O que é Pix e como funciona o pagamento instantâneo

por Pix

Publicado em 6 de setembro, 2021 | Atualizado em 6 de março, 2024

Idealizado pelo Banco Central, o Pix foi anunciado e lançado no segundo semestre de 2020, tornando-se um fenômeno já nos primeiros meses e chegando para facilitar as transações financeiras.

A promessa era a de substituir os ultrapassados DOC e TED, afinal, a ideia é promissora: transferência de dinheiro a qualquer hora e dia, entre instituições diferentes, com baixo ou nenhum custo.

Desde a notícia do lançamento do Pix, entre os pontos altos estão a transferência rápida de dinheiro entre pessoas físicas e pagamentos e recebimentos rápidos entre cliente e empresas. 

Mas ainda há quem fique em dúvidas sobre o serviço. É realmente sem custo? O que acontece por trás das telas? É seguro? No fim das contas, o que é Pix?

Continue acompanhando o conteúdo e descubra o que significa Pix e como ele funciona.

O que é Pix? 

O Pix funciona como uma transação financeira automática e instantânea. Por meio dele, é possível realizar a transferência de dinheiro de forma rápida, segura e prática entre contas bancárias de diferentes instituições financeiras no país.

Esse método permite que sua empresa consiga pagar e receber seu dinheiro. Hoje, grande parte das contas bancárias já tem o Pix integrado ao aplicativo

O Pix é um novo meio de pagamentos lançado no Brasil, com características inovadoras:

  • Pagamentos todos os dias da semana: Com o Pix, você pode realizar transações a qualquer hora do dia, qualquer dia da semana, incluindo finais de semana e feriados.
  • Pagamentos e transferências instantâneos: Toda a operação é concluída em segundos. Pague ou receba e tenha o dinheiro disponível para usar imediatamente.
  • Economia nas transações: Os custos do Pix dependem da instituição financeira ou de pagamentos, mas o preço ainda é muito mais econômico que os meios tradicionais.
  • Diferentes tipo de transação: Faça transferência entre pessoas físicas, entre pessoas e estabelecimentos comerciais, entre empresas e para entidades governamentais.

Significado da sigla Pix

Apesar das poucas letras no nome, Pix não é uma sigla. O nome foi escolhido pelo Banco Central por lembrar tecnologia, transações e pixels (os pontos luminosos de uma imagem digital), além da fácil memorização.

Pix é uma “marca” criada para ser lembrada de maneira efetiva que acabou caindo como uma luva, ajudando a impulsionar o serviço. Inclusive já é comum ouvirmos por aí: “Manda um Pix!”.

Quem criou o Pix?

Apesar de parecer, o nome Pix não é uma sigla. Ele foi escolhido pelo Banco Central, responsável pela criação desse método de pagamento em 2018, por lembrar tecnologia, transações e píxeis. A intenção era a memorização e popularização rápida da palavra.

Entretanto, ele só foi lançado para os usuários em 2020. Atualmente, ele é um dos principais métodos de pagamento no mercado, se tornando a ferramenta de compra mais utilizada em 2022.

Como funciona o Pix?

Agora que já sabemos o que é o Pix, ficam algumas dúvidas no ar: como ele pode ser mais rápido, de baixo custo e ainda manter a segurança? Afinal, como funciona o Pix?

Confira o que acontece por trás da tela quando uma transferência é realizada.

  • Pagamento instantâneo: Para aumentar a velocidade e disponibilidade da transação, foi necessário diminuir o caminho pelo qual o dinheiro transitava. Para isso, o Banco Central descartou a necessidade da intermediação de terceiros. Agora, só a chave Pix é necessária para que a sua instituição financeira entre em contato com o Bacen e, instantaneamente, o valor é transferido ao destino final.
  • Chave Pix: Um dos objetivos era disponibilizar uma forma de transferência financeira sem necessitar de dados bancários, que são de difícil memorização. Assim foram criadas as chaves Pix, que podem ser: CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone ou a chave aleatória. Além disso, ainda há a opção de gerar um QR code ou copiar o código Pix.
  • Pix seguro: Somente instituições autorizadas pelo Banco Central podem disponibilizar o Pix, por meio de uma rede exclusiva e restrita. Assim, cabe às instituições financeiras e de pagamento se responsabilizarem pela segurança dos clientes. Além disso, as transações são criptografadas durante todo o trajeto.

Quais são os tipos de chave Pix?

Existem quatro tipos de chaves Pix disponíveis para cadastramento:

  • Chave Aleatória: É uma sequência alfanumérica gerada pelo sistema do banco ou instituição financeira participante do Pix. Essa chave é exclusiva para cada usuário e não está vinculada a dados pessoais, como CPF ou número de telefone. É uma opção para quem deseja manter sua privacidade ao realizar transações.
  • Chave CPF/CNPJ: É a chave Pix vinculada ao número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) do titular da conta. Essa chave é recomendada para quem prefere usar seu documento de identificação como identificador nas transações.
  • Chave de E-mail: Consiste em utilizar um endereço de e-mail como chave Pix para receber pagamentos e transferências. Essa opção é conveniente para quem prefere associar sua identificação a um e-mail específico.
  • Chave de Telefone: Permite usar um número de telefone celular como chave Pix. É uma alternativa prática e amplamente utilizada, especialmente para quem realiza transações frequentes pelo smartphone.

Cada usuário pode cadastrar até cinco chaves Pix em uma mesma conta bancária ou conta de pagamento. 

Essa variedade de opções oferece flexibilidade aos usuários e permite que escolham a chave que melhor se adequa às suas preferências e necessidades de uso no sistema Pix.

Quem pode usar o Pix?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode utilizar o Pix. Basta que sua instituição, seja banco, fintech ou big tech, tenha aderido ao meio de pagamento.

Confira quais tipos de transação podem ser feitas via Pix, listadas pelo Banco Central:

  • Transferências entre pessoas;
  • Pagamento em estabelecimentos comerciais, incluindo lojas físicas e comércio eletrônico;
  • Pagamento de prestadores de serviços;
  • Pagamento entre empresas, como pagamentos de fornecedores, por exemplo;
  • Recolhimento de receitas de Órgãos Públicos Federais, como taxas (custas judiciais, emissão de passaporte etc.), aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, multas, entre outros (esses recolhimentos poderão ser feitos por meio do PagTesouro);
  • Pagamento de cobranças
  • Pagamento de faturas de serviços públicos, como energia elétrica, telecomunicações (telefone celular, internet, TV a cabo, telefone fixo) e abastecimento de água;
  • Recolhimento de contribuições do FGTS e da Contribuição Social.

Quais são os benefícios do Pix?

Os meios tradicionais de pagamento deixavam a desejar em diversas áreas, além de excluir parte da população. A falta de imediatismo, valores altos e burocracia eram empecilhos na transação financeira do brasileiro.

As vantagens do novo método de pagamento vão além da rapidez na transferência e disponibilidade em qualquer dia e horário. Abaixo listamos os principais benefícios que o Banco Central considerou ao lançar o Pix no mercado:

  • Competitividade de mercado: Devido às facilidades do novo meio de transação, é esperado que diminua a burocracia de serviços financeiros por parte dos bancos e fintechs, aumentando a competitividade. Isso resulta em melhores serviços para o brasileiro.
  • Maior segurança: O sistema de chaves únicas, processo de autenticação e envio criptografado das transações torna o Pix tão seguro quanto os demais meios de pagamentos. A principal diferença é que o dinheiro cai na conta do recebedor segundos após o envio, ou seja, o envio do pagamento pode ser comprovado imediatamente. 
  • Incentivo à inclusão financeira: Por dispensar o uso de cédulas, o serviço é menos custoso e mais rápido. Além disso, qualquer pessoa pode utilizar o Pix, por meio de diversos bancos e fintechs que já aderiram ao método.

Disponível desde novembro de 2020, o Pix rapidamente foi adotado pelas instituições e pela população. Em 6 meses já havia ultrapassado os tradicionais TED e DOC em número de transações.

Isso mostra que, além de inovador, o novo método de pagamentos do Banco Central abriu uma corrida para que, em poucos anos, o dinheiro em papel deixe de ser necessário ou seja usado apenas em casos excepcionais.

Quais as modalidades do Pix?

O Pix é uma ferramenta muito completa. Não à toa, ele se tornou rapidamente o principal método de pagamento do Brasil e passou a estar presente na vida de quase todos os ambientes de comercialização.

Uma das razões disso são as modalidades variadas do Pix que permitem mais autonomia para seu negócio funcionar. Confira:

1. Pix agendado

O Pix agendado é outra função prometida pelo banco central para o futuro. 

Também chamada de “Pix Programado”, essa modalidade permitirá coordenar pagamentos, transferências e até mesmo programar pagamentos recorrentes entre diferentes contas.

Com isso, o Pix programado irá aumentar a praticidade dos pagamentos e vai permitir que clientes e empresas mantenham uma maior organização financeira, de acordo com suas necessidades e planejamento.

2. Pix parcelado

O Pix parcelado é uma função que já existe. Essa modalidade de pagamento é oferecida por diferentes instituições bancárias que permitem o pagamento de alguns serviços através do Pix com parcelamento.

Porém, vale ressaltar que essa função não é determinada pelo Banco Central, mas um produto que algumas instituições permitem que seus clientes utilizem, justamente para melhorar sua gestão financeira.

3. Pix garantido 

Por outro lado, o Pix garantido seria uma modalidade de pagamento que permite que compras sejam parceladas pelo Pix. Ou seja, a partir de um valor limite, cada pessoa poderia parcelar uma compra em até 24x.

Porém, vale ressaltar que o Pix garantido ainda está sendo discutido. 

O principal fator em pauta é que o banco que ofertar esse produto precisa garantir que as empresas que venderam os produtos recebam o valor parcelado de maneira integral, assim como ocorre com os cartões de crédito.

3. Pix troco

O Pix Troco é um recurso já em funcionamento no Brasil. Através dele, os consumidores podem realizar uma compra e pagar fazendo um Pix de valor maior para receber o troco em dinheiro. Essa modalidade funciona assim:

  1. O cliente faz uma compra em um estabelecimento que aceita Pix.
  1. A partir da leitura de um QR code do estabelecimento ou do aplicativo do prestador do serviço, o cliente faz a transferência pelo Pix, mas com um valor superior ao dos produtos ou serviços que adquiriu, equivalente ao que deseja sacar.

Após a autenticação do pagamento, o estabelecimento já pode devolver em dinheiro o valor a mais pago pelo cliente.

4. Pix saque

Já o Pix Saque, é uma funcionalidade do Pix que permite que os clientes realizem saques em estabelecimentos comerciais utilizando o Pix.

A transação funciona de maneira parecida com um Pix normal, podendo ser realizada fazendo a leitura do QR code do estabelecimento ou ainda usando o aplicativo do prestador de serviço.

Com isso, ao invés de ir a um caixa eletrônico ou agência bancária, o cliente pode realizar um saque de dinheiro em uma loja ou estabelecimento comercial – como supermercado, padaria ou posto de combustível.

E aí, já aderiu ao Pix? Independente de já estar familiarizado ou não, é certo que em pouco tempo se tornará o meio de pagamentos preferencial no mercado brasileiro.

Prepare-se com a gente! Agora que você já sabe o que é Pix, que tal entender mais sobre essa ferramenta? Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre o Pix e outros assuntos financeiros!

O banner tem a imagem do logo do pix e de moedas e nele está escrito: Adeus, prazo de compensação! Com o Pix você recebe seus pagamentos muito mais rápido. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Receba num (Pix)car de olhos. Seu dinheiro na conta em apenas 10 segundos. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.