• Home
  • |
  • Cobrança
  • |
  • Pix saque: vale a pena para o comércio? Saiba como funciona

Pix saque: vale a pena para o comércio? Saiba como funciona

Por Redação Asaas
Publicado em 4 de janeiro, 2022 | Atualizado em 19 de janeiro, 2022

No dia 29 de novembro, o Banco Central liberou uma nova funcionalidade para o Pix que pretende ser uma grande facilidade para consumidores e comerciantes: o Pix Saque.

Até então, o Pix permitia apenas a transferência de valores de uma conta para outra. Agora, com esse novo recurso, é possível fazer saques em estabelecimentos comerciais por meio do Pix.

Para ter o dinheiro em mãos, basta que o cliente faça um Pix para o estabelecimento, seja lendo um QR Code ou transferindo o valor a partir do aplicativo do prestador do serviço. Então, após confirmada a transação, esse valor é entregue em espécie para o usuário.

Quer saber mais detalhes sobre o Pix Saque? Neste artigo, entenda como funciona, quais são as vantagens dessa novidade para os comerciantes e como oferecê-la em seu estabelecimento. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas.

Conteúdo

O que é Pix Saque?

O Pix Saque é uma nova funcionalidade do Pix que permite que os clientes façam saques em estabelecimentos comerciais.

Ou seja, os clientes passam a ter uma opção a mais quando precisam ter dinheiro em mãos. Em vez de ir a um caixa eletrônico ou a uma agência bancária, ele pode parar em uma loja, um supermercado, uma padaria ou mesmo um posto de combustível, fazer o Pix e receber o valor na hora.

Como funciona o Pix Saque?

Com o Pix Saque, é possível sacar dinheiro usando o Pix em qualquer estabelecimento comercial que tenha implementado a modalidade. Para isso, o cliente deve realizar uma transferência para o estabelecimento por meio do Pix do valor que deseja sacar.

A transação funciona de maneira parecida com um Pix normal, podendo ser realizada fazendo a leitura do QR Code do estabelecimento ou ainda usando o aplicativo do prestador de serviço.

Assim que a transação for confirmada, o estabelecimento disponibiliza para o cliente o mesmo valor transferido em espécie, como se ele estivesse em uma agência bancária.

De forma resumida, o Pix Saque funciona assim:

  1. O usuário do Pix vai até um estabelecimento comercial.
  2. Faz um Pix para a loja do valor que deseja sacar, sem a necessidade de fazer compras no local.
  3. O valor é disponibilizado na conta do estabelecimento imediatamente e é entregue para o cliente em dinheiro.

Ou seja, o Pix Saque possibilita que qualquer estabelecimento comercial se torne um agente de saque.

Quais são as vantagens do Pix Saque para os comerciantes?

Agora você já sabe o que é Pix Saque, mas talvez ainda esteja pensando se vale a pena oferecer esse serviço em seu estabelecimento. Então, descubra quais são as principais vantagens para o comércio:

Mais clientes no comércio

O Pix Saque é uma excelente maneira que os comerciantes têm para atrair mais clientes para os seus estabelecimentos. Isso porque, ao funcionar como um agente de saque, até mesmo pessoas que não conhecem a loja poderão ter interesse em entrar para fazer um saque.

Aumento das vendas

Gerar esse fluxo maior de pessoas no estabelecimento contribui para aumentar as vendas, uma vez que é comum que os consumidores aproveitem que já estão no local para conhecer o que é oferecido pela loja e comprar algo, podendo, inclusive, se tornar clientes fiéis.

Clientes mais satisfeitos

Para as pessoas que já são clientes do estabelecimento, oferecer o Pix Saque é uma vantagem a mais, sendo uma alternativa fácil para ter dinheiro em mãos, evitando o deslocamento até um caixa eletrônico ou uma agência bancária.

E, quanto mais vantagens a loja oferece, maiores as chances de ter clientes satisfeitos, contribuindo para a fidelização e até mesmo para a promoção do estabelecimento, sendo recomendado para amigos e familiares.

Redução da necessidade de depósitos

Outra vantagem de oferecer Pix Saque é que o gestor do estabelecimento não precisa ficar indo até o banco para fazer depósitos para ter dinheiro em conta.

Com o Pix Saque, é como se o estabelecimento estivesse depositando o dinheiro que tem em caixa, já que o cliente envia o valor para a conta dele e o dinheiro que está em caixa é entregue para o cliente.

Isso reduz os riscos que a loja pode ter de manter altos valores em caixa ou de transportá-los até uma agência bancária para depositar.

Recebimento de tarifas pelo serviço

Além de todas essas vantagens, o comércio que disponibilizar o Pix Saque recebe tarifas que podem variar de R$ 0,25 a R$ 0,95 por transação, de acordo com a instituição. O banco do cliente é o responsável por fazer o pagamento dessas tarifas.

Mesmo com o pagamento de tarifas para o agente de saque, o Pix Saque cobra taxa do cliente apenas se ele fizer mais de oito transações por mês.

Como oferecer Pix Saque em seu comércio?

Para implementar o Pix Saque no seu comércio, é necessário adaptar seus sistemas e realizar os procedimentos operacionais para a oferta do serviço.

Se o estabelecimento já é credenciado ao Pix, basta um ajuste contratual com a instituição financeira para poder oferecer o Pix Saque.

Para saber mais detalhes, confira o Guia de Implementação do Pix Saque, disponibilizado pelo Banco Central.

Agora que você já sabe como funciona o Pix Saque, confira também a outra novidade lançada pelo Banco Central: o Pix Troco.

No Asaas você tem emissão automática de notas fiscais