Como cobrar cliente por mensagem automática e reduzir a inadimplência

por Gestão de cobranças

Publicado em 8 de agosto, 2022 | Atualizado em 20 de dezembro, 2023

Saber como cobrar cliente por mensagem de maneira efetiva é fundamental para garantir o pagamento e reduzir a inadimplência. É importante ter uma comunicação bem construída para não gerar atritos entre o cliente e a marca e estabelecer um relacionamento respeitoso.

O principal objetivo de uma mensagem de cobrança é lembrar o cliente sobre um pagamento em aberto ou vencido, já que é comum esquecermos de pagar algo, não é mesmo? Nesse sentido, o lembrete de pagamento pode ser útil para ambas as partes.

A melhor forma de cobrar por mensagem é utilizando a tecnologia para automatizar o processo e garantir cobranças ágeis e eficazes. Se você quer descobrir como cobrar cliente por mensagem automática e conhecer os benefícios de usar a plataforma de pagamento do Asaas para isso, continue a leitura!

Quais são os benefícios da automação de cobrança?

Automatizar o processo de cobrança é uma forma de simplificar uma tarefa manual, desgastante e repetitiva. Com isso, é possível ter maior controle financeiro, reduzir a inadimplência, além de gerar uma imagem positiva e profissional do seu negócio.

É importante ter cuidado no conteúdo das mensagens em cada etapa e deixar claro qual o motivo do contato com informações como o valor do pagamento, a data de vencimento e possibilidades para negociar, se for preciso.

Com a plataforma do Asaas, tudo o que você precisa fazer é cadastrar os dados do cliente para que as cobranças sejam disparadas automaticamente em intervalos programados até o vencimento do pagamento. 

Caso não seja efetivado, são iniciados lembretes programados em 7, 15 e 30 dias após o vencimento. Além disso, é possível iniciar a negativação no Serasa diretamente pela plataforma.

Quais são os tipos de cobrança por mensagem automática?

Ao cobrar cliente por mensagem é importante escolher o canal que melhor se adequa ao público da marca. Pessoas acima de 60, por exemplo, podem preferir cobranças via canais mais tradicionais como SMS e e-mail. Veja as principais opções a seguir.

Notificação via WhatsApp

A pesquisa Digital 2022: Brasil aponta que 96,4% dos brasileiros possuem o aplicativo instalado no celular. Ou seja, a cobrança via WhatsApp aumenta as chances do cliente visualizar a mensagem, já que é um aplicativo presente no nosso dia a dia.

Enviar mensagem para cobrar cliente pelo WhatsApp fica ainda mais fácil com a automatização dos lembretes. Desse modo, não é preciso enviar cada mensagem manualmente, mas contar com uma plataforma que fará todo o processo automaticamente.

Notificação por SMS

Simples, rápido e direto, a cobrança por SMS é uma das mais efetivas. Uma das vantagens é que o cliente não precisa ter um aplicativo instalado ou acesso à internet, o que torna esse canal um dos mais acessíveis.

na imagem tem um celular, na tela tem uma mensagem de texto. Nela está escrito: Olá, Bruno! Faltam 3 dias para o vencimento da cobrança para Silva Contabilidade.

Notificação por e-mail

O e-mail de cobrança é outro canal popular e acessível, afinal, a maioria das pessoas tem uma conta de e-mail. Segundo uma pesquisa da Pew Research Center, entre os adultos que estão presentes online, 92% possuem um e-mail e 61% abrem-o diariamente.

Notificação por voz (robô)

Outra possibilidade oferecida pelo Asaas é a cobrança por voz após o vencimento. Nesse caso, o robô realiza uma ligação para o cliente, seja para avisar sobre atrasos ou falhas, ou relembrar cobranças vencidas entre 1 a 30 dias após o vencimento.

Cobranças via Correios

Carta simples com o boleto de pagamento, enviada pelos Correios, no prazo de 14 dias antes do vencimento da cobrança. A depender do público do seu negócio, pode ser uma opção adequada. 

Como cobrar cliente por mensagem?

Os lembretes de cobrança para clientes facilitam a gestão financeira, especialmente quando são automatizados. O recurso pode ser apreciado pelo cliente, mas é importante ter cuidado com a frequência das mensagens para que não haja excessos. Veja como cobrar cliente por mensagem de forma eficiente:

1. Tenha uma conta digital para recebimento do dinheiro

Uma conta completa com recurso de cobrança por mensagem é a melhor solução para quem deseja otimizar tempo e manter todo o gerenciamento financeiro em um único lugar. Assim, fica mais fácil acompanhar os recebimentos.

2. Contrate um sistema de cobrança automatizado

Para fazer as cobranças de forma automatizada, é preciso contratar uma plataforma que ofereça o recurso para programar as cobranças, seja qual tipo for. No caso de pagamento recorrente, por exemplo, é possível programar a mensagem de cobrança de mensalidade.

3. Escolha o meio de cobrança mais adequado

Para enviar a mensagem de lembrete de pagamento para cliente, é preciso escolher o canal mais adequado de acordo com as necessidades da marca e as preferências do cliente. Como vimos, a cobrança pelo WhatsApp é uma das opções mais práticas de abordagem e pode trazer bons resultados para a empresa. 

4. Faça o envio de mensagem automático e reduza a inadimplência

Enviar as mensagens de forma manual aumenta os riscos de erros e falhas, além de demandar tempo e dedicação à tarefa. Por isso, faça o envio de forma automática com a plataforma do Asaas para gerenciar as cobranças e reduzir a inadimplência. 

Agora que você já sabe como cobrar cliente por mensagem automática, veja se a solução de cobrança pelo WhatsApp pode ser aplicada no seu negócio.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.