• Home
  • |
  • Cobrança
  • |
  • Lembrete de pagamento: como diminuir a inadimplência com a ferramenta do Asaas

Lembrete de pagamento: como diminuir a inadimplência com a ferramenta do Asaas

Por Eduardo Kruger
Publicado em 25 de abril, 2014 | Atualizado em 9 de setembro, 2022

A inadimplência ou o atraso de pagamentos por parte dos clientes pode ser um pesadelo para as empresas. Então, para evitar esses problemas, é importante contar com uma ferramenta de lembrete de pagamento que possibilite não apenas reduzir essa taxa, mas também ser usada de maneira estratégica para o relacionamento com o cliente.

Quer saber mais sobre como funciona um sistema de envio de lembrete de pagamentos e como ele pode trazer benefícios para a sua empresa, facilitando a rotina? Neste artigo, trouxemos as principais informações que você precisa ter sobre o assunto. Confira!

Conteúdo

Como enviar um lembrete de pagamento?

No Asaas, o lembrete de pagamentos pode ser enviado ao cliente por e-mail ou SMS, com o objetivo de não deixar o pagador esquecer de pagar o valor devido. Essas notificações podem ser enviadas automaticamente na semana, um dia antes ou no dia do vencimento.

Vale lembrar que, para que o sistema funcione perfeitamente, a empresa precisa ter um banco de dados bem cadastrado, com o número do celular de cada cliente atualizado e corretamente associado ao registro para que os lembretes sejam enviados para as pessoas corretas e nas datas corretas.

Quais são as vantagens de ter um sistema de envio de lembrete de pagamento?

Além de evitar a inadimplência de forma simplificada, um sistema de envio de lembrete de pagamento como o Asaas pode trazer outros benefícios para a empresa. Listamos alguns deles a seguir.

1. Aumenta a conversão de pagamentos e reduz atrasos

Quando o cliente escolhe pagar por boleto bancário, ele é emitido assim que a compra é finalizada. Porém, se o pagamento não for feito, a compra é cancelada automaticamente — o que se torna um prejuízo para a empresa. 

Nesse caso, é fundamental que a empresa tenha meios para lembrar ao cliente sobre o vencimento do boleto.

Sendo assim, enviar lembrete de pagamento ao cliente informando sobre a proximidade da data limite para pagamento do boleto bancário pode salvar a venda. Ou seja, o Asaas contribui para aumentar a conversão de pagamentos e evitar atrasos.

2. Traz comodidade para os clientes

Deve-se levar em consideração que, inúmeras vezes, acontece a perda da venda simplesmente por um esquecimento por parte do cliente, não por desistência ou inadimplência.

Com uma ferramenta de envio de lembrete de pagamento, além da sua empresa não perder a venda, é possível auxiliar o cliente a aproveitar a oportunidade de adquirir aquele produto ou serviço por aquele valor, lembrando-o de que pode ficar indisponível ou ter o preço alterado.

Com o Asaas, você pode lembrar o seu cliente de pagar boletos tanto referentes a compras únicas quanto contas recorrentes.

O lembrete pode ser apenas texto, com uma mensagem informando sobre o vencimento ou ainda pode trazer também os números do código de barras da conta (linha digitável), gerando ainda mais comodidade para consumidores que podem pagar online, por exemplo.

São inúmeras maneiras de garantir ainda mais conforto ao seu cliente e, é claro, garantir vendas ou prestação de serviços sem atraso no pagamento ou inadimplência dos seus clientes.

3. Evita que o cliente pague juros

Ninguém gosta de pagar juros, né? Por isso, lembrando o cliente sobre o vencimento do boleto por meio do envio de lembrete de pagamento pelo Asaas, você pode ajudá-lo a evitar esse desconforto.

Então, use esse argumento na mensagem como estratégia para estreitar o relacionamento com ele. Afinal, é importante que ele tenha a percepção de que a sua empresa está oferecendo uma ajuda, facilitando a vida dele.

Por que escolher o Asaas como ferramenta de lembrete de pagamento?

Aproveite as vantagens em utilizar o Asaas como sistema de envio automatizado de lembrete de pagamento para os seus clientes.

Além de reduzir o atraso e a inadimplência nas suas vendas, você oferece ao seu cliente comodidade para estar em dia com as contas.

Com o Asaas, você pode enviar diferentes mensagens para os clientes:

Notificações para antes do vencimento

  • Avisar sobre criação de novas cobranças;
  • Avisar sobre alteração no valor ou na data de vencimento das cobranças;
  • Enviar cobranças 5, 10, 15 e/ou 30 dias antes do vencimento;
  • Enviar cobranças pendentes no dia do vencimento;
  • Enviar linha digitável do boleto, caso o cliente não o tenha impresso.

Notificações para cobranças vencidas

  • Avisar sobre atrasos e falhas nos pagamentos;
  • Relembrar cobranças vencidas a cada 1, 7, 15 e/ou 30 dias após o vencimento;
  • Realizar notificação automática por voz (robô).

Um grande diferencial do Asaas são as ligações automáticas que podem ser feitas para os pagadores que estiverem com cobranças em aberto no sistema. Essas chamadas são feitas por robôs e para avisar sobre atrasos e falhas no pagamento e também para relembrar cobranças vencidas.

Podem ser feitas até 3 tentativas por dia, com frequência definida pelo cliente. Este é um lembrete de pagamento prático e eficiente em seu papel de diminuir a inadimplência

Notificações para cobranças pagas

  • Avisar quando os pagamentos forem confirmados.

Notificações pelo WhatsApp de forma automática

É possível enviar Notificações pelo WhatsApp para:

  • Avisar sobre a criação de novas cobranças;
  • Enviar cobranças pendentes no dia do vencimento;
  • Avisar sobre atrasos e falhas nos pagamentos;
  • Relembrar cobranças vencidas a cada 1, 7, 15 ou 30 dias após o vencimento.

Conheça todas as soluções oferecidas pelo Asaas e entenda como a ferramenta pode ser útil em várias rotinas financeiras da sua empresa. Crie uma conta grátis agora e experimente essas facilidades!

No Asaas você tem cobrança por ligação telefônica