Como fazer cobrança pelo WhatsApp: conheça as notificações automáticas do Asaas

por Gestão de cobranças

Publicado em 19 de abril, 2022 | Atualizado em 9 de outubro, 2023

Você sabia que 80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com empresas? É o que aponta uma pesquisa realizada pela Infobip, em parceria com a Opinion Box e o Mobile Time.

O aplicativo está presente em 99% dos dispositivos nacionais, sendo a rede social favorita dos brasileiros. E isso pode ser uma grande oportunidade para o seu negócio.

Só quem tem uma empresa sabe da dificuldade que é cobrar os clientes, certo? A partir de uma estratégia de atendimento multicanal, você pode aproveitar o WhatsApp para enviar notificações de cobranças aos pagadores.

A ideia é oferecer lembretes de pagamento, de modo que o cliente não deixe a fatura vencer por puro esquecimento, aumentando as vendas realizadas.

Confira neste post tudo o que você precisa saber sobre cobranças pelo WhatsApp. No final, vamos te apresentar uma ferramenta poderosa para reduzir sua inadimplência.

O que são cobranças pelo WhatsApp?

Quando falamos em cobrança pelo WhatsApp, a primeira coisa que temos que lembrar é que o processo de cobrança abrange desde o momento em que o cliente compra um produto ou serviço até o pagamento da dívida, dentro ou fora do vencimento.

Portanto, o que diferencia as cobranças pelo WhatsApp das demais notificações de pagamento é justamente o canal por onde a mensagem de cobrança é enviada.

O WhatsApp pode ser útil em todas as fases do processo de cobrança, tanto na cobrança preventiva (antes do vencimento) quanto na cobrança reativa (depois do vencimento).

O ideal é que você inclua as notificações pelo WhatsApp na sua régua de cobrança de forma estratégica. Se possível, trabalhe também com outros canais, como e-mail, SMS e robô de voz (robô que faz ligações de cobrança automaticamente, disparando mensagens de voz depois que a cobrança vencer).

Nesse sentido, muitas empresas têm dúvidas se cobrar os clientes pelo WhatsApp é realmente legal, do ponto de vista jurídico. E podemos garantir: sim, você pode se utilizar dessa ferramenta com tranquilidade.

Explicamos mais sobre isso a seguir.

A lei permite cobranças pelo WhatsApp?

Sim, é legal fazer cobrança pelo WhatsApp, mas você precisa respeitar o Código de Defesa do Consumidor. 

Em entrevista ao G1, o advogado Flávio Siqueira Júnior, que trabalha para o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), afirma que “a utilização da rede social é aberta e pode ser para o público e para as empresas”.

O advogado complementa: “Nesse caso, as empresas também devem tomar muito cuidado na hora da cobrança porque ela pode ser abusiva, não pode ameaçar e desrespeitar o usuário ou o cliente.”

Portanto, cuidado com algumas abordagens que podem ser consideradas desrespeitosas. Entre elas estão: expor o cliente ao ridículo, ameaçar ou constranger o cliente.

Para tornar o processo de cobrança mais efetivo, certifique-se de conferir se você está falando com a pessoa certa. 

Além disso, é sempre importante identificar a empresa, explicar qual é a cobrança que está pendente e tentar fechar uma negociação que seja boa para os dois lados.

E o que há de tão especial no WhatsApp? Confira alguns benefícios de usar essa ferramenta para cobrar seus clientes.

Quais são os benefícios de cobrar os clientes pelo WhatsApp?

Há muitas vantagens de utilizar o WhatsApp para cobrar seus clientes. Abaixo escolhemos as três mais relevantes delas:

Aumento nas vendas

Como te contamos anteriormente, o WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros. 

É um aplicativo de alto alcance, que está presente no dia a dia e pode ser acessado a qualquer momento, de qualquer lugar. Basta ter uma conexão com a internet.

