Quais são os métodos de pagamento online para clientes?

por Gestão de pagamento

Publicado em 21 de novembro, 2016 | Atualizado em 29 de maio, 2024

Com o avanço da tecnologia e a crescente digitalização dos negócios, o meio online se tornou um dos maiores pontos de vendas do mundo. Isso fez com que os métodos de pagamento online também se tornassem uma parte essencial do comércio atual. 

A praticidade, segurança e conveniência dessas soluções transformaram a maneira como empresas e consumidores realizam transações financeiras. Por isso, é importante entender como esses métodos funcionam e como você pode aplicá-los em sua empresa.

Neste texto, vamos mostrar quais os melhores métodos de pagamento online e como utilizá-los para vender mais. Continue a leitura!

Como fazer pagamento online?

O pagamento online se refere ao processo de realizar transações financeiras pela Internet para pagar por produtos, serviços ou transferir dinheiro. Ou seja, não é preciso ter dinheiro físico, cheques ou outros tipos de pagamento tradicionais

Neste caso, para que os pagamentos possam ser efetuados, é necessário que a empresa tenha um sistema de pagamento integrado. Dessa forma, será possível oferecer uma experiência de compra agradável, ampliando a possibilidade de vendas no meio online.

Para vendas presenciais e online é necessário dispor de ferramentas, como o Asaas, que oferece diferentes métodos de pagamento, além de formas de cobrança eficientes e ferramentas de gestão financeira completas.

Quais são os métodos de pagamento online?

As empresas têm à sua disposição uma variedade de métodos de pagamento online para atender às necessidades de seus clientes e facilitar transações comerciais. 

Neste caso, a escolha do método a ser usado depende do planejamento estratégico de vendas da empresa. De modo geral, os métodos de pagamento online mais populares no mercado são:

1. Link de pagamentos

O link de pagamento é uma forma simples e eficaz de permitir que os clientes efetuem pagamentos online. As empresas geram uma cobrança com as informações sobre a transação, incluindo o valor a ser pago, a descrição e os detalhes do produto ou serviço.

Após criado, é possível compartilhar esse link por meio de e-mail, WhatsApp ou quaisquer redes sociais. Assim que o cliente clicar na URL, ele será encaminhado à página de pagamento e poderá concluir a transação.

No Asaas você pode gerar link de pagamento ilimitado e só paga pelas cobranças recebidas.

Mensagem no WhatsApp com o seguinte texto: Oii Que bom atender você aqui! Para finalizar sua compra, acesse (coloque o link). Seu produto deve chegar logo Qualquer dúvida, entre em contato com a gente! Até breve

2. Gateway de pagamentos

Um gateway de pagamentos é uma solução que permite que as empresas processem pagamentos online de forma segura. Ele atua como intermediário entre o site da empresa e os sistemas de pagamento dos clientes.

Quando um cliente faz uma compra online, as informações de pagamento são enviadas para o gateway de pagamentos. O gateway verifica a transação, processa o pagamento e fornece uma resposta à empresa e ao cliente, indicando se a transação foi aprovada ou não.

230404 gateways pagamento 03

3. API de pagamentos

Uma API de pagamentos é um conjunto de interfaces de programação de aplicativos. Ela permite que as empresas integrem seus sistemas de pagamento diretamente em seus aplicativos, sites ou processos de negócios.

As empresas podem incorporar a API de pagamentos em seu ambiente digital para personalizar a experiência do cliente. Isso permite que os clientes efetuem pagamentos sem sair do site da empresa, proporcionando uma experiência mais integrada.

No Asaas a integração da API de pagamentos é simples, permitindo que você desenvolva e codifique aplicações facilmente. 

sistema api do asaas

Quais recursos os métodos de pagamento online oferecem?

Cada método de pagamento tem seus próprios recursos e formas de utilizar. Basicamente, podemos dividir esses métodos em dois tipos: pagamentos e cobranças. Neste caso, a diferença entre eles é:

Diferentes opções de pagamento online

Diferentes métodos de pagamento online oferecem uma variedade de recursos para atender às necessidades de empresas e consumidores. Neste caso, busque oferecer opções tradicionais de pagamento online, como:

Boleto bancário

O boleto bancário é um método de pagamento muito popular no Brasil. Esse documento de cobrança pode ser impresso ou digital e é pago por meio de um código de barras.

O boleto bancário permite pagamentos à vista, parcelado ou recorrente, e os consumidores têm a flexibilidade de pagar em agências bancárias, lotéricas, caixas eletrônicos ou pela Internet

Além disso, no Asaas você encontra a opção de boleto com QR code Pix. Com ele é possível oferecer dois métodos de pagamento em um único documento, aumentando as chances de conversão.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos métodos de pagamento online mais comuns em todo o mundo. Ele permite que os consumidores façam compras e paguem posteriormente com base em um limite de crédito.

Os cartões de crédito permitem pagamentos à vista, recorrentes ou parcelados. Eles geralmente oferecem proteção ao consumidor e podem colaborar com a intenção de compra do cliente, fazendo com que ele compre mais produtos ou serviços.

Cartão de débito

Os cartões de débito estão vinculados à conta bancária dos consumidores e permitem que eles paguem diretamente a partir do saldo disponível em sua conta.

Os pagamentos com cartão de débito são processados imediatamente, garantindo que os consumidores paguem apenas com fundos disponíveis em sua conta bancária. Dessa forma, você evita problemas com inadimplência, colaborando com a saúde do seu caixa.

Pix

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo no Brasil que permite transferências e pagamentos em tempo real todos os dias e a qualquer momento. Ele é um meio flexível, podendo ser oferecido em métodos de pagamento online e físico.

Por meio das chaves aleatórias, esse meio simplifica e acelera o processo de pagamento, tornando-o mais conveniente para consumidores e comerciantes.

Dinâmica cobranças e recebimento

Os diferentes métodos de pagamento online oferecem diversas opções de dinâmica de cobranças e recebimento. Por meio desses recursos, será possível atender às variadas necessidades comerciais e preferências dos clientes permitindo:

Pagamento à vista

No pagamento à vista, o cliente paga o valor total da compra de uma só vez no momento da transação. Por conta disso, esse tipo de pagamento resulta em taxas mais baixas, o que pode ser benéfico tanto para os consumidores quanto para os comerciantes. 

Ela é especialmente adequada para compras individuais ou transações de valor mais baixos, permitindo que os clientes concluam seus pagamentos de maneira direta e rápida. 

Pagamento parcelado

Nessa opção, o valor total da compra é dividido em várias parcelas, e o cliente paga uma quantia fixa em intervalos regulares definidos.

O pagamento parcelado torna produtos e serviços mais acessíveis aos clientes, permitindo que eles distribuam o custo ao longo do tempo. No entanto, pode estar sujeito a juros ou taxas.

Pagamento recorrente

O pagamento recorrente é usado para serviços que requerem pagamentos regulares, como assinaturas mensais, anuais ou semanais. É muito utilizado por empresas como: escolas, academias, aluguel, clubes, etc.

Esse método permite que empresas automatizem a cobrança de clientes em intervalos pré definidos, garantindo fluxo de caixa regular e facilitando a gestão de assinaturas.

Sistema de pagamento online

A conta digital do Asaas, autorizada pelo Banco Central,  oferece o melhor sistema de pagamentos online para empresas. Além de completo e eficiente, esse recurso garante a segurança dos seus processamentos e a automação dos seus processos financeiros. 

Por meio dele, você terá diversos recursos que vão automatizar sua gestão de pagamentos de forma online, como:

Se você quer automatizar sua gestão de pagamentos da sua empresa, não perca tempo! Abra sua conta no Asaas agora mesmo e ganhe facilidade em seus processos financeiros.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.