Automação de envio de cobranças via e-mail e SMS. Por que fazer?

SMS

O uso de SMS e e-mails em cobranças em lugar das formas convencionais é sinal de que o processo está evoluindo tecnologicamente e isso não tem mais volta. Agilidade, economia, redução de fraudes e alto índice de retorno são somente algumas das vantagens de adotar essa forma de cobrança que, além de evitar constrangimentos, preza pelo bom relacionamento entre você e seus clientes.

Para o empreendedor, fazer ligações ou enviar correspondência por correio, que podem ser vistas por outras pessoas, são práticas que devem ser abandonadas. O mais importante é manter um tom impessoal e menos embaraçoso possível para quem cobra e para quem deve.

Aliada a outras facilidades como recebimentos por boletos e cobranças recorrentes, os lembretes por atrasos de pagamentos enviados aos clientes via e-mail e SMS vieram com discrição e eficiência para auxiliar o empreendedor a ter mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: o seu empreendimento. Conheça aqui bons motivos para automatizar cobranças enviando-as por e-mail ou sms.

Menor constrangimento para você

Se você tem uma startup, uma PME ou é autônomo, um único cliente que se esquece de realizar um pagamento pode significar grande impacto no seu orçamento. Nessa hora, além de informar o cliente sobre o débito, as mensagens via e-mail e SMS proporcionam opção livre de constrangimentos já que, em geral, os clientes entendem como uma mensagem gerada automaticamente por sistema, fazendo com que elas deixem de parecer algo pessoal.

Menor constrangimento para o seu cliente

Por serem abordagens pouco invasivas, o e-mail ou SMS recebidos por quem deixou de pagar apenas por esquecimento não o obriga a interromper o que está fazendo para ser lembrado do débito, a mensagem fica armazenada até que possa ser lida. A maior parte dos clientes aceita essas abordagens desde que respeitem sua privacidade.

Prevenção contra a inadimplência

E-mails e SMS também podem ser usados por empreendedores para prevenir inadimplências. É cada vez mais comum empresas enviarem mensagens como lembretes próximos às datas de vencimento como alerta preventivo contra esquecimentos, fornecendo um telefone de contato para sanar dúvidas.

Economia na cobrança

Em comparação com o telefonema ou a carta, a cobrança automatizada representa economia de até 80%, especialmente para serviços de assinaturas com número considerável de clientes. Além disso, se compararmos o sms e o e-mail à carta, percebe-se que nos primeiros o cliente é notificado imediatamente, poupando o tempo de entrega da correspondência.

Agregar valor jurídico à cobrança

Os torpedos contam como valor jurídico, já que o celular está vinculado ao CPF do proprietário, tornando mais fácil associar a notificação à pessoa física. Neste caso, o SMS comprova que existiram, por parte do credor, tentativas de contato e acordos. Já o que valida o direito à cobrança é o débito comprovado.

Possibilidade de fazer abordagens diferentes

As mensagens automáticas, mesmo comprovadamente eficientes, devem agir de acordo com o tempo de débito. De forma geral, durante os primeiros 15 dias de atraso a cobrança é feita em forma de lembrete. Após 30 dias, o tom já é mais forte e após 60 dias de atraso, e-mails e SMS perdem seu efeito, sendo necessário recorrer às formas tradicionais.

Melhores resultados com devedores de ocasião

Os devedores de ocasião ou clientes que costumam pagar com alguns dias em atraso são os principais alvos desse tipo de cobrança que costuma ser eficiente com relação a esquecimentos, quando o cliente está viajando ou em situações atípicas. O principal foco é nos devedores com pouco tempo de atraso mas que prezam por manter o uso do serviço.

E-mail ou SMS?

Ambos! Mas, se comparados, o SMS obtém melhor resultado devido a dois fatores: um e-mail pode ir parar na caixa de SPAM e não ser lido ou tido como mensagem fraudulenta e deletado. Em segundo lugar vem o fato de que o SMS é mais democrático porque não é necessário estar conectado à internet ou possuir um smartphone para receber um torpedo. Por outro lado, ambos necessitam de aprovação prévia pelo consumidor para serem disparados o que, em geral, é feito no momento da adesão ao seu serviço.

Qual o melhor tom para a mensagem da cobrança automatizada?

O teor de uma mensagem de cobrança deve ser sempre amigável e nunca invasivo ou ofensivo. Quando se trata de um cliente com pouco tempo de atraso, o ideal é oferecer no SMS, além da notificação do atraso, um número de telefone para retorno e a numeração do código de barras do boleto para pagamento. Por e-mail, ofereça o link para geração de segunda via do boleto e possibilidade de negociação.

Não deixe de adotar essas formas de cobrança no seu empreendimento. Como você cobra seus clientes? Compartilhe com a gente nos comentários!

banner_rodape

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.