Aplicativo de cobrança Asaas: saiba como otimizar as cobranças de sua empresa

Por Redação Asaas
Publicado em 19 de novembro, 2021 | Atualizado em 24 de novembro, 2021

É fato que uma das responsabilidades mais importantes em qualquer empresa é o cuidado com os pagamentos e recebíveis, não é mesmo? Para agilizar esse processo, existe o aplicativo de cobrança Asaas. 

A plataforma é fácil de usar e pode contribuir com o gerenciamento de pagamentos, além de automatizar o envio de mensagens para os clientes, seja por e-mail, SMS ou por robô de voz.

De acordo com dados do Serasa Experian, somente em 2021, 1,62 milhão de pessoas deixaram de pagar as dívidas. Em setembro deste ano, 62,21 milhões de indivíduos ficaram inadimplentes, totalizando R$ 245,3 bilhões em contas.

Então, para reduzir a inadimplência  e manter os pagamentos em dia, confira o passo a passo do Asaas e conheça o aplicativo de cobranças que vai contribuir com o crescimento da sua empresa.

Conteúdo

Como funciona o aplicativo do Asaas?

Já imaginou como seria emitir boletos em um clique e ter as contas enviadas para os clientes na mesma hora, de forma simples e fácil? Essa solução já existe e pode ser acessada pelo celular, por meio do aplicativo de cobranças do Asaas. 

Com a plataforma, você pode escolher se deseja emitir boletos, receber pelo Pix ou até mesmo pelo cartão de crédito, oferecendo diversas formas de pagamento para seus clientes. 

Após escolher a opção desejada, basta verificar com o cliente se o pagamento será feito à vista, parcelado ou até mesmo por assinatura, levando em consideração o item ou serviço que está sendo vendido. 

É importante mencionar que, no Asaas, o cadastro e emissão de pagamentos é gratuito e a empresa só pagará pelas cobranças recebidas. Ou seja, se você emitiu um boleto que não foi pago, por exemplo, não haverá cobrança. 

Outra vantagem, agora para quem aceita o cartão de crédito, é a forma de recebimento. Com opção de 30 dias ou 2 dias úteis (opção de antecipação de recebíveis), você escolhe quando deseja ter o dinheiro na conta, mantendo o fluxo de caixa organizado. 

Para contribuir com os pagamentos em dia, os clientes recebem lembretes por e-mail, SMS e até mesmo por robô de voz, tudo para garantir que a sua empresa vai receber a quantia indicada na data correta. Mesmo que o pagamento não aconteça, nós continuamos em contato com ele, viu? 

Além de ser prático e rápido, todo o processo pode ser feito em poucos cliques. Pode ficar tranquilo que o app do Asaas foi feito para pessoa física ou jurídica. Está preparado para conferir como é o passo a passo? Então vamos lá!

Quer saber mais? Então aproveite para baixar o app Asaas pela Play Store ou Apple Store

Aplicativo de cobranças: como receber pagamentos no boleto, crédito ou Pix?

Agora que você já conferiu algumas das funcionalidades, esse é o momento de entender como deve ser feita a emissão das cobranças. 

Por mais que a forma de pagamento seja diferente, o passo a passo entre elas é bem parecido e pode ser feito em poucos minutos. Confira as instruções:

Passo a passo para as cobranças no app do Asaas

O boleto ainda é uma das formas de pagamento mais utilizadas no país. Mesmo com a oferta dos cartões de crédito, muitas pessoas não conseguem a liberação de um limite alto ou preferem realizar o pagamento de uma vez. 

Mas o cartão de crédito também é uma alternativa que pode despertar a atenção do comprador, principalmente quando o valor da compra é alto. 

Por último, mas tão importante quanto os outros, está o Pix. A solução foi lançada pelo Banco Central em 2020, e já é uma das preferidas de muitos brasileiros. 

Então, para oferecer essas opções, confira como deve ser feito o processo pelo seu aplicativo de cobranças:

  • 1º passo: comece criando a sua conta no Asaas, optando pela opção para pessoa física ou jurídica.
  • 2º passo: na tela inicial do aplicativo, existe o botão “Criar cobranças”. Clique e selecione a forma de pagamento. Caso selecione mais de uma, o cliente poderá escolher com qual delas vai pagar.
  • 3º passo: informe o valor, a data e como o pagamento será feito — à vista, parcelado ou por assinatura.
  • 4º passo: configure os juros e multas, se houver, e preencha o campo de desconto, caso o cliente tenha recebido algum bônus ou participado de alguma promoção.
  • 5º passo: o próximo passo é preencher os dados do cliente, fornecendo as informações solicitadas.
  • 6º passo: agora é só visualizar o resumo e confirmar todas as etapas. Em seguida, o comprador será notificado sobre a cobrança.

Basta aguardar a notificação do aplicativo de cobrança quando o pagamento for realizado. Viu como o processo pode ser fácil? Não precisa mais passar horas emitindo e enviando os boletos para quem consome o seu produto ou solução!

É importante mencionar que o passo a passo é o mesmo, independente da forma de pagamento escolhida pelo cliente.

Controle das cobranças, profissionalização, comunicação eficiente, integração de sistemas e a opção de negativação/consulta pelo Serasa são outras funcionalidades da plataforma. 

Você também pode contar com a opção de emissão e envio de nota fiscal, automatizando mais uma atividade que demanda tempo. Assim fica mais simples administrar as tarefas do dia a dia, automatizando as ações burocráticas. 

Gostou do aplicativo e quer fazer a sua conta grátis agora mesmo? Então aproveite para baixar o app Asaas pela Play Store ou Apple Store!

No Asaas você tem transferências gratuitas para o cartão Asaas