Cobrança por SMS funciona?

SMSCom a evolução da tecnologia e as novas formas de comunicação, as empresas passaram a dispor de vários meios para entrar em contato com seus consumidores. Se antigamente era preciso colocar uma carta no correio, hoje em dia basta um clique e você consegue falar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. E essa facilidade está presente também na hora da cobrança de faturas.

Para auxiliar os consumidores e diminuir o número de inadimplentes, é possível lembrá-los do pagamento até mesmo através de mensagens no celular. Essa prática tem se popularizado muito, afinal, é uma forma adicional de garantir que o cliente visualize o lembrete.

Mas será que essa modalidade de cobrança realmente funciona? Para esclarecer melhor o assunto, preparamos uma análise e algumas dicas sobre como usar a cobrança por SMS. Confira:

Agilidade no processo

O SMS é praticamente uma mensagem instantânea, a pessoa recebe a notificação quase no mesmo momento em que você envia. Por isso, é uma forma rápida e eficiente de entrar em contato com os clientes para notificar a cobrança.

A facilidade de acesso também é um diferencial. Praticamente todo mundo hoje possui um celular e fica ao lado dele durante várias horas por dia. Então, a mensagem chegará ao seu destinatário.

Contato amigável

Os consumidores se sentem um pouco constrangidos ao receber uma ligação de cobrança. Nesse sentido, o SMS consegue um contato muito mais amigável, funcionando mais como um lembrete do que uma cobrança. As empresas também têm feito uso da ferramenta de forma preventiva, enviando mensagens antes da fatura vencer. Essa simples ação é capaz de reduzir o número de inadimplentes.

Menor custo de ativação

É mais barato enviar um SMS do que uma cobrança impressa, que inclui custos de impressão, manuseio e postagem, além de demorar vários dias úteis para chegar ao destino final. Também é mais barato do que uma ligação, que demanda uma equipe de call center treinada para efetuar as chamadas.

As vantagens continuam também no quesito volume. Através do SMS, é possível notificar um número grande de pessoas em um único dia. Segundo dados, com as outras formas de cobrança é possível concluir apenas 30% dos contatos que o SMS conseguiria em um dia.

Cuidados com a verificação do número

Para que os contatos via SMS tenham efeito é preciso que as empresas mantenham um cadastro atualizado de seus clientes. O problema é que as pessoas costumam trocar o número de seus celulares com frequência, principalmente os clientes com planos pré-pagos de telefonia.

Para adotar plenamente a cobrança via SMS, é fundamental adotar uma estratégia para manter sempre atualizado o banco de dados. Caso contrário, os disparos não surtirão efeito.

Melhor tipo de SMS

O mercado adotou dois tipos de cobrança através do SMS: a com código de barras e a com o número do boleto. O uso de cada uma depende do tipo de aparelho que o cliente possui. Enquanto os smartphones conseguem receber a imagem do código de barras sem problemas, os celulares mais antigos podem apresentar dificuldades para abri-las. Neste caso então é melhor optar por enviar os números do boleto também.

A cobrança por SMS pode útil para a sua empresa?

Se você se interessou pelo serviço, é preciso contratar uma empresa especializada neste tipo de cobrança. Lembre-se de sempre estabelecer um contato amigável com o seu consumidor, mesmo que ele esteja inadimplente, evitando constrangimentos. Assim você pode aproveitar todos os benefícios que o SMS pode proporcionar.

Já imaginou utilizar esta cobrança para receber pela prestação de serviços? Dê sua opinião.

SMS

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.