• Home
  • |
  • Pix
  • |
  • Como funciona o Pix: entenda tudo sobre chaves, QR Code e outras formas de fazer um Pix

Como funciona o Pix: entenda tudo sobre chaves, QR Code e outras formas de fazer um Pix

Por Redação Asaas
Publicado em 15 de setembro, 2021 | Atualizado em 19 de outubro, 2021

O Pix já está rodando ativamente há alguns meses, mas você ainda tem dúvidas de como ele funciona? Não tem muito segredo! Apesar da chegada do Pix ter introduzido alguns termos que não estávamos acostumados a usar, como “Chave Pix” e “QR Code Pix”, com uma rápida leitura sobre o assunto e usando a ferramenta pelas primeiras vezes, tem como entender tudo bem rapidinho. 

Acompanhe o conteúdo a seguir e descubra como funciona o pix, suas chaves e formas de transferência. 

Conteúdo

Como funciona o Pix

Pagamentos e transferências entre pessoas, empresas e instituições realizados em segundos. Esse é o Pix!

O Pix aparece nos aplicativos dos bancos e fintechs como uma nova função. Quando o cliente precisa realizar uma operação como transferência de dinheiro, cobrança de clientes ou pagamento, ele pode usar o Pix como meio. 

E, para isso, o usuário precisa apenas da chave Pix da outra pessoa. Quando o aplicativo do banco ou fintech perguntar “Para quem você quer realizar essa transferência?”, é só adicionar a chave Pix da pessoa (que nada mais é do que um “apelido” da conta), adicionar o valor e pronto! A operação estará completa! 

Continue lendo para entender melhor! 

O Pix é uma transação financeira automática e instantânea. Diferente do TED ou do DOC, a transferência é realizada em poucos segundos. 

Essa nova maneira de pagar e receber também é extremamente disponível, sendo que funciona todos os dias da semana, inclusive em fins de semana e feriados, e 24 horas por dia. 

O Pix funciona gerenciado por um diretório específico, administrado pelo Banco Central e por outras instituições bancárias e de pagamento, como a sua, por exemplo. 

As instituições operam com a segurança e com a administração das chaves Pix. As chaves são os dados bancários para realizar as operações. 

O que significa Pix? 

Apesar de parecer, Pix não é uma sigla. O nome foi escolhido pelo Banco Central por lembrar tecnologia, transações e pixels. A intenção era a memorização e popularização rápida da palavra. 

O que é chave Pix

Podemos dizer que a chave Pix é o seu código Pix, o dado que você vai passar para a outra pessoa ou instituição te pagar ou te fazer uma transferência rapidamente, sem precisar trocar longos dados bancários.

No caso de você ter que fazer a transferência para outra pessoa, sua pergunta para ela seria: “Qual a sua chave Pix?” e essa chave, esse código, seria o “dado bancário curto” utilizado em seu aplicativo para você mandar esse dinheiro em segundos. 

Antes, quando usávamos o TED e o DOC para realizar transferências bancárias, tínhamos que oferecer vários dados, como número da conta, agência, nome completo e CPF; agora, com o Pix, podemos usar apenas um código, apenas a chave Pix. 

O Banco Central do Brasil definiu as chaves Pix como “apelidos”: um nome que representa sua conta no Pix.

Só posso ter uma Chave Pix? 

Sendo uma pessoa física, você pode ter até 5 chaves Pix para cada uma das contas que seja titular. Vale para aplicativos de bancos e para aplicativos de contas financeiras online que permitem a transferência e pagamentos por Pix. 

Sendo uma pessoa jurídica, você pode ter até 20 chaves Pix. Não é possível cadastrar a mesma chave em mais de uma conta. 

Para fins de segurança, se você cadastrar o número do seu celular como chave Pix de um banco X, você não vai conseguir cadastrar o mesmo número para o banco Y, por exemplo. Por isso, você deve ter um código para cada conta que você usa. O Banco Central sempre sugere que sejam códigos conhecidos, como seu e-mail, celular, CPF etc.

Existem tipos de chaves e códigos que você pode escolher para fazer o seu Pix e falaremos sobre isso já, já. Continue a leitura! 

Como cadastrar uma chave Pix?

  • No aplicativo do seu banco ou fintech, procure pela “área Pix”;
  • Depois vá na opção “Cadastrar chave Pix”;
  • O aplicativo vai perguntar se você quer cadastrar um e-mail, número de celular, CPF, CNPJ ou número aleatório;
  • Selecione a melhor opção para você e confira se está tudo certinho;
  • E pronto! Agora você já pode testar com alguém de confiança, trocando um valor simbólico.

Esse mesmo processo pode ser feito nos aplicativos de outros bancos e cartões virtuais que você utilize, porém, deve-se prestar atenção em um passo ou outro que possa mudar de aplicativo para aplicativo, mas todos seguem, basicamente, esse padrão. 

É obrigatório usar o Pix agora? 

O Pix não é obrigatório. Boletos, TED e DOC ainda continuam a funcionar e quem ainda não se sente confortável com o Pix pode continuar usando os outros métodos. 

Porém, vale a pena conhecer mais sobre o Pix e, ao menos, testar o método,  porque realmente é mais econômico, muito mais rápido e pode vir a ser o método principal de transferências e pagamentos, já que seu uso só cresce desde o lançamento. 

Tipos de chave Pix

Os tipos de chave Pix que podemos usar estão geralmente relacionados a números, códigos ou informações que utilizamos sempre. A intenção é clara: ser simples, único e fácil de memorizar. 

Os mais utilizados são:

  • CPF;
  • CNPJ;
  • Número do celular;
  • E-mail;
  • Chave aleatória.

Como podemos notar, as chaves geralmente solicitadas são números únicos e pessoais. Nosso CPF, por exemplo, é um número só nosso e essa é a intenção. 

Se você tem uma loja de doces caseiros e vincula o CNPJ a uma conta como chave Pix, sempre que um cliente comprar algo seu, ele pode realizar uma transferência pelo Pix usando sua chave. Assim, você recebe o dinheiro direto na sua conta em segundos.

Outro exemplo

  • Em uma das suas contas a sua chave Pix é o seu e-mail.
  • Se você faz uma venda ou precisa receber uma transferência e o cliente pergunta “posso te pagar pelo Pix?”.
  • Você diz “claro que sim, minha chave é meu e-mail”.
  • O cliente digita seu e-mail no aplicativo de banco dele e, em segundos, você recebe a transferência na sua conta.

O que é QR code Pix

QR Code é um código que pode ser lido por seu celular e também enviado via link para outro celular. Ele nada mais é do que um código que contém a sua chave Pix e as informações de pagamento, como o valor da cobrança. 

Tipos de QR code Pix

Existem dois tipos de QR Code Pix:

QR Code Estático

Onde você estipula um valor fixo para ser cobrado e, sempre que você apresentar esse código, aquele mesmo valor sairá da conta da outra pessoa para a sua. 

QR Code Dinâmico

Pode conter valores diferentes e mais informações como dados do recebedor. Aqui o código muda a cada transação. 

Outras formas de fazer um Pix

Pix por aproximação

O Pix por aproximação será uma função facilitadora quando lançada no último trimestre de 2021, de acordo com o Bacen

Confira como vai funcionar: 

Após autorizar o seu celular e desbloquear essa opção na sua área Pix, você pode pagar contas por aproximação. 

Se um estabelecimento disponibiliza um QR Code no caixa, você desbloqueia seu celular, entra na área Pix e aproxima o celular do QR Code disponibilizado, cadastra o valor necessário e pronto! Esse valor será transferido da sua conta para o caixa.

Dados bancários

Caso não queira cadastrar uma chave Pix, ainda é possível usar os dados bancários como se fosse uma transferência TED ou DOC. Só que na hora de transferir devemos escolher a opção “Pix” para realizar o procedimento. 

Leia outros conteúdos sobre Pix:

No Asaas você tem vendas por link de pagamento