5 motivos para sua empresa profissionalizar as formas de cobrança

 

Você cuida com desvelo do processo produtivo de sua empresa. Esforça-se para divulgar o seu produto ou serviço.

Mesmo nesse ambiente econômico conturbado, fecha excelentes vendas. Mas, se na hora de receber, não oferecer as formas de cobrança mais adequadas, pode por tudo a perder.

Ter um sistema de cobrança eficiente é essencial para o sucesso de seu negócio. É ele quem garante um fluxo de caixa saudável, que permite o pagamento das contas, a compra de matéria-prima, a realização de novos negócios. Enfim, a existência da empresa.

Como se profissionalizar em formas de cobrança? Continue a leitura e descubra!

1- Cobrança envolve uma série de atributos

Podem parecer processos simples, no entanto, envolvem formas de cobrança e gestão da inadimplência. Todo esse processo consome tempo e esforços que são preciosos e poderiam ser aplicados na atividade produtiva. Mas isso pode ser revertido se você profissionalizar suas formas de cobrança.

2- Mais segurança ao processo de cobrança

Aquele risco de deixar de receber uma venda simplesmente porque os registros se perderam é coisa do passado. Você pode lançar mão de ferramentas que permitem total controle sobre suas contas a receber.

Assim, evita-se erros e retrabalho e obtém-se um ganho operacional considerável. O tempo e o esforço economizados podem ser direcionados para a atividade produtiva, para as vendas, enfim, para o resultado da empresa. A agilidade com que você passará a acompanhar o processo de cobrança fará com que seja possível prever com mais fidelidade as disponibilidades do caixa.

3- Maior credibilidade junto aos clientes

Profissionalizar a cobrança contribui para que seus clientes acreditem na sua empresa, tenham a confiança necessária para fazer negócios com você, pois, isso refletirá o grau de profissionalismo com que gerencia suas atividades. Seu cliente terá a comodidade de receber as cobranças em diferentes formatos: tradicional, por correspondência, ou eletrônica. Terá mais opção de pagamento: casas lotéricas e bancos ou pela Internet.

4- Redução da inadimplência

Muitas vezes, o cliente deixa de pagar uma fatura, não por má fé, mas, por puro esquecimento. Seu sistema de cobrança pode estar habilitado para lembrá-lo do vencimento dos boletos.

Um sistema de cobrança automatizado facilita, por exemplo, a emissão de segunda via de boleto vencido. O acompanhamento de faturas vencidas é uma atividade que toma muito tempo, se feita na forma tradicional. Mas, com a cobrança automatizada, fica bem mais simples identificar e cobrar os clientes inadimplentes.

5- Mais opções de formas de cobrança

Se você profissionaliza a cobrança de sua empresa, passa a contar com  ferramentas de cobranças eficazes. Você pode utilizar, por exemplo,  as mensagens SMS para cobrar.

Elas são baratas, menos agressivas e têm taxa de leitura de quase 100%. As mensagens podem ser disparadas para lembrar o vencimento de um boleto; ou ainda, para o envio do código de barras.

Os boletos também podem ser enviados por e-mail. Mas, você pode utilizar também uma plataforma de gerenciamento online de boletos. Uma plataforma permite total controle sobre a emissão e o envio automático de boletos por e-mails ou SMS e a atualização dos valores nos boletos vencidos.

Conheça nosso serviço de gerenciamento eletrônico de cobrança. Profissionalize suas formas de cobrança.

Quer ganhar eficiência na cobrança de sua empresa e credibilidade junto aos seus clientes, aumentando, assim, as suas vendas? Entre em contato com a gente!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.