• Home
  • |
  • Cobrança
  • |
  • Como cobrar um cliente do jeito certo e evitar inadimplência

Como cobrar um cliente do jeito certo e evitar inadimplência

Por Eduardo Kruger
Publicado em 12 de setembro, 2022 | Atualizado em 12 de setembro, 2022

Saber como cobrar um cliente não é tarefa fácil. No entanto, é importante que seja feita, já que a empresa precisa receber os pagamentos para continuar operando. Nesse sentido, a cobrança deve ser feita do jeito certo para não gerar conflitos e obter sucesso na redução da inadimplência.

Segundo o Serasa, o Brasil conta com 65,2 milhões de brasileiros inadimplentes, em fevereiro de 2022. Dessas dívidas, 28,6% são débitos no cartão de crédito e 12,5% referem-se a gastos no comércio varejista. 

São diversos os motivos que levam à inadimplência no país, que podem ser influenciados pela alta taxa de juros, a redução da renda média e a alta dos preços, por exemplo. Compreender a realidade do cliente e ser empático é um dos fatores essenciais para uma cobrança amigável.

Neste conteúdo, saiba os impactos da inadimplência na saúde financeira do seu negócio e conheça as técnicas de como cobrar um cliente de forma respeitosa. Descubra ainda como é possível automatizar as cobranças para maior eficiência e otimização do tempo. Continue a leitura para saber mais!

Conteúdo

Quais são os impactos da inadimplência nos negócios?

Todo negócio está sujeito a lidar com a inadimplência. Sem receber, a empresa pode precisar pedir empréstimo, o que aumenta os custos, especialmente se os pagamentos previstos para cobrir o empréstimo, não chegarem. 

No pior dos cenários, a alta inadimplência pode levar um negócio à falência, por isso, é fundamental ter um controle estável das finanças. Compreender as consequências dessa realidade ajuda a lidar melhor com o financeiro da empresa.

Por exemplo, se você obtém uma taxa média de inadimplência, fica mais fácil prever a necessidade de obter crédito para movimentar o fluxo de caixa. Sendo assim, tomar a decisão de fazer uma antecipação de recebíveis ao invés de um empréstimo é uma saída mais viável para o negócio.

Importância da gestão de cobranças para a empresa

A previsibilidade é um aspecto essencial para controlar a inadimplência. Para tanto, é preciso que haja uma gestão eficaz das cobranças. Muitas vezes, os clientes simplesmente esquecem de fazer o pagamento e o envio de mensagem de cobrança pode evitar que isso aconteça.

Ou seja, não adianta fazer as cobranças apenas quando estão atrasadas, é importante estabelecer um relacionamento saudável com o cliente e garantir que ele tenha as opções necessárias para efetuar o pagamento como deseja.

Quais são as diferenças entre a cobrança judicial e extrajudicial?

A cobrança extrajudicial é aquela feita entre as partes envolvidas, no caso, a empresa e o cliente. Já a cobrança judicial é feita quando as tentativas de cobrança não tiverem efeito e torna-se necessário cobrar o cliente judicialmente.

Como demanda tempo e custos, a intervenção do judiciário deve ser acionada apenas quando necessário. Para evitar chegar nesse ponto, é importante construir uma boa gestão de cobranças e estabelecer estratégias para cobrar cliente inadimplente. 

Como cobrar um cliente de forma amigável?

Cobrar um cliente com educação é um aspecto básico para o relacionamento com o público. Ao cobrar cliente por mensagem, o contato deve ser claro, direto e curto. Na hora de fazer o contato para cobrança é importante ter em mãos todos os dados referente a inadimplência como valor, data de vencimento e nome do cliente. 

Além disso, é válido mencionar o motivo do contato e a empresa a que se refere a dívida, para que não haja dúvidas sobre o pagamento em questão. Para evitar constrangimentos, sempre certifique-se que está falando com o cliente antes de falar sobre a cobrança. 

O cliente também precisa saber quais são as suas opções para efetuar o pagamento, se é necessário solicitar uma segunda via, por exemplo. Às vezes o cliente só precisa de uma forma de pagamento diferente ou uma nova data. Ser empático e oferecer opções pode ser essencial para ter sucesso nos pagamentos. 

1. Cobrança manual

A cobrança manual demanda uma equipe para realizar os contatos com os clientes um a um. A forma mais comum é a cobrança por telefone e pode ser necessário realizar algumas tentativas, caso o cliente não atenda, demandando tempo extra na tarefa.

Cobrança por telefone

Cobrar um cliente por telefone exige desenvoltura para lidar com a conversa. Portanto, é fundamental contar com uma equipe treinada e preparada para falar com diversos perfis de clientes. 

2. Cobrança automatizada

Por outro lado, a cobrança automática aumenta a eficiência do processo, otimizando o tempo e ajudando a evitar a inadimplência. A automatização de cobrança pode ser feita por vários canais através de uma plataforma de pagamentos:

Cobrança pelo WhatsApp

Cobrar um cliente por WhatsApp é uma forma prática de cobrança que pode trazer bons resultados. Isso porque é um aplicativo amplamente usado pelos brasileiros, tornando maiores as chances de que o cliente visualize a mensagem de cobrança.

Cobrança por e-mail

O disparo de lembretes automáticos pode ser feito via e-mail, uma forma de contato mais tradicional. A cobrança por e-mail traz um tom mais formal e pode ser tão efetiva quanto outros canais. 

Cobrança por SMS

A vantagem da cobrança por SMS está na acessibilidade, visto que não é necessário ter um aplicativo ou acesso à internet para receber. Por ter limitação de caracteres, precisa ser curta e objetiva. 

Cobrança por robô de voz

Outra opção para automatizar a cobrança é o robô de voz. Quando ativado, o robô faz ligações telefônicas automáticas quando há cobranças vencidas.

Cobrança por carta

A cobrança por carta é o envio do boleto pelos Correios, em uma carta simples. Esse formato de cobrança é enviado 14 dias antes do vencimento e conta com uma pequena taxa para cada envio.

Agora que você já sabe como cobrar um cliente, continue se atualizando sobre o assunto através do guia completo sobre gestão de cobranças para começar a fazer as inovações que o seu negócio precisa.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas