Entenda como funciona o Pix e como usar para vender mais

por Pix

Publicado em 15 de setembro, 2021 | Atualizado em 19 de fevereiro, 2024

Desde o lançamento, o Pix se tornou um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil. Sua popularização foi bastante rápida e ampla, tanto por parte dos usuários como também pelas empresas e instituições financeiras.

As transações via Pix são realizadas de forma imediata e segura, trazendo agilidade e melhor experiência de compra para o cliente. Em 2022, ele foi considerado pela Federação Brasileira de Bancos um dos métodos de pagamento mais utilizados do Brasil.

Abaixo, vamos te mostrar como o pix funciona na prática e como sua empresa pode utilizá-lo para vender mais. Veja!

É preciso ter conta no banco para ter Pix?

Atualmente, com todo avanço tecnológico, os bancos não são os únicos que oferecem recursos de transação financeira. Além deles, existem outras instituições que também oferecem produtos e serviços financeiros, cada um com um propósito diferente.

O Asaas, por exemplo, é uma instituição de pagamento, ou seja, uma empresa de tecnologia financeira. Ao abrir a sua conta digital, você conseguirá cadastrar uma chave Pix e receber seus pagamentos de forma fácil, prática e segura.

Quais são as vantagens do Pix?

O Pix é uma revolução no universo dos meios de pagamento, trazendo inúmeras vantagens para empreendedores e lojistas. Atualmente, essa solução já se tornou a mais popular do Brasil. Confira os motivos:

  • Transações instantâneas: O Pix permite pagamentos e transferências de forma instantânea, proporcionando conveniência e agilidade para sua venda.
  • Disponibilidade 24/7: O Pix está disponível a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, incluindo feriados, permitindo que os clientes realizem transações a qualquer momento.
  • Baixos custos: O Pix possui custos reduzidos em comparação com outros meios de pagamento, eliminando taxas elevadas e intermediários, o que resulta em maior margem de lucro para sua empresa e preços mais competitivos para os consumidores.
  • Facilidade de uso: O Pix oferece uma experiência simples e prática, permitindo que os clientes façam pagamentos apenas com a leitura de um QR Code, Copia e Cola ou mesmo utilizando uma chave de pagamento.
  • Segurança: O Pix utiliza recursos avançados de segurança, como autenticação em duas etapas e criptografia de dados, garantindo a proteção das transações e reduzindo o risco de fraudes.

Desvantagens do Pix

No entanto, é importante mencionar algumas possíveis desvantagens do Pix. 

A principal delas é o risco de golpes que envolvem engenharia social – ou seja, os criminosos tentam enganar os clientes para realizarem transações fraudulentas. Por isso, sua empresa deve estar atenta e preparada para lidar com esse tipo de prática.

Como funciona o Pix?

O Pix é um meio instantâneo de pagamentos e transferências financeiras entre pessoas, empresas e instituições. Assim, quando o cliente ou sua empresa precisar realizar uma operação financeira, como cobrança de clientes ou pagamentos, poderá utilizar o Pix. 

Para isso, é preciso apenas criar uma chave Pix. Essas chaves são os dados bancários para realizar as operações, como se fosse um código de identificação do usuário. Dessa forma, as instituições podem operar com segurança e cuidado durante o processo. 

O Pix é seguro?

Existem diversos mecanismos que fazem do Pix uma ferramenta segura. Além da identificação de usuário (por CPF e biometria), o Banco Central também utiliza criptografia de dados e sistema antifraude.

Entretanto, é importante destacar que, assim como em outros métodos de pagamento, existem indivíduos mal-intencionados que podem tentar aplicar golpes para obter dinheiro ilegalmente. No Pix, essas fraudes acontecem por meio da engenharia social.

Ou seja, o cliente é convencido a fazer o pagamento. Um exemplo disso são as mensagens ou ligações de números desconhecidos, que pedem uma alta quantidade de dinheiro, fingindo ser uma pessoa próxima ou um agente público/financeiro. 

Para proteger o caixa da sua empresa, é fundamental adotar boas práticas de segurança. Busque sempre confirmar por mais de um meio de comunicação ou, até mesmo, com outras pessoas, antes de efetuar o pagamento à esses números.

Qual horário da transferência Pix?

O Pix funciona 24 horas, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados. Ele permite que sua empresa receba de clientes e, ainda, efetue pagamento. A única restrição é quanto ao fluxo de dinheiro conforme o horário de envio do Pix.

Esse limite foi estabelecido, principalmente, para garantir a segurança do usuário, dificultando a aplicação de golpes e fraudes na sua conta.

Qual o limite para usar o Pix?

As novas atualizações trouxeram mudanças no limite de transferência por Pix. Atualmente, é permitido transacionar até R$ 1 mil em pagamentos no período noturno, vigente das 20h às 6h ou das 22h às 6h.

É importante lembrar que, conforme o Banco Central, os clientes devem ter a opção de escolher alterar esse valor, bem como o horário. Para isso, basta contatar seu banco ou fintech.

A única restrição é que o prazo mínimo para efetuar o ajuste no limite é de 24 horas. Assim, em caso de situação de risco, não será possível realizar a alteração imediata. É mais uma forma de prevenir extorsões, fraudes e sequestros.

Precisa ter dinheiro na conta para fazer Pix?

Para efetuar o Pix é necessário ter dinheiro na conta, caso contrário, a transação não será finalizada. Por isso, lembre-se sempre de verificar o seu saldo e conferir se a compra está dentro do seu planejamento financeiro empresarial.

Dessa forma, você evita compras desnecessárias, que prejudicam seu orçamento, e mantém a saúde financeira da empresa estável.

Quem recebe o pix sabe quem enviou?

O Pix contém um sistema de identificação ligado aos dados bancários de cada pessoa. Logo, quando a transação é feita, é possível identificar o nome do remetente conforme colocado no cadastro da conta. 

No caso das contas PJ, você pode cadastrar o nome da sua empresa. Isso melhora a confiança do cliente, fazendo ter certeza de que ele está encaminhando o dinheiro para a conta certa.

Quais são as chaves Pix?

A chave Pix nada mais é do que um apelido que você cria para a sua conta. É uma forma que os bancos possuem para conseguir agilizar o processo de transferência financeira. As opções de chaves são:

  • CPF/CNPJ;
  • Número do celular;
  • E-mail;
  • Chave aleatória. 

Vale ressaltar que todas as chaves Pix são seguras, tendo em vista que todas elas dependem de um sistema de segurança para serem finalizadas.

Quais são as funcionalidades do Pix?

O Pix tem diversas funcionalidades integradas. Elas podem colaborar tanto com empresas, facilitando o recebimento de suas vendas, quanto com o cliente, otimizando o tempo de pagamento.

Abaixo, vamos explicar quais as maneiras de se utilizar o Pix:

Pix Saque

O Pix Saque é uma funcionalidade que permite que os clientes saquem dinheiro em comércios. Ou seja, em vez de ir a uma agência bancária, ele pode parar em um estabelecimento, fazer o Pix e receber o mesmo valor transferido na hora.

Pix Troco

O Pix Troco permite que seu cliente, na hora de pagar pela compra, realize um Pix com o valor maior do que o do produto e receba troco em dinheiro. Assim, seu cliente não precisa recorrer a um caixa eletrônico para retirar pequenos valores. 

Pix parcelado

O Pix parcelado é uma modalidade de pagamento que permite o pagamento de diferentes serviços através do Pix com possibilidade de parcelamento. Neste caso, cada instituição tem suas próprias regras de uso. Por isso, sempre consulte as taxas e os juros aplicados.

Outro ponto importante é que o Pix parcelado está passando pela fase de teste. Por isso, nem todas as instituições financeiras podem disponibilizá-lo.

Como fazer uma transferência com o Pix?

O Pix funciona por meio de uma chave de transferência. Com ela, sua empresa consegue efetuar os pagamentos necessários e, ainda, receber de seus clientes. Tudo em um único lugar.

Você pode fazer uma transferência Pix por meio de:

Uso das chaves Pix

As chaves Pix são as formas mais comuns de transferência por Pix. Por meio delas, você pode cadastrar o número de CPF e celular, e-mail ou, até mesmo, uma chave aleatória para receber ou pagar suas contas.

Por meio de dados bancários

Caso você não queira cadastrar uma chave Pix, ainda é possível usar os dados bancários como se fosse uma transferência TED ou DOC. Neste caso, na hora de transferir, deve ser selecionada a opção “Pix” para realizar o procedimento. 

Como vender por Pix?

O Pix é um recurso completo, seguro e prático para realizar seus processos financeiros empresariais. Além das chaves Pix, existem outras maneiras de conseguir pagar com o Pix. Abaixo, vamos mostrar quais são essas opções.

Pix copia e cola para vendas online

A transferência Pix copia e cola também é muito utilizada, principalmente para pagamentos de vendas online. Ao criar uma fatura pix, já é gerado uma chave aleatória automática, onde o consumidor pode copiar e colar no aplicativo do banco. 

Geralmente, essa mensagem é encaminhada por meios eletrônicos, como o WhatsApp ou o e-mail.

QR code Pix para vendas online e presenciais

O QR code é um código que pode ser lido por seu celular. Ele nada mais é do que um código que contém a sua chave Pix e as informações de pagamento. O QR code pode ser estático ou dinâmico.

QR code Estático

Neste caso, seu negócio estipula um valor fixo para ser cobrado e, sempre que apresentar esse código, aquele mesmo valor será exigido ao cliente.

Além disso, há também a opção de não colocar nenhum valor exato, permitindo que o próprio cliente insira a quantia. Essa alternativa é mais comum para associações ou instituições sem fins lucrativos que queiram arrecadar doações.

QR code Dinâmico

Já o QR code dinâmico traz a possibilidade de valores e informações diferentes para cada produto. Ou seja, o valor vai variando conforme a compra do cliente. Neste caso, o valor da compra já é estipulado pelo próprio código.

Esse método é muito utilizado por comerciantes de lojas físicas e, normalmente, o QR code é gerado pela própria maquininha de cartão. Ou, ainda, pode ser feito pelo seu sistema de frente de caixa.

Leitura de QR Code no celular para vendas presenciais

Além do QR Code também existe uma segunda forma de cobrar seus clientes através do Pix. No Asaas, existe a solução de “Cobrar Agora”, uma ferramenta que integra tecnologia e praticidade do Pix junto com o sistema eficiente do Asaas. 

Através dessa solução você pode criar um QR Code através do aplicativo do Asaas – disponível no IOS e Android

E pronto! Toda a cobrança acontece pelo celular. Assim você consegue vender mais, dispensando a maquininha de cartão e ainda recebendo o dinheiro na hora.

Boleto com QR code para vendas online e recorrentes

É possível emitir um boleto para seu cliente contendo um QR code e um código Copia e Cola. Assim, você terá duas formas de cobrança em uma só, aumentando as chances do recebimento do pagamento imediato e sem complicações por meio do Pix. 

Geralmente, o seu próprio sistema de pagamento já vai oferecer essa opção. No Asaas, por exemplo, o boleto com QR Code fica igual a imagem abaixo, podendo alterar para a logo da sua empresa.

Venda por Link de pagamento

O link de pagamento é uma ótima opção para os vendedores online. Além de ser simples e prático, esse método de pagamento proporciona uma melhor experiência do cliente e, ainda, garante o pagamento do seu produto.

Por meio dele, é encaminhado um tipo de chave aleatória para o pagamento por Pix. Existem sistemas que, inclusive, inserem um tempo de validade para o uso do link. Assim, você agiliza a compra, fazendo com que seu cliente não abandone o carrinho.

Receber e pagar com Pix é obrigatório?

O Pix não é obrigatório. Boletos, cartões, TED e DOC ainda continuam a funcionar e, quem não se sente confortável com o Pix, pode continuar usando outros meios de pagamento e cobrança

Entretanto, a alta popularidade do Pix faz com que ele seja mais requisitado pelos próprios clientes. Além de ser mais econômico e rápido, esse recurso também torna o seu negócio mais atrativo para as vendas facilitando a jornada de compra do cliente.

Como funciona o Pix do Asaas?

