo médio diário do seu cartão for R$ 1.000 e o período de cobrança for de 30 dias, os juros acumulados no mês seriam aproximadamente R$ 50 (R$ 1.000 x 30 dias x 0,1667%).

É importante lembrar que os métodos de cálculo podem variar conforme os termos e condições do seu cartão de crédito. Para entender melhor, fale com o suporte do seu banco.

106. Como calcular a parcela com juros?

Para calcular o valor de uma parcela com juros, você pode usar a fórmula da prestação fixa, que é comumente usada em financiamentos e empréstimos. Essa fórmula considera o Valor Presente (VP), a Taxa de Juros (J) e o Número de Parcelas (nP):

Parcela com Juros = (VP x J) / ( 1-(1+J)^-nP)

Vamos supor que você está financiando um produto no valor de R$ 1.000,00, com uma taxa de juros mensal de 2% e deseja parcelar em 5 vezes. Vamos calcular o valor de cada parcela:

  • Valor Presente (VP): R$ 1.000,00
  • Taxa de juros (J) mensal: 2% ou 0,02
  • Número de parcelas (nP): 5

Usando a fórmula da prestação fixa:

  • Parcela com juros = (1000 × 0,02) / (1− (1+0,02)^−5)
  • Parcela com juros =     20 / (1–0,9039)
  • Parcela com juros =      20 / 0,096
  • Parcela com juros = 208,20

Portanto, cada parcela seria de aproximadamente R$ 208,20, incluindo juros.

107. Como funciona o golpe do cartão de crédito?

O golpe do cartão começa quando suas informações pessoais são vazadas, permitindo que grupos criminosos usem seu cartão para fazer compras. Isso pode ocorrer em situações onde você empresta seu cartão ou fornece seus dados em sites não confiáveis. 

O cartão também pode ser clonado através de golpes de engenharia social, onde os golpistas tentam obter informações pessoais através de engano. Neste caso, os criminosos usam falsas ofertas online para enganar as pessoas e roubar dados.

108. Como evitar clonagem de cartão?

Aqui estão algumas orientações detalhadas para evitar golpes de clonagem de cartão, confira:

  • Use o cartão virtual para compras online: O cartão virtual é uma opção mais segura para transações na internet. Ele permite criar um novo cartão com números e códigos diferentes para cada compra.
  • Não compartilhe as informações do seu cartão: Evite enviar fotos do seu cartão e nunca empreste seu cartão para outras pessoas. Lembre-se de que você é o responsável legal pelas transações feitas com seu cartão.
  • Cuidado ao cadastrar seu cartão em novos sites: Ao cadastrar seu cartão em um novo site, verifique se o link é confiável e seguro. Neste caso, considere usar o cartão virtual.
  • Desconfie de promoções suspeitas: Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, pode ser um golpe. Links desconhecidos ou promoções exageradas podem ser usados para roubar seus dados bancários.
  • Evite usar redes Wi-Fi públicas para transações bancárias: Redes Wi-Fi públicas podem ser alvos fáceis para hackers. Se precisar fazer uma transação online, prefira usar uma conexão segura e privada.

109. Como adquirir máquina de cartão de crédito e débito?

Para adquirir uma máquina de cartão, basta siga estes passos:

  • Escolha a empresa: Pesquise e compare as opções, como PagSeguro, Cielo, Getnet, etc.
  • Cadastre-se: Pode ser online ou com um representante da empresa.
  • Escolha o tipo de máquina: Com fio, sem fio, com NFC, etc.
  • Pague as taxas: Adesão, mensalidade ou aluguel.
  • Receba a máquina: Em casa ou em local designado.
  • Instale e use: Siga as instruções e comece a aceitar pagamentos.

Esse procedimento pode variar de acordo com a instituição de pagamento escolhida. 

No Asaas, por exemplo, existe a função “Cobrar Agora”, onde você utiliza o seu celular para receber pagamentos por meio do cartão de crédito, substituindo a maquininha de cartão.

Para isso, basta acessar o aplicativo e cadastrar os dados de cartão do cliente ou gerar QR Code Pix para que os consumidores possam escanear.

110. Como antecipar parcelas do cartão de crédito?

A antecipação de crédito é fornecida pelas instituições de pagamento e fintechs com o acréscimo de uma taxa de juros sobre a parcela antecipada. O processo de solicitação pode variar conforme a instituição e histórico do cliente, mas geralmente ocorre assim:

  • Cadastro do titular da conta é aprovado
  • O empreendedor emite uma cobrança ao cliente
  • Solicita a antecipação de recebíveis no aplicativo do banco
  • A instituição analisa o pedido
  • Se aprovado, o vendedor recebe o valor solicitado.

No Asaas, caso a solicitação seja aprovada, o valor das parcelas fica disponível em um prazo de 2 dias úteis, já com a aplicação dos descontos das taxas. Assim que a cobrança for paga pelo cliente, o status altera para “quitado”.

É importante ressaltar que caso o pagamento da antecipação não seja feito, o valor consta como “pendente” e é debitado da sua Conta Asaas

111. Qual é o aplicativo que substitui a máquina de cartão?

O Asaas oferece um aplicativo que substitui a máquina de cartão de crédito. Para usar essa função, basta acessar a ferramenta de “Cobrar Agora” e deixar que seu cliente passe os dados de cartão para o app. 

Assim, o sistema realiza a cobrança com poucos cliques, convertendo a venda no cartão de forma rápida, garantindo a segurança do consumidor do processo. Baixe o aplicativo Android ou IOS!

tela de geração de qr code pix.

112. Como cobrar por cartão de crédito no Asaas?

Criar uma cobrança para cartão de crédito no Asaas é muito fácil. Basta você acessar a plataforma e acessar o Menu lateral e seguir os seguintes passos:

  • Cobranças
  • Todas 
  • Adicionar Cobrança 

Em seguida selecione a opção Cartão de Crédito no campo Forma de pagamento. 

A imagem mostra a página inicial para gerar emissão de cobrança do Asaas.
tela adicionar cobranca forma de pagamento Asaas

Você também pode pegar o atalho em “Criar Cobrança” e selecionar a opção Cartão de Crédito na seção no espaço de “Como seu cliente poderá pagar?”.

Imagem mostra atalho para criar cobrança no aplicativo do Asaas

No Asaas, o cálculo para a data de compensação é estabelecido como: D+32 dias corridos. Ou seja, a data da captura (data que o pagador passou o cartão) mais 32 dias. 

Em caso de cobranças parceladas, a compensação também ocorre de forma parcelada. A liquidação de cada parcela ocorre em D+32 da liquidação da última parcela.

Se você quer uma plataforma de pagamento completa, abra sua conta no Asaas agora mesmo e comece a realizar cobranças por cartão!

O banner tem a imagem de uma maquininha e nele está escrito: Venda no crédito e débito sem maquininha. Faça vendas no cartão de crédito e débito com apenas uma ferramenta. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Cobre sem maquininha. Realize cobranças online por cartão, com taxas acessíveis para sua empresa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.