A sua principal característica é a instantaneidade. Sendo assim, não há canal melhor para estar presente do que aquele em que seus clientes fazem uso contínuo.

Ao notificar um cliente sobre uma cobrança pendente, aumentamos as chances de ele realmente concluir a compra do produto ou serviço. Afinal, uma venda só é fechada quando o cliente faz o pagamento para a empresa.

Dessa forma, todos saem ganhando: o comprador, ao adquirir um produto ou serviço que precisa para atender a uma necessidade, e também o vendedor, ao aumentar as vendas e o faturamento.

Redução da inadimplência

Outra consequência positiva de fazer cobrança pelo WhatsApp é a redução dos clientes inadimplentes. Sabemos que todas as empresas, independentemente do tamanho ou segmento, já sofreram com maus pagadores.

O que nem todo mundo sabe é que uma parcela dos clientes deixa de pagar suas contas em dia por puro esquecimento. Nesse sentido, ativar as notificações depois do vencimento é uma ação que ajuda a lembrar os clientes do compromisso que assumiram com a empresa.

Além disso, muitos clientes se sentem mais confortáveis em ser cobrados por mensagem de WhatsApp do que outros canais mais “invasivos”, como o telefone. Dessa forma, a redução da inadimplência é mais um dos benefícios de contar com as cobranças pelo WhatsApp.

Redução de custos

O custo com as cobranças pelo WhatsApp costuma ser mais baixo do que o custo com assessorias de cobranças ou de manter um funcionário dedicado a ligar para os clientes inadimplentes todos os dias.

Dessa forma, é possível focar em atividades estratégicas do negócio, que vão trazer maior retorno a longo prazo.

E a pergunta que fica é: mas como operacionalizar as cobranças pelo WhatsApp? É necessário fazer tudo manualmente? A seguir te explicamos tudo direitinho.

Como fazer cobrança pelo WhatsApp?

Há basicamente duas formas de fazer cobranças de clientes pelo WhatsApp: você pode fazer de forma manual ou usar uma ferramenta para automatizar esse envio. Independentemente do formato que escolher, há algumas dicas essenciais para que a cobrança seja feita de forma efetiva.

1. Certifique-se de estar falando com a pessoa certa

Além de anotar os dados dos seus clientes corretamente, é muito importante manter o cadastro sempre atualizado. Assim, você não corre o risco de mandar uma mensagem de cobrança para a pessoa errada.

Embora pareça um detalhe, esse cuidado é essencial para garantir a privacidade da pessoa devedora e não infringir o Código de Defesa do Consumidor, além de manter uma boa relação comercial com o cliente.

2. Vá direto ao ponto, mas sem ser grosseiro

Pense que o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação instantânea. Então, nada de mandar áudios ou “textão”.

A fórmula ideal é escrever de forma entendível, curta e objetiva. Lembre-se de identificar a sua empresa e trazer as informações essenciais, como valor da cobrança, data de vencimento e link da fatura para pagamento.

3. Preze sempre por um bom relacionamento

Mesmo que o seu cliente esteja te devendo há bastante tempo, nada de mandar várias mensagens repetidas por dia. Afinal, essa atitude pode ser interpretada como uma tentativa de ameaçar, assediar ou coagir o cliente.

Além disso, tome cuidado com os horários. Não envie mensagens fora do horário comercial ou em feriados e finais de semana. Afinal, você quer que o cliente te pague, mas mantendo a cordialidade e uma boa imagem da sua empresa.

4. Aposte em uma estratégia de comunicação multicanal

Como última dica, mas não menos importante, está o uso de uma estratégia multicanal para lembrar seus clientes do pagamento. O primeiro passo é conhecer seus clientes e testar os meios de comunicação que serão mais efetivos para eles e em quais momentos.

Em uma régua de cobrança você pode ter diferentes canais, além do WhatsApp, para reforçar a mensagem, como SMS, e-mail e ligação telefônica.

Dicas anotadas? Então, confira agora alguns exemplos de abordagens de clientes no WhatsApp para te inspirar.

Exemplos de mensagens de cobrança pelo WhatsApp

Está sem criatividade na hora de mandar a mensagem de cobrança pelo WhatsApp para seus clientes? Confira alguns exemplos segmentados pelo momento da cobrança:

Avisar sobre a criação de novas cobranças

Olá, (nome do cliente)!

Geramos uma cobrança para você no valor de (valor da cobrança), com vencimento em (data de vencimento da cobrança).

Para efetuar o pagamento e visualizar mais informações da cobrança, acesse (link da fatura).

Se você tem alguma dúvida sobre o pagamento, entre em contato com a gente!

Enviar cobranças pendentes no dia do vencimento

Olá, (nome do cliente)!

Queremos te lembrar que a cobrança no valor de (valor da cobrança) vence hoje (data de vencimento da cobrança).

Para efetuar o pagamento e visualizar mais informações da cobrança, acesse (link da fatura).

Se você tem alguma dúvida sobre o pagamento, entre em contato com a gente!

Avisar sobre atrasos e falhas nos pagamentos

Olá, (nome do cliente)!

Não foi possível registrar o pagamento da cobrança no valor de (valor da cobrança), com vencimento em (data de vencimento da cobrança).

Para efetuar o pagamento e visualizar mais informações da cobrança, acesse (link da fatura).

Se você tem alguma dúvida sobre o pagamento, entre em contato com a gente!

Relembrar cobranças vencidas

Olá, (nome do cliente)!

Gostaríamos de avisar que o pagamento da cobrança no valor de (valor da cobrança), com vencimento em (data de vencimento da cobrança), está pendente.

Não deixe para depois. Para efetuar o pagamento e visualizar mais informações da cobrança, acesse (link da fatura).

Se você tem alguma dúvida sobre o pagamento, entre em contato com a gente!

Já deu para ter uma ideia, né? Mas já pensou se você não precisasse se preocupar em cobrar seus clientes de forma manual e tivesse uma solução automática para fazer isso no seu lugar?

Conheça um pouco mais sobre o Asaas, uma conta digital completa para sua empresa.

Asaas: envie notificações pelo WhatsApp de forma automática

Só no Asaas você pode enviar notificações por WhatsApp de forma automática para seus clientes. Basta ativar as notificações e o Asaas cobra seu cliente por você, otimizando seu tempo para que você possa focar em atividades estratégicas.

É possível enviar notificações para:

  • Avisar sobre a criação de novas cobranças;
  • Enviar cobranças pendentes no dia do vencimento;
  • Avisar sobre atrasos e falhas nos pagamentos;
  • Relembrar cobranças vencidas a cada 1, 7, 15 ou 30 dias após o vencimento.

E isso tudo por um preço justo: apenas R$ 0,55 por notificação enviada. Crie sua conta grátis no Asaas e comece a testar as notificações pelo WhatsApp agora mesmo!

O banner tem a imagem de tipos de mensagem e nele está escrito: Reduza cerca de 80% da inadimplência. Faça suas vendas e deixe o Asaas cuidar da cobrança! Ative as notificações e mantenha os recebimentos em dia. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: O Asaas cobra por você! Ative lembretes antes e depois do vencimento e receba sempre em dia. Clique e saiba mais.

2 Comentários

  1. Paula Souza Oliveira

    Qual seria o tempo de entrega das notificações via whasApp? Estou começando a usar a plataforma e meus clientes não recebem assim que o sistema confirma a entrega.

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Paula

      As notificações podem ser enviadas antes do vencimento, a cada 5, 10, 15 ou 30 dias antes do vencimento ou depois do vencimento, a cada 1, 3, 7, 15 ou 30 dias após o vencimento.
      O horário de envio das notificações começa as 7 da manhã e finaliza antes do meio dia.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.