Métodos de pagamento online: como escolher os melhores?

Por Diego Contezini
Publicado em 21 de novembro, 2016 | Atualizado em 11 de maio, 2021

Com os brasileiros cada vez mais trocando as lojas físicas pelas virtuais, é essencial que sua empresa trabalhe com métodos de pagamento online efetivos.

Encontrar a maneira mais eficiente de oferecer a possibilidade de pagamento ideal para seu cliente pode parecer um pouco confuso, mas entender as necessidades da sua empresa e as exigências do seu cliente vai facilitar esse processo.

Mais do que apenas o preço, o consumidor busca segurança e confiança em suas transações online. Ou seja, a decisão de compra de um cliente pode estar na escolha da forma de pagamento mais confortável para ele!

A escolha entre os métodos de pagamento online

A primeira coisa a ter em mente é que não existe um melhor ou pior método de pagamento. Assim, geralmente não é suficiente que você tenha apenas uma opção para o cliente finalizar sua compra.

Privacidade do pagamento, taxas de serviço e confiabilidade do pagamento são algumas das considerações iniciais que devem ser levadas em conta para sua escolha.

Listamos algumas dicas a seguir para te ajudar a decidir sobre as melhores opções para o seu negócio!

1. Entenda seus clientes

Como seus clientes preferem pagar pelos seus produtos? Geralmente eles preferem parcelar as compras? São usuários resistentes a fornecer dados na internet?

Não adianta pensar em um método de pagamento que terá um custo menor para sua empresa se o seu consumidor não tem o costume ou não se sente confortável em usá-lo. Ter um histórico de como seus consumidores se comportam no fechamento das compras é muito importante para sua decisão.

2. Conheça seu serviço

Você precisa de acesso rápido ao dinheiro para fornecer o seu serviço? Qual é o seu volume de vendas? Você tem possibilidade de estocar seu produto até que o pagamento seja confirmado?

Por exemplo, se o seu comércio fornece um serviço em que você precise adquirir produtos anteriormente para oferecê-lo, é essencial que você utilize um método que tenha uma confirmação rápida do pagamento.

Entenda a dinâmica do seu serviço para não ter surpresas em seu fluxo de caixa após implementar um método de pagamento online!

3. Pesquise as taxas de cada método

Existem várias taxas e custos associados a cada forma de pagamento. Isso vai incluir custos de instalação, manutenção, mensalidades, taxas por transação, etc.

É muito importante que você analise qual instituição financeira vai te oferecer o melhor custo/benefício antes de tomar sua decisão!

Opções de pagamento online

Os principais métodos de pagamento online no e-commerce brasileiro são o cartão de crédito, boleto bancário e o PayPal.

O cartão de crédito é o mais popular. Ele permite parcelar as compras e tem a compensação do pagamento mais rápida. Porém, o repasse do valor é demorado e a instalação pode ser burocrática.

O boleto bancário é bastante comum no Brasil, por ser considerado mais seguro por muitos clientes e ter taxas menores que o cartão. No entanto, a confirmação do pagamento é lenta.

Por fim, o PayPal já é bastante usado no mundo, mas é uma novidade no Brasil. Nele, o saque do pagamento realizado pode ser feito a qualquer momento, mas as taxas podem ser maiores que as dos outros métodos.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas