Faça cobrança por SMS e diminua a inadimplência da sua empresa

por Cobrança

Publicado em 5 de março, 2014 | Atualizado em 23 de dezembro, 2022

A tecnologia tem mudado muito a relação entre empresas e clientes. Esse avanço está marcado pelos meios de comunicação, que além dos benefícios, também trouxeram um excesso de informação que todos têm de lidar diariamente.

Por isso, é preciso estar atento para encontrar os métodos mais eficientes para chegar ao seu consumidor com eficiência. O momento da cobrança, por exemplo, exige estratégias para comunicar seu cliente e manter uma boa experiência.

Enviar notificações para seus consumidores pode ser uma solução importante para manter um bom relacionamento com seus clientes, além de evitar atrasos nos pagamentos e a inadimplência

Neste artigo, vamos explicar sobre o método de cobrança por SMS e como você pode aplicar no seu negócio. Continue lendo!

Conteúdo:

A lei permite cobrança por SMS?

Nos últimos anos, algumas empresas utilizaram mal o método de cobrança por SMS. Cobranças abusivas, tom coercitivo e perturbação da rotina, foram problemas recorrentes relatados por usuários.

Porém, isso não significa que o uso dessa ferrmaneta de forma preventiva ou para cobrança seja ilegal. A cobrança por SMS é legal, e pode ser muito bem utilizada para passar informações relevantes ao seu consumidor.

Inclusive, existem algumas vantagens na cobrança por SMS, que podem ajudar a potencializar o seu negócio. Porém, para fugir desse padrão de empresas que abusam desse recurso, você precisa considerar algumas boas práticas como:

  • Tratar do assunto de cobrança diretamente com a pessoa devedora;
  • Usar apenas horários comerciais para realizar o disparo de mensagens;
  • Moderar o tom para que o conteúdo não tenha teor malicioso, evitando que o cliente fique constrangido;

Também é importante controlar a quantidade de mensagens enviadas, evitando encher a caixa de entrada do seu consumidor, sem que ele tenha tempo ou disposição para responder.

Como funciona o envio de lembretes de cobrança via SMS?

Existem basicamente dois tipos de mensagens de cobrança: preventivas e reativas. Para cada uma delas é importante que você estabeleça um fluxo e estratégias de atuação. O nome desse processo é régua de cobrança, um documento no qual você define o passo a passo para se comunicar e cobrar por SMS seus clientes.

É importante que você tenha esclarecido previamente por quais meios de contato você irá se comunicar com seu consumidor, para que as mensagens não sejam uma surpresa para ele. 

Além disso, para enviar os lembretes de pagamento por SMS, você precisa ter uma plataforma na qual consiga captar as informações do seu consumidor, preparar as estratégias e realizar esse procedimento automaticamente.

O Asaas, por exemplo, é uma plataforma que permite essas funções e ajuda seu negócio a operacionalizar o envio de lembretes por SMS de forma ágil e eficiente. 

Além disso, você também tem a opção de notificar seus clientes via WhatsApp, podendo estabelecer uma estratégia de comunicação completa!

Quais tipos de SMS podem ser enviados?

Além dos modelos que citamos, também é possível utilizar o SMS para outras formas de contato, como mudança de dados e efetivação dos pagamentos. 

Você também pode variar o tom das suas mensagens, abordando o cliente de forma amigável ou mais incisiva.

Porém, podemos resumir os momentos de cobrança em 3 etapas: pré-vencimento, vencimento e pós-pagamento. Vale lembrar que a notificação não acontece de forma isolada, mas devem seguir um fluxo de notificações e ocorrências. Confira:

1. Notificações para antes do vencimento

Aqui estão as notificações que também chamamos de preventivas. Como o próprio nome sugere, a ideia é alertar o consumidor que o prazo para o pagamento está chegando. 

Essa notificação pode ser enviada para todos os seus clientes, já que possuem um tom amigável e servem como um alerta benéfico para contra a inadimplência

Clientes também não gostam de ter contas atrasadas, mas muitas vezes a rotina acaba influenciando no esquecimento do pagamento. Por isso, a notificação é essencial.

Exemplo de Cobrança antes do vencimento (preventiva)

Olá, [NOME DO CLIENTE]

Gostaríamos de avisar que o pagamento para [NOME DA SUA EMPRESA], no valor de [VALOR DA COBRANÇA], com vencimento em [DATA DE VENCIMENTO] está pendente!

Não deixe para depois! Faça o pagamento em [LINK DA COBRANÇA].

Caso você já tenha efetuado o pagamento nas últimas 48 horas, favor desconsiderar esta mensagem.

Se você não reconhece essa cobrança ou tem alguma dúvida sobre o pagamento, entre em contato com [DADOS DE CONTATO DA SUA EMPRESA].

2. Notificações para cobranças vencidas

A cobrança reativa vem quando o cliente perde o prazo de pagamento. A finalidade aqui é recuperar os valores que ainda não foram pagos, avisando dos juros e multas adicionais para o pagamento com atraso.

Eventualmente, esse grupo de notificações pode evoluir para um esforço de renegociação. Porém, caso o consumidor se recuse a realizar a quitação, sua empresa pode usar as notificações como um aviso de negativação por SMS, para informar sobre o procedimento dentro do Serasa ou o protesto de boletos.

Exemplo de Cobrança no dia do vencimento

Olá, [NOME DO CLIENTE]

Queremos te lembrar que a cobrança gerada por [NOME DA SUA EMPRESA], no valor de [VALOR DA COBRANÇA], vence hoje, [DATA DE VENCIMENTO].

Para efetuar o pagamento e visualizar mais informações da cobrança, acesse [LINK DA COBRANÇA].

3. Notificações para cobranças pagas

Você também pode utilizar as SMS para avisar quando um pagamento foi realizado. Esse recurso é importante tanto para o controle particular do seu consumidor, quanto para sua empresa.

Quando se trata de cobranças, muitos clientes ficam ansiosos com o processo de pagamento. E, em alguns métodos, a efetivação leva alguns dias – como no boleto bancário. Por isso, notificar seu consumidor da confirmação de pagamento é importante para melhorar a experiência do seu cliente.

Exemplo de Cobrança depois do vencimento (reativa)

Olá, [NOME DO CLIENTE]!

Não foi possível registrar o pagamento da cobrança gerada por [NOME DA SUA EMPRESA] no valor de [VALOR DA COBRANÇA] com vencimento em [DATA DE VENCIMENTO].

Para efetuar o pagamento e visualizar mais informações da cobrança, acesse [LINK DA COBRANÇA].

Caso você já tenha efetuado o pagamento nas últimas 48 horas, favor desconsiderar esta mensagem.

Se você não reconhece essa cobrança ou tem alguma dúvida sobre o pagamento, entre em contato com [DADOS DE CONTATO DA SUA EMPRESA].

Como enviar mensagens de cobrança por SMS?

O uso de cobranças por SMS pode ser a melhor solução para seu negócio conseguir alertar seus consumidores sobre os prazos de pagamento, negociar a quitação de dívidas, melhorar seu relacionamento com o cliente e manter seus pagamentos em dia.

Para utilizar esse serviço, você precisa ter as ferramentas certas e contar com empresas especializadas nesse tipo de cobrança.

É necessário ter um sistema de cobrança automatizado?

Não é necessário realizar esse serviço de forma automatizada. Porém, as vantagens de contar com uma plataforma como o Asaas são enormes.

Com a automatização do envio de notificações, você evita falhas e erros na cobrança manual, torna o processo mais rápido e eficiente e consegue desenvolver uma boa estratégia de régua de cobrança.

Vantagens de automatizar a cobrança por SMS

O SMS é um formato clássico de comunicação, já muito conhecido da maior parte dos usuários de smartphones. Além disso, vale mencionar que a concorrência nessa modalidade é menor.

Além disso, também existem outras vantagens ao utilizar esse método dentro de um sistema automatizado:

Agilidade no processo

O SMS é praticamente uma mensagem instantânea, por isso, a pessoa recebe a notificação no momento em que você a enviar. 

Isso significa que esse é um dos métodos mais rápidos para contato, além de contar com a facilidade de não precisar que o cliente utilize um aplicativo. Basta ter o contato e enviar para seu número de telefone.

Contato amigável

A maioria dos consumidores se sentem menos constrangidos ao receber um SMS, do que uma ligação telefônica. Nesse sentido, o SMS proporciona um contato mais amigável, funcionando mais como uma mensagem de lembrete, do que uma cobrança.

Manutenção dos contatos atualizados

Para realizar as notificações de SMS com eficiência, é necessário utilizar uma base de contatos atualizada. Muitas pessoas têm o hábito de trocar seus números de telefone e celular, por isso é importante manter essas informações atualizadas.

Evita erros e falhas na comunicação

Dentro de um sistema automatizado de cobranças você não precisa se preocupar com erros de cobranças indevidas ou contatos erros de contatos. Afinal, os dados cadastrados dos seus clientes ficam registrados dentro do sistema e é possível ativar as notificações de cobrança no ato da compra.

Com a automatização do envio de notificações, você evita falhas e erros na cobrança manual, tornando o processo mais rápido e eficiente.

Você pode estabelecer um régua de cobrança

A régua de cobrança ajuda na padronização do seu fluxo de comunicação e cobrança com seus consumidores.
Esse método é essencial para manter um bom relacionamento com os clientes, mas também evitar a inadimplência, mantendo-os dentro dos prazos de quitação. Confira mais sobre a régua de cobrança e como ela impacta na sua empresa.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

2 Comentários

  1. Thiago Andrade

    O que eu realmente queria era que as empresas fizesse uma cobrança diretamente do saldo de creditos. Hoje em dia, em qualquer lugar que você vá, sempre tem um posto de recarga, simples e rápido.

    Responder
    • asaasdisqus

      Olá Thiago!
      De fato, seria ótimo!
      Já vimos no mercado algumas operadoras possibilitarem este tipo de cobrança, porém o custo costuma ficar inviável, em mais de 30% do valor cobrado.
      Grande abs.
      Equipe ASAAS.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content