• Home
  • |
  • Cobrança
  • |
  • Aplicativo de cobrança gratuito: controle e gestão de cobrança

Aplicativo de cobrança gratuito: controle e gestão de cobrança

Por Eduardo Kruger
Publicado em 19 de novembro, 2021 | Atualizado em 19 de maio, 2022

É fato que uma das responsabilidades mais importantes em qualquer empresa é o cuidado com os pagamentos e recebíveis, não é mesmo? Para agilizar esse processo, existe o aplicativo de cobrança Asaas. 

A plataforma é fácil de usar e pode contribuir com o gerenciamento de pagamentos, além de automatizar o envio de mensagens para os clientes, seja por e-mail, SMS ou por robô de voz.

De acordo com dados do Serasa Experian, somente em 2021, 1,62 milhão de pessoas deixaram de pagar as dívidas. Em setembro deste ano, 62,21 milhões de indivíduos ficaram inadimplentes, totalizando R$ 245,3 bilhões em contas.

Então, para reduzir a inadimplência  e manter os pagamentos em dia, confira o passo a passo do Asaas e conheça o aplicativo de cobrança que vai contribuir com o crescimento da sua empresa.

Conteúdo

Como um aplicativo para cobrar clientes pode ajudar a reduzir a inadimplência?

Toda empresa, já se encontrou em uma situação chata de cobrança com seus consumidores. É um momento desagradável para ambos os lados, porém há formas mais eficientes de reduzir a inadimplência dos clientes.

Uma delas está no uso de aplicativos para ajudar nas cobranças. Eles melhoram sua tomada de decisão por ser uma ferramenta muito eficiente para essa tarefa. Algumas de suas funções incluem: gerar os boletos, fazer o perfil do cliente e ainda mandar notificações de atraso.

Ficou interessado? Então, confira os principais benefícios que esses aplicativos para cobrança vão trazer para a gestão financeira da sua empresa!

1. Promover conforto da empresa e o do cliente

Empresas inovadoras e que ficam sempre atentas às tecnologias para mercado são bem vistas por seus parceiros de negócio e seus consumidores. Afinal, a tecnologia traz uma série de benefícios que os métodos antigos, apesar de eficientes, não tinham.

Ao adotar aplicativos de cobrança, facilmente você reduz a inadimplência dos clientes, pois a empresa ganha uma imagem de moderno e interessado no futuro, entregando mais valor. Além disso, a sua organização financeira se torna mais rígida e promove cada vez mais o seu tempo.

2. Reduzir o custo de cobrança

Cobrar um débito antigo de um cliente é, além de desagradável, custoso para a empresa. É preciso entrar em contato com o devedor e encontrar a melhor saída para ambas as partes. Esse processo, geralmente, requer um custo financeiro para organização.

O maior gasto envolvido nesse tipo de relacionamento com o cliente é o psicológico, afinal, se o consumidor se sentir invadido ou insultado, pode cortar negociações com a sua empresa.

Esse tipo de cenário não acontece quando se usa o aplicativo para cobrança, pois ele ajuda nessa abordagem para que aconteça de forma natural, utilizando notificações por e-mail ou mensagens no celular. Desse modo, o pedido de cobrança se torna cada vez mais amigável.

3. Aumentar a velocidade do retorno

Geralmente, pequenos empresários não possuem muito tempo disponível para organizar devidamente seu plano de cobrança. Logo, acabam deixando de lado a tarefa de avisar aos clientes inadimplentes — apenas para evitar ser chato ou inconveniente com o consumidor.

Esse tipo de erro de direção é gravíssimo num pequeno negócio, pois construirá nos seus clientes uma cultura de impunidade cada vez mais comum. Para reduzir a inadimplência de seus compradores, você deve mostrar que seu trabalho tem seriedade e que o valor devido precisa ser pago.

Com o aplicativo de cobrança, a agilidade nesse processo aumentará, afinal a ferramenta vai lembrá-lo quando alguma tarifa estiver perto do vencimento. Assim, você terá sempre sua organização financeira em dia, sem gastar muito do seu tempo.

4. Organizar melhor a carteira de clientes

Sem o uso de um sistema de cobrança automatizado é comum cometer erros de digitação ou baixa de débitos. Quando isso acontece, a empresa pode terminar cobrando uma tarifa de um cliente não devedor.

Dessa forma, a cobrança indevida de um consumidor adimplente, esse acidente pode fazer com que ele não volte a negociar com a empresa. Outra possibilidade seria esquecer de anotar aquele cliente que realmente está devendo, gerando prejuízo.

Para evitar esse cenário constrangedor e prejudicial, tanto para o empresário quanto para o consumidor, os aplicativos para cobrança possuem ferramentas para minimizar os acidentes. Eles organizam sua carteira de clientes e mostram a situação de pagamento de cada um deles.

5. Receber relatórios periódicos

Adotar um sistema de cobrança online pode substituir boa parte de suas tarefas durante o momento de organização financeira. A ferramenta é multifuncional e, além de promover um controle superior ao da produção manual, também gera relatórios para o empresário.

Assim, o relatório gerado vem com todas as informações necessárias que a empresa precisa ter para tomar alguma decisão. Isso permite que o empresário elabore seus planos com mais segurança. Confira algumas informações que você receberá:

  • quantidade de clientes que já fizeram o depósito;
  • quantidade de consumidores que faltaram com a promessa;
  • total da quantia de inadimplência;
  • datas de pagamento.

6. Implantar praticidade para reduzir a inadimplência dos clientes

Provavelmente, você, como empresário, já deve ter confundido ou perdido o rumo ao tentar manter o registro dos clientes que estão em dívida. Isso acontece com mais frequência em pequenas empresas, onde a empresa fica encarregada de fazer a controladoria geral.

Diferente do que a maioria imagina, o uso dos aplicativos não é de forma alguma um “bicho de sete cabeças”. Praticidade é a palavra-chave para viabilizar as tarefas do dia a dia da empresa, e assim aumentar sua renda no final de cada mês.

Ao fazer o download de qualquer aplicativo para cobrança, você terá acesso a informações precisas de como utilizá-lo. Suas ferramentas são autoexplicativas, para que o empresário use de forma prática e esteja atento às informações de seus clientes.

7. Eliminar as desvantagens de métodos antigos

Por se tratar de um investimento novo dentro da sua empresa, as formas antigas de controle vão ser desnecessárias. Você poderá desocupar o espaço da papelada e eliminar o retrabalho em longas planilhas.

Existe uma vasta quantidade de opções diferentes para que usuário escolha aquela que melhor se adapte ao seu perfil. De maneira geral, as vantagens que eles oferecem são basicamente as mesmas, mudando uma ou outra ferramenta.

Qual é o melhor aplicativo de cobrança gratuito?

Já imaginou como seria emitir cobranças em um clique e ter as contas enviadas para os clientes na mesma hora, de forma simples e fácil? Essa solução já existe e pode ser acessada pelo celular, por meio do aplicativo de cobrança do Asaas

Com a conta digital completa para empresas, você pode escolher se deseja emitir boletos, receber pelo Pix ou até mesmo pelo cartão de crédito, oferecendo diversas formas de pagamento para seus clientes. 

Após escolher a opção desejada, basta verificar com o cliente se o pagamento será feito à vista, parcelado ou até mesmo por assinatura, levando em consideração o item ou serviço que está sendo vendido. 

Quais são as principais funcionalidades do aplicativo de cobrança?

Descubra as vantagens de usar app de cobrança automática:

Emissão de pagamentos gratuitos

É importante mencionar que, no Asaas, o cadastro e emissão de pagamentos é gratuito e a empresa só paga pelas cobranças recebidas. Ou seja, se você emitiu um boleto que não foi pago, por exemplo, não haverá cobrança. 

Diferentes forma de recebimento

Outra vantagem, agora para quem aceita o cartão de crédito, é a forma de recebimento. Com opção de 30 dias ou 2 dias úteis (opção de antecipação de recebíveis), você escolhe quando deseja ter o dinheiro na conta, mantendo o fluxo de caixa organizado.

Envio de lembrete de pagamentos 

Para contribuir com os pagamentos em dia, os clientes recebem lembretes por e-mail, SMS e até mesmo por robô de voz, tudo para garantir que a sua empresa vai receber a quantia indicada na data correta. Mesmo que o pagamento não aconteça, nós continuamos em contato com ele, viu? 

Além de ser prático e rápido, todo o processo pode ser feito em poucos cliques. Pode ficar tranquilo que o app do Asaas foi feito para empresas. Está preparado para conferir como é o passo a passo? Então vamos lá!

Como receber pagamentos com o aplicativo de cobrança gratuito?

Agora que você já conferiu algumas das funcionalidades, esse é o momento de entender como deve ser feita a emissão das cobranças. 

Por mais que a forma de pagamento seja diferente, o passo a passo entre elas é bem parecido e pode ser feito em poucos minutos. Confira as instruções para usar um sistema de cobrança automatizado:

Passo a passo para as cobranças no app do Asaas

O boleto ainda é uma das formas de pagamento mais utilizadas no país. Mesmo com a oferta dos cartões de crédito, muitas pessoas não conseguem a liberação de um limite alto ou preferem realizar o pagamento de uma vez. 

Mas o cartão de crédito também é uma alternativa que pode despertar a atenção do comprador, principalmente quando o valor da compra é alto. 

Por último, mas tão importante quanto os outros, está o Pix. A solução foi lançada pelo Banco Central em 2020, e já é uma das preferidas de muitos brasileiros. 

Então, para oferecer essas opções, confira como deve ser feito o processo pelo seu app para cobrança de clientes:

  • 1º passo: comece criando a sua conta no Asaas.
  • 2º passo: na tela inicial do aplicativo, existe o botão “Criar cobranças”. Clique e selecione a forma de pagamento. Caso selecione mais de uma, o cliente poderá escolher com qual delas vai pagar.
  • 3º passo: informe o valor, a data e como o pagamento será feito — à vista, parcelado ou por assinatura.
  • 4º passo: configure os juros e multas, se houver, e preencha o campo de desconto, caso o cliente tenha recebido algum bônus ou participado de alguma promoção.
  • 5º passo: o próximo passo é preencher os dados do cliente, fornecendo as informações solicitadas.
  • 6º passo: agora é só visualizar o resumo e confirmar todas as etapas. Em seguida, o comprador será notificado sobre a cobrança.

Basta aguardar a notificação do aplicativo de cobrança quando o pagamento for realizado. Viu como o processo pode ser fácil? Não precisa mais passar horas emitindo e enviando os boletos para quem consome o seu produto ou solução!

É importante mencionar que o passo a passo é o mesmo, independente da forma de pagamento escolhida pelo cliente.

Controle das cobranças, profissionalização, comunicação eficiente, integração de sistemas e a opção de negativação/consulta pelo Serasa são outras funcionalidades da plataforma. 

Você também pode contar com a opção de emissão e envio de nota fiscal, automatizando mais uma atividade que demanda tempo. Assim fica mais simples administrar as tarefas do dia a dia, automatizando as ações burocráticas. 

Gostou do aplicativo de cobrança e quer fazer a sua conta grátis agora mesmo? Então aproveite para baixar o app Asaas pela Play Store ou Apple Store!

No Asaas você tem cobrança por ligação telefônica