Saiba por que contratar um sistema de cobrança de inadimplentes

por Gestão de cobranças

Publicado em 25 de março, 2020 | Atualizado em 12 de janeiro, 2024

Você sabe do que se tratam os clientes inadimplentes? A inadimplência é um dos piores males da economia em crise mundial e diz respeito aos clientes que não efetuam ou atrasam o pagamento referente aos produtos e serviços contratados. Para as empresas é fundamental ter controle sobre esse tema — algo que pode ser feito por meio de um bom sistema de cobrança de inadimplentes.

Uma das melhores maneiras de garantir a diminuição da taxa de inadimplência e o estímulo ao pagamento em dia é ao contar com uma plataforma de gestão de assinaturas para empresas. Afinal, quanto mais acesso à modernização e tecnologia a organização tiver, mais simples será receber e cobrar.

Se você deseja entender mais sobre o tema e conhecer os principais motivos para contar com um software de cobrança de inadimplentes, continue lendo este artigo!

Qual é a importância da gestão de cobrança de inadimplentes?

Por mais que diversos fatores estejam relacionados à boa gestão empresarial — como a delimitação de metas, a capacitação de funcionários e a melhoria contínua dos serviços —, a entrada e saída financeira, ou seja, o fluxo de caixa, é um dos principais pontos a serem observados. Isso só pode ser feito por meio do controle de quem paga pelos serviços e quem não.

Em suma, sem uma gestão de cobranças eficiente, especialmente quando uma empresa cresce rapidamente ou tem uma grande base de assinantes, se perde o controle sobre quais clientes efetuaram o pagamento dos serviços, quais não, datas, dados e demais informações fundamentais para a organização das finanças.

Isso, por sua vez, impede a companhia de crescer tanto quanto é possível. Para evitar isso, é interessante contar com o uso de um sistema de cobrança de inadimplentes e, a seguir, apresentaremos os principais motivos para usá-lo.

O que faz um sistema de cobrança de inadimplentes?

Além do controle do fluxo de caixa e da gestão de cobranças, é possível apontar mais alguns motivos pelos quais a utilização de uma plataforma de cobrança de inadimplentes se mostra benéfico para as empresas. Confira!

1. Melhoria no processo de tomada de decisões

Controle financeiro é, para muitas organizações, a base da tomada de decisões. Afinal, o aumento da equipe, reformas no ambiente de trabalho, investimentos em tecnologia, ampliação dos setores e demais fatores dependem de dinheiro no caixa para serem realizados.

Por meio de uma gestão financeira eficiente — e executada com praticidade e agilidade junto a um sistema de cobrança de inadimplentes —, decisões mais precisas e que cabem na realidade da empresa podem ser feitas. Esse sistema:

  • emite boletos e os envia por e-mail gratuitamente;
  • notifica inadimplentes por e-mail, WhatsApp e SMS;
  • conta com um robô que efetua a cobrança imediata de faturas em atraso por telefone;
  • permite o monitoramento de notas fiscais eletrônicas;
  • recupera cobranças vencidas há mais de 30 dias e muito mais.

2. Otimização da gestão financeira

Ao conhecer todos os benefícios acima, se torna ainda mais possível perceber como o sistema de cobrança de inadimplentes é capaz de otimizar a gestão financeira de uma empresa.

Estando ciente de todos os dados e informações referentes aos pagamentos e automatizando as cobranças, se acelera o recebimento em atraso. Com isso, é possível fazer mais planos para a organização e investir em aprimoramento contínuo.

3. Melhoria no atendimento pós-venda

Muitos não sabem, mas o atendimento pós-venda, ou seja, o foco em uma boa relação com o consumidor, é fundamental para o crescimento da empresa. Porém, para que haja estímulo a isso, é preciso que o cliente respeite a empresa e a coloque em uma posição profissional e credível.

Sendo assim, nada melhor do que mostrar ao seu público que você é sério e tem autoridade em sua área — na prática. Isso pode ser feito por meio do uso de automação, tecnologia e recursos avançados, como o sistema de cobrança de inadimplentes.

4. Garante dados atualizados diretamente no sistema de cobrança de inadimplentes

Conforme dito, manter os dados de seus clientes em mãos e atualizados é uma das melhores formas de garantir que a empresa esteja ciente de todos os acontecimentos financeiros referentes a ela. Além de todos os benefícios citados, um sistema de gestão de assinaturas eficiente mantém resguardadas e seguras as informações de seus clientes.

Porém, além disso, ele as mantém atualizadas. Assim, você sempre terá acesso aos inadimplentes e evitará que situações como a alta taxa de consumidores não-pagantes impeçam o crescimento de seu negócio.

5. Diferencial competitivo

Outro ponto imperativo para o sucesso das empresas é a aposta em diferenciais competitivos. O sistema de cobrança de inadimplentes atua como um deles, em especial ao colocar você à frente de uma concorrência que não investe em tecnologia ao organizar suas finanças.

6. Agilidade nos processos operacionais

O consumidor da atualidade não espera — e esse é um fato. Especialmente no universo online, uma simples demora de segundos pode levar seu cliente diretamente na direção da concorrência.

Ao otimizar o uso de tempo da parte interna de sua empresa, ela se refletirá nos serviços externamente oferecidos ao seu público. Com isso, seus resultados serão muito melhores e estimularão a retenção de consumidores.

7. Confiabilidade de resultados

Finalmente, o monitoramento é um processo de suma importância para as organizações. Ao contratar uma plataforma automática de controle de inadimplência, você se certifica de acessar apenas relatórios seguros e que trazem confiança não só para funcionários, mas também para clientes.

Vale a pena contratar um sistema de cobrança de inadimplentes?

Usar a tecnologia ao seu favor é mais que uma boa ideia para as empresas da atualidade — é uma obrigação. Organizações que não se modernizam tendem a serem ultrapassadas por companhias semelhantes, mesmo que seus serviços sejam inferiores.

Ao investir em uma plataforma de gestão financeira que automatiza a cobrança de clientes inadimplentes, você garante o acesso a uma série de benefícios que vão muito além da redução da taxa de não-pagantes.

Assim, você maximiza os recursos de sua empresa, permite que sua equipe foque outras áreas mais importantes para seu crescimento e otimiza a gestão.

Se você gostou de entender mais sobre o sistema de cobrança de inadimplentes, conheça o Asaas, uma conta digital completa e sem mensalidade, que oferece várias formas de pagamento, permite o gerenciamento de cobranças, emissão de nota fiscal, antecipação de recebíveis e muito mais!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

4 Comentários

  1. André

    Vocês tem este sistema de cobrança? Envia WhatsApp também? Como funciona?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, André!

      No Asaas temos um sistema de cobrança que envia notificações via e-mail, SMS, mensagem de voz, WhatsApp e correios. As notificações por WhatsApp podem ser enviadas a clientes nos seguintes momentos:

      Antes do vencimento
      Avisar sobre a criação de novas cobranças;
      Enviar cobranças pendentes no dia do vencimento;
      Avisar alterações no valor ou data de vencimento das cobranças;
      Enviar cobranças a cada 5, 10, 15 ou 30 dias antes do vencimento.

      Depois do vencimento
      Avisar sobre atrasos e falhas nos pagamentos;
      Reenviar cobranças a cada 1, 3, 7, 15 ou 30 dias após o vencimento;
      Avisar quando os pagamentos forem confirmados.

      No caso das notificações depois do vencimento, serão enviadas até 3 notificações, respeitando o período selecionado pelo cliente.

      Para saber um pouco mais sobre, temos um artigo com os diferenciais do sistema do Asaas, aqui: https://blog.asaas.com/sistema-de-cobranca-via-whatsapp/

      Responder
  2. LIANNE AZEVEDO PEREIRA PINTO

    SE O CLIENTE NAO PAGAR VCS TEM SISTEMA DE NEGATIVAÇAO

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.