Gerador de QR code Pix gratuito e automatizado para aumentar suas vendas!

por Pix

Publicado em 10 de fevereiro, 2022 | Atualizado em 19 de fevereiro, 2024

Com a evolução da tecnologia, as formas de pagamento também passaram por mudanças significativas. O Pix, por exemplo, é uma das mais recentes e inovadoras formas de transação financeira, que tem sido cada vez mais adotada por empresas de diferentes segmentos. 

Uma das grandes vantagens do Pix são as ferramentas agregadas a essa modalidade de pagamento, como no caso do QR Code Pix. Essa modalidade permite que sua empresa ofereça cobrança via pix de forma prática e rápida para os clientes, mesmo em estabelecimentos físicos.

Neste artigo, vamos abordar como o uso do gerador de QR Code Pix pode ser uma vantagem para o lucro da sua empresa, além de apresentar as principais vantagens e funcionalidades desse método de pagamento. Continue lendo!

O que é um QR code?

QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser escaneado por um smartphone ou por outros dispositivos com câmera. O nome “QR” significa “Quick Response”, ou em português, resposta rápida.

Isso indica a principal característica do QR Code: a rapidez na leitura e no acesso às informações contidas nele.

Cada vez mais presente no dia-a-dia, o QR Code é facilmente identificável pelo seu padrão de módulos pretos e brancos em uma matriz quadrada. É justamente essa disposição de posicionamento que permite sua leitura. 

As informações contidas em um código de barras podem variar de um simples texto ou URL para sites. Utilizando essa tecnologia se tornou possível criar aplicações para pagamentos, como no caso dos QR Codes Pix.

Como funciona um QR code Pix?

O QR Code Pix pode ser facilmente criado através do aplicativo da sua instituição financeira. Para isso, é necessário que exista um gerador que permita habilitar essa função.

Diferente do que acontece com contas para pessoas físicas, uma empresa necessita de mais agilidade e dinamismo para gerar um QR Code com informações de pagamento – por isso é necessário escolher a ferramenta certa.

Uma vez criado, basta tornar o QR Code acessível para seu cliente. Muitos estabelecimentos deixam o código impresso próximo do caixa, para que os clientes escaneem e possam converter a venda com maior facilidade.

Por que utilizar o QR code Pix?

Atualmente, com muitos métodos de pagamento existentes, alguns empreendedores se perguntam sobre a necessidade de utilizar o QR Code Pix, porém existem muitas vantagens agregadas a essa ferramenta.

Vale ressaltar que quanto mais prático for o momento de pagamento para seu cliente, mais agilidade você terá dentro do seu estabelecimento. Essa é uma métrica que interfere diretamente na satisfação do cliente.

O QR Code ajuda a tornar esse momento mais simples e pode ser um fator que vai contribuir com a fidelização.

Quais são os tipos de QR code Pix?

Atualmente, existem duas modalidades de QR Code Pix: Dinâmico e Estático. Ambas as opções funcionam para ajudar sua empresa a vender mais, direcionando os consumidores para seus aplicativos – com as informações corretas para vendas.

Para escolher qual dos dois modelos você deve utilizar, é necessário entender como eles podem funcionar dentro da rotina de vendas do seu negócio. Por isso, confira quais são as diferenças entre QR Code Estático e Qr Code Dinâmico:

QR Code Estático

O QR Code Pix estático contém as informações básicas da transação, como o valor e a chave da sua empresa (recebedor). Porém, os valores inseridos para pagamento são pré-definidos e fixos

Ou seja, esse formato funciona melhor para empreendimentos que possuem valores fixos de produto. Dessa forma, QR Code Pix Estático pode ser utilizado diversas vezes e não precisa ser atualizado a cada transação.

QR Code Dinâmico

Por outro lado, o QR Code Pix Dinâmico oferece mais liberdade no momento de inclusão de valores, que deve ser feito pelo cliente. 

Aqui, basta você definir os dados da sua empresa como receber e deixar que o consumidor escaneie e realize o pagamento – de acordo com os valores gastos no seu estabelecimento. 

Além disso, o QR Code Dinâmico é gerado uma vez para cada transação e contém algumas informações adicionais, como a data de vencimento e uma descrição da transação. 

Por isso, ele é utilizado para receber pagamentos em valores variáveis, como em uma prestação de serviços.

Boleto de QR Code

Além das opções mais comuns como o QR Code Dinâmico e Estático, no Asaas você também pode gerar um QR Code Pix dentro dos boletos bancários. Na opção de boleto parcelado, ou carnê, essa aplicação facilita o pagamento e torna a conversão mais fácil.

Nesse exemplo, o QR Code acaba substituindo o código de barra e agrega mais segurança e dinamismo para seu cliente. Então, se o seu cliente optar pelo pagamento via código de barras, a compensação será no prazo do boleto, agora se pagar pelo Pix, a compensação é instantaneamente.

Com isso, além de facilitar o recebimento e garantir mais agilidade, o boleto com QR Code ajuda a diminuir a inadimplência, garantindo o fechamento de mais vendas. Além disso, garante maior confiabilidade na realização de pagamentos online.

Quais são as vantagens de receber pelo QR code Pix?

O QR Code Pix é vantajoso para sua empresa porque é uma forma de pagamento inovadora e que torna os momentos de pagamento dentro da sua empresa mais dinâmicos. 

Além disso, é uma forma de oferecer mais qualidade para seus clientes – afinal, você agrega mais uma possibilidade de pagamento, tornando esse processo mais ágil.

Confira outras vantagens para sua empresa em oferecer e receber pagamentos pelo QR Code Pix:

Custo baixo e taxas não fixas

Uma das maiores vantagens em relação ao Pix, é o baixo custo que essa modalidade oferece para as empresas. Outras modalidades de pagamento, como o cartão de crédito, que acaba oferecendo mais custo para seu negócio.

Por isso, o Pix se tornou uma opção tão viável para diferentes nichos de mercado. Além disso, o QR Code não oferece custo a mais para seu negócio, garantindo uma opção a mais e que não irá prejudicar a saúde financeira do seu caixa.

Disponibilidade de dinheiro mais rápido

Outra grande vantagem agregada pelo Pix e que a diferencia de outras formas de pagamento, é a rápida disponibilidade do dinheiro. 

Isso é fundamental para manter um bom capital de giro, garantindo que sua empresa tenha os recursos necessários para manter as atividades em andamento, pagar custos e garantir um investimento sustentável do negócio.

Mais praticidade para o cliente

Em ambientes físicos, onde o QR Code Pix é mais utilizado, a conversão do cliente depende de muitos fatores além do método de pagamento. Porém, em estabelecimentos como restaurantes, por exemplo, a agilidade no momento do pagamento pode fazer a diferença na experiência do consumidor.

Por isso, é muito importante se atentar aos detalhes que tornem sua marca uma boa opção de compra em diferentes fatores.

Disposição de um sistema seguro

Em um mundo onde as fraudes de cartão de crédito estão cada vez mais comuns, o Pix é um sistema muito seguro e garantido pelo Banco Central (Bacen)

De fato, existem fraudes envolvendo o Pix, mas essas tentativas de golpe utilizam práticas de engenharia social – que podem ser evitadas com informação e precaução.

O sistema de funcionamento do QR Code Pix é criptografado e tem sua integridade garantida graças a recursos atualizados constantemente pelo Bacen.

Como receber por QR code Pix?

Receber pelo Pix é um processo simples e rápido, mesmo como um negócio. Para isso, é necessário que apenas que sua empresa informe ao pagador sua chave Pix, que pode ser um CNPJ, número de telefone ou e-mail vinculado à conta bancária cadastrada no Pix.

Após receber a informação da chave Pix, o pagador pode realizar a transferência diretamente pelo aplicativo do banco, selecionando a opção de pagamento pelo Pix e inserindo a chave fornecida pela sua empresa. 

Uma vez realizado o pagamento, o dinheiro é transferido em tempo real da conta bancária do pagador para a conta bancária do recebedor, sem custos adicionais para ambas as partes, desde que o valor transferido esteja dentro dos limites estabelecidos pelo banco ou instituição financeira.

Porém, a forma mais prática para sua empresa receber através do Pix em uma loja física é por meio de um QR Code Pix.

Vale lembrar que o Pix funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em feriados, garantindo maior agilidade e flexibilidade nas transações financeiras. Além disso, o sistema oferece uma maior segurança, uma vez que as transações são criptografadas.

Os pagamentos com QR code Pix podem ser parcelados?

O Pix surgiu como uma opção muito forte em relação a outras formas de pagamento no Brasil. Não à toa, essa modalidade se tornou a mais utilizada pelos brasileiros em 2021. Porém, ela ainda não consegue substituir as vantagens do cartão de crédito, por exemplo.

O QR Code e a facilidade de pagar com o Pix através de chaves tornou o cenário de consumo mais prático e levou a inovações para diversos segmentos de empreendedores, porém, modalidades como o cartão ainda oferecem pagamento a prazo. 

Além disso, nesses casos, o consumidor pode parcelar a compra ou mesmo fazer uma conversão sem precisar dispor de dinheiro em conta.

No futuro, existem planos do Banco Central em liberar o Pix Parcelado ou Pix Garantido, que promete tornar o Pix ainda mais prático e diversificado – porém, essas novas funções ainda estão em testes e sem previsão de lançamento para o público.

Como criar QR code Pix?

Você pode criar QR code Pix para receber pagamentos online e presencialmente, veja a seguir as formas disponíveis para gerar QR code e receber instantaneamente:

1. Através da chave Pix

Receber através de uma chave Pix é o formato mais comum dessa modalidade. Através de uma chave – que pode ser um CPF, CNPJ, e-mail, número de telefone ou chave aleatória – você permite que seu cliente tenha muitas formas de concluir um pagamento.

Basta informar a chave e esperar que o pagador digite ela dentro do aplicativo bancário e finalize a transferência de dinheiro. Porém, muitas vezes o uso dessas chaves acaba sendo mais informal.

Além disso, ao precisar digitar a chave, seu cliente pode errar algumas informações – gerando um problema para o momento do pagamento. Ou mesmo, pode acontecer dos seus dados inclusos na chave Pix acabarem expostos.

2. Utilizando Pix Copia e Cola

A função do “Copia e Cola” pode ajudar a solucionar os problemas de ter os dados digitados errados no momento do pagamento. Afinal, com essa opção, basta seu cliente copiar a chave Pix fornecida e colar diretamente no aplicativo de pagamento.

Além disso, utilizando a opção de chave aleatória, seu cliente não precisa ter contato direto com seus dados – evitando uma posição exposta de alguma informação da sua empresa.

3. Através do boleto com QR Code

O pagamento através do boleto com QR code é uma opção oferecida por algumas instituições financeiras, como o Asaas, para tornar o processo de pagamento mais rápido e prático. 

Com essa opção, sempre que o cliente criar cobranças para boleto/Pix, a opção do Pix vai estar no link de fatura. Quando clicar na opção, o sistema gera um QR Code específico para essa cobrança e o pagador pode escolher entre escanear o QR Code ou copiar o código.

as opções de boleto impresso em PDF também possuem o QR Code, fornecendo uma opção de pagamento via Pix para essa modalidade.

Esse processo é mais rápido e seguro do que digitar manualmente os dados do boleto no aplicativo bancário. Além disso, a confirmação do pagamento é instantânea, permitindo que o processo de envio da compra seja agilizado.

4. Disponibilizando um QR code Pix

Essa opção tem se tornado muito popular para as lojas ou empreendimentos físicos. O QR Code pode ser gerado com facilidade através do seu aplicativo e disponibilizado em diferentes situações para seus clientes.

Isso permite que eles paguem com maior facilidade e seu fluxo de caixa seja beneficiado, com a disponibilidade imediata dos recursos. 

Qual o melhor gerador de QR code gratuito?

Agora que você já entende como funciona o QR Code Pix, é importante conhecer quais os melhores sistemas de para gerar os códigos e receber pagamentos. 

O Pix para pessoas jurídicas pode incluir algumas taxas, por isso você deve optar pela plataforma de pagamentos que oferece mais agilidade e o melhor custo-benefício.

O Asaas é uma solução completa para sua empresa. Como uma conta digital, você conta com diversas ferramentas que podem tornar sua rotina financeira mais ágil e funcional. Confira algumas dúvidas comuns sobre o gerador de QR Code Pix:

Como funciona a automatização do gerador de QR code do Asaas?

Com o Asaas, é possível inserir os dados da cobrança a ser feita pelo cliente e a ferramenta fica responsável por enviar o QR Code Pix automaticamente.

Além disso, também pode ser automatizado o envio de notificações para o cliente, lembrando-o sobre a data do pagamento ou alertando sobre o atraso, por exemplo.

Quais são as vantagens do gerador de QR code do Asaas?

Utilizar o gerador de QR Code do Asaas é prático e seguro. Com poucos passos você garante que seu cliente recebe a cobrança, garantindo o pagamento e reduzindo as chances de inadimplência.

Para utilizar, basta acessar a aba de “Criar Cobranças”, informando os valores da cobrança e sua descrição. Você também pode selecionar as opções de “à vista ou parcelado” ou “Assinatura”. 

Nesta seção é possível selecionar o número de parcelas ou se o pagamento será à vista, preenchendo uma data para vencimento da cobrança. 

Você pode optar por inserir informações de juros, multas e descontos – assim como o formato de envio de cobrança: e-mail, SMS, impresso ou Correios.

Por fim, basta informar os dados do cliente e selecionar o formato para as notificações que serão enviadas. Pronto! Basta finalizar a criação de cobrança para que seu cliente receba o QR Code Pix de forma automática – disponibilizado pela fatura online.

Como gerar QR code Pix pelo Asaas?

Para gerar um QR Code Pix pelo Asaas, siga o seguinte passo a passo:

  • Clique em “Criar cobrança”.
  • Em “O que cobrar?”, coloque o valor da cobrança e a descrição da cobrança.
  • Em “Qual será a forma de pagamento”, selecione “À vista ou parcelado” ou “Assinatura”.
  • Selecione o número de parcelas ou se será à vista e preencha o vencimento da cobrança.
  • Em “Como seu cliente poderá pagar?”, selecione “Boleto Bancário / Pix”.
  • Preencha, se necessário, juros, multa e desconto.
  • Selecione como a cobrança será enviada (e-mail, SMS, impresso ou Correios).
  • Preencha os dados do cliente que será cobrado.
  • Selecione as notificações que serão enviadas.
  • Finalize a criação da cobrança.

Pronto! O QR Code Pix já terá sido criado para fazer a cobrança. Usando o gerador de QR Code Pix do Asaas, seu cliente só precisará escanear o código para realizar o pagamento, sem precisar digitar os dados da sua conta manualmente.

Utilize a solução “Cobrar Agora”

Para cobrar seus clientes com QR Code Pix, você pode utilizar o aplicativo do Asaas. Disponível via IOS e Android, o app do Asaas possui inúmeras ferramentas que ajudam a tornar sua rotina financeira mais prática e acessível.

Entre elas, está a função de “Cobrar Agora”. Com ela, você pode gerar um QR Code no momento da venda, permitindo que o cliente leia o código e efetue o pagamento. Além disso, também é possível cobrar pelo cartão de crédito utilizando essa ferramenta.

No Asaas você pode utilizar o QR Code e todas as outras vantagens da cobrança via Pix. Crie sua conta e aproveite todas as soluções que o Asaas oferece para seu negócio!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.