Pix cobra taxa? Como funciona a taxação do Pix PJ

por Pix

Publicado em 25 de outubro, 2021 | Atualizado em 19 de fevereiro, 2024

O novo método de pagamentos desenhado pelo Banco Central em 2020 já está em funcionamento há quase um ano. Prometendo revolucionar a forma de envio e recebimento de dinheiro no país, o Pix já acumulou quase 100 milhões de usuários cadastrados.

Seu sucesso já era esperado, pois suas facilidades eram necessidades do mercado: transferências a qualquer hora do dia, todos os dias do ano, chegando ao destino em até 10 segundos. Além de tudo isso, a promessa era de gratuidade. Mas será que o Pix cobra taxa?

Continue acompanhando e entenda como o Pix funciona para diminuir o custo e quando você poderá ou não ser taxado pela sua instituição.

Como funciona o Pix?

Afinal, como funciona o Pix? O Pix é um método de pagamento instantâneo simples, rápido, barato e seguro.

Criado pelo Banco Central, foi lançado em novembro de 2020 e seu objetivo era facilitar a vida dos brasileiros com um sistema disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados.

Diferentemente dos métodos tradicionais, como TED e DOC, a transação é feita sem burocracia e sem custo para pessoas físicas, MEIs e EIs (na maior parte dos casos). Isso torna o serviço mais fácil e inclusivo: é possível realizar um pagamento ou receber dinheiro diretamente do aplicativo do seu banco através de uma chave Pix.

O Pix aparece nos aplicativos dos bancos e fintechs como uma nova função. Quando o cliente precisa realizar uma operação como transferência de dinheiro ou pagamento, ele pode usar o Pix como meio. E, para isso, o usuário precisa apenas da chave Pix da outra pessoa.

Chave Pix para realizar transferência

Quando o aplicativo do banco perguntar “Para quem você quer realizar essa transferência?”, é só adicionar a chave Pix da pessoa (que nada mais é do que um código), adicionar o valor e pronto! A operação estará completa! 

A chave Pix é como um apelido para sua conta e, é possível escolher entre CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone ou gerar uma chave aleatória. Assim, você não precisará informar seus dados bancários sempre que for necessário receber uma transferência.

Para que tudo isso fosse possível, o Banco Central precisou diminuir o trajeto pelo qual o dinheiro percorria, descartando a intermediação de terceiros durante a transação.

Agora, ao realizar uma transferência, sua instituição financeira entra em contato com o Banco Central, que decodifica a chave Pix e o pagamento é encaminhado ao recebedor.

Todo o processo é criptografado para a sua segurança e em até 10 segundos o valor já está na conta do destinatário, pronto para ser usado.

QR Code Pix pra realizar cobrança e pagamento

QR Code é um código que pode ser lido por seu celular e também enviado via link para outro celular. Ele contém a sua chave Pix e as informações de pagamento, como o valor da cobrança.

Existem dois tipos de QR Code estático e dinâmico. Entenda melhor cada um deles:

QR Code Estático

É possível estipular um valor fixo para ser cobrado e, sempre que apresentar esse código, aquele mesmo valor sairá da conta da outra pessoa para a sua.

QR Code Dinâmico

Pode conter valores diferentes e mais informações como dados do recebedor. Aqui o código muda a cada transação.

O QR Code Dinâmico pode ser gerado através do aplicativo do Asaas, com a função de “cobrar agora”. O app do Asaas pode ser baixado nas lojas de aplicativos, tanto IOS quanto no Android.

Pix cobra taxa? Entenda a taxação do Pix PJ

As transações com o Pix são, em sua maioria, gratuitas para pessoa física, e é isso que o torna tão atrativo. Como comentamos anteriormente, a gratuidade ou não do Pix dependerá do seu tipo de conta e da transação que está realizando.

Para ficar mais fácil de te explicar, optamos por separar por tipo de cadastro. Acompanhe e entenda quando Pix cobra taxa:

Taxa do Pix para PF, MEI e EI

Pessoa física, microempreendedor individual ou empresário individual, não paga nada para realizar transferências, fazer pagamentos ou receber um Pix (com o objetivo de transferência de dinheiro).

No entanto, há dois casos em que pode ser taxado. O primeiro é se utilizar um canal de atendimento presencial (inclusive telefone) para fazer um Pix, quando estiverem disponíveis meios digitais.

O segundo caso é se receber um Pix por causa de uma atividade comercial, como venda de produto ou prestação de serviço.

E o que o Bacen considera atividade comercial? Atente-se aos critérios:

  • Receber mais de 30 Pix por mês via chave, inserção manual ou QR code estático;
  • Receber por QR code dinâmico;
  • Receber Pix de uma pessoa jurídica;
  • Receber Pix em uma conta definida em contrato como de uso exclusivo para fins comerciais.

Ou seja, para pessoa física, o Pix é gratuito na maior parte das transações, especialmente se estiver apenas realizando pagamentos e transferências.

Taxa do Pix para PJ

Pessoa jurídica (exceto MEI e EI, como explicamos anteriormente), pode ser taxado tanto no envio como no recebimento de Pix.

No caso de PJ, o valor pode ser cobrado tanto em operações com finalidade de transferência, como em operações com finalidade de compra (atividade comercial).

Ou seja, você pode ser taxado se:

Independente da modalidade, fica a critério da instituição financeira decidir se vai cobrar, qual a forma de cobrança e seus valores. 

Dependendo da instituição, o Pix pode cobrar uma taxa mínima fixa ou um percentual sobre o valor da compra. No Asaas, por exemplo, a taxa por transações é fixa, sem surpresas para os clientes.

Caso seja tarifado, é obrigatório que a instituição informe aos clientes os valores praticados nos seguintes meios:

  • Comprovantes de envio e recebimento do Pix;
  • Extratos das contas de depósitos e de pagamento;
  • Canais online do banco ou fintech.

Por que o Pix é mais barato?

Provavelmente você já deve ter visto em vários lugares ou ouvido falar que o Pix é muito mais barato, ou até gratuito. Todos os benefícios são muito atrativos e é normal ficar com uma pulga atrás da orelha.

Afinal, por que o Pix é mais barato? A resposta não é tão complicada quanto parece.

Ao descartar intermediários em uma transação e automatizar o processo, o custo acaba caindo drasticamente.

Além disso, o Bacen mirou na inclusão financeira para todos. Dessa forma, o dinheiro circula mais, sem burocracias.

Pix é obrigatório? 

O Pix não é obrigatório. Boletos, TED e DOC ainda continuam a funcionar e quem ainda não se sente confortável com o Pix pode continuar usando os outros métodos. 

Porém, vale a pena conhecer mais sobre o Pix e, ao menos, testar o método,  porque realmente é mais econômico, muito mais rápido e pode vir a ser o método principal de transferências e pagamentos, já que seu uso só cresce desde o lançamento. 

Qual é a taxa do Pix no Asaas?

Você também pode fazer transações via Pix com o Asaas! Receba pagamentos em tempo real, a qualquer momento e de qualquer lugar, por apenas R$ 0,99 por cobrança recebida nos 3 primeiros meses. Após esse período, você paga apenas R$ 1,99 por transação recebida.

Com o Asaas, você gera o Pix do seu jeito, facilitando a vida do seu cliente. Confira algumas das vantagens:

  • Disponível 24h por dia, 7 dias na semana;
  • Cálculo automático de juros, multas e descontos;
  • Sem taxa de emissão ou cancelamento;
  • Fácil, rápido e seguro.

No Asaas você gera a sua cobrança e envia a fatura automaticamente para seu cliente.

Após o pagamento seu dinheiro estará disponível em poucos segundos! As mesmas taxas são aplicáveis ao QR Code no boleto

Conseguimos esclarecer suas dúvidas quanto às tarifas do Pix? Quer saber mais? Então, leia o nosso Guia Completo sobre Pix e, tire todas as suas dúvidas de como usá-lo na sua empresa!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.