Como fazer cobrança de clientes de forma eficiente e reduzir a inadimplência

por Cobrança

Saber como fazer cobrança de forma eficiente é um desafio para a sua empresa? Estabelecer um processo para cobrar clientes é fundamental para reduzir a inadimplência, otimizar o fluxo de caixa e garantir um bom relacionamento com o seu público. 

Muitos negócios não sabem como fazer cobrança e acabam cometendo erros ou sofrendo com o prejuízo dos pagamentos não realizados. É comum que o cliente deixe de pagar por puro esquecimento. Nesse contexto, ao estabelecer um contato frequente com lembretes de pagamento, há menores chances de inadimplência.

Neste conteúdo, você irá aprender a importância dessa gestão e conhecer a régua de cobrança para aumentar a eficiência. Também descobrirá quais os melhores meios de cobrança disponíveis e como o Asaas pode ser útil para automatizar o processo. 

Ficou curioso? Continue a leitura e saiba mais!

Conteúdo:

Qual é a importância da gestão de cobrança nas empresas? 

Sem uma gestão eficiente do processo de cobranças, o seu negócio pode ter o financeiro prejudicado. Isso porque a inadimplência pode afetar o fluxo de caixa e com isso interferir nos pagamentos das despesas fixas, dos fornecedores ou colaboradores. 

Você certamente não deseja passar por algo assim, não é mesmo? Além disso, com uma gestão de cobranças eficiente é possível projetar o faturamento com mais clareza e até conseguir crédito com mais facilidade para o seu negócio.

Se você lida com um alto volume de ausência de pagamentos e tem dificuldades para realizar as cobranças, estabelecer uma gestão das cobranças é uma medida urgente. Confira a seguir como implementar a régua de cobranças pode ajudar.

Banner baixar e-book gratuito - Guia de cobrança para empreendedores. Aprenda como reduzir a inadimplência de uma vez por todas.

Como a régua de cobrança pode ajudar a reduzir a inadimplência?

A régua de cobrança nada mais é do que um conjunto de ações realizadas para cobrar o cliente de forma eficiente. Ao ter um processo estabelecido, você consegue acompanhar o fluxo de pagamento com mais facilidade.

A régua de cobrança é baseada em três etapas:

  • Quando o cliente será cobrado – antes ou depois do vencimento (ou os dois);
  • Como ele será cobrado – qual a abordagem a ser realizada;
  • Onde ele será cobrado – qual o meio utilizado para contato.

Quem usa o Asaas consegue automatizar todas as etapas de cobrança com o envio de lembretes para pagamento antes e depois do vencimento, garantindo uma cobrança preventiva e reativa. 

Aplicação da cobrança preventiva

Ao realizar uma venda, o próximo passo na régua da cobrança é a emissão e o envio da cobrança ao cliente.

Em seguida, é necessário programar o envio de lembretes para 5 dias antes da data de vencimento e no próprio dia. Assim, diminuem as chances do cliente esquecer de pagar.

Caso o pagamento seja efetuado, o envio da confirmação de recebimento é a última etapa da cobrança. No entanto, se o cliente não fizer o pagamento é hora de iniciar a cobrança reativa.

Recuperação com a cobrança reativa

Nessa etapa são enviados os avisos de atrasos para 1, 7 e 14 dias após o vencimento e uma notificação por voz em 30 dias. Lembre-se que manter um relacionamento amigável com os clientes proporciona maior retenção e possibilidade de novas compras. 

Por isso, ao fazer as cobranças, seja respeitoso e busque entender as necessidades do cliente. Pode ser que ele só tenha esquecido ou tenha tido alguma dificuldade para pagar, por exemplo.

Quando a cobrança extrajudicial não tem efeito pode-se entrar com a cobrança judicial utilizando dos meios legais para recebimento. Porém, a cobrança de cliente por esse caminho demanda tempo e altos custos. A alternativa é gerar a negativação no Serasa, o que pode ser feito de forma automática pelo Asaas.

Como fazer cobrança na empresa de forma eficiente?

A estratégia de cobrança deve ser adaptada a cada tipo de negócio, de acordo com as particularidades. Uma empresa que atende um público mais jovem pode ter mais sucesso ao efetuar as cobranças via WhatsApp, por exemplo. 

De todo modo, é importante estabelecer uma comunicação clara e respeitosa, sempre considerando os limites como horário de contato ou frequência para evitar frustrar o cliente. Dito isso, vejamos a seguir as principais formas de cobrança:

1. Cobrança pelo WhatsApp

Como fazer cobrança pelo WhatsApp? O aplicativo é um dos mais queridos pelos brasileiros, presente em 99% dos celulares no país. Trata-se de um canal acessível para uso das empresas, mas é importante ter cuidado para não realizar cobrança indevida enviando mensagem a pessoa errada.

Nesse sentido, é imprescindível manter o cadastro dos clientes sempre atualizado. Se você tem dúvidas a respeito da legalidade de cobranças enviadas pelo WhatsApp, saiba que a ferramenta já foi reconhecida como um canal para cobrar inadimplentes no Brasil.

Exemplo de mensagem para cobrança preventiva:

A seguinte imagem mostra um exemplo de mensagem de cobrança preventiva, envida pelo whatsapp, que diz:

Olá, [nome do cliente]!

Falo em nome da empresa [nome da empresa] e estou entrando em contato para informar que o boleto no valor de R$ 100 vence em 5 dias. Segue o código de pagamento [inserir código].

Se precisar de alguma ajuda, é só chamar! :)
Exemplo de mensagem de cobrança preventiva pelo WhatsApp

Exemplo de mensagem para cobrança reativa:

A seguinte imagem mostra um exemplo de mensagem de cobrança reativa, envida pelo whatsapp, que diz:

Olá, [nome do cliente]!

Falo em nome da empresa [nome da empresa] e estou entrando em contato para informar que o boleto no valor de R$ 100 com vencimento no dia 10/06 não foi pago. Qual a melhor data para emissão do novo boleto?
Exemplo de mensagem de cobrança reativa pelo WhatsApp

2. Cobrança por e-mail

Um outro caminho mais tradicional para a cobrança é o envio de e-mail. A comunicação neste caso acaba ganhando um tom mais “formal”, no entanto, pode ser tão eficaz quanto as mensagens visto que todo mundo tem uma conta de e-mail.

3. Cobrança por SMS

Enviar uma mensagem de cobrança por SMS pode ser outra alternativa para a cobrança de cliente. Entre as vantagens de usar esse meio está o fato de não precisar de internet para ser recebido e possibilitar uma mensagem curta e direta. 

Como fazer cobrança por mensagem? Deixe claro que é a empresa que está entrando em contato e sempre informe os dados como valor, data de vencimento e forma de pagamento. Certifique que a mensagem seja bem compreendida pelo cliente.

4. Cobrança por ligação

Outra opção é ligar. Embora não seja um canal interessante para as novas gerações, pode ser a melhor escolha caso você lide com um público mais sênior, por exemplo. 

Como fazer cobrança por telefone? A cobrança por ligação pode ser feita tanto por um atendente humano, quanto por uma ligação robotizada. Nesse caso, basta programar a ligação para a data desejada. 

5. Cobrança por carta

Entre os tipos de cobrança também existe o envio de carta de cobrança. Deve ser enviado para a residência da pessoa ou para a empresa, no caso de pessoa jurídica. Conhecer bem o seu público ajuda a identificar se este é ou não um método eficaz de cobrança.

Como otimizar o processo com um sistema de cobrança?

Ao adquirir um sistema de cobrança como o Asaas, a sua empresa ganha uma série de benefícios como a redução do tempo de resposta dos clientes, uma organização melhor das cobranças e relatórios gerenciais para melhorar a tomada de decisões.

Com isso, todo o processo é otimizado para garantir um melhor fluxo de trabalho sem o desgaste de ter uma equipe de operadores para realizar a tarefa. Um sistema de cobrança também aumenta as possibilidades de pagamento incluindo cobrança recorrente como cartão de crédito e opções como link de pagamento.

Agora que você já sabe como enviar cobrança de forma eficiente, descubra como o aplicativo Asaas  irá ajudar a sua empresa a melhorar o controle da gestão das cobranças.

No Asaas você tem dinheiro antecipado