O Asaas conta digital completa para empresas, que busca facilitar a sua gestão financeira com tecnologia, levando inovação ao seu estabelecimento. Dessa forma, o Pix Asaas pode ser usado para:

  • Receber de seus clientes;
  • Transferir dinheiro para outros bancos e;
  • Pagar contas.

Além disso, ele agrega qualidade e valor ao seu negócio, otimizando o tempo da sua equipe e agilizando processos burocráticos.

Benefícios do Pix no Asaas

O Pix pode ser muito vantajoso para sua empresa. Ainda mais se, junto a ele, você também tiver acesso a outros recursos que facilitem a sua gestão financeira empresarial. Dentre os diversos benefícios que o Asaas oferece para potencializar o seu negócio, estão:

Receba de forma instantânea

No Asaas as transações Pix são confirmadas em poucos segundos, inclusive, aos finais de semana e feriados. Assim, não é mais necessário esperar o prazo de compensação ou considerar os dias úteis para receber o dinheiro de clientes.

Reduza os custos por recebimento

Comparando com os demais meios de pagamento, a taxa para usar o Pix é muito mais barata. Ao reduzir custos com as transações financeiras, você pode utilizar esse recurso para investir no seu negócio e colaborar com o crescimento da sua empresa.

Mantenha as transações seguras

O Pix foi criado pelo Banco Central, e todas as instituições participantes devem seguir as normas de segurança determinadas por ele, inclusive o Asaas. Ou seja, o próprio recurso Pix possui sistema antifraude e dados criptografados.

Centralize as suas cobranças

No Asaas, cada recebimento está vinculado a uma fatura. Dessa forma, você consegue visualizar as vendas em um único lugar, por meio de um programa ERP. Por meio dele, é possível a data, situação do pagamento, nome do cliente, entre outras possibilidades.

Automatize juros, multas e descontos

Outra facilidade que o Asaas oferece é o cálculo automático de juros, multas e descontos. Assim como no boleto bancário, você poderá configurar essas informações, se assim o desejar.  Assim, você pode aumentar as vendas e, ainda, prevenir a inadimplência.

Envie lembretes de pagamento automáticos

No Asaas, você pode contratar o envio de lembretes de pagamento automáticos a seus clientes, antes e depois do vencimento, via e-mail, SMS e robô de voz. Assim, você evita a inadimplência por esquecimento. 

Emita boleto com QR Code Pix

Novidade no mercado, o Asaas permite que você emita boletos com QR code, unindo dois meios de pagamento em apenas um agilizando o recebimento. Além de aumentar as chances de pagamento, você oferece mais possibilidades de pagamento ao seu cliente.

Diferenças Pix PJ

O Pix PJ é uma modalidade do Pix específica para pessoas jurídicas, que traz funções pensadas, especialmente, nos problemas enfrentados pelos empreendedores. Esses recursos podem variar conforme o sistema gerador de Pix.

Por meio dele, você pode pagar seus colaboradores e fornecedores e, ainda, receber de seus clientes, fazendo todo o controle da gestão financeira. Para além do Pix, o Asaas oferece outros tipos de serviços, como a emissão de nota fiscal e cobranças automáticas.

Entenda as taxas do Pix PJ

No Asaas, você paga apenas uma taxa por cobrança recebida. Para seus pagamentos, sua empresa terá 30 transferências gratuitas por mês. Somente após isso, o valor sofre alteração.

Vale lembrar que: no Asaas vocês só paga pelo que utilizar, sem a necessidade de uma mensalidade. Saiba mais sobre as taxas aqui!

Além de utilizar o Pix, abrindo sua conta digital você também terá outros recursos disponíveis para sua empresa. São oferecidos sistema de API e ERP, régua de cobrança automatizada, emissão de boleto com QR code, entre tantos outros.

Agora que você já sabe como funciona o Pix, desfrute de todas as vantagens do Pix para empresas, faça o seu cadastro no Asaas!

O banner tem a imagem do logo do pix e de moedas e nele está escrito: Adeus, prazo de compensação! Com o Pix você recebe seus pagamentos muito mais rápido. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Receba num (Pix)car de olhos. Seu dinheiro na conta em apenas 10 segundos. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.