• Home
  • |
  • Cobrança
  • |
  • Sistema de cobrança via WhatsApp: saiba como fazer e otimizar sua rotina

Sistema de cobrança via WhatsApp: saiba como fazer e otimizar sua rotina

Por Eduardo Kruger
Publicado em 6 de junho, 2022 | Atualizado em 28 de setembro, 2022

Se a sua empresa faz atendimento online, certamente você precisa de um sistema de cobrança via WhatsApp. Afinal, é preciso otimizar as atividades e tornar todo o processo mais eficiente, desde a venda até o recebimento

Segundo pesquisa do SPC Brasil, 22% dos consumidores deixam de pagar seus compromissos em dia. Ou seja, a cobrança de clientes é uma ação que precisa ser realizada e, sendo de forma mais prática e em um canal comum para o cliente, tem mais chances de sucesso.

Quer saber mais sobre por que escolher o sistema de cobrança via WhatsApp? Confira os principais benefícios de usar essa ferramenta para cobrar seus clientes e como ela pode tornar o processo de reduzir a inadimplência mais prático.

Conteúdo:

Pode fazer cobrança pelo WhatsApp?

Sabemos das facilidades do acesso aos clientes por meio de notificação de cobrança via WhatsApp. Mas é comum encontrar gestores que ainda têm dúvidas sobre a legalidade de fazer cobranças pelo aplicativo.

A resposta é: sim, a cobrança pelo WhatsApp é legal, desde que seja respeitado o Código de Defesa do Consumidor.

Isso quer dizer que é fundamental seguir algumas regras para não agir de forma abusiva. Por exemplo:

  • Enviar mensagens de cobrança com intervalo mínimo de 48 horas;
  • Jamais fazer ameaças para forçar o pagamento;
  • Não usar palavras que possam ofender o cliente.

Diferente disso, a empresa corre o risco de ter a conta bloqueada pelo WhatsApp, se uma grande quantidade de usuários denunciar o número como spam. Sendo assim, o processo de cobrança pode ficar prejudicado.

Como cobrar um cliente por WhatsApp?

Antes de enviar qualquer mensagem através de um sistema de cobrança via WhatsApp, é indispensável confirmar com quem a empresa está falando. Afinal, uma cobrança é algo delicado e é importante não expor o cliente, caso outra pessoa esteja respondendo por ele.

Depois de se certificar de que está falando realmente com o cliente, o processo de cobrança deve ser realizado seguindo uma ordem de informações:

  1. Informar qual é o seu nome e qual é a empresa que você está representando nesse contato;
  2. Lembrar o cliente sobre qual compra essa cobrança se refere;
  3. Propor ao cliente formas de pagamento que sejam interessantes tanto para ele quanto para a empresa.

Afinal, o cliente pode não se lembrar que existe um pagamento pendente. Então, ele primeiro precisa entender qual é a empresa e qual é a cobrança para, depois, ser realizada a negociação.

Dessa forma, é possível inclusive ter uma negociação mais favorável para a empresa, porque há menos chances de o cliente ficar irritado.

Confira algumas boas práticas para criação de mensagens de cobrança e exemplos para te inspirar.

Vale a pena investir em um sistema de cobrança via WhatsApp?

Hoje, a comunicação entre clientes e empresas é bastante expressiva no WhatsApp: de acordo com pesquisa da Hi Platform, o aplicativo é o canal de maior relevância no relacionamento com o consumidor para empresas de todos os portes: 71% dos entrevistados afirmam que o aplicativo é essencial durante as vendas.

Além disso, o estudo Benchmark Snapshot, realizado pela Zendesk, ouviu mais de 23 mil empresas em todo o mundo e constatou um aumento do uso do WhatsApp para o atendimento ao cliente em 111% durante a pandemia.

Por isso, sendo um aplicativo já muito popular entre os brasileiros, presente em 99% dos dispositivos do país, implementar um sistema de cobrança via WhatsApp é uma decisão que pode trazer bons resultados para a empresa.

Confira algumas vantagens:

Redução de inadimplência

Um dos maiores benefícios de ter um sistema de cobrança via WhatsApp é que, ao facilitar o processo de cobrança e o acesso ao cliente, as chances de haver inadimplência são reduzidas.

Otimização do tempo

Como um  sistema de cobrança via WhatsApp automatiza as tarefas, é uma ótima maneira de otimizar o tempo da equipe, tornando os processos mais rápidos e liberando os envolvidos para atuar em atividades mais estratégicas.

Aumento da taxa de abertura de mensagens

Como o WhatsApp é um aplicativo amplamente usado pelas pessoas, é mais fácil que elas abram as mensagens de cobrança enviadas pela empresa do que se elas fossem enviadas por outro canal.

Todo o envio de notificações lembrando o cliente sobre o pagamento que precisa ser feito é realizado pelo sistema e de forma automática. Então, com um programa de cobrança via WhatsApp, a cobrança deixa de ser uma preocupação.

Quais são os diferenciais da plataforma de cobrança via WhatsApp do Asaas?

Cobrar pelo WhatsApp já é uma maneira bastante prática de abordar o cliente. No entanto, esse processo pode ser ainda mais simples com o envio de notificações automáticas por meio de um software de cobrança via WhatsApp como o Asaas.

As mensagens automáticas podem ser enviadas com diversos objetivos. Entre eles:

Notificações para antes do vencimento

  • Avisar quando novas cobranças foram geradas;
  • Enviar cobranças pendentes no dia do vencimento.

Notificações para cobranças vencidas

  • Avisar sobre atrasos nos pagamentos;
  • Notificar que houve falha no pagamento.

E o melhor: com o Asaas, não há cobrança de mensalidade para esses serviços. A sua empresa paga apenas por notificação enviada, quando enviar.

Como fazer cobranças pelo WhatsApp usando o sistema do Asaas?

Confira o passo a passo para enviar mensagens automáticas usando o aplicativo de cobrança via WhatsApp do Asaas:

  1. No sistema, clique em “Criar Cobrança”;
  2. Coloque os dados referentes à cobrança (valor, forma de pagamento e data de vencimento);
  3. Caso haja incidência de juros e multa ou descontos, preencha nos campos indicados;
  4. Na opção de envio da cobrança, selecione o WhatsApp;
  5. Preencha os dados do cliente (CPF ou CNPJ, número do celular e e-mail);
  6. Escolha as notificações que deseja enviar e quando elas deverão ser enviadas, ativando os botões referentes;
  7. Confira o valor total do serviço, que aparecerá na aba “Resumo”;
  8. Clique em “Finalizar”.

Viu como é simples e rápido usar o sistema de cobrança pelo WhatsApp? Depois de feito esse processo, as informações ficarão salvas no cadastro do cliente. Assim, na próxima vez que a empresa precisar fazer uma cobrança, a ação terá ainda mais agilidade.

Crie sua conta grátis no Asaas e comece a testar as notificações pelo WhatsApp agora mesmo!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas