• Home
  • |
  • Cobrança
  • |
  • Como receber pelo Pix? É vantajoso para pessoa jurídica?

Como receber pelo Pix? É vantajoso para pessoa jurídica?

Por Eduardo Kruger
Publicado em 10 de março, 2022 | Atualizado em 28 de setembro, 2022

Que o Pix é um meio de pagamento rápido e gratuito para transferências entre pessoas físicas, você já deve saber. Mas será que essa é uma opção vantajosa para empresas também? E se for, como receber pelo Pix? O que é necessário fazer?

A proposta deste artigo é responder a essas questões. Continue a leitura e descubra como receber pelo Pix em sua empresa.

Conteúdo:

O que é Pix?

O Pix é uma das soluções mais fáceis para fazer transferências de valores atualmente. Trata-se do meio de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central e que, desde que foi lançado, vem se tornando cada dia mais popular. Ele já conta com mais de 110 milhões de usuários pessoa física.

Já em relação a pessoas jurídicas, o Pix conta com mais de 8 milhões de usuários. Esse número quadruplicou desde novembro de 2020. Dada essa enorme adesão, é importante considerar o recurso como uma possibilidade na sua empresa.

Quais são as vantagens de receber pelo Pix?

Agora que você sabe o quanto é fácil começar a receber pelo Pix, precisa conhecer as demais vantagens desse meio de pagamento. A seguir, listamos 4 importantes motivos para você implementá-lo na sua empresa.

1. O custo é mais baixo e as taxas são fixas

Na sua empresa, você recebe dos clientes por meio de cartão de crédito, débito e boleto, por exemplo? Se sim, saiba que, comparado a essas formas de pagamento, o Pix tem custos mais baixos

Além disso, no Asaas, por exemplo, além de acessíveis, as taxas são fixas. Independente do valor da venda, sua empresa paga sempre o mesmo valor, sem surpresas no fim do mês.

2. O dinheiro cai na conta mais rápido

Você já teve problemas por não ter dinheiro em caixa para fazer pagamentos da empresa? 

Com o Pix, esse problema deixa de existir. Afinal, o valor pago pelo cliente fica disponível na sua conta em poucos segundos após concluída a transação. Portanto, receber pelo Pix é bastante eficiente para o seu fluxo de caixa.

Além disso, o cliente pode realizar o pagamento a qualquer momento. O Pix está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana!

3. É prático para a empresa e para o cliente

O Pix permite mais praticidade no dia a dia, não havendo a necessidade de o cliente estar com um cartão ou dinheiro em mãos para fazer uma compra, por exemplo. Basta que ele esteja com o celular que é possível fazer um pagamento usando o Pix.

Para a sua empresa, a praticidade está principalmente em não ter intermediários que interfiram no recebimento dos valores, garantindo que você acesse esses valores rapidamente e sem pagar altas taxas.

4. É seguro e fiscalizado pelo Banco Central

Se a sua preocupação é que o Pix não seja um meio de pagamento seguro, fique tranquilo! Todas as informações acessadas pelo Pix são criptografadas, protegidas por sigilo bancário e possuem segurança fiscalizada pelo Banco Central.

Além disso, há os recursos extras de segurança dos próprios aplicativos das instituições financeiras participantes do Pix, solicitando senha e/ou biometria a cada transação. Portanto, não há com o que se preocupar.

Como implementar o Pix na sua empresa?

Para implementar o Pix no seu negócio, o primeiro passo é ter uma conta em uma instituição participante desse meio de pagamento

Depois disso, é necessário cadastrar pelo menos uma chave Pix, que é o código pelo qual o cliente vai encontrar a sua empresa para fazer o pagamento. Com a chave cadastrada, já é possível começar a receber pelo Pix. 

Mas, para facilitar ainda mais o dia a dia, você também pode criar um QR Code Pix para a sua empresa. Assim, quando o seu cliente for fazer um pagamento usando o Pix, basta fazer a leitura desse código para encontrar os dados da sua empresa automaticamente.

Como receber pelo Pix? 

Agora chegou o momento de entender como receber pelo Pix na sua empresa. A seguir, listamos algumas maneiras de realizar esse recebimento. Confira o passo a passo de cada uma delas:

Informando a chave Pix

  1. Depois de fechada a venda, oriente o cliente a acessar o aplicativo da instituição na qual ele tenha conta.
  2. No menu do aplicativo, ele deve encontrar a área Pix e o botão de fazer transferência.
  3. Informe ao cliente o valor que ele deve pagar.
  4. Em seguida, informe a chave Pix da sua empresa.
  5. Após digitar a chave, peça que ele confirme os dados da sua empresa.
  6. Se estiver tudo correto, basta que ele confirme a transação com senha.

Fornecendo o QR Code

  1. Depois de fechada a venda, oriente o cliente a acessar o aplicativo da instituição na qual ele tenha conta.
  2. No menu do aplicativo, ele deve encontrar a área Pix e o botão de ler QR Code.
  3. Apresente ao cliente o QR Code da sua empresa para que ele aponte a câmera do celular.
  4. O aplicativo fará a leitura do código e encontrará os dados da sua empresa.
  5. Informe ao cliente o valor que ele deve inserir, caso seja um QR Code estático. Se o QR Code for dinâmico, o valor será inserido automaticamente.
  6. Se estiver tudo correto, basta que ele confirme a transação com senha.

Utilizando o Pix Copia e Cola

  1. Depois de fechada a venda, você deve gerar o código do Pix Copia e Cola na instituição escolhida.
  2. Envio o código para o cliente.
  3. O cliente deve copiar o código recebido, entrar na área Pix de seu banco e escolher a opção Copia e Cola.
  4. No espaço adequado, ele deve colar o código.
  5. Feito isso, é só confirmar os dados e finalizar a operação.

Oferecendo o Boleto com QR Code Pix

  1. Depois de fechar a venda, você poderá emitir uma cobrança com o meio de pagamento boleto/pix;
  2. Ao gerar o boleto, será gerado um QR Code específico da cobrança;
  3. O cliente terá a opção de: 1. pagar o boleto pelo código de barras; 2. pagar o boleto escaneando o QR Code; 3. pagar o boleto copiando o código pix e inserindo em seu internet banking.
imagem do qr code no boleto

E, então, se interessou em passar a receber pelo Pix na sua empresa? Saiba mais sobre o Pix no Asaas e descubra como tornar essa tarefa ainda mais fácil na sua rotina.

No Asaas você tem negativação de devedores