• Home
  • |
  • Cobrança
  • |
  • 8 motivos para profissionalizar as formas de cobrança da sua empresa

8 motivos para profissionalizar as formas de cobrança da sua empresa

Por Redação Asaas
Publicado em 23 de janeiro, 2017 | Atualizado em 26 de janeiro, 2022

Você cuida do processo produtivo da sua empresa. Esforça-se para divulgar o seu produto ou serviço. Mesmo nesse ambiente econômico conturbado, fecha excelentes vendas. Mas, se na hora de receber não oferecer as formas de cobrança mais adequadas, pode pôr tudo a perder.

Ter um sistema de cobrança eficiente é essencial para o sucesso do seu negócio. É ele quem garante um fluxo de caixa saudável, que permite o pagamento das contas, a compra de matéria-prima, a realização de novos negócios, enfim, a existência da empresa.

Quer saber como se profissionalizar em formas de cobrança? Continue a leitura e descubra.

Conteúdo

Quais os principais meios de pagamento?

Antes de definir as formas de pagamento, vale a pena conhecer o perfil do seu cliente. Fazer uma boa análise reduz os casos de inadimplência e até as dificuldades de pagamento. Pensando em tudo isso, trouxemos os 3 meios de pagamento mais utilizados pelas empresas. Conheça-os:

Boleto bancário

É uma opção útil para quem não possui conta bancária e por ser prático na hora de efetuar o pagamento em caixas eletrônicos, farmácias, lotéricas, bancos e outros.

Pix

É o mais novo sistema de pagamentos instantâneos. Com um simples toque na tela do celular, é possível efetuar diversas transações bancárias 24 horas, e, inclusive, nos finais de semana e feriados.

Cartão de crédito

É um dos mais usados meios de pagamento por conta da facilidade de parcelamento da compra, velocidade de confirmação do pagamento e, na hora da venda, a compensação é automática.

Por que profissionalizar as formas de cobrança?

Não importa o porte de sua empresa. Encontrar jeitos de profissionalizar as formas de cobrança é uma solução inteligente.

Afinal de contas, aumentar a conversão de vendas e garantir a satisfação plena do cliente são os principais objetivos de qualquer negócio. Além disso, eles representam os pilares que podem levar o seu empreendimento a outro nível!

No dia a dia, é comum o uso de diversas ferramentas para gerir o negócio. São disparos de e-mails, mensagens em SMS, boletos e outros que contribuem para facilitar a dinâmica do trabalho e evitar a inadimplência.

Mas, se ainda resta alguma dúvida, nada melhor que conhecer os 8 principais motivos que comprovam que vale a pena profissionalizar as formas de cobrança. Veja nos tópicos a seguir!

1. Reduz erros

Conhecer os dados do consumidor, como e-mail, valor a ser cobrado e telefone, é uma prática que evita problemas para sua empresa, como é o caso de cobranças indevidas. Por isso, a dica é mantê-los sempre atualizados.

2. Aumenta o faturamento

Se você já profissionalizou o seu sistema de cobrança, é bom diversificar as formas de pagamento, pois geram um impacto direto na decisão de compra do seu cliente. Feito isso, menor será a chance de cancelamento das compras, bem como redução de fraudes e inadimplência.

3. Evita fraudes

Decidiu implantar um sistema de cobrança? Você pode contar com diversas formas seguras de pagamento, como os cartões de crédito e débito, boletos bancários e outros. Além de garantir um bom atendimento e facilitar as condições de quitação da dívida, ainda dá para garantir lucro e uma melhor proteção contra fraudes.

4. Satisfaz o cliente

Encontrar uma loja física ou virtual que contemple as necessidades de compra de um consumidor é sinônimo de satisfação do cliente. Afinal de contas, nada melhor que encontrar o produto que você quer e com o preço e as condições que cabem no seu bolso. Sendo assim, a possibilidade de ir embora do estabelecimento comercial ou até abandonar o carrinho no e-commerce é praticamente nula.

Saber cobrar o seu cliente é uma estratégia que deve estar presente em toda rotina e ciclo de compras do consumidor. Portanto, vale a pena diversificar as formas de cobrança para não prejudicar os recebimentos, crescimento do seu empreendimento e muito menos o relacionamento com os seus clientes.

5. Oferece mais segurança ao processo de cobrança

Aquele risco de deixar de receber uma venda simplesmente porque os registros se perderam é coisa do passado. Você pode lançar mão de ferramentas que permitem total controle sobre suas contas a receber.

Assim, se evitam erros e retrabalho e se obtém um ganho operacional considerável. O tempo e o esforço economizados podem ser direcionados para a atividade produtiva, para as vendas, enfim, para o resultado da empresa. A agilidade com que você passará a acompanhar o processo de cobrança fará com que seja possível prever com mais fidelidade as disponibilidades do caixa.

banner Guia de Cobrancas para Empreendedores

6. Transmite maior credibilidade junto aos clientes

Profissionalizar a cobrança contribui para que seus clientes acreditem na sua empresa, tenham a confiança necessária para fazer negócios com você, pois, isso refletirá o grau de profissionalismo com que gerencia suas atividades. 

Seu cliente terá a comodidade de receber as cobranças em diferentes formatos: tradicional, por correspondência, ou eletrônica. Terá mais opção de pagamento: casas lotéricas e bancos ou pela internet.

7. Reduz a inadimplência

Muitas vezes, o cliente deixa de pagar uma fatura, não por má fé, mas, por puro esquecimento. Seu sistema de cobrança pode estar habilitado para lembrá-lo do vencimento dos boletos.

Um sistema de cobrança automatizado facilita, por exemplo, a emissão de segunda via de boleto vencido.

O acompanhamento de faturas vencidas é uma atividade que toma muito tempo, se feita na forma tradicional. Mas, com a cobrança automatizada, fica bem mais simples identificar e cobrar os clientes inadimplentes.

8. Diversifica as formas de cobrança

Se você profissionaliza a cobrança de sua empresa, passa a contar com ferramentas de cobranças eficazes. Você pode utilizar, por exemplo, as mensagens SMS para cobrar.

Elas são baratas, menos agressivas e têm boa taxa de leitura. As mensagens podem ser disparadas para lembrar o vencimento de um boleto; ou ainda, para o envio do código de barras.

Os boletos também podem ser enviados por e-mail. Mas, você pode utilizar também uma plataforma de gerenciamento online de boletos. Uma plataforma permite total controle sobre a emissão e o envio automático de boletos por e-mails ou SMS e a atualização dos valores nos boletos vencidos.

Se você gostou deste post, também vai gostar de saber como escolher a melhor forma de pagamento para seu negócio

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas