Pix Automático: como funcionará a nova atualização em 2024

por Pix

Publicado em 19 de janeiro, 2024 | Atualizado em 19 de fevereiro, 2024

O Pix mudou a forma com que os brasileiros pagam suas contas. Em um cenário financeiro em constante evolução, onde a agilidade e a praticidade são essenciais, o pagamento instantâneo foi uma revolução. 

Com sua implementação, o Pix trouxe consigo uma gama de funcionalidades que simplificam o processo de transações financeiras, moldando o modo como empresas e consumidores conduzem sua gestão financeira.

Porém, a evolução do Pix ainda não acabou. Em 2024, o Banco Central (Bacen) ainda lançará novas funcionalidades para essa ferramenta, como o Pix automático. E neste artigo você confere todas as novidades sobre essa função. Continue lendo!

O que é o Pix Automático?

O Pix automático será uma nova função da modalidade de pagamentos instantâneos. Com essa nova funcionalidade, os consumidores poderão programar seus pagamentos de contas para acontecer de forma automática. Sem necessidade de realizar um pagamento manual.

Essa função é muito esperada porque vai ampliar a capacidade do Pix em otimizar os processos financeiros internos, tanto de empresa quanto de consumidores pessoa física, que poderão ter mais praticidade na sua rotina.

Vale ressaltar que o Pix automático só poderá ser feito para pessoas jurídicas ou CNPJ. Ou seja, clientes pessoas físicas irão agendar seus pagamentos apenas para pagar as empresas.

Qual a diferença de Pix automático e débito automático?

Atualmente, o débito automático depende de negociações entre diversas instituições diferentes para que a modalidade funcione. Isso torna o processo burocrático e aumenta os custos dentro da produção.

Já no Pix Automático, o consumidor ao contratar um serviço poderá simplesmente optar pelo pagamento via Pix Automático dentro do seu aplicativo bancário, recebendo apenas uma notificação de confirmação de pagamento. 

Assim, não será necessário autenticar cada nova transação.

Como funciona o Pix automático?

O Pix Automático ainda não está finalizado e novas aplicações podem ser incluídas dentro dessa ferramenta de gestão financeira

Por isso, nós separamos algumas respostas para as principais perguntas sobre o Pix automático e como ele será lançado. Confira:

Quais são as categorias de pagamento?

A princípio, o Pix automático será usado para pagar, por exemplo:

  • contas de água e luz
  • escolas e faculdades
  • academias, condomínios
  • parcelamento de empréstimos

Além disso, novas categorias poderão ser aplicadas dentro da ferramenta. No geral, diferentes tipos de serviço poderão ser utilizados dentro da plataforma. 

Com isso, os consumidores ganham mais praticidade para sair da burocracia de pagamentos.

Quais são os limites de valores?

Em relação aos limites de valores, o Bacen definiu que o limite diário será igual ao da transferência eletrônica disponível (TED), mas o teto de pagamento poderá ser reduzido conforme o cliente desejar.

Além disso, também haverão regras para definir o cancelamento das transações automáticas.

Serão cobradas tarifas?

Segundo informações do Bacen, a princípio, para pessoas físicas não serão cobradas taxas ao utilizar cobranças de tarifa

Porém, para contas pessoa jurídica, o Pix Automático vai depender de uma negociação entre instituições para definir as taxas de cada transação. Ou seja, tudo dependerá das negociações entre banco e empresas financeiras.

Como será a oferta desse serviço pelos bancos?

No geral, o Pix sempre possuiu algumas diferenças de oferta entre pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Por isso, a oferta do serviço do Pix automáticos entre essas duas categorias também vai ter algumas diferenças. Como por exemplo:

  • Pix para pessoas físicas: os bancos serão obrigados a ofertar a modalidade para os clientes.
  • Pix para as empresas: os bancos escolhem se querem ou não ofertar esse produto para determinada empresa.

Quais são as vantagens do Pix automático?

O Pix automático oferece duas vantagens principais, tanto para clientes que realizam o pagamento, quanto para as empresas e prestadores de serviços que recebem as transações.

Para os clientes pagadores, existe uma maior facilidade em quitar suas faturas. Sem precisar realizar o processo de forma recorrente e manual, o consumidor ganha mais autonomia e se livra da burocracia financeira.

Por outro lado, para as empresas que recebem os valores, existe a redução da inadimplência. Afinal, nesse cenário, os clientes não irão esquecer de realizar os pagamentos que serão cobrados automaticamente.

Além disso, o custo com serviços de notificação também deve cair, já que não existirá a necessidade de informar o cliente constantemente da necessidade de pagar uma conta.

O Pix automático não pode ser agendado

Como mencionamos, o Pix automático só poderá ser utilizado para pagar pessoas jurídicas. Inicialmente, a ideia é permitir que clientes comuns possam pagar serviços de forma automática.

Porém, o Pix agendado recorrente também é outra modalidade obrigatória a partir de 2024 que poderá ser utilizado para pagar pessoas físicas. 

Nesse caso, o Pix agendado poderá ser usado para realizar doações, pagar mesadas, aluguéis entre pessoas físicas e outros tipos de serviços que envolvem contas PF – como pagamento de diaristas, educadores físicos, terapia, etc.

Quando o Pix automático será liberado?

Inicialmente, o Pix automático seria liberado em abril de 2024. Porém, conforme informações mais recentes do Banco Central, o Pix automático entrará no mercado apenas em outubro de 2024.

Com esse tempo, novas definições e funcionalidades podem ser incluídas dentro da ferramenta.

Quais são as outras modalidades do Pix?

Além do Pix automático, existem outras modalidades disponibilizadas pelo Banco Central para facilitar o recebimento de pagamento instantâneo, são elas:

1. Pix agendado

O Pix agendado é outra função prometida pelo banco central para o futuro. 

Também chamada de “Pix Programado”, essa modalidade permitirá coordenar pagamentos, transferências e até mesmo programar pagamentos recorrentes entre diferentes contas, com o cliente podendo definir a data e horário em que suas transações serão efetuadas. 

Com isso, o Pix programado irá aumentar a praticidade dos pagamentos e vai permitir que clientes e empresas mantenham uma maior organização financeira, de acordo com suas necessidades e planejamento.

2. Pix parcelado

O Pix parcelado é uma função que já existe. Essa modalidade de pagamento é oferecida por diferentes instituições bancárias que permitem o pagamento de alguns serviços através do Pix com parcelamento.

Porém, vale ressaltar que essa função não é determinada pelo Banco Central, mas um produto que algumas instituições permitem que seus clientes utilizem, justamente para melhorar sua gestão financeira.

3. Pix garantido 

Por outro lado, o Pix garantido seria uma modalidade de pagamento que permite que compras sejam parceladas pelo Pix. Ou seja, a partir de um valor limite, cada pessoa poderia parcelar uma compra em até 24x.

Porém, vale ressaltar que ainda não existe definição dos limites de cada pagador, e nem como esse serviço deve dispensar a necessidade do cartão de crédito.

Além disso, o Pix garantido ainda está sendo discutido. E o principal fator é que o banco que ofertar esse produto precisa garantir que as empresas que venderam os produtos recebam o valor parcelado de maneira integral, assim como ocorre com os cartões de crédito.

3. Pix troco

O Pix Troco é um recurso já em funcionamento no Brasil. Através dele, os consumidores podem realizar uma compra e pagar fazendo um Pix de valor maior para receber o troco em dinheiro.

Basicamente, essa modalidade funciona assim:

  1. O cliente faz uma compra em um estabelecimento que aceita Pix.
  1. A partir da leitura de um QR code do estabelecimento ou do aplicativo do prestador do serviço, o cliente faz a transferência pelo Pix, mas com um valor superior ao dos produtos ou serviços que adquiriu, equivalente ao que deseja sacar.

E pronto! Após a autenticação do pagamento, o estabelecimento já pode devolver em dinheiro o valor a mais pago pelo cliente.

4. Pix saque

Já o Pix Saque, é uma funcionalidade do Pix que permite que os clientes realizem saques em estabelecimentos comerciais utilizando o Pix.

Para isso, o cliente deve realizar uma transferência para o estabelecimento por meio do Pix do valor que deseja sacar.

A transação funciona de maneira parecida com um Pix normal, podendo ser realizada fazendo a leitura do QR code do estabelecimento ou ainda usando o aplicativo do prestador de serviço.

Com isso, ao invés de ir a um caixa eletrônico ou agência bancária, o cliente pode realizar um saque de dinheiro em uma loja ou estabelecimento comercial – como supermercado, padaria ou posto de combustível.

Ofereça o Pix como pagamento pelo Asaas

O Asaas é uma conta digital completa e, além de oferecer emissão de notas fiscais, sistema de notificação, API de pagamento e outras ferramentas, o Asaas também permite que sua empresa ofereça os principais métodos de pagamento aos clientes.

Ou seja, você pode cobrar através do cartão de crédito, boleto bancário e, obviamente, através do Pix.

Com essas ferramentas, você aumenta suas taxas de conversão e otimiza seu negócio para que ele possa escalar em vendas, mantendo uma boa saúde financeira.

Se você quer essas e outras vantagens para seu negócio, abra sua conta no Asaas agora mesmo e conte com a melhor parceira para crescer cada vez mais!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.