• Home
  • |
  • Cobrança
  • |
  • QR code Pix: como criar para fazer cobranças em sua empresa

QR code Pix: como criar para fazer cobranças em sua empresa

Por Eduardo Kruger
Publicado em 27 de dezembro, 2021 | Atualizado em 13 de junho, 2022

Oferecer o QR Code Pix para os clientes da sua empresa é uma ótima maneira de garantir praticidade e satisfação. Isso porque o cliente só precisa escanear o QR Code para realizar o pagamento da compra, sem a necessidade de preencher dados manualmente.

Além disso, a sua empresa também tem vantagens, como a agilidade: recebe o dinheiro em poucos segundos após a realização do pagamento.

Você tem dúvidas sobre como funciona o QR Code Pix e como fazer esse tipo de cobrança na sua empresa? A seguir, confira as respostas para as principais perguntas relacionadas a esse tempo e conheça a melhor plataforma para fazer cobranças via Pix.

Conteúdo

Como funciona o QR Code Pix?

O QR Code Pix funciona como um atalho para a chave Pix que o cliente precisa ter para fazer o pagamento do produto ou serviço adquirido. Dessa forma, em vez de informar a chave do estabelecimento, basta disponibilizar o QR Code ao cliente, facilitando as transações de pagamento.

Assim que o código é escaneado pela câmera do dispositivo móvel, o cliente só precisa digitar a senha e a transferência já é realizada para a conta da empresa.

São duas as opções de uso de QR Code pelo Pix: a primeira é o QR Code estático e a segunda é o QR Code dinâmico, conhecido por Pix Cobrança.

QR Code estático

O QR Code estático pode ser usado em várias transações. Isso significa que, se o cliente ou a empresa tem um valor fixo a receber mensalmente, é possível usar um único código repetidas vezes.

A opção do QR Code estático é ideal para pessoas físicas, pequenos varejistas e prestadores de serviços.

QR Code dinâmico

Já o QR Code dinâmico do Pix Cobrança, é criado por venda. Nesse caso, a empresa cria uma data de vencimento ou agenda uma cobrança. Assim, em vez de emitir um boleto bancário, o responsável gera um QR Code.

Da mesma forma que em um boleto, com o QR Code dinâmico há a possibilidade de configurar informações além do valor, como multas, descontos e juros. A grande diferença em relação ao boleto é que o pagamento cai na conta instantaneamente.

a imagem mostra o gerador de qr code pix do asaas versus o boleto do asaas com qr code

Como gerar QR Code Pix para receber pagamentos?

Há duas formas de criar um QR Code Pix para fazer cobranças. A primeira delas é pelo banco em que a sua empresa possui conta. Geralmente, os aplicativos dos bancos possuem no menu Pix a opção “Receber” ou “Cobrar”. 

Então, você informa o valor da cobrança ou deixa em branco se não tiver um valor definido e cria o QR Code, que pode ser apresentado para o cliente ou compartilhado por algum aplicativo para que ele faça o pagamento.

A segunda forma de criar um QR Code é por meio de uma plataforma mais completa, como o Asaas. Entenda a seguir como funciona e por que essa é a melhor opção para a sua empresa.

Qual é a melhor plataforma para criar QR Code e fazer cobranças via Pix?

Usando o QR Code Pix para cobrar pelo Asaas, o seu cliente só precisa escanear o código para realizar o pagamento, sem precisar preencher os dados da conta manualmente. Isso é possível pelo próprio QR Code para recebimento via Pix ou através do QR Code disponível no boleto, diferencial do Asaas. Agora, conheça outros diferenciais do Asaas para a sua empresa:

1. Taxa fixa e acessível

Quem usa o Asaas para vender pelo Pix paga apenas R$ 0,99 por transação recebida nos 3 primeiros meses. Depois, apenas R$ 1,99 por transação recebida. Essa taxa é fixa, ou seja, não é cobrado nada a mais, diferentemente de outros bancos, que cobram um percentual sobre o valor da cobrança.

Além disso, todo mês são disponibilizadas 30 transações grátis para clientes pessoa física usarem no recebimento de recursos via Pix (chave, inserção manual e QR Code estático).

2. Organização financeira

Com o Asaas, a organização das finanças da sua empresa está garantida. Chega de extratos espalhados! Cada recebimento está vinculado a uma fatura, organizando as vendas em um único lugar.

3. Vários tipos de cobrança

O Asaas permite que o cliente faça vendas à vista, parceladas e recorrentes usando QR Code. O pagador recebe um comprovante assim que o pagamento é concluído, contribuindo para que o seu negócio transmita mais confiança.

4. Segurança

O Asaas é uma instituição de pagamento autorizada a funcionar pelo Banco Central. Isso demonstra que o Asaas é uma fintech sólida e que garante a segurança do dinheiro, porque passa por auditorias e segue todas as regras do Bacen.

Como Criar QR Code Pix Usando o Asaas?

Siga o seguinte passo a passo:

  • Clique em “Criar Cobrança”.
  • Em “O que cobrar?”, coloque o valor da cobrança e a descrição da cobrança.
  • Em “Qual será a forma de pagamento”, selecione “À vista ou parcelado” ou “Assinatura”.
  • Selecione o número de parcelas ou se será à vista e preencha o vencimento da cobrança.
  • Em “Como seu cliente poderá pagar?”, selecione “Boleto Bancário / Pix”.
  • Preencha, se necessário, juros, multa e desconto.
  • Selecione como a cobrança será enviada (e-mail, SMS, impresso ou Correios).
  • Preencha os dados do cliente que será cobrado.
  • Selecione as notificações que serão enviadas.
  • Finalize a criação da cobrança.

Pronto! O QR Code já estará criado para fazer a cobrança do seu cliente.

Agora que você já sabe qual é a melhor forma de fazer cobranças usando QR Code Pix, é hora de experimentar o Asaas. Você pode criar uma conta grátis para entender como funciona na prática e conferir os benefícios.

Quer saber mais? Descubra os diferenciais do Pix no Asaas e comece a usar agora mesmo!